O que você procura?
Home Notícias Entretenimento Esportes Serviços
Veja também: Pronatec seleciona professores bolsistas para vagas em Sertânia

Prefeitura anuncia programação oficial da IV Exposertânia

A Prefeitura de Sertânia realiza, de 17 a 21 de agosto, no Parque de Exposição Professor Renato Morais, a IV Exposertânia – 44ª Exposição Nordestina Especializada em Caprinos e Ovinos. O município, conhecido como a Capital Nacional da Caprinovinocultura e berço da raça Anglonubiana, vai abrigar os melhores rebanhos de todo País. Haverá Concurso Leiteiro e Julgamento Morfológico das Raças com premiação total de R$ 20.000,00.
A entrada dos animais que irão participar dos concursos será na quarta-feira (17) até a meia noite, os demais animais que irão participar do evento com a finalidade única de comercialização poderão adentrar o recinto até as 17h da sexta-feira. Os criadores que irão participar terão que apresentar a GTA (Guia de Trânsito Animal) na inspeção dos rebanho. Os animais que apresentarem sintomas de CAE e micoplasmose não poderão participar da exposição. Na quinta-feira, a partir das 8h, com acesso ao público, já começa a Mensuração (pesagem e medição dos animais) e, em sequência, os julgamentos.
Dois fatos inéditos este ano no evento, será internet gratuita para todos e as Báias (currais) não terão custo para os expositores. Outra novidade da IV Exposertânia é que, quinta-feira teremos shows novamente.
O secretário de Agricultura do Município, Arcôncio Neto, ressaltou na entrevista coletiva que a realização de mais este evento contou com o esforço diuturno da Prefeitura de Sertânia, uma prova do nosso compromisso com os criadores, comércio em geral e a cidade de Sertânia como um todo.
A partir das 20h, durante o evento haverão grandes shows com artistas de renome nacional como Aviões do Forró, Luan Estilizado, Mano Walter e Bonde do Brasil. A expectativa de público é de 30 mil pessoas por dia.

Confira toda programação:

Quinta-feira (18-08-2016)
- Bregueiros do Forró e Gil Veloso
- Mensageiros do Forró
Bruno Luiz e Banda
- Mano Walter

Sexta-feira (19-08-2016)
- Vasconcelos de Sertânia
- Forró Pegado
- Galã do Brega
- Bonde do Brasil

Sábado (20-08-2016)
- Mário e Júnior
- Chico Arruda
- Edy e Nathan
- Forró Vumbora
- Luan Estilizado

Domingo (21-08-2016)
- Daniel Medeiros e Heures Tavares
- Geração Alternativa
- Farra do Imperador
- Harry Estigado
- Carlos Melo e Alexandre
- Aviões do Forró

Guga Lins oficializa candidatura neste sábado na Quadra da Escola Etelvino Lins


O prefeito Guga Lins (PSDB) vai oficializar sua candidatura buscando a reeleição com o vice Sinval Siqueira, do PTB. A coligação se chama Frente Sertânia para Todos reúne PSDB, PTB, PT, PR, PSD, PC do B, PTC, PSC e PTN.

A convenção acontecerá neste sábado (30), na Quadra da Escola Etelvino Lins, das 15h às 22h.

Em 2012, Guga Lins ganhou o pleito com 53,49%, ou 10.121 votos, contra 8.801 votos, ou 46,51% de Cleide Ferreira. Agora, enfrenta o Deputado Ângelo Ferreira do PSB.

Moradores de Vilas Produtivas do Projeto São Francisco participaram de capacitações em Sertânia

Ontem (27), mais 40 famílias participaram da oficina de “Planejamento com sustentabilidade”, na VPR Salão, localizada no município pernambucano de Sertânia. Nesta quinta-feira (28), os encontros ocorrerão nos conjuntos habitacionais de Lafayette, em São José de Piranhas (PB); e Baixio dos Grandes, em Cabrobó (PE), com expectativa de atender aproximadamente 144 famílias. Os cursos integram um conjunto de ações promovidas pelo Ministério para fortalecer as inter-relações sociais, econômicas e ambientais dos novos moradores das VPRs.
Discutir e transmitir informações sobre cidadania e como viver de modo sustentável, coletivo e com qualidade de vida, dentro da realidade local. Esses são os objetivos das capacitações promovidas pelo Ministério da Integração Nacional para as famílias que viviam na faixa da obra do Projeto de Integração do Rio São Francisco e que foram reassentadas em Vilas Produtivas Rurais (VPRs).
Estágio: a obra está com 88,4% de avanço e conta com mais de 9,3 mil trabalhadores nos dois eixos de transferência de água, Norte e Leste. Quando concluído, o empreendimento vai assegurar o abastecimento regular de 12 milhões de pessoas em 390 municípios em Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.


Entenda mais uma vez o alerta do TCE

O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), Carlos Porto, enviou um Alerta de Responsabilização aos 184 prefeitos dos municípios pernambucanos, em relação à realização de concursos públicos neste ano eleitoral.
Porto recomenda a suspensão dos certames, já que há “indícios de irregularidades na gestão fiscal”. O objetivo, de acordo com o alerta, é cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal.
“Municípios que estiverem comprometendo com a folha mais de 54% da receita corrente líquida deverão suspender concurso público em andamento e mesmo os que estiverem enquadrados do ponto de vista da gestão fiscal só poderão abrir seleção a partir de janeiro de 2017”, informa o site do Tribunal.

Ainda segundo a publicação, 128 municípios permanecem descumprindo o limite estabelecido pela Lei com despesas de pessoal.

Arcoverde: após solicitação do TCE, prefeitura suspende seleção para ACS e Endemias

A Prefeitura de Arcoverde, através da Secretaria de Saúde e Controladoria Interna, vem por meio desta, informar a suspensão da Seleção Pública para o provimento dos cargos de Agentes de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde que seria realizado ainda esse ano.
A medida se dá em razão de alerta emitido pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (Ofício Circular n.º 006/2016) e direcionado a todos os Municípios do Estado, para que suspendam os concursos em andamento, sendo autorizado seu retorno a partir do mês de janeiro de 2017.
Diante disso, o Município de Arcoverde em respeito às determinações do TCE-PE decidiu pela suspensão imediata da Seleção Pública.
Os candidatos inscritos poderão requerer na forma do Edital, o reembolso da taxa de inscrição no prazo de 01 a 05 de agosto de 2016, na Secretaria de Administração do Município, através do pessoal credenciado pela Empresa Organizadora.

Os demais candidatos que não realizarem o pedido de reembolso serão mantidos como inscritos regulares no Certame e já terão participação assegurada, ao final da suspensão e continuidade do concurso.

Deputado Zeca Cavalcanti e sua esposa Nerianny, cometem crimes eleitorais e são punidos pela Justiça Eleitoral em Arcoverde

Na última segunda-feira (25) a pré-candidata de oposição a Prefeitura de Arcoverde Nerianny Cavalcanti (esposa do Deputado Zeca Cavalcanti, do PTB), foi condenada por uso ilegal de sua página da Rede Social no Facebook.
Mesmo depois do período permitido, a pré-candidata do PTB vinha veiculando propaganda eleitoral paga na internet, uma ilegalidade que fere o Art. 57-C da Lei 9.504/97. Diante disto, em decisão liminar no Processo Nº 41-51.2016.6.17.0057, o Juiz Eleitoral do Município, Cláudio Márcio Pereira de Lima, determinou a imediata remoção da publicidade patrocinada do perfil da representada (Nerianny) em suas redes sociais.
Em outro processo (Nº 40-66.2016.6.17.0057) deputado federal Zeca Cavalcanti, marido de Nerianny; e o cunhado dela, deputado estadual Júlio Cavalcanti, irmão de Zeca; também foram condenados liminarmente por crime eleitoral em Arcoverde. Em flagrante desrespeito à Lei Eleitoral, a dupla fazia circular um carro de som pelas ruas da cidade contendo propaganda eleitoral referente às eleições de 2014. Um trio elétrico de cor amarela (Placa LVR 9257) circulava pela cidade contendo nome, foto e número dos deputados, o que configura uma ilegalidade.

Na decisão, o Juiz Eleitoral ressaltou que os deputados tinham até o dia 04 de novembro de 2014 para retirar das ruas todas as propagandas eleitorais, nos termos da resolução do TSE Nº 23.404/2014.   Ou seja: um ano e oito meses depois do prazo, os deputados ainda insistiam em descumprir a lei. Em liminar datada da última sexta-feira (22), o Juiz decidiu determinar aos parlamentares o prazo de 48 horas para a retirada da propaganda irregular, sob pena de aplicação de uma multa no valor de R$ 1 mil por dia, em caso de descumprimento.

Aprovadas as contas de 2014 do ex-governador Eduardo Campos

Em sessão especial realizada nesta quarta-feira (27), o Tribunal de Contas do Estado emitiu Parecer Prévio recomendando à Assembleia Legislativa a aprovação das contas dos ex-governadores Eduardo Campos e João Lyra Neto relativas ao ano de 2014.
À exceção da conselheira substituta Alda Magalhães (substituta do conselheiro Marcos Loreto) que votou pela aprovação, com ressalvas, tendo em vista a Secretaria de Educação não ter prestado contas de recursos repassados às Gerências Regionais, todos os outros conselheiros acompanharam o voto da relatora.
Foram eles: Dirceu Rodolfo, Ranilson Ramos, Marcos Nóbrega (substituto de João Campos) e Ricardo Rios (substituto de Valdecir Pascoal).
O parecer oral do procurador geral do Ministério Público de Contas, Cristiano Pimentel, foi pela aprovação das contas. O auditor geral Carlos Pimentel também teve assento no plenário, mas não participou da votação e o presidente Carlos Porto só votaria em caso de empate.
INOVAÇÃO – Esta foi a primeira prestação de contas do Governo do Estado enviada ao TCE por meio eletrônico, tendo sido também a primeira vez que o relator fez uso de gráficos para apresentar os números aos conselheiros através de um data-show. Foram analisados, pela ordem, 11 aspectos da prestação de contas, a saber: a) Conjuntura socioeconômica; b) Gestão Administrativa; c) Gestão Orçamentária; d) Gestão Financeira e Patrimonial; e) Gestão Fiscal; f) Gastos com educação; g) Gastos com saúde; h) Gastos com publicidade; i) Previdência dos servidores públicos; j) Terceiro setor (Organizações Sociais e Oscips), e l) Parcerias Público-Privadas.
Em seu relatório, a conselheira Teresa Duere  mostrou as áreas em que o Estado avançou naquele exercício (a educação foi uma delas), assim como os aspectos em que retrocedeu, frisando, no entanto, que o Governo conseguiu cumprir os limites constitucionais e legais estabelecidos (com pessoal, saúde, realização de operações de crédito, etc.), daí o seu opinativo pela aprovação das contas.
AUDITORIAS – Entretanto, a relatora determinou à Controladoria de Controle Externo que formalize de imediato quatro processos de Auditoria Especial: um para fiscalizar os recursos repassados às Gerências Regionais de Educação, outro para fiscalizar as Organizações Sociais da área de saúde, o terceiro para fiscalizar todas as outras Organizações Sociais (exceto as da área de saúde) e o quarto para fiscalizar subvenções sociais repassadas a entidades privadas.
O presidente Carlos Porto determinou que os relatórios sejam enviados aos conselheiros das respectivas áreas. E, no caso das subvenções sociais, que dizem respeito a várias secretarias, que os relatórios sejam encaminhados ao setor de distribuição.
RECOMENDAÇÕES – Constam ainda do voto da conselheira 10 recomendações ao Governo do Estado no sentido de aprimorar as próximas prestações de contas e evitar a repetição das falhas identificadas nas anteriores.
Uma das recomendações é para que o Governo Estadual faça um levantamento de suas necessidades de pessoal, objetivando a consolidação de um quadro efetivo de servidores, tendo em vista que cerca de 50% da mão de obra da Secretaria de Educação é constituída por servidores contratados.

Outra recomendação é para que se faça uma “análise acurada”, à luz da Súmula Vinculante nº 43 do Supremo Tribunal Federal, do enquadramento de 244 servidores cedidos à Funape (Fundo de Aposentadorias e Pensões), à Procuradoria Geral do Estado e à Arpe (Agência de Servidos Regulados de Pernambuco). O Parecer Prévio será encaminhado posteriormente à Assembleia Legislativa para votação.

A cada dez mortes no trânsito, cinco envolvem motos no Nordeste

O número de mortos e feridos em acidentes com motos mais que triplicou no país entre 2002 e 2013. Os dados são do estudo “Retrato da Segurança Viária no Brasil”, obtido pelo UOL.
Das 43.075 mortes no trânsito ocorridas no Brasil em 2013, 12.040 (28%) foram motociclistas ou passageiros de motos – mais de três vezes os mortos em 2002, quando 3.773 perderam a vida. Já o número de feridos em acidentes com moto quadruplicou no período: de 21.692 para 88.682. Para feridos, considerou-se aqueles que necessitaram de mais de 24 horas de internação.
Nordeste lidera: Na região Nordeste, por exemplo, 49% das vítimas mortas em acidentes de trânsito estavam em motos. No Norte, o índice é parecido: 45%. Já nas regiões mais ricas, as taxas são menores: 28% no Sudeste e 30% no Sul. Já no Centro-Oeste esse percentual é intermediário: 36% dos óbitos ocorrem com moto.
O estudo aponta que os motociclistas representaram 37% das mortes e 56% dos feridos nos acidentes que tiveram o tipo de transporte identificado em 2013, apesar de as motos constituírem apenas 26% da frota nacional de veículos automotores.

O estudo aponta que existem “obstáculos” a serem enfrentados: melhoria nas condições de trafegabilidade das vias, mais campanhas educativas e de conscientização dos usuários, ampliação da fiscalização no trânsito e melhoria na geração e coleta de dados relacionados à violência no trânsito.

Prefeitura de Sertânia abre inscrições para cursinho preparatório para concursos


A Prefeitura de Sertânia, por meio da Secretaria de Educação, comunica que estarão reabertas as inscrições para o cursinho preparatório para concursos. Aulas de Português, Matemática, Raciocínio Lógico, Conhecimentos Gerais e Noções de Direito Constitucional.

As inscrições estarão sendo realizadas na Escola Municipal Izaura Xavier, nos dias 27 e 28 de julho, sempre das 19h às 21h. Para fazer a incrição é necessário apresentar o RG e CPF.

Telefone para contato (87) 9 9101-3680 ou 9 9682-3014.

Relatório aponta o “Laranja” de Eduardo Campos

Provas compartilhadas pelo ministro Teori Zavascki, relator do caso da Lava Jato no STF (Supremo Tribunal Federal), trazidas ao bojo da Operação Turbulência, deflagrada pela Polícia Federal de Pernambuco, no mês passado, apontam que o empresário João Carlos Lyra Pessoa de Melo Filho, um dos supostos cabeças do esquema, era beneficiário do dinheiro desviado da construtora Camargo Corrêa, na Refinaria Abreu e Lima, e uma espécie de "laranja" do ex-governador Eduardo Campos, morto em agosto de 2014, em meio à campanha presidencial, na queda de um avião Cessa Citation, em Santos, São Paulo. De acordo com as investigações do MPF e Polícia Federal, a referida operação esteve relacionada ainda com a campanha de reeleição do socialista ao governo do Estado, em 2010.

Os documentos do STF foram usados pelo desembargador federal Iran Lira de Carvalho, relator da operação Turbulência no Tribunal Regional da 5ª Região (TRF5), como um dos argumentos para negar o pedido de soltura do empresário João Carlos Lyra, no começo deste mês.

De acordo com o inquérito do STF, o empresário João Carlos Lyra foi reconhecido pelos ex-empregados da Camargo Corrêa Gilmar Pereira Campos e Wilson da Costa como sendo a pessoa encarregada de entregar a propina devida por aquela empreiteira ao ex-governador Eduardo Campos e ao senador Fernando Bezerra Coelho em virtude das obras da refinaria Abreu e Lima.
No processo do STF, os investigadores sustentam que esses contratos da Master Terraplenagem teriam sido constituídos em nome de ‘laranjas’ como o intermediário José Gomes de Oliveira. De acordo com os dados do processo, no STF, os engenheiros da construtora foram inquiridos e admitiram que a Master de fato não executou qualquer serviço para a Camargo Corrêa.


Eles informaram ao MPF e a PF que, após os saques realizados da conta da construtora Master pelo intermediário "Zé Gomes", o numerário era remetido para João Carlos Lyra Pessoa de Melo, apontado pela PF de Pernambuco como um dos cabeças do esquema na Operação Turbulência, com a ajuda da empresa fantasma Câmara e Vasconcelos Terraplenagem.

Convenção do deputado Ângelo Ferreira não conseguiu convencer ninguém

Quem morre de véspera é peru. Este ditado popular é verdadeiro. Mas existe outro que diz que nada da certo começando errado. A convenção do deputado Ângelo Ferreira a prefeito de Sertânia não conseguiu convencer ninguém. Nem ele próprio.  Era notório o desconforto do mesmo, apesar do mesmo tentar disfarçar.

Apesar da vinda do governador, senador e deputados, com um exército de prefeitos e vereadores das cidades vizinhas, o encontro do PSB não conseguiu empolgar e não trouxe animação sequer pra sua militância, que cedo se dispersou para bares onde o ambiente lhes parecia mais interessante e motivador.

Vendedores de bebidas e espetinhos queixavam se das vendas e do 
movimento fraco. Ônibus de Henrique Dias e Albuquerque Né chegavam quase vazios.

A ausência de jovens fez com que grande parte do público fosse de idosos e adultos. Sintoma de envelhecimento do grupo político e do discurso do eleitorado.

Pelo que se viu nas ruas e lá a repercussão é de que não foi uma boa largada e o clima complicou agora dentro da campanha do 40 que já enfrenta problemas de rejeição do vice Toinho por conta do inquérito das cisternas e também por desagregação devido a articulação pra favorecer o vereador Fiapo. Além disso a insatisfação do vereador e ex-prefeito José Ivan de Lima.


 Como se ver, o início de campanha de Ângelo começa em clima de baixo astral.

Fotógrafo sertanejo concorre a prêmio nacional com foto a partir de celular

O fotógrafo sertanejo Wellington Júnior, que esteve conosco na ExpoSerra, teve sua foto como uma das escolhidas para o concurso Brasília Photo Show 2016.  Ele foi selecionado com a foto The Cats eye, em que aparece um bichano com um jovem de fundo. O rapaz da foto é Allan Albuquerque, funcionário da Casa Rodrigues e seu gato.
O festival internacional de fotografia Brasília Photo Show teve as inscrições realizadas até o dia 15 de julho. Foram inscritas fotos de máquina digital, celular e tablet. As fotografias estão sendo exibidas no Facebook do festival para serem apreciadas,curtidas, comentadas e compartilhadas. Após essa etapa serão escolhidas as imagens vencedoras.
Equipamentos fotográficos, celulares, créditos de viagem, livros, certificações, cursos e a inserção da foto em um livro de arte, estão entre os prêmios a serem distribuídos.

Em novembro de 2016 será realizada a grande festa de entrega dos prêmios e lançamento do livro oficial com as 306 melhores fotos do festival.  A partir desta data são iniciadas as exposições com as fotos vencedoras.As fotos vencedoras da edição 2015/2016 se revezam em uma série de oito mostras programadas para o decorrer de 2016, no ParkShopping/Brasília.

Prefeito de Afogados erra endereço e cai na convenção de adversário em Carnaíba

O prefeito de Afogados da Ingazeira e ex Presidente da AMUPE José Patriota (PSB), acabou cometendo uma gafe na manhã deste domingo 24, na cidade de Carnaíba, de acordo com o blogueiro Cauê Rodrigues.
O prefeito foi atrás da convenção de Anchieta Patriota, mas acabou entrando  na Convenção do ex prefeito José Francisco Filho, o Didi. O evento acontecia  no prédio da Câmara de Vereadores.
Na hora que Patriota desceu de seu carro e entrou no prédio, todos ficaram olhando para o socialista com olho esbugalhados. “Após cair a ficha de onde tinha caído, Patriota se desculpou a saiu a procura de onde estava acontecendo a convenção do PSB”.

Claro, não houve hostilidade ao gestor e o imbróglio foi resolvido com sua presença na convenção socialista.

Amigos fazem vigília para lembrar três anos da morte de Dominguinhos

Há três anos, a sanfona do Mestre Dominguinhos silenciou, mas os ensinamentos e o talento desse grande artista continuam inspirando muitos músicos. Artistas e amigos do sanfoneiro se encontraram, na manhã deste sábado (23), para reviver sua obra e homenagear o intérprete morto em 2013.
A reunião ocorreu no bar Arriégua, na Cidade Universitária, Zona Oeste do Recife, e contou até com missa. Encarregado de celebrar a vigília, o padre Josenildo Tavares se diz fã número um de Dominguinhos.
“Eu era amigo dele também e tive a alegria de conhecê-lo. Nós refletimos no evangelho que a semente boa, que foi semeada, a gente quer que nasça no coração do povo, no coração da cultura nordestina”, contou o padre.
O discípulo de Luiz Gonzaga segue inspirando muita gente. Marcos Veloso é quem organizou o encontro. Amigo de Dominguinhos, faz questão de falar o quanto admirava o talento e a simpatia do artista. “A obra de Dominguinhos é a maior expressão poética e musical que nós temos aqui. A gente continua nessa nossa estrada preservando esse grande patrimônio”, desabafa.
Paulinho do Acordeom exibia com orgulho a sanfona que ganhou do professor. “Para mim e para todos os forrozeiros, toda nação forrozeira, é um orgulho e uma satisfação muito grande poder ter algo que pertenceu a Seu Domingos, o nosso ídolo da música nordestina”.

Inspirado pelo artista, com apenas três anos, Arthur Gomes mal sabe falar, mas já tem certeza do que quer fazer quando crescer. “Vou tocar sanfona”.

Ladrões voltam a agir em Sertânia e roubam moto

Novamente os sertanienses são vítimas de elementos não identificados. Na noite desta quinta-feira, dia 21 de julho, uma Moto broz 160 cor preta foi roubada em frente a um estabelecimento comercial, mais precisamente que fica localizado nas proximidades da Rodoviária.
Segundo informações da vítima de nome Fernando, dois indivíduos não identificados, sendo que um portava uma arma, chegaram em outra moto do tipo bros de cor preta e anunciaram que era um assalto. Os indivíduos, após tomarem a moto Honda NXR 160 Bros, ano 2015 de cor preta, tomaram o  destino da vizinha cidade de Monteiro PB.
Os policiais militares ainda empreenderam diligências, indo inclusive até aquela cidade paraibana, mas até o momento não houve localização nem da moto roubada e nem dos elementos.


Do Tribuna do Moxotó

João Santana e mulher dizem que receberam dinheiro de caixa dois de campanha de Dilma

O publicitário João Santana e a mulher dele, Mônica Moura, admitiram nesta quinta (21) em audiência com o juiz Sergio Moro que receberam dinheiro de caixa dois para a campanha eleitoral de Dilma Rousseff de 2010. O total chega a US$ 4,5 milhões.
A informação é da coluna de Mônica Bergamo na Folha de São Paulo.
Mônica, que cuidava das finanças do casal, deu maiores detalhes. Segundo disse, depois que os trabalhos foram encerrados, a campanha não pagou tudo o que devia.
Por cerca de três anos, eles fizeram cobranças insistentes ao PT. Em 2013, foram chamados pelo então tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, que disse que enfim saldaria o débito. Vaccari orientou Mônica a procurar Zwi Skornicki, que tinha negócios com a Petrobras. Ele faria os pagamentos.
Ficou acertado que o débito seria saldado em dez parcelas, numa conta não declarada no exterior. Nove parcelas foram pagas. A última ficou pendurada.
Santana afirmou no depoimento que sabia como a dívida estava sendo saldada, embora Mônica fosse a responsável pelas finanças. Os dois afirmam que não sabiam que Zwi tinha contratos com a Petrobras nem que os recursos poderiam ser fruto de propina. No depoimento eles também nada falaram sobre Dilma Rousseff ou de qualquer outro integrante da coordenação da campanha dela em 2010.
Mônica e Santana devem fazer acordo de delação premiada, mas o depoimento desta quinta (21) faz parte da audiência de defesa do casal.

Procurada na noite desta quinta-feira (21), a assessoria da presidente Dilma Rousseff disse que não comentaria o teor dos depoimentos do marqueteiro João Santana e de sua mulher, Mônica Moura.

Mulheres na Caatinga mudam forma de plantar no Sertão

“Sou agricultora desde que nasci, que eu me entendo de gente”, disse Amara Ribeiro, de 42 anos, quando se perguntou sobre sua profissão e seu lugar do mundo. Uma resposta que não é só de Amara, mas de tantas outras sertanejas. Mãe de três filhos cuida da roça e do seu quintal produtivo há anos, mas só nos últimos dois anos participando do Projeto Mulheres na Caatinga, com assessoria da Casa da Mulher do Nordeste, que aprendeu outras formas de plantar e de fazer uma agricultura feminista agroecológica.
Da comunidade de Pau Leite, São José do Egito, ela passou a conhecer melhor o bioma Caatinga, e passou a colocar folha seca do chão e estrume para que a planta consiga sobreviver aos longos períodos de estiagem. Dona Amara conta que antes apenas cavava a terra e plantava a muda. E assim fez o seu quintal produtivo com muito pé de frutas, como: cajueiro, mangueira, goiabeira, graviola, acerola, limão, laranjeira, bananeira. E também outros produtos como: capim santo, palma, macaxeira, mandioca, coentro, alface, cebolinha. E completa sua área com a criação de pequenos animais, a exemplo das galinhas e porcos.
A vida das sertanejas é de muita sabedoria, e foi baseado nesse saber que o projeto Mulheres na Caatinga, que contou com o apoio do Programa de Pequenos Projetos Ecossociais (PPP-ECOS), gerenciado pelo Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), também priorizou a troca e as experiências das mulheres no campo. “Aprendemos a fazer doce, como o de leite, sabão, a polpa de fruta.
As 10 mulheres que participaram do projeto daqui da comunidade vão formar um grupo. Do que aprendemos vamos decidir por fazer algo que nos dê renda”, contou Amara Ribeiro que também depende de programas sociais para sobreviver. Das oficinas sobre gênero, também pontuou que os diálogos com o marido foram necessários. “Agora a gente faz o que quiser e antes era se o marido permitisse. As oficinas abriram meus olhos, e falo para meu marido que as coisas modificaram e que a escravidão já passou”, disse.

Outra tecnologia que beneficia a vida das mulheres e também a conservar o bioma caatinga, é o fogão agroeocológico, que desenvolvido pela Casa da Mulher do Nordeste é replicado para outras mulheres em forma de oficinas. “Quando temos reunião lá em casa, a gente sempre está conversando sobre nossas vidas, sobre o bioma caatinga, sobre o fogão agroecológico. Que não vamos mais comprar o pão, nós vamos fazer eles, assim como os bolos e assar carne. Esse fogão não tem fumaça, vai ser maravilhoso”, completou.

Projeto no Senado que cria ‘Escola sem partido’ gera críticas nas redes sociais

Um projeto de lei no Senado que pretende acabar com qualquer discussão considerada política e restringir as reflexões críticas no ensino está causando polêmica nas redes sociais, principalmente entre os professores.
O texto pretende implementar nas diretrizes e bases da educação o programa Escola sem partido, que traz uma série de restrições a quem ministra as aulas, incluindo para os docentes o fim da liberdade de expressão em sala.
Caso a matéria seja aprovada, fica proibido também o ensino da ideologia de gênero. O assunto gerou um twibbon (quando as pessoas mudam as fotos dos perfis para dar suporte a uma causa) com a adesão de mais de 45 mil usuários, que reproduziram o recado “escola sem pensamento crítico não é escola.
Uma consulta pública lançada pelo Senado mobilizou mais de 230 mil internautas. Até a manhã desta quarta-feira, a maioria deles, 127.706 pessoas, foram contra o projeto da Escola sem partido. Outros 105.954 se posicionaram a favor. O projeto vem sendo considerado como uma espécie de nova lei da mordaça pelos vários docentes que se manifestaram sobre o projeto. Há também uma página criada em defesa do texto.
O professor de história Wilton Gonçalves, um dos que se posicionaram pelas redes sociais, disse a escola sem partido exige ausência de prensamento crítico por parte do docente. “Logo, as aulas se resumirão a esquemas e modelos frios, construídos na lousa, entregues em papel ao discente ou em pdf, sem qualquer questionamento ou reflexão e em avaliações objetivas, no estilo decoreba, sem alma. É a morte das humanidades!”, critica.

O texto, de autoria do senador Magno Malta (PR-ES), fala em neutralidade e diz que o professor não pode se aproveitar da audiência dos alunos para promover seus interesses, opiniões ou preferências ideológicas, religiosas, morais, políticas e partidárias. “Não existe liberdade de expressão no exercício estrito da atividade docente, sob pena de ser anulada a liberdade de consciência e de crença dos estudantes, que formam, em sala de aula, uma audiência cativa”, justifica o parlamentar.

Prefeito Guga Lins envia nota sobre o rompimento com o deputado Zeca Cavalcanti

Para os mais experientes da política, o momento que passa Zeca Cavalcanti é de extrema dificuldade. Em Arcoverde, lançou a própria esposa para se contrapor a sua ex aliada Madalena prefeita e viu nesse gesto, o afastamento de diversos correligionários históricos, como foi o caso de Luciano Pacheco. Depois disso viu o grupo da prefeita de Arcoverde, receber a adesão do deputado Eduíno, enfim, para qualquer cientista político, Zeca Cavalcanti parece viver hoje um inferno astral e para complicar ainda mais, ele toma iniciativa de anunciar, sem nenhum motivo aparente (pelo em sua nota ele não menciona), o rompimento com o prefeito de Sertânia, Guga Lins.   
“Desde 2010 quando da primeira eleição do deputado estadual Júlio Cavalcanti, passando pela eleição do atual prefeito em 2012 e da reeleição de Júlio e da eleição de Zeca Cavalcanti para a câmara federal em 2014 construímos uma parceria com o município e o povo de Sertânia”, diz a nota do deputado arcoverdense. E segue: “Em 2012, dedicamos nossos esforços ao lado de amigos e correligionários para elegermos o atual prefeito Guga Lins, pondo fim a um ciclo de poder de um grupo que se mantinha há 16 anos à frente da Prefeitura de Sertânia. Agora em 2016, anunciamos nosso afastamento político do prefeito Guga Lins, assumindo a posição de neutralidade diante da disputa eleitoral que se aproxima, sem, no entanto deixamos de estar presente no município ao lado de amigos, correligionários e lideranças que sempre nos acompanharam. A partir desta data, o prefeito de Sertânia não integra mais o grupo político dos deputados Júlio e Zeca Cavalcanti. Reafirmamos que mesmo rompidos com o atual prefeito, não apoiando a sua reeleição, vamos continuar trabalhando pelo crescimento e o desenvolvimento de Sertânia, certos de que a melhoria da qualidade de vida do povo deve estar sempre acima das disputas políticas”, diz encerrando a nota.
Já o prefeito Guga Lins, em sua nota diz que tudo isso é natural na política e que de sua parte sempre buscou honrar o compromisso que tinha com ambos, tanto com Zeca quanto com Júlio, e que hoje tem uma única preocupação que é o município de Sertânia. “Tenho viajado muito à Brasília e ali na capital federal, tenho conversado com políticos de diversos partidos visando melhorias para nosso município, cobrando obras e ações que beneficiem toda população. Esse é o nosso grande objetivo. Relacionamentos chegam ao fim, assim é a vida, na política não é diferente”, disse Guga em sua nota mostrando-se tranquilo.
“Acreditamos que política não se faz só, política tem que ser feita de forma coletiva, com grupos, contando, sobretudo com a participação do povo, é assim que agimos, é assim que fazemos, vislumbrando novos horizontes e com novas perspectivas, fruto dessas nossas conversas nesse mundo político. Contaremos com outros importantes aliados que seguramente nos darão suporte para continuarmos construindo uma Sertânia grande”. Disse Guga Lins em sua nota.
Veja a nota na integra do prefeito do Guga Lins enviada à imprensa:
Caro Blogueiro, 
Sertânia é muito maior do que relações políticas e prioridades de grupos. Ao longo desses anos a frente da administração municipal, tenho buscado apoios de diversos políticos visando melhorias  para o município de Sertânia. Tenho viajado muito à Brasília e ali na capital federal, tenho incansavelmente cobrado obras e ações que venham beneficiar a população sertaniense. Esse é o nosso grande objetivo. Relacionamentos chegam ao fim, assim é a vida, na política não é diferente.
Tenho a convicção de que política não se faz só, política tem que ser feita de forma coletiva, com grupos, contando, sobretudo com a participação do povo, é assim que agimos, é assim que fazemos, vislumbrando novos horizontes e certos de novas e boas perspectivas, fruto dessas nossas conversas nesse mundo político. Seguramente contaremos com outros importantes aliados que nos darão suporte para continuarmos construindo uma Sertânia grande.

Guga Lins – Prefeito de Sertânia

Zeca Cavalcanti anuncia rompimento com o prefeito Guga Lins

O deputado federal Zeca Cavalcanti (PTB), majoritário em Sertânia graças ao apoio do grupo do prefeito Guga Lins, formalizou, há pouco, seu rompimento político, em caráter irrevogável, com o prefeito de Sertânia. Abaixo a carta que o parlamentar mandou desfazendo a aliança.

Caro amigo,
Desde 2010 quando da primeira eleição do deputado estadual Júlio Cavalcanti, passando pela eleição do atual prefeito em 2012 e da reeleição de Júlio e da eleição de Zeca Cavalcanti para a câmara federal em 2014 construímos uma parceria com o município e o povo de Sertânia.
Em 2012, dedicamos nossos esforços ao lado de amigos e correligionários para elegermos o atual prefeito Guga Lins, pondo fim a um ciclo de poder de um grupo que se mantinha há 16 anos à frente da Prefeitura de Sertânia.
Agora em 2016, anunciamos nosso afastamento político do prefeito Guga Lins, assumindo a posição de neutralidade diante da disputa eleitoral que se aproxima, sem no entanto deixamos de estar presente no município ao lado de amigos, correligionários e lideranças que sempre nos acompanharam. A partir desta data, o prefeito de Sertânia não integra mais o grupo político dos deputados Júlio e Zeca Cavalcanti.
Reafirmamos que mesmo rompidos com o atual prefeito, não apoiando a sua reeleição, vamos continuar trabalhando pelo crescimento e o desenvolvimento de Sertânia, certos de que a melhoria da qualidade de vida do povo deve estar sempre acima das disputas políticas.

Zeca Cavalcanti – Deputado Federal (PTB-PE)
Júlio Cavalcanti – Deputado Estadual (PTB-PE) 

MPPE intima primeiros 13 dos 43 réus envolvidos em irregularidades na contratação de shows

A petição inicial da Ação Civil Pública por Improbidade Administrativa de autoria do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) intimou 13 dos 43 réus envolvidos em irregularidades na contratação de shows por emendas parlamentares. A informação foi confirmada pela Folha de pernambuco.
Foram convocados o deputado federal João Fernando Coutinho (PSB) e os estaduais Diogo Moraes (PSB), Julio Cavalcanti (PTB), Silvio Costa Filho (PRB) e Clodoaldo Magalhães (PSB), além do ex-deputado Maviael Cavalcanti (DEM), o ex-presidente da Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur), André Correia, e ex-servidores do órgão estadual. A partir da intimação, cada réu tem o prazo de até 15 dias para apresentar a defesa.
Responsável pelo julgamento, a juíza Luciana Maranhão, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Olinda, deverá convocar os demais réus nos próximos dias. O MPPE ajuizou duas ações civis públicas, envolvendo emendas parlamentares para shows executadas em 2014.
De acordo com a denúncia, parlamentares utilizavam influência política para contratação indevida de eventos pela Empetur, com artistas e empresas previamente indicados por eles, por meio de ofício. Nesta época, foram executados R$ 31.328.000,00 em emendas parlamentares, sendo R$ 24.884.069,00 entre janeiro e julho deste ano, período pré-eleitoral.
A ação de improbidade poderá acarretar como penalidades: perda dos direitos políticos, ressarcimento integral do dano, pagamento de multa, impossibilidade de contratar com poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais e perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio.
A segunda ação é direcionada aos deputados Augusto César (PTB) e Henrique Queiroz (PR). Ambas envolvem servidores da Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur) e o seu então presidente, André Correia. De acordo com o documento, os parlamentares utilizavam influência política na empresa pública para contratação indevida, sem licitação, de artistas previamente indicados por eles, por meio de emendas parlamentares.
Em 2014, foram R$ 31.328.000,00 em emendas executadas no total, sendo R$ 24.884.069,00 entre janeiro e julho deste ano, período pré-eleitoral. Base para a ação, o relatório do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) detectou também que houve um superfaturamento de R$ 522.700,00 nas emendas, neste período.

A ação de improbidade poderá acarretar como penalidades: perda dos direitos políticos, ressarcimento integral do dano, pagamento de multa, impossibilidade de contratar com poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais e perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio.

Forró da Confraternização dos Sanfoneiros de Sertânia foi um sucesso

O Forró da Confraternização dos Sanfoneiros de Sertânia, realizado no último sábado (16), na Praça da Pedra Grande, foi um sucesso. O evento foi promovido pela Associação dos Sanfoneiros de Sertânia e contou com a participação de aproximadamente vinte sanfoneiros, entre crianças, jovens, adultos e idosos.
O presidente da Associação dos Sanfoneiros conversou com a redação do Diário de Sertânia e agradeceu a toda população que marcou presença no evento. “Primeiramente, agradeço a Deus por nos dar disposição e talento para tocar sanfona. Em nome de todos os sanfoneiros da Associação agradeço a todos que prestigiaram nosso evento”. Lula Sanfoneiro também agradeceu aos patrocinadores que ajudaram na realização da festa. “Agradeço ao Supermercado Nordeste, o Balcão da Economia, Supermercado Esperança, Varejão Supermercado, Ferreira Tintas, Gildão, NP Áudio e Vídeo e aos blogs Diário de Sertânia, Tribuna do Moxotó e Sertâniavip por acreditarem em nosso trabalho e nos ajudarem na realização do evento”, concluiu.

O próximo grande evento a ser realizado pela Associação dos Sanfoneiros de Sertânia será o ‘Sotaques do Sertão’ no mês de dezembro, para comemorar o aniversário de Luiz Gonzaga.

                                   

                                   

















© Diário de Sertânia - 2015. Criado por: JH Design. Todos os direitos reservados.