Algumas mudanças no trânsito irão ocorrer e é bom todos ficarem atentos a essas mudanças para não receberem multas ou até na pior das hipóteses pararem na cadeia. Veja as mudanças:
Pedestres e ciclistas:
A partir de abril, começarão a valer as multas de 44,19 reais a pedestres e de 130,16 reais a ciclistas que circularem fora das áreas destinadas a eles.
Pena maior para motoristas bêbados:
No mesmo mês, aumentará a punição para motoristas alcoolizados que provocarem morte no trânsito. A pena, que hoje é de dois a quatro anos de prisão, passará a ser de cinco a oito anos sem a possibilidade de sua substituição por prestação de serviços.
Sai a Carteira Digital:
A carteira nacional de habilitação (CNH) digital será emitida em todo Brasil a partir de fevereiro. A versão para celular só estará disponível para motorista que têm o documento impresso no formato mais recente, com QR code.
Documento de cara nova:
Em sua forma física, a CNH também ganhará novo formato - em vez de ser impressa em papel, vai virar um cartão de plástico com microchip, pareceido com um cartão de crédito. O modelo deve ser implementado até o fim do ano.
Mais cinto de segurança:
A presença de cinto de segurança de três pontos em todos os assentos do carro, inclusive o do meio no banco traseiro, será obrigatório em modelos inéditos lançados a partir de 2018.