O que você procura?
Home Notícias Entretenimento Esportes Serviços
Veja também: Pronatec seleciona professores bolsistas para vagas em Sertânia

Empréstimo consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito com desconto das parcelas diretamente na folha de pagamento, com taxas de juros mais baixas. Sua contratação deve ser feita com cautela, de acordo com o Procon, pois mesmo sendo atrativo, pode acabar levando o consumidor ao superendividamento. Pensando nisso, o Procon elaborou algumas orientações e dicas para que o consumidor faça a contratação de forma segura e consciente.

Contratação - É dever da instituição financeira informar o valor total financiado, a taxa mensal e anual de juros, número e periodicidade das prestações e a soma total a pagar por empréstimo. Ao assinar o contrato, exija uma cópia. A modalidade consignada pode ser paga em até 72 parcelas. Se possível, opte por um prazo menor para pagar menos juros.

Na conta do Titular - O valor do empréstimo deverá ser creditado diretamente na conta em que a pessoa recebe o benefício. Caso o pagamento de benefícios seja na modalidade cartão magnético, o depósito deverá ser feito em conta corrente ou conta poupança da qual o beneficiário também seja titular, ou por meio de ordem de pagamento depositada preferencialmente na agência ou banco em que o segurado recebe do INSS. O depósito não poderá ser efetuado em conta de terceiros.
Cuidados: As instituições financeiras não podem comercializar crédito consignado por telefone, nem cobrar taxa de Abertura de Crédito (TAC).


Evite intermediários na contratação do empréstimo: Na contratação por meio de intermediários e, até mesmo nos correspondentes bancários, o consumidor terá que pagar por serviço de terceiros, resultando num custo ainda maior no final do prazo contratado. Por isso, é interessante contratar esse crédito, quando necessário, diretamente no banco. Além do consumidor já sair da agência com o contrato pronto, ele terá um custo final menor. Antes de assinatura do contrato, leia as cláusulas atentamente. Procure esclarecer todas as dúvidas e tenha muita atenção com o Custo Efetivo Total.


Por: José Carlos Ferreira de Melo (Amaral) - Coordenador do Procon Sertânia.
© Diário de Sertânia - 2015. Criado por: JH Design. Todos os direitos reservados.