A JMV Sertânia deu início aos dias 05 de maio de 2013, tendo como iniciativa de fundação Padre Pedro Gotardo Donatti, CM. Onde ele exercia seu trabalho e missão na paróquia do Sagrado Coração de Jesus. Queria ele Juntamente com as Irmãs filhas da caridade, que são elas; Ir. Lindalva,FC e Ir. Eurivânia,FC, onde foram convidadas pelo padre a falarem sobre os ramos da família vicentina para que tomassem a iniciativa juntamente com o Reginaldo Serra Talhada, de fundar o marial na quela cidade.
A *JMV* é a renovação da Associação das Filhas e Filhos de Maria, que tem sua origem nas Aparições da Virgem a Santa Catarina Labouré, em 1830, na Capela da Casa Mãe, em Paris.
No decorrer da história recebeu os seguintes nomes:
*Filhas de Maria;*
*Associação Maria Imaculada;*
*Benfaminas da Virgem;*
*Movimento Marial Vicentino;*
*Juventude Marial Vicentina;*
*Juventude Mariana Vicentina.*
Tomando como seus patronos; São Vicente de Paulo, Santa Catarina Labouré e Nossa Senhora das Graças.
A JMV Sertânia vem fazendo história a cinco anos, onde vem resgatando jovens, resgatando vidas para cristo, para o serviço aos mais pobres e necessitados, como nos diz São Vicente de Paulo: "Convém amar os pobres com um afeto especial, vendo neles a pessoa do próprio Cristo, e dando-lhes a importância que Ele mesmo dava”.
Também os mesmos têm como objetivo se consagrar totalmente a Maria Santíssima, através da medalha milagrosa na Juventude Mariana Vicentina.
A JMV Sertânia está sempre a serviço da sociedade Sertaniense, onde eles tem por obrigação, visitar os idosos e enfermos, realizar atividades com crianças carentes, promover momentos culturais, momentos de espiritualidade, momentos de louvor, participar ativamente da Santa Missa, onde os jovens servem na liturgia de sua paróquia, promover eventos para a juventude etc.
A JMV, tem marcado a vida de muitos jovens e adolescentes que querem fazerem parte desta família tão acolhedora e serviçal. Querem eles seguir os passos de Jesus Cristo a exemplo de sua Mãe Maria Santíssima, São Vicente de Paulo e Santa Catarina Labouré. Fazendo tudo com tão grande amor e carinho. Nesse tempo de tantas histórias e conquistas a Juventude Mariana vicentina, busca viver o contemplar e servir do seu modo de ser. Pois já são cinco anos de história, cinco anos de conquista, cinco anos de missão, e cinco anos de doação.
Seminarista Bruno Henrique |
Bruno Henrique Alves Martins - Seminarista e estudante de filosofia na Faculdade Católica de Fortaleza-CE.