O que você procura?
Home Notícias Entretenimento Esportes Serviços
Veja também: Pronatec seleciona professores bolsistas para vagas em Sertânia

Dicas do Procon: Volta às aulas

Procon Sertânia orienta pais na volta às aulas

Cuidados, dicas e exigências que todo pai de aluno deve tomar, antes do início do ano letivo. Ainda antes da volta às aulas, pais e alunos devem ficar atentos aos seus direitos. O alerta é do coordenador do Procon de Sertânia, José Carlos Ferreira de Melo, mais conhecido por Amaral, está orientando pais, responsáveis por alunos e alunos, para os cuidados que devem ser tomados com matrículas, material, transporte escolar e procedimentos.

MATRÍCULAS
Os alunos já matriculados, a menos que estejam inadimplentes, terão direito à renovação de matrícula. É importante destacar que o reajuste de mensalidades deve ser realizado somente uma vez ao ano, e o contrato deve ser claro quanto à sua previsão. As cláusulas contratuais devem assegurar o direito à informação e a transparência para o consumidor;
INADIMPLÊNCIA
Outra dúvida bastante comum em relação aos pagamentos de mensalidades e taxas escolares. “É terminantemente proibido impedir o aluno de participar de provas, reter seus documentos ou aplicar penalidades pedagógicas em caso de inadimplência”, disse o coordenador.
MATERIAL INDIVIDUAL
A informação vem sendo repetida, mas merece nova divulgação. As escolas só podem pedir, nas suas listas, material de uso individual do aluno. É proibida a exigência de qualquer material de uso coletivo, incluindo giz, álcool, canetas para lousas, cartucho ou toner. Esses itens fazem parte do custo da operação das escolas. ‘”A lista só pode conter itens de uso individual”. Outro ponto importante é que as escolas não podem exigir a compra do produto de uma determinada marca. O aluno consumidor deve ter assegurada sua liberdade de escolha. É também proibido às escolas impor que as compras sejam feitas em determinada loja ou na própria escola, o que configuraria venda casada, prevista e proibida pelo Código de Defesa do Consumidor.
UNIFORME 
Sobre o uniforme, a orientação do Procon também é clara: a escola deve oferecer aos pais opção de escolha de diferentes estabelecimentos que comercializem uniformes, proibindo a indicação de um único local, salvo no caso da escola possuir marca devidamente registrada.
Caso o consumidor tenha alguma dúvida, ou queira fazer reclamação sobre serviços ou produtos, o Procon Sertânia fica localizado na Rua Dr. Raul Torres Lafayette, nº18, Centro, horário de atendimento das 8h ao meio dia.

“Exija sempre a Nota Fiscal ou Cupom Fiscal”.
© Diário de Sertânia - 2015. Criado por: JH Design. Todos os direitos reservados.