Quem está planejando comprar nesta
sexta-feira (27) na Black Friday deve
redobrar os cuidados nas compras feitas na internet. A dica básica é pesquisar
antes de efetuar o pagamento. Vale recorrer aos amigos, às redes sociais e aos
sites de reclamações, a exemplo do Reclame Aqui.
A
Federação Brasileira de Bancos (Febraban) faz um alerta importante: cuidado com
as promoções imperdíveis, com descontos elevados demais, que impõem a condição
“se você não comprar agora, a promoção será cancelada”. É que os fraudadores
costumam utilizar a técnica da “ansiedade” para criar uma necessidade de compra
rápida e aí pode estar o golpe.
Nas
redes sociais, as fraudes replicam a página da rede. Portanto, fique atento aos
erros de português e disposição das informações, que muitas vezes não estão
dentro do padrão da rede.
Tenha
cuidado na exposição dos seus dados na internet, tente “limpar os históricos”
quando navegar em computadores de desconhecidos.
Outra
recomendação da Febraban é que os clientes acompanhem os lançamentos de compras
nas contas bancárias. Caso seja constatada alguma anormalidade, o cliente deve
entrar em contato imediato com o banco para informar a situação e saber como
proceder.
Dicas de segurança no uso da internet
1. Mantenha
antivírus originais atualizados instalados no computador que utilizar para ter
acesso aos serviços bancários;
2. Troque
sua senha de acesso ao banco pela internet periodicamente;
3. Só
utilize equipamentos efetivamente confiáveis. Nunca realize operações em
equipamentos públicos, cedidos por desconhecidos ou que não tenham sistemas
operacionais e programas antivírus originais e atualizados;
4. Ao
efetuar compras com seu cartão, tenha certeza de que o site é confiável e que a
loja possua serviço de atendimento para eventual confirmação. Nunca informe a
terceiros (pessoalmente, por telefone ou por terceiros) seus dados pessoais
como senhas, números de cartão com datas de vencimento e códigos de segurança;
5. Nunca
entregue seu cartão ou talões de cheque a portadores que se identifiquem como
sendo do banco;
6. Ao
efetuar impressões de contas ou boletos para pagamento, certifique-se que as
informações impressas que estão sendo pagas são as mesmas que você enviou à
impressora;
7. Não
utilize redes wireless (wifi) desconhecidas, abertas (sem senha) ou em locais
públicos para efetuar transações bancárias;
8. Sempre
que for imprimir ou pagar um boleto, verifique se o documento impresso não
possui falhas de impressão do código de barras ou se o código do banco no
início da linha digitável está diferente do código do banco original do boleto.
Se estiver em dúvida, entre em contato com o emissor do boleto;
9. Se
for direcionado ao site de um banco para efetuar o pagamento, tenha certeza que
o site é realmente do banco, verificando se está em uma conexão segura (com
cadeado) antes de informar qualquer dado;
10. Acompanhe
frequentemente os lançamentos em suas contas ou cartões, em especial após uma
compra. Caso constate qualquer movimentação suspeita, entre imediatamente em
contato com o banco.