O que você procura?
Home Notícias Entretenimento Esportes Serviços
Veja também: Pronatec seleciona professores bolsistas para vagas em Sertânia

Comitê promove mutirão de combate à dengue na Vila da Cohab

O Comitê Municipal de Mobilização Social para o Controle da Dengue vai promover, nesta quarta-feira (03), uma grande mobilização de combate ao Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zica, na Vila da Cohab. A mobilização faz parte das novas ações definidas durante reunião do comitê na última sexta-feira (29), na Câmara de Vereadores, com a participação da sociedade civil organizada.
O mutirão terá a participação dos agentes comunitários de saúde, agentes de endemias, das equipes das UBSF, sociedade organizada, poder público e população em geral. “A ação terá o envolvimento de toda a sociedade e de todo o Governo, inclusive, da Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana que fará o recolhimento do lixo no local”, disse o secretário de Saúde, Antônio Carlos Santana.
Em 2015, foram notificados 5.072 possíveis casos e, este ano, já foram notificados mais de 579. O Hospital Municipal Maria Alice Gomes Lafayette registrou, até o último dia 27 de janeiro, 4.934 atendimentos.
 “Precisamos conscientizar, alertar sempre a população para cuidar dos seus quintais e ficar alerta também com o quintal do vizinho, afinal, se um cuida e o outro não, no imóvel dos dois o problema poderá aparecer. Precisa olhar pneus, brinquedos das crianças, recipientes dos animais, o prato do vaso de planta, precisamos fazer a lição de casa”, afirmou Antônio Carlos Santana, que é o coordenador geral do Comitê Municipal de Mobilização Social para o Controle da Dengue.

O mutirão de combate à dengue chegará em todas as localidades do município, inclusive, nos distritos e de forma simultânea. Também serão desenvolvidas ações com a participação das igrejas, associações rurais e urbanas, escolas e comércio.

Mensagem de fé – Segunda-feira

Eis que vem a questão, idolatrar quem seria uma pessoa digna de sua adoração? Se o próprio pai criou a todos do mesmo jeito, para o senhor todos somos iguais, jamais se ache inferior, pois nos olhos de Deus serás sempre grande e aquele que te achar pequeno será pequeno quem te achar pequeno e será pequeno nos olhos dele.
Que Deus abençoe a todos!


Por: Thiago Gouveia

Em evento, Alckmin diz que Lula é retrato do PT: sem ética, sem limites’

No último sábado (30), durante evento de entrega de viaturas para as polícias Militar e Civil paulistas, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), afirmou que “Lula é PT, o Lula é o retrato do PT, partido envolvido em corrupção, sem compromisso com as questões de natureza ética, sem limites”.
As declarações de Alckmin foram dadas em comentário sobre as investigações do Ministério Público de São Paulo a respeito de um apartamento tríplex no Guarujá (SP), construído e reformado pela empreiteira OAS e supostamente destinado ao ex-presidente da República Luis Inácio Lula da Silva.
A empreiteira teve dirigentes investigados, presos e já condenados na Operação Lava Jato, enquanto o órgão estadual apura se Lula e a mulher, Marisa, teriam buscado mascarar a posse do bem para ocultar lavagem de dinheiro.
“É muito triste o que estamos vendo e o que a sociedade espera é que seja apurado com rigor e que se faça justiça”, disse Alckmin. “O Brasil sempre teve, lamentavelmente, impunidade com o crime do colarinho branco, o Brasil está dando um salto importante, é doloroso, mas é necessário”, acrescentou.
“Tira comida da boca das crianças”
O ex-presidente da República rebateu Alckmin por meio de nota divulgada pela assessoria de imprensa do Instituto Lula -o texto afirma que o governador deveria explicar escândalos do Estado, como os desvios na merenda escolar.
“Seria mais proveitoso para a população de São Paulo se o governador explicasse os desvios nas obras do metrô e na merenda escolar, a violência contra os estudantes e os números maquiados de homicídios, ao invés de tentar desviar a atenção para um apartamento que não é e nunca foi de Lula”, diz o texto.
Por meio de sua conta no Twitter, o presidente do Partido dos Trabalhadores, Rui Falcão, também citou o escândalo da merenda. “Em vez de atacar Lula, o Alckmin deveria cuidar do governo dele, que tira comida da boca das crianças”

O secretário de Transportes de Alckmin, Duarte Nogueira, e o ex-chefe de gabinete da Secretaria da Casa Civil, Luiz Roberto dos Santos, conhecido como Moita, são acusados pelo Ministério Público de envolvimento em um esquema de irregularidades no fornecimento de alimentos para merenda na rede pública estadual.

Microcefalia reabre debate sobre o aborto

A epidemia de zika, que colocou o país em emergência de saúde, reabriu o debate sobre as possibilidades de aborto. Essa discussão, que já ocorre no Judiciário, deve chegar ao Congresso Nacional. A deputada Maria do Rosário (PT-RS), favorável a uma legislação mais ampla sobre o aborto, se opõe à proposta de autorizar por via judicial o aborto de fetos com suspeita de microcefalia. A ideia foi levantada pela organização não governamental feminista Anis — Instituto de Bioética. A ONG, autora da ação que autorizou, via Supremo Tribunal Federal (STF), a interrupção da gestação de fetos anencéfalos, em 2012, pretende conseguir o mesmo, novamente pelo STF, para suspeitas de microcefalia.
“A microcefalia é diferente da anencefalia, pois nasce uma pessoa com deficiência. No espírito da lei atual, o caso não estaria contemplado”, explica Maria do Rosário. “Uma coisa é a descriminalização do aborto em geral. Outra, a liberação em caso de malformação. Uma pessoa com malformação é parte da sociedade. Acredito que a legislação deveria ser mais abrangente, e não focada na deficiência”.
A Anis pretende cobrar no STF o direito de escolha das mulheres e a responsabilidade do governo diante de uma epidemia que não foi controlada. O pedido de autorização de aborto não fará distinção entre diagnósticos de microcefalia com ou sem risco de morte.
A antropóloga Débora Diniz, pesquisadora da Anis, explica que o estado deve oferecer o direito à escolha já que a atual epidemia de zika — e, em consequência, o surto de microcefalia — são reflexos da negligência governamental. “Esta é uma ação constitucional de direitos das mulheres, tendo como objeto o direito à saúde. Mas em um sentido amplo. O Brasil vive uma crise pelo zika vírus, mas é algo anunciado há quatro décadas: já fomos capazes de erradicar o mosquito no passado, mas falhamos. Ele retorna, e com a força de uma epidemia”, disse.
A solicitação terá três eixos. Primeiramente, o grupo refuta o posicionamento do ministro da Saúde, Marcelo Castro, repetido pela presidente Dilma Rousseff ontem, de que a batalha contra o Aedes aegypti está sendo perdida. “Essa não é uma guerra para ser perdida. Nunca. Não só porque já a vencemos antes, mas porque precisamos vencê-la novamente”, afirmou a antropóloga. “O segundo é que, enquanto vivemos a epidemia do zika, um amplo pacote de proteções em saúde sexual e reprodutiva precisa ser garantido às mulheres”, defende, citando como exemplos a oferta de métodos contraceptivos, o diagnóstico precoce da microcefalia e, para as mulheres que assim optarem, a interrupção da gravidez.
“Por fim, é importante protegermos os direitos sociais e fundamentais das crianças com microcefalia e das mulheres — estamos falando de mulheres pobres, nordestinas, que necessitarão de um forte amparo social para a proteção de seus bebês. Não basta a promessa de um salário mínimo para elas”, diz, referindo-se ao anúncio feito pelo governo federal de que vai estender o Benefício de Prestação Continuada (BPC) às mães de crianças com microcefalia.

Exclusivo: Programação do Carnaval 2016 em Sertânia

A Associação Cultural de Sertânia (Acordes) divulgou, neste domingo (31), a programação do Carnaval de Todos os Blocos, que vai levar a alegria do Reinado de Momo aos quatro cantos da cidade. A Praça de Eventos será transformada no Quartel General da Folia com a concentração dos grandes blocos após o desfile pelas principais ruas e avenidas de Sertânia. No QG da Folia serão realizados shows com as orquestras Monteirense de Frevo e Sertaniense de Frevo, Swing Dang, Pankada de Barão, Uz Frajolas, Mário e Júnior, Forró Topado Elétrico, Swing do Maldonado, Farra dos 600 e Pankada D’Luxo.
“O país passar por uma grande crise e os municípios são os que mais sofrem. Muitas cidades cancelaram o Carnaval. Tomamos a iniciativa de promover o Reinado de Momo com o apoio da Prefeitura de Sertânia e da iniciativa privada. Será um Carnaval que vai resgatar a tradição dos blocos sem esquecer da folia na Praça de Eventos, onde haverá palco e shows”, disse Isidoro Simões, vice-presidente da Acordes.
O Carnaval 2016 em Sertânia começa na quinta-feira (04) com os desfiles dos blocos da Academia da Saúde e da Mulher, que prometem levar muita alegria pelas ruas da cidade.
 “O nosso Carnaval terá as marcas da alegria e da paz. Por conta da crise que toma conta do País, todos sabem, a Prefeitura está apoiando o desfile dos blocos, que é a marca de tradição da Festa de Momo em Sertânia. Os demais festejos serão realizados com o apoio da iniciativa privada, por meio da Acordes”, disse o secretário de Juventude, Esportes, Cultura e Turismo, João Lúcio.

Confira a Programação do QG da Folia

Sexta-feira (05/02/2016)
Local: Praça de Eventos

23h - Orquestra Monteirense de Frevo e Orquestra Sertaniense de Frevo

Sábado (06/02/2016)
Local: Praça de Eventos

22h - Orquestra Sertaniense de Frevos, Swing Dang

Domingo (07/02/2016)
Local: Praça de Eventos

16h - Matinê com A Turma da Alegria
22h - Pankada de Barão, Orquestra Sertaniense de Frevos, Uz Frajolas 

Segunda-feira (08/02/2016)
Local: Praça de Eventos

22h -  Mário e Júnior e Forró Topado Elétrico

Terça-feira (09/02/2016)
Local: Praça de Eventos

20h - Concentração de Blocos
22h - Swing do Maldonado, Farra dos 600, Pankada D’Luxo

Programação dos blocos carnavalescos

Quinta-feira (04/02/2016)

Bloco Academia da Saúde
Horário: 18h
Saída: Academia da Saúde/Vila da Cohab

Bloco das Mulheres
Horário: 19h
Saída: Secretaria da Mulher

Sexta-feira (05/02/2016)

Bloco dos Estudantes
Horário: 9h
Saída: Avenida Agamenon Magalhães (em frente ao EREMOB)

Bloco do Wisk
Horário: 22h
Saída: Praça de Eventos

Sábado (06/02/2016)

Bloco Os Tangerinos e o Boi Enganoso
Horário: 10h
Saída: Feira Livre

Bloco Az Dezgarradas
Horário: 14h
Saída: Monte Castelo

Bloco Oz Pentetras
Horário: 16h
Saída: Academia da Saúde

Bloco dos Esmoleus
Horário: 17h
Saída: Avenida Presidente Vargas (em frente ao Ministério Público)

Bloco AFASER
Horário: 19h
Saída: Avenida Presidente Vargas (em frente ao Ministério Público)

Bloco Tomba +Não Cai
Horário: 16h
Saída: Avenida Agamenon Magalhães

Bloco MELA-MELA
Horário: 15h
Saída: Bar de Naíze (Rua José de Alencar)

Bloco Só Pra Ver o Que Vai Dá
Horário: 15h
Saída: Caroalina

Domingo (07/02/2016)

Bloco As Colegiais
Horário: 8h
Saída: Vila da Cohab

Bloco 100% Amigos da Vila
Horário: 9h
Saída: Vila da Cohab

Bloco da Linha do trem
Horário: 10h
Saída: Rua 13 de Maio

Bloco do Xérem
Horário: 15h
Saída: Avenida Agamenon Magalhães

Bloco A Nata
Horário: 11h
Saída: Avenida Agamenon Magalhães

Bloco Pedra Grande na Folia
Horário: 11h
Saída: Pedra Grande

Bloco Chikugunha Alcoolizada
Horário: 15h
Saída: Academia da Saúde

Bloco Cachaça.com
Horário: 12h
Saída: Posto Vip

Bloco Coalhada
Horário: 12h
Saída: Por trás do Eremob

Bloco Skol Folia
Horário: 13h
Saída: Panela de Barro

Bloco Cara de Cana
Horário: 14h
Saída: Rua da Cruz

Bloco Vassourões de Ouro
Horário: 16h
Saída: Rua da Feira

Bloco SassaricoFrevoador
Horário: 14h
Saída: Travessa das Tabocas

Segunda-feira (08/02/2016)

Bloco Cachaceiros de Plantão
Horário: 12h
Saída: Rodoviária

Bloco Galo do Alto
Horário: 9h
Saída: Alto do Rio Branco

Bloco Vamos Cair Pa Dento
Horário: 10h
Saída: Avenida Presidente Vargas

Bloco Arrocho na Folia
Horário: 10h
Saída: Em frente ao Eremob

Bloco Os Manuscitos
Horário: 13h
Saída: Rua da Feira

Bloco Os Presepeiros e as Cumplices
Horário: 13h
Saída: Rua do Juá

Bloco As Virgens Loucas
Horário: 16h
Saída: Praça de Eventos

Terça-feira (09/02/2016)

Bloco Belas Pernas
Horário: 10h
Saída: Panificadora Gregório

Bloco Os Inocentes
Horário: 15h
Saída: Rua 06 de março

Bloco Balamil
Horário: 12h
Saída: Praça de Eventos

Bloco Os 100 futuro
Horário: 12h
Saída: Rio da Barra

Quarta-feira (10/02/2016)

Bloco Bacalhau do Romeu
Horário: 12h
Saída: Rua Velha

Bloco Eu Boto Com as Abéia
Horário: 17h
Saída: Casa de Show’s Marajoara

Bloco Seca Copos
Horário: 14h
Saída: Cordeiro’s Bar

Bloco Boca Preta
Horário: 13h
Saída: Rua 13 de maio

Bloco Os Fantasmas
Horário: 10h

Saída: Rua João Arruda Filho

Dilma telefona para Obama e acerta parceria por vacina contra o zica

A presidente Dilma Rousseff telefonou no início da noite desta sexta-feira (29) para o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e acertaram uma parceria para os dois países desenvolverem juntos vacinas e produtos terapêuticos contra o zika vírus, que tem causado microcefalia em bebês. Em nota oficial, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência informou que a Secretária do Departamento de Saúde dos Estados Unidos e o ministro da Saúde do Brasil vão se reunir para discutir os termos da cooperação.
Na conversa, que durou cerca de 15 minutos, e foi realizada às 19h10, hora de Brasília, Dilma e Obama discutiram “a cooperação bilateral na área de saúde, para o combate e desenvolvimento de uma vacina contra o zika vírus”. Um grupo de alto nível entre Brasil e Estados Unidos foi criado para desenvolver parceria na produção de vacinas e produtos terapêuticos. O grupo terá como base a já existente cooperação entre o Instituto Butantan e o National Institute of Health (NIH) para pesquisa e produção da vacina contra a dengue. Os dois presidentes determinaram a realização de contatos entre a Departamento de Saúde norte-americano e Ministério da Saúde do Brasil, com o objetivo de aprofundar a cooperação.
Na última terça-feira, Obama cobrou o rápido desenvolvimento de testes, vacinas e tratamentos para combater o vírus, já que ele poderia se espalhar pelos Estados Unidos nos meses de calor. A manifestação do presidente norte-americano aconteceu depois de a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertar que a doença vai se proliferar por todos os países das Américas. Segundo a entidade, a presença do vírus já foi constatada em 23 países e o número de casos pode chegar a 4 milhões em 2016.
Além de Obama, Dilma telefonou na quinta-feira para o presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, para falar sobre a reunião de ministros da Saúde dos integrantes da Unasul, que será realizada na semana que vem em Montevidéu, e tem como objetivo discutir medidas para conter o avanço das doenças relacionadas ao Aedes aegypti na América do Sul. Ela sugeriu a Vázquez que, dependendo do resultado desta reunião de ministros, seria importante convocar uma reunião de presidentes, para selar ações mais rápidas.

Preocupada com o aumento de casos de bebês com microcefalia, Dilma tomou a frente do combate ao Aedes e tem pedido ajuda de toda sociedade para acabar com os focos de proliferação para erradicar o mosquito. Nesta sexta, após conversar com governadores, ela reconheceu que o governo estava perdendo a batalha contra o mosquito, mas disse que não perderia a guerra.

Prefeitura de Tabira promete Carnaval sem gastar um centavo

Prometendo ornamentar a cidade para o Carnaval, reciclando o material utilizado no último ano, a Secretária de Cultura do Governo Sebastião Dias, Gracinha Paulino prometeu que a Prefeitura de Tabira não terá nenhuma despesa.
Duas Bandas pagas pela Empetur: Santa Dose e Vilões elétricos e mais duas na conta do deputado Antônio Moraes e um empresário amigo do parlamentar que não teve nome revelado, vão reforçar os festejos de momo na Cidade das Tradições.
Este ano o Carnaval começa no sábado tendo como atrações Orquestra de Zé Virginio, Renny e a Galera e Vilões Elétrico; no domingo BKL, Santa Dose e Pankada de Luxo; na segunda feira U’zs Frajolas, Wagner Fernando e Feitiço de Menina e na terça feira as atrações serão Pegada de Play Boy, Harry Estigado Elétrico, Forró dos Bossas Elétrico e Forró Estigado.

Gracinha disse que o que for arrecadado com os barraqueiros, será utilizado no pagamento das pequenas despesas com a ornamentação para o Carnaval

Dilma reúne 92 conselheiros e apresenta linhas gerais para reativar economia

O governo federal reativa hoje (28) o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, conhecido como Conselhão, com o objetivo de receber sugestões para reativar a economia. O órgão vai contar com 47 empresários e 45 representantes da sociedade civil e das centrais sindicais. Apesar da intenção de ouvir os conselheiros sobre as medidas a serem adotadas para recuperar o crescimento, a expectativa é de que a área econômica anuncie medidas de estímulo ao crédito e ao aumento das exportações.
Durante a reunião, que ocorre à tarde em Brasília, a previsão é de que sejam escolhidos oito conselheiros para fazer intervenções, como Luiz Carlos Trabuco (Bradesco), Luiza Trajano (Magazine Luiza), Miguel Torres (Força Sindical) e Vagner Freitas (CUT), entre outros. O discurso de abertura será feito pelo ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, escalado por Dilma para organizar a reativação do Conselhão, que apresentará as expectativas do governo com as atividades do órgão.
O objetivo do Palácio do Planalto é de que pelo menos quatro grupos temáticos sejam criados pelos conselheiros para discutir assuntos específicos e apresentar na próxima reunião. Um dos assuntos pode ser a reforma da Previdência, que a presidenta Dilma Rousseff vem citando como um dos problemas que o Brasil tem de enfrentar.
Depois das apresentações dos integrantes do Conselhão, cinco ministros foram escolhidos para falar: Nelson Barbosa (Fazenda), Alexandre Tombini (Banco Central), Armando Monteiro (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), Kátia Abreu (Agricultura) e Valdir Simão (Planejamento). O presidente do Banco Central abordará a importância da política monetária. Além de anunciar “medidas tópicas” para reativar a economia, Nelson Barbosa deve destacar a necessidade da aprovação de projetos de impacto econômico no Congresso Nacional, como a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) e a Desvinculação de Receitas da União (DRU).

Com renovação de 70% em sua composição, esta é a primeira vez que o Conselhão se reunirá depois de um ano e meio paralisado. De acordo com o ministro Jaques Wagner, “ampliar o diálogo com a sociedade” é uma das principais metas do governo este ano. Segundo ele, a nova composição do órgão foi feita privilegiando a diversidade. Os debates do Conselhão devem ser fechados à imprensa.

Cresce em mas de 45% o número de beneficiários do Bolsa Família em Sertânia

O número de beneficiários atendidos pelo programa Bolsa Família no município de Sertânia cresceu de 5.336, em 2012, para 7.768 em 2015, ou seja, 2.432 famílias a mais inseridas no programa, um aumento de mais de 45% se comparado com a gestão anterior. Só de novembro de 2015 a 27 de janeiro de 2016 foram inseridas mais 754 famílias, reflexo do trabalho que vem sendo realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania.
“Esse benefício está me ajudando muito. Meu esposo não tem emprego fixo e trabalha fazendo bicos. Essa renda é muito importante para a minha família. Parabenizo o prefeito Guga Lins pela equipe do Bolsa Família, que nos atende bem e trabalha para beneficiar as pessoas mais carentes de Sertânia”, disse a dona de casa Josefa Maria Pereira Leal (foto), 28 anos, casada, dois filhos, residente à Rua Aristides Martins Bizuringa, nº 501, centro.

Ainda que muitos não saibam, o dinheiro do programa Bolsa Família é responsável por uma grande movimentação econômica do Comércio da cidade. Os estudos do próprio Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) apontam que as famílias beneficiadas gastam o dinheiro em setores como supermercados, livrarias e lojas de vestuário.

Prefeitura de Sertânia disponibiliza tratores para o plantio

Os três tratores agrícolas com tração 4x4 e motor à diesel adquiridos pela Prefeitura de Sertânia, por meio da parceria com o Ministério da Agricultura, já estão beneficiando os trabalhadores rurais do município.
Com as chuvas, chega o momento de preparar a terra para o plantio e os veículos, que têm grade oradora hidráulica de controle remoto, estão sendo utilizados no apoio ao homem do campo.

“A aquisição dos tratores para o apoio no período de plantio era uma reinvidicação antiga dos trabalhadores rurais. As máquinas já estão trabalhando e, com as chuvas, certamente teremos uma colheita melhor”, disse o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Arcôncio Neto.

Trabalhador poderá usar 10% e mais multa do FGTS para crédito

A fórmula está praticamente pronta, dependendo de alguns detalhes jurídicos. Na proposta, o trabalhador terá direito a disponibilizar 10% do que tem depositado no seu fundo, somados aos 40% de multa por ter sido despedido, como garantia ao financiamento que está contratando.
Exemplo: com R$ 40 mil na sua conta de FGTS, o tomador de crédito pode usar junto ao banco ou agente financiador R$ 4 mil como garantia mais o valor da multa de R$ 16 mil. Um total de R$ 20 mil.
A não ser que entre alguma pedra hoje neste caminho, o anúncio da medida será feito amanhã durante a reunião do Conselhão em Brasília. Crédito pode chegar a R$ 8 bilhões.


Lava-Jato investiga lavagem de dinheiro da OAS para ex-dirigente do PT

Em entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira, representantes da força-tarefa que integram a Operação Lava-Jato informaram que a 22ª fase das investigações revela que uma das empreiteiras investigadas, a OAS, teria se utilizado de um empreendimento imobiliário para repasse disfarçado de propina a agentes envolvidos em esquema de propina da Petrobras.
Um dos apartamentos investigados hoje, segundo a Polícia Federal, está ligado a familiares do ex-tesoureiro do Partido dos Trabalhadores (PT) João Vaccari Neto. Vaccari, que já presidiu a Bancoop, foi preso pela Lava-Jato em 2015 e está detido no Complexo Médico-Penal em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, no Paraná.
O procurador Carlos Fernando dos Santos Lima disse que apartamentos no valor de R$ 1 milhão, R$ 1 milhão e meio têm valor relacionado de cerca de R$ 200 mil. Agora se investiga se isso está sendo usado para lavagem de dinheiro oriundo de irregularidades na Petrobras.
O procurador Carlos Fernando dos Santos Lima também disse que manter off-shores no exterior não é ilegal, mas fazê-lo sem informar à Receita normalmente indica lavagem de dinheiro.
A operação de hoje foi batizada de Triplo X e tem como alvo investigados suspeitos de abrir empresas offshores e contas no exterior para ocultar e disfarçar o crime de corrupção com o pagamento de propina.
A ação também mira negócios da Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo (Bancoop), relacionados a apartamentos que não foram entregues e são de propriedade da empreiteira OAS .
Segundo o Ministério Público Federal (MPF), a empreiteira OAS participava do chamado “clube” de empresas que, por meio de um cartel, fraudava as licitações da Petrobras. Para conquistar os contratos, as empresas pagavam propina a diretores da Petrobras e a partidos políticos, com a intermediação de operadores.
Um dos focos desta fase da Lava-Jato é a empresa Mossack Fonseca, utilizada para abrir offshores. A polícia apura se a empresa abriu offshores para esconder a propriedade de apartamentos que eram da Bancoop e depois foram assumidos pela OAS.
A publicitária Nelci Warken, que prestou serviços de marketing à Bancoop , foi presa em São Paulo na manhã de hoje. Nelci é suspeita de atuar como “laranja”, segundo o procurador. Carlos Fernando dos Santos.O procurador disse também que tem indicativos da atuação da publicitária, mas não dos nomes das demais pessoas envolvidas.
Além de Nelci, foram presos na manhã de hoje Ricardo Honório Neto e Renata Pereira Brito, todos ligados à Mossack Fonseca. Eliana Pinheiro de Freitas e Rodrigo Andres Cuesta Hernandez tiveram prisões coercitivas, quando a pessoa é obrigada a prestar depoimento.
Apartamento de Lula

O procurador Carlos Fernando dos Santos afirmou que não há nenhuma prova de que um dos apartamentos pertence ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O procurador Lima disse que há “notícias de jornal” de que a família de Lula está desistindo da opção de comprar um imóvel. “Essa questão nós estamos investigando mais a fundo”, disse.

Comitê de combate à dengue se reúne nesta sexta-feira em Sertânia

O Comitê Municipal de Mobilização Social para o Controle da Dengue, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, realiza nesta sexta-feira (29), às 8h, na Câmara de Vereadores de Sertânia, uma reunião para discutir estratégias e intensificar as ações de combate ao Aedes Aegypti transmissor da dengue, chikungunya, zica.
O comitê é formado por representantes do poder público e da sociedade civil organizada. Entre os objetivos estão a implantação de medidas intersetoriais por parte de órgãos e empresas da administração pública e privada; a redução dos fatores determinantes da infestação do Aedes aegypti e a prevenção de epidemias de dengue.
“É importante que a população ajude. Os principais focos encontram-se dentro das casas das pessoas. O combate à dengue é mútuo, poder público, sociedade civil organizada e comunidade devem se aliar para a eficácia do combate à doença”, afirmou o secretário de Saúde, Antônio Carlos Santana (foto).

Disque denúncia – O Comitê Municipal de Mobilização Social para o Controle da Dengue já implantou um Disque-denúncia de combate à dengue para que a população possa, inclusive de forma anônima, denunciar a existência de focos. A ideia é possibilitar uma ação mais eficaz da prefeitura no combate ao mosquito Aedes aegypti. O telefone disponível é o 3841-1374, e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h.

Aneel reduz valor extra na conta de luz a partir de fevereiro

Em reunião ordinária realizada nesta terça (26), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou a redução nas bandeiras tarifárias amarela e vermelha, que aumentam a conta de luz do consumidor quando fica mais caro produzir energia no país.
A partir de fevereiro, o valor da bandeira amarela vai cair de R$ 2,50 para R$ 1,50 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos, redução de 40%.
Já a bandeira vermelha terá um patamar intermediário, mais barato, de R$ 3,50 para cada 100 kWh. O patamar mais caro foi mantido em R$ 4,50 para cada 100 kWh.
As bandeiras tarifárias coloridas – verde, amarela e vermelha – foram criadas como uma maneira de informar ao consumidor os custos que são repassados para a conta de luz com o acionamento de usinas termelétricas, que geram uma energia mais cara e são ligadas quando as hidrelétricas produzem menos por causa do baixo nível de seus reservatórios.
A Aneel divulga no próximo dia 29 de janeiro qual será a bandeira tarifária que vai incidir sobre as contas de luz de fevereiro. A bandeira vermelha encontra-se vigente, onerando a conta do consumidor, pelo menos desde março de 2015.

A decisão desta terça foi baseada em estudos da Superintendência de Gestão Tarifária da Aneel.

Dicas do Procon: Volta às aulas

Procon Sertânia orienta pais na volta às aulas

Cuidados, dicas e exigências que todo pai de aluno deve tomar, antes do início do ano letivo. Ainda antes da volta às aulas, pais e alunos devem ficar atentos aos seus direitos. O alerta é do coordenador do Procon de Sertânia, José Carlos Ferreira de Melo, mais conhecido por Amaral, está orientando pais, responsáveis por alunos e alunos, para os cuidados que devem ser tomados com matrículas, material, transporte escolar e procedimentos.

MATRÍCULAS
Os alunos já matriculados, a menos que estejam inadimplentes, terão direito à renovação de matrícula. É importante destacar que o reajuste de mensalidades deve ser realizado somente uma vez ao ano, e o contrato deve ser claro quanto à sua previsão. As cláusulas contratuais devem assegurar o direito à informação e a transparência para o consumidor;
INADIMPLÊNCIA
Outra dúvida bastante comum em relação aos pagamentos de mensalidades e taxas escolares. “É terminantemente proibido impedir o aluno de participar de provas, reter seus documentos ou aplicar penalidades pedagógicas em caso de inadimplência”, disse o coordenador.
MATERIAL INDIVIDUAL
A informação vem sendo repetida, mas merece nova divulgação. As escolas só podem pedir, nas suas listas, material de uso individual do aluno. É proibida a exigência de qualquer material de uso coletivo, incluindo giz, álcool, canetas para lousas, cartucho ou toner. Esses itens fazem parte do custo da operação das escolas. ‘”A lista só pode conter itens de uso individual”. Outro ponto importante é que as escolas não podem exigir a compra do produto de uma determinada marca. O aluno consumidor deve ter assegurada sua liberdade de escolha. É também proibido às escolas impor que as compras sejam feitas em determinada loja ou na própria escola, o que configuraria venda casada, prevista e proibida pelo Código de Defesa do Consumidor.
UNIFORME 
Sobre o uniforme, a orientação do Procon também é clara: a escola deve oferecer aos pais opção de escolha de diferentes estabelecimentos que comercializem uniformes, proibindo a indicação de um único local, salvo no caso da escola possuir marca devidamente registrada.
Caso o consumidor tenha alguma dúvida, ou queira fazer reclamação sobre serviços ou produtos, o Procon Sertânia fica localizado na Rua Dr. Raul Torres Lafayette, nº18, Centro, horário de atendimento das 8h ao meio dia.

“Exija sempre a Nota Fiscal ou Cupom Fiscal”.
© Diário de Sertânia - 2015. Criado por: JH Design. Todos os direitos reservados.