A cada dia que passa o Brasil vem ficando menos católico. Segundo a última pesquisa Data Folha, de outubro de 2014 a dezembro do ano passado, a primeira religião cristã do mundo perdeu ao menos 9 milhões de fiéis. Escândalos, decisões ditatoriais e a falta de diálogo com a comunidade contribuem muito para que isso aconteça.
Na noite desta quinta-feira (28), a comunidade sertaniense foi pega de surpresa com uma triste notícia divulgada pelo site Tribuna do Moxotó. Segundo o site apurou, a Província de Fortaleza, sem nenhum motivo aparente e de forma tirana e ditatorial, transferiu o Padre Jair para a cidade de Fortaleza, isso sem comunicar aos católicos dessa transferência. A comunidade católica estava gostando do trabalho do pároco, que conquistou a todos pelo seu jeito carinhoso de tratar as pessoas que frequentavam a igreja.
"O que sabemos é que virá um novo padre e que não foi explicado os motivos da tal transferência, é uma pena, pois Padre Jair conquistou todos pelo seu carisma e humildade. Ele buscava levar a igreja para nossas casas, muita gente que estava afastado da igreja voltou a frequenta-la. É uma pena que não fomos sequer ouvidos sobre sua saída", disse um católico, frequentador da Igreja em Sertânia.
O Tribuna do Moxotó tentou falar com o Padre Jair sobre sua transferência mas não conseguiu contato, "soubemos é que ele tomou conhecimento de sua transferência através de terceiros e que seus superiores tomaram a decisão sem sequer conversar com ele, o que é um fato lamentável, se realmente proceder essas informações, ainda mais em se tratando de uma instituição que prega o respeito, a solidariedade e comunhão entre os seus", disse o redator do site.
Com isso perde a própria igreja, que com essa atitude, demonstra que em nada difere das demais instituições e dá um péssimo exemplo de desunião e, sobretudo, de falta de consideração não só com o próprio padre, mas com a sua comunidade católica.