O que você procura?
Home Notícias Entretenimento Esportes Serviços
Veja também: Pronatec seleciona professores bolsistas para vagas em Sertânia

O Papel do Vereador

Compete ao vereador mostrar os problemas da comunidade e buscar providencias cabíveis. Mas não é só isso. Cabe-lhe também a função de fiscalizar as contas do Executivo Municipal e do próprio legislativo.

Um dos pré-requisitos básicos de democracia é a existência de um poder legislativo forte e realmente independente. Sem isso, a democracia é deficiente. No Brasil, apesar das leis falarem claramente em "poderes independentes e harmônicos entre si", ainda falta muito para que isso vire realidade.
Infelizmente, as contradições começam a nível nacional, estadual e chega ao municipal. Quando temos parlamentares, em sua maioria atrelados aos seus grupos políticos, como é o que vemos aqui em Sertânia, principalmente com os vereadores de oposição, esses são contra tudo que possa beneficiar a administração do prefeito Guga Lins, porque o comando é do Deputado Ângelo Ferreira. É vergonhoso o comportamento de alguns desses parlamentares. Fica cada vez mais distante do verdadeiro papel do vereador, passando em muitos casos a ser um encabrestado, boneco de marionete. As pessoas também têm o seu papel a ser desempenhado, a população esclarecida cabe exercer bem o seu direito de escolha quando chamada ás urnas para indicar sua representação. Apenas falar é insuficiente, é muito pouco dizer “vereador não serve pra nada”.

Portanto, o vereador é fiscal do dinheiro público. E aqui fica a pergunta: será que o vereador que se presta a um apóio incondicional ao seu “chefe” em troca de benefício pessoais merece ser seu representante? Isso que acontece em Sertânia precisa ser mudado. Vereador deve ser independente, atuante, polêmico e corajoso para concordar e discordar do que acha certo ou errado. Deve agir com conhecimento e desarmado de ódio ou rancores, sem traçar planos maquiavélicos em prol de” promoção pessoal”. É isso que a população deve observar e cobrar de seus representantes. Aliás, a população precisa freqüentar as reuniões do legislativo municipal, para saber como estão se comportando os “representantes do povo”.
Tenho dito.

Por: Daniel Medeiros de Freitas


Estudante do Curso de Administração Pública pelo Instituto de Ensino Superior Múltiplo (IESM).
© Diário de Sertânia - 2015. Criado por: JH Design. Todos os direitos reservados.