O que você procura?
Home Notícias Entretenimento Esportes Serviços
Veja também: Pronatec seleciona professores bolsistas para vagas em Sertânia

Festival “Palavra Cifrada” é realizado em Sertânia. Politicagem tirou seu brilho

O Grupo "Nós Pós" para comemorar os seus dez anos de atuação em favor da literatura em Pernambuco está realizando em varias cidades do Estado o Festival Palavra Cifrada.  Uma das últimas cidades beneficiadas foi Tabira, onde rolou uma oficina de Embolada e um recital comandado pelo Mestre Dede Monteiro. 
O Festival  Palavra cifrada é organizado pelo coletivo de Poesia "Nós Pós", em parceria com prefeituras de municípios visitados.  Cabe a prefeitura indicar os poetas locais. E aí é que mora o problema. 
Em Sertânia, infelizmente a prefeitura usou da politicagem e perseguição, deixando de fora os poetas que fazem a poesia sertaniense,  divulgando e defendendo os Poetas de Sertânia aqui e lá fora, ou seja, os Poetas do Jornal de Poesia "Cabeça de Rato"(que existe há 29 anos),  e  os que fazem a SAPECAS - Sociedade dos Poetas, Escritores e Compositores de Sertânia - que existe há nove anos, muitos dos quais conceituados e com livros publicados e participações em Festivais e eventos internacionais, como a Festa Literária Internacional de Ipojuca, Bienal Internacional do Livro de Pernambuco e Jornada Literária Portal do Sertão, ficaram de fora, não foram convidados.  Tudo porque são artistas independentes e não fazem parte dos esquemas partidários da politicagem do prefeito Ângelo Ferreira e também não se dobra ao seu chicote.

De acordo com um poeta e professor que participou do evento,  e pediu pra não ser identificado, a edição de Sertânia foi prejudicada pela politicagem. "Faltou organização e divulgação. A oficina de declamação poética para os alunos das escolas só teve três participantes e a palestra não aconteceu por falta de público, ou seja,  o povo  não compareceu. O recital acabou ficando para ser no intervalo de uma quadrilha, no Alto do Rio Branco, não sei nem se rolou, até porque eram duas atividades bem distintas.  Resumindo, foi um fracasso, um verdadeiro fiasco, a cara da atual administração, tudo por conta da politicagem e da desorganização", declarou o poeta.
© Diário de Sertânia - 2015. Criado por: JH Design. Todos os direitos reservados.