O que você procura?
Home Notícias Entretenimento Esportes Serviços
Veja também: Pronatec seleciona professores bolsistas para vagas em Sertânia

Aumenta números de ataques de escorpião em Pernambuco

Os ataques de escorpiões em Pernambuco aumentaram entre janeiro e junho de 2017, em relação ao mesmo período do ano passado: são 25% casos a mais, passando dos 561 de 2016 para 706. A informação foi repassada pela Secretaria de Saúde de Pernambuco, por meio do Centro de Assistência Toxicológica de Pernambuco (Ceatox-PE), nesta segunda-feira (10).

A coordenadora do Ceatox, Lucineide Porto, alerta para alguns cuidados. “A população precisa saber que, em casos de acidente, é imprescindível lavar o local da picada apenas com água e sabão e seguir para a unidade de saúde mais próxima, para que seja feito o tratamento para dor local. No caso de criança de até 12 anos, que tem risco de morte, pode haver indicação do uso do soro contra o veneno”, afirma. A equipe de saúde responsável é quem discute se é necessária ou não a aplicação do soro específico, já que depende de caso para caso.
Na Região Metropolitana do Recife (RMR), o soro encontra-se disponível no hHospital da Restauração, Hospital e Policlínica Jaboatão-Prazeres e Hospital João Murilo (no município de Vitória de Santo Antão). Para descentralizar o atendimento, o medicamento também pode ser encontrado nos hospitais regionais de Limoeiro, Palmares, Garanhuns, Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada, Salgueiro, Ouricuri, Petrolina, e no Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru.
Em Sertânia já existem casos de aparecimento rotineiros de escorpião. Vários relatos foram feitos ao site Tribuna do Moxotó por moradores da 13 de maio, Mário Melo e bairros afastados com terrenos baldios em suas proximidades. É preciso ter muito cuidado, principalmente em crianças.

O Ceatox funciona 24 horas, fornecendo informações à população sobre acidentes com animais peçonhentos ou intoxicações exógenas. Segundo Lucineide Porto, para que se evite sequelas ou morte, é importante seguir as recomendações dos profissionais de saúde corretamente.

Saiba como evitar a presença de escorpião na sua residência:

- Mantenha sempre limpas as instalações da propriedade, principalmente a área em volta da casa;
- Conserve o quintal e o jardim sempre limpos;
- Evite o acúmulo de lixo e não amontoe objetos antigos em volta da casa;
- Vistorie cuidadosamente roupas e principalmente calçados antes de vesti-los, e toalhas antes de utilizá-las;
- Use telas e vedantes em portas e janelas, procurando tapar buracos e frestas existentes na casa;
- Não ande descalço; ao adentrar em mata, utilize calçado com a calça comprida por dentro das meias, perneiras ou botas de cano longo (que protejam até o joelho);
- Não coloque as mãos em buracos, tendo o cuidado ao sentar em pedras;
- Não mexa nesses animais, por mais inofensivos que eles pareçam ser;
- Examine cuidadosamente o local onde for apoiar ou encostar-se, quando fizer trilhas ou caminhadas em ambientes conservados.
© Diário de Sertânia - 2015. Criado por: JH Design. Todos os direitos reservados.