Não é novidade para ninguém que o ex-presidente Lula trabalha para uma aliança entre PT e PSB no cenário Nacional e Estadual para as eleições do próximo ano. Na análise de Lula, se Armando Monteiro seguir na aliança com PSDB e DEM, não há porque o PT não conversar com o PSB. Para o líder petista, com ou sem aliança, Humberto deve disputar a reeleição ao Senado.
Há menos de 15 dias, o senador Humberto Costa teve longa conversa com o ex-presidente em São Paulo. A troca de ideias foi reservada. Os dois foram à mesa no dia 22 de setembro, no mesmo hotel onde o Diretório Nacional do PT participou do lançamento da plataforma "Brasil Que O Povo Quer", da Fundação Perseu Abramo. O encontro foi provocado pelo próprio Lula, interessado em argumentar que o pernambucano deveria continuar no Senado, assegurar esse espaço. Lula destaca que o PT precisará reforçar a bancada federal para, caso volte ao comando do Planalto.
Humberto Costa, por sua vez, reitera que, nesse momento, uma aliança não seria viável. Pondera não ser fácil fazer um movimento na direção do PSB. Mas admite que a conjuntura de hoje pode não ser a de amanhã.
Informações: Colunista Renata Bezerra de Melo.