O que você procura?
Home Notícias Entretenimento Esportes Serviços
Veja também: Pronatec seleciona professores bolsistas para vagas em Sertânia

Junhão Lins toma posse como novo membro do Rotary Club de Sertânia

Presidente do Rotary, Lívio Chaves, e Junhão Lins
O vereador Junhão Lins foi empossado como novo membro do Rotary Club de Sertânia. Com mais de vinte anos na vida pública, Junhão tem um grande serviço prestado ao povo de Sertânia e continua sendo destaque com uma excelente atuação parlamentar na Câmara de Vereadores do Município.

A posse aconteceu na última reunião da entidade, realizada no Casa Nobre Restaurante. Junhão foi admitido por aceitação unânime e recebeu as boa vindas através da governadora do Distrito 4.500, Oneide Bessa de Queiroz, e do Presidente do Rotary Club de Sertânia, Lívio Chaves.

Os rotarianos se dedicam a humanidade há mais de 110 anos. A organização começou com a visão de um homem: Paul Haris. O advogado formou o Rotary Club de Chicago no dia 23 de fevereiro de 1905 para que profissionais de diferentes setores pudessem interagir, fortalecer seus vínculos de amizade e ajudar diferentes comunidades.

O nome "Rotary" surgiu da prática inicial de fazer o rodízio das reuniões entre os escritórios de casa associado.

Presidente do Rotary Club de Sertânia, Lívio Chaves

Tirania e falta de respeito: comunidade católica é pega de surpresa com saída de Sertânia do Padre Jair

A cada dia que passa o Brasil vem ficando menos católico. Segundo a última pesquisa Data Folha, de outubro de 2014 a dezembro do ano passado, a primeira religião cristã do mundo perdeu ao menos 9 milhões de fiéis. Escândalos, decisões ditatoriais e a falta de diálogo com a comunidade contribuem muito para que isso aconteça. 
Na noite desta quinta-feira (28), a comunidade sertaniense foi pega de surpresa com uma triste notícia divulgada pelo site Tribuna do Moxotó. Segundo o site apurou, a Província de Fortaleza, sem nenhum motivo aparente e de forma tirana e ditatorial, transferiu o Padre Jair para a cidade de Fortaleza, isso sem comunicar aos católicos dessa transferência. A comunidade católica estava gostando do trabalho do pároco, que conquistou a todos pelo seu jeito carinhoso de tratar as pessoas que frequentavam a igreja.
"O que sabemos é que virá um novo padre e que não foi explicado os motivos da tal transferência, é uma pena, pois Padre Jair conquistou todos pelo seu carisma e humildade. Ele buscava levar a igreja para nossas casas, muita gente que estava afastado da igreja voltou a frequenta-la. É uma pena que não fomos sequer  ouvidos sobre sua saída", disse um católico, frequentador da Igreja em Sertânia.
O Tribuna do Moxotó tentou falar com o Padre Jair sobre sua transferência mas não conseguiu contato, "soubemos é que ele tomou conhecimento de sua transferência através de terceiros e que seus superiores tomaram a decisão sem sequer conversar com ele, o que é um fato lamentável, se realmente proceder essas informações, ainda mais em se tratando de uma instituição que prega o respeito, a solidariedade e comunhão entre os seus", disse o redator do site.
Com isso perde a própria igreja, que com essa atitude, demonstra que em nada difere das demais instituições e dá um péssimo exemplo de desunião e, sobretudo, de falta de consideração não só com o próprio padre, mas com a sua comunidade católica.

Paulo Câmara oficializa mudanças no secretariado

Nilton Mota deixou a Agricultura e Reforma Agrária (SARA) para  conduzir a Casa Civil; Antonio Figueira, que estava à frente da pasta, assumiu a Chefia da Assessoria Especial do Governador, que antes era comandada por Zé Neto – que passou a coordenar a Executiva de Relações Institucionais da Casa Civil; e Wellington Batista entrou na gestão para administrar a SARA. Paulo destacou que as mudanças são ajustes que dialogam com o compromisso do Governo de Pernambuco de sempre trabalhar para promover o melhor para a população.
“Quero reafirmar a vocês que o nosso foco é governar Pernambuco e trabalhar para melhorar a vida do povo. Ninguém pode sair desse caminho. O caminho é o povo de Pernambuco. É conversar, dialogar, ter transparência e ter entrega, doações. É isso que nossa equipe faz: fazer com que as coisas aconteçam. Sabemos que contamos com gente que nos ajudou demais e que fez equipes coesas, pé no chão e que souberam dar respostas. E, hoje, só tenho a agradecer e pedir que todos continuem a ajudar”, afirmou o governador Paulo Câmara, acompanhado da primeira-dama Ana Luiza Câmara.
O chefe do Executivo estadual registrou o bom trabalho realizado por Nilton Mota frente à pasta de Agricultura e Reforma Agrária e destacou que ele e José Neto encontrarão uma Casa Civil estruturada. “Nesse novo papel, continuem a ouvir a sociedade civil, a classe política e a fazer as parcerias necessárias junto aos prefeitos e prefeitas, ajudando Pernambuco a se desenvolver por inteiro. O Governo do Estado tem feito muita parceria, e isso tem sido o diferencial”, ressaltou.
Paulo acrescentou, ainda, que o trabalho na Casa Civil continuará, com a certeza de que será bem feito e realizado com tanta paciência como pelo antecessor, Antonio Figueira. “Ele (Antonio) cumpriu um papel importante. É experiente, organizado, trabalhador e faz com que as coisas cheguem para quem precisa. Nosso governo é entrega. É atender o cidadão se colocando no lugar do cidadão e fazendo com que a gente entenda o que se passa na sociedade”, completou o governador.
Ao novo secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Wellington Batista, o chefe do Estadual deu as boas vindas e afirmou que o novo gestor verá uma equipe trabalhadora e solidária. “Privilegiamos a agricultura familiar, trabalhamos para que chegue água para a população da Zona Rural. E, agora, vamos ter a oportunidade de continuar esse trabalho. Não tenho dúvida de que Wellington vai cumprir a missão com toda competência e eficiência. Tenho muita confiança de que ele vai fazer com que as ações cheguem mais rápido ao povo”, pontuou.
Empossado como secretário da Casa Civil, Nilton Mota agradeceu ao governador pela confiança depositada ao longo dos dois anos e nove meses frente à pasta de Agricultura e Reforma Agrária, e reafirmou o compromisso de seguir ajudando Pernambuco a avançar na nova função.
“Tenho orgulho de fazer parte da equipe do governador Paulo Câmara, pois Pernambuco é exemplo para o Brasil de como se governar com dignidade. Hoje, meu sentimento é de compromisso. Assumi uma nova tarefa na vida profissional que, talvez, seja o maior desafio que eu devo enfrentar”, destacou, acrescentando que seu antecessor, Antonio Figueira, foi “um amigo e conselheiro ao longo da trajetória na (pasta de) Agricultura”.

Zeca anuncia vinda do curso de Ciências Contábeis para a UPE Arcoverde

Jovens e os técnicos em contabilidade que buscam uma formação superior terão uma opção de ensino público à disposição. Atendendo à pedido do Deputado Federal Zeca Cavalcanti (PTB), o reitor da Universidade de Pernambuco, Prof. Pedro Falcão, confirmou a vinda do curso de ciências contábeis para o Campus de Arcoverde.
O encontro aconteceu na tarde desta quarta-feira (27), no gabinete do parlamentar trabalhista, na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). Pedro Falcão estava acompanhado da professora e Assessora de Relações Institucionais da UPE, Norma Gouveia, e foi pedir apoio ao deputado Zeca Cavalcanti no sentido de garantir novas emendas para equipar a unidade de Arcoverde.
Além de assumir o compromisso de novos recursos, o parlamentar trabalhista fez a solicitação do novo curso (Ciências Contábeis), tendo sido aceito pelo reitor Pedro Falcão. A previsão de quando será implantado e os passos neste sentido serão definidos pela UPE posteriormente. Este ano, R$ 300 mil em emendas para equipamentos deverão ser disponibilizados para UPE.
Em vídeo postado em sua rede social, o deputado Zeca Cavalcanti comenta sobre a visita do reitor ao seu gabinete e do pedido feito e aceito para a instalação do curso que vai beneficiar toda a região de Arcoverde.
Segundo o parlamentar trabalhista, sua relação com a UPE “é uma parceria antiga, que vem desde que fui prefeito de Arcoverde e doamos o terreno a UPE, conseguimos emendas parlamentar para construir o Campus e agora como parlamentar estamos conseguindo, colocar recursos ano a ano, para que possa melhorar a qualidade de ensino daqueles estudantes que fazem odontologia, fazem direito e agora farão ciências contábeis”, concluiu Zeca Cavalcanti.

Pernambuco de Verdade chega a Petrolina

A Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco desembarca, nesta quinta-feira (28), em Petrolina, no Sertão do São Francisco, com o Pernambuco de Verdade. O programa de visitas às microrregiões do Estado, iniciado em 2015, visa revelar a realidade enfrentada pela população pernambucana, como contraponto à propaganda oficial do Governo do Estado.
Esta será a sétima edição do programa, que já passou pelo Sertão do Pajeú, Sertão do Moxotó, Agreste Setentrional, Agreste Meridional, Agreste Central e Zona da Mata Norte. A programação dos parlamentares incluirá a visita a obras, equipamentos públicos e, ao final do dia, a realização de uma audiência pública para discutir os principais problemas da região com a população, lideranças sindicais, estudantis, empresários e representantes de movimentos populares.
Este ano, o Pernambuco de Verdade já percorreu cerca de cinco mil quilômetros, abrangendo mais de 60 cidades do Estado. Até o fim do ano, o programa deve visitar ainda a Zona da Mata Sul e a Região Metropolitana do Recife e, ao final de toda a programação, será apresentado um relatório com os principais problemas enfrentados pelo povo pernambucano.

Enem 2017 : Segurança do exame será reforçada com detectores de ponto eletrônico

O Ministério da Educação vai estrear dois recursos de segurança no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017. Um deles é a prova personalizada com nome e número de inscrição do participante.
O outro recurso são detectores de ponto eletrônico, novidade apresentada nesta quarta-feira, 27, durante o Encontro Nacional para Alinhamento Operacional do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017, em São Paulo.
O ministro da Educação, Mendonça Filho, destacou a importância da adoção de novos procedimentos de segurança. “Nosso objetivo é combater os pontos eletrônicos que, infelizmente, ainda são usados em exames de grande expressão como o Enem”, afirmou. O ministro reforçou, ainda, os ganhos com as mudanças adotadas no Enem após consulta pública.
“Se fizermos um paralelo, dificilmente encontraremos algo da magnitude e do significado do Enem. Estamos pensando no conforto dos participantes e isso representa um ganho extraordinário”, afirmou.
O encontro também marcou o início da expedição das provas do Enem. O Ministério da Educação, o Ministério da Defesa e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) assinaram a ordem de serviço. No total, 13,5 milhões de provas serão distribuídas para todos os estados brasileiros, além do Distrito Federal.
O transporte será feito pela ECT, com escolta das Polícias Militar e Rodoviária Federal. Após a autorização, o primeiro carregamento de provas saiu em direção aos pontos de armazenagem no interior do país.
A presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini, apresentou as características dos atendimentos específicos e especializados, e dos recursos de acessibilidade oferecidos. Além das mudanças da aplicação da prova em dois domingos consecutivos e da prova personalizada, uma das principais novidades do Enem 2017 é a Videoprova Traduzida em Libras, para participantes surdos ou com deficiência auditiva.

Prefeitura de Sertânia prorroga vencimento de IPTU

A Prefeitura de Sertânia prorrogou a data de vencimento para pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) do município.
A primeira parcela ou parcela única, que estava programada para o dia 29 deste mês de setembro, foi prorrogada para o dia 20 de outubro.
As demais parcelas também foram adiadas para pagamento até o dia 20 dos próximos meses.
O pagamento do tributo ainda pode render prêmios aos contribuintes. É que no mês de dezembro, após o quitação da última parcela, haverá sorteio de televisores, smartphones e geladeiras, um total de R$ 30 mil em prêmios.

Com fama de 'pula pula', Magaly tem a pior atuação na Câmara de Sertânia

Todos os sertanienses tem conhecimento da fama de 'pula pula' adquirida pela vereadora Magaly Galindo, porque toda vez que o candidato a prefeito do seu partido perde a eleição ela muda de lado. É que após o resultado das duas últimas eleições, a vereadora que adora o poder, pulou duas vezes, mostrando que suas ações são bem diferentes dos seus discursos.

É, caro leitor, parece que dessa vez a parlamentar deu o tiro errado, pois não conseguiu indicar nenhum aliado para o primeiro escalão do governo Ângelo. Segundo uma fonte ligada a um assessor do gabinete do prefeito, a vereadora está sendo tratada do jeito que merece, apenas como figurante.

Outro fato que chama atenção é a falta de participação da parlamentar nos trabalhos da casa legislativa, pois em quase nove meses de mandato, ela ainda não usou a tribuna para prestar contas de sua atuação. Durante as seções ela entra muda e sai calada. Poderia ate ser chamada de 'vereadora figurante'.

Com uma crise política e institucional braba pelo qual passa o país, onde a classe política está totalmente desacreditada, Magaly é um exemplo a não ser seguido pelos jovens que planejam disputar algum cargo na câmara municipal. Por essas e outras atitudes, quase 6 mil eleitores deixaram de ir as urnas na última eleição em Sertânia, um número alto levando em consideração que a diferença entre o vencedor e o vencido foi menos de 2 mil votos.

Pesquisador da USP atribui culpa do aumento da violência no Estado a Paulo Câmara

O G1 publicou um artigo do pesquisador da USP Bruno Paes Manso, sobre o aumento da violência no Brasil. Em trechos do artigo, o pesquisador trata da atual situação em Pernambuco, cuja política de segurança "desmoronou", segundo o pesquisador.

"No outro grupo, estão os estados que tinham implantado políticas de segurança públicas bem sucedidas na redução de homicídio e que viram seus modelos desmoronarem. Pernambuco, por exemplo, registrou 87 mortes. Entre os anos de 2008 e 2013, o estado vinha tendo quedas consistentes nas taxas de homicídios, quando o então governador Eduardo Campos implantou o Pacto pela Vida, uma série de ações integradas para diminuir os homicídios no Estado", discorreu sobre a situação de Pernambuco.

Para o pesquisador, o principal motivo do fracasso do Pacto pela Vida foi a mudança à frente da gestão estadual.

"As mudanças políticas depois de sua saída do governo, em 2014, e a fragilização da autoridade estadual parecem dar o sinal na cena do crime de que a lei do mais forte voltou a prevalecer", apontou Bruno Paes Manso.

Projeto voluntário dá moradia digna para famílias rurais em Sertânia

Um projeto voluntário que tem realizado o sonho de uma casa para pessoas carentes vem sendo registrado em Sertânia e pode ser seguido em outras cidades.  Desde dezembro de 2016, em áreas rurais, famílias carentes tem sido beneficiadas por mutirões voluntários para construção de casas em alvenaria.
A ação acontece em dois momentos: doação de material e a execução da obra. Uns colaboram com a doação, outros co mão de obra. A ideia nasceu de Adriano Vasconcelos, o “Adriano das Placas”.  Com a participação das Associações Comunitárias, ele vem identificando com parceiros  as prioridades e reunindo voluntários para integrar os mutirões. No início eram entre oito e dez, hoje chegam a um número entre 16 e 20. O trabalho já contemplou também a construção de Capelas para beneficiar as comunidades.
As famílias são escolhidas a partir da condição socieconômica e do envolvimento delas com o projeto. A idEia também busca sensibilizar a sociedade para a desigualdade social e a pobreza extrema. “A pobreza e a desigualdade social são problemas evidentes da nossa sociedade. Ainda assim, poucas vezes são pauta para notícias e de conversas cotidianas. Com a Coleta, queremos fazer que isso se torne um tema do cotidiano e que a sociedade se sinta parte da solução”.

Diário de Sertânia deseja um feliz aniversário ao vereador Junhão Lins

O que determina o sucesso das pessoas é a dedicação e eficiência com que conduzem suas atividades profissionais e a honestidade que empregam na realização de suas tarefas. Todas essas qualidades encontram-se na maneira com que executa o seu trabalho. E isso nos dá apenas uma ideia da forma como você conduz sua vida pessoal.

Pessoas como você têm o futuro garantido, que sabe fazer destas qualidades uma referência em toda a sua vida. E sabemos que é capaz disso, pois tem provado a cada dia com esforço e talento.

Essa mensagem é uma justa homenagem que prestamos por ocasião do seu aniversário, mas serve-nos também para lembrar-se da importância que você tem para todos nós. Que a felicidade seja constante em sua vida e a vitória uma certeza!

Feliz aniversário a esse amigo de todos, vereador Junhão Lins!

Senado aprova parecer de Armando criando fundo eleitoral

Depois de intensas negociações, desde a semana passada, o senador Armando Monteiro (PTB-PE) teve seu parecer criando o Fundo Especial de Financiamento de Campanha aprovado na noite desta terça-feira (26), pelo plenário do Senado. O fundo será formado pelos recursos da compensação fiscal dada às emissoras de televisão e rádio pela veiculação de propaganda partidária, que será extinta, e por 30% do valor das emendas das bancadas parlamentares na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
O projeto segue à votação da Câmara dos Deputados e tem de ser sancionado até o próximo dia 6 para valer no pleito do próximo ano. Armando estima que os recursos do Fundo ficarão entre R$ 1,5 bilhão e R$ 1,7 bilhão, quando, nas eleições de 2014, nas quais era permitido o uso de recursos privados, os gastos declarados dos candidatos superaram R$ 6 bilhões, em valores atuais.
Armando assegurou que a destinação de 30% das emendas de bancadas não reduzirá as verbas dos parlamentares à saúde e educação. “A Emenda Constitucional do teto das despesas garantiu o piso de gastos para a saúde e educação. Assim, nenhuma lei poderia colocar em risco   os valores destinados às duas finalidades. As emendas de bancadas voltadas à educação e saúde podem até reforçar os orçamentos das duas áreas, mas nunca os reduzir”, assinala o senador, em seu parecer.
“Se não destinássemos recursos para as eleições claramente identificados e sem ônus adicional aos contribuintes, como estabelece este projeto, estaríamos incentivando o uso de recursos obscuros e clandestinos”, enfatizou Armando Monteiro. Lembrou que o STF (Supremo Tribunal Federal) proibiu o uso de recursos privados nas eleições.
O parecer de Armando, elogiado, entre outros, pelos senadores Humberto Costa (PT-PE), Lindbergh Farias (PT-RJ) e Romero Jucá (PMDB-RR), determina que 30% das verbas do fundo serão distribuídos equitativamente entre todos os candidatos de um partido. Determina, também, que 49% do Fundo será distribuído de acordo com a proporção das cadeiras obtidas na Câmara dos Deputados na última eleição; 34% entre os partidos da Câmara de acordo com a composição atual e 15% conforme a posição vigente no Senado.

Educação realiza Semana do Trânsito em Sertânia

A Prefeitura de Sertânia, por meio da Secretaria de Educação, está cumprindo uma agenda semanal para alertar sobre a importância da atenção no trânsito.
Todas as escolas municipais da rede pública de ensino estão envolvidas no tema: “Eu sou mais um por um trânsito mais seguro” e realizarão atividades até a próxima sexta-feira, dia 29, quando haverá a divulgação do resultado do concurso de redação, que será realizado entre os alunos.
A iniciativa acontece em homenagem ao Dia Nacional do Trânsito, comemorado na última segunda-feira, dia 25. A ação conta ainda com a participação do grupo de teatro Primeiro Traço, que vai apresentar esquetes teatrais todas as tardes em várias escolas do município.

Eleita nova Direção Executiva do PCdoB de Sertânia

O PC do B-Sertânia realizou, no último sábado (23), a sua Conferência Municipal. A mesa diretora dos trabalhos da conferência foi composta pelo presidente municipal, vereador Damião Silva, um representante do diretório estadual e pelo vereador Vando do Caroá.

O evento, que foi realizado na Câmara de Vereadores de Sertânia, contou com a presença do vereador Junhão Lins (PSDB), de vários membros do PC do B de Sertânia e militantes da sigla no município.

A nova Direção Executiva do partido no município ficou com a seguinte formação: 

Presidente: Damião Silva

Vice-presidente: Cícero Edvandro (Vando do Caroá)

Tesoureira: Maria Jose

Secretária: Onilda Lins



Mesmo tendo advogado com alto salário, câmara de Sertânia contrata empresa de advogacia por R$ 44 mil

Presidente da Câmara de Vereadores de Sertânia
Mesmo tendo um advogado contratado em seu quadro de funcionários, a câmara de vereadores Sertânia, comandada pelo presidente Antônio Henrique (Fiapo), abriu um processo de pregão nº 003/2017, no valor de 44 mil reais para contratar a Tiburtino e Magalhães Advogados, por 8 meses. Segundo o pregão os advogados supracitados, deverão prestar serviços de assessoria técnica jurídica àquela casa, ou seja, para o mesmo fim do advogado da casa. Fica a pergunta: será que o advogado da casa não tem competência para realizar o serviço ou em plena crise a câmara tem dinheiro sobrando?

Segundo um advogado consultado pelo blog, não constitui impedimento legal contratar uma empresa de advogados particulares para prestar-lhes serviços específicos, mas é danoso ao erário público, já que existe um advogado nomeado na câmara, com alto salário, assim aumentando os gastos com contrato e a soma do servidor, para o mesmo serviço.

Esses gastos excessivos são um desrespeito ao contribuinte.
A crise passa longe da Câmara Municipal de Sertânia

Morre Dona Floriza Viúva do saudoso Maestro Francisquinho

Sertânia amanheceu mais triste, faleceu nesta madruga na cidade do Recife, a senhora Floriza de Siqueira Campos Araújo viúva do saudoso e grande cidadão sertaniense Maestro Francisquinho.
Dona Floriza, é mãe dos médicos Aristóteles e Hugo Araújo, do engenheiro Mozart e também mãe do saudoso e outro grande sertaniense, poeta e advogado falecido Jairo Araujo. Dona Floriza cumpriu sem papel, e nos deu a satisfação de preparar grandes homens e ótimos profissionais, tanto seus filhos quanto seu esposo.
Por tudo isso nosso município hoje está de luto!
Descanse em paz na certeza que sua missão aqui foi cumprida rigosamente e que em outro estágio terás luz e paz sempre! 
O velório será em sua residência, na rua dr. Manoel Borba e o sepultamento será posteriormente avisado pelos seus familiares.

Nos bastidores, PT se prepara para Lula fora de 2018

Oficialmente o PT diz que a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é “irreversível” e “irrevogável”. A presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR), afirmou que, mesmo que o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) ratifique a condenação do juiz Sergio Moro a nove anos e seis meses meses de prisão, Lula pode recorrer às instâncias superiores. O petista foi considerado culpado de receber propinas da empreiteira OAS e de lavar dinheiro através de um apartamento tríplex no Guarujá, litoral de São Paulo.
Na realidade dos bastidores, no entanto, a percepção de que a Justiça dificilmente permitirá que Lula concorra pela sexta vez à Presidência é cada vez maior. Algumas semanas atrás, um colaborador próximo do ex-presidente chegou a sugerir que, diante da indefinição do cenário, Lula dedique o restante de 2017 para elaborar um bom programa de governo e deixe para o ano que vem a definição sobre o candidato.
O “conselheiro” ponderou outros fatores além do cerco fechado pela Lava Jato, como as incertezas sobre a reforma política e a judicialização da campanha. Mas, segundo pessoas próximas, a reação de Lula foi “extremamente negativa”. O ex-presidente tem aproveitado todas as suas últimas aparições públicas, como o discurso em Curitiba após o último depoimento a Moro e o lançamento da plataforma O Brasil Que o Povo Quer, para que filiados opinem sobre o programa de governo, para ressaltar sua intenção de concorrer ao Planalto.
Na semana passada, em conversa com deputados estaduais do PT, o advogado Pedro Serrano, referência jurídica da esquerda, disse que, embora considere Lula inocente, acredita que o Judiciário sofre forte influência política e, portanto, a probabilidade maior é de que a condenação seja mantida. Ele também lembrou, no entanto, a possibilidade de recursos.
‘Degelo’
A incerteza em relação ao futuro político de Lula faz com que os partidos de centro-esquerda, inclusive tradicionais aliados do PT como PCdoB e PDT, já adotem estratégias para a eleição de 2018 com cenários sem a participação do petista. Se Lula for condenado em segunda instância e não puder concorrer, os antigos aliados do PT não parecem dispostos a se unir. A ideia, nesse caso, será investir na disputa “pulverizada”, com muitos candidatos do mesmo espectro político.
Parceiro histórico do PT, o PCdoB, por exemplo, já se prepara para fechar outras composições eleitorais. O receio do partido é esperar Lula indefinidamente – já que a estratégia do PT consiste em levar a candidatura do ex-presidente até o último recurso jurídico – e depois ficar “a ver navios”.
“Nós já começamos a fazer consultas sobre nomes”, afirmou o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), que foi ministro do Esporte nos governos comandados por Lula e Dilma Rousseff. “Sem Lula na cédula não tem por que o PC do B apoiar o PT. Na esquerda, vai ser todo mundo igual”, disse o deputado.

Passa bem artista do Circo de Cheirozinho após acidente de trabalho em matinê

Um incidente esta tarde acabou interrompendo por alguns minutos a apresentação da matinê do Circo do Cheirozinho deste domingo. O circo voltou a Afogados da Ingazeira na última sexta-feira, depois de rodar por várias cidades do Nordeste.
Informações preliminares dão conta de que na apresentação de uma das artistas que usa cordas suspensas no alto do circo, houve falha ao descer ao picadeiro. Como o choque em solo foi muito forte, ela foi levada por uma unidade dos Bombeiros para o Hospital Regional Emília Câmara.
Depois de cerca de vinte minutos de interrupção, o espetáculo foi retomado, mas claro, era visível a apreensão entre público e profissionais do circo até o alívio com boas notícias de seu quadro.
De acordo com o assessor do circo, Lucas Silva, ela passa bem. Inicialmente, houve rumores de uma possível fratura, com muitos leitores do blog externando preocupação com seu estado de saúde. Mas ela teve apenas um hematoma fruto da queda e passa bem. “Foi só um susto. Ela já pode voltar a trabalhar na quarta”, afirmou. O nome dela não foi informado.
Um dos circos mais queridos do Nordeste: Robson Lima, o “Palhaço Cheirozinho”,tem 36 anos, e é dono do circo que leva seu nome, um dos mais queridos do Nordeste. Incidentes desse natureza são tidos como muito raros na história da companhia. Ele é casado com a carnaibana Sara Brandão.

Ângelo perde força: prefeito de Itapetim não vai apoiar Diogo Morais

Já era de se esperar que o ex-deputado estadual e atual prefeito de Sertânia, Ângelo Ferreira (PSB), perdesse força nas regiões do Moxotó e Pajeú. O primeiro prefeito a anunciar que não vai apoiar o candidato de Ângelo foi Adelmo Moura, da cidade de Itapetim, que sempre foi fiel aos projetos do ex-parlamentar.
Em contato com a produção do Rádio Vivo, Adelmo Moura garantiu que o seu estadual em 2018 será Nilton Mota, Secretário de Agricultura em substituição ao ex-deputado. Diogo Morais deverá ter uma grande decepção com o apoio de Ângelo.
Outros dois prefeitos apoiados por Ângelo e Diogo foram eleitos: Lino Moraes e Tânia Maria. Mas há queixa de a atenção de Diogo aos gestores não é a mesma agora.

TCE lança cartilha sobre gestão do transporte escolar da rede estadual

Foi lançada pelo Tribunal de Contas uma cartilha que recomenda aos gestores públicos a adoção de boas práticas na prestação dos serviços de transporte escolar. A publicação também orienta motoristas, pais e alunos sobre como fiscalizar a qualidade da oferta desse serviço.
O objetivo da cartilha é contribuir para a oferta, aos alunos das 668 escolas da rede pública estadual localizadas no interior do Estado, de um serviço de transporte escolar seguro, regular e de boa qualidade, além de aperfeiçoar os controles, otimizar os custos e contribuir para a redução dos índices de evasão escolar em Pernambuco.
Segundo Nazli Lopes, auditora do TCE e uma das responsáveis pela elaboração da cartilha, as irregularidades mais frequentes, identificadas pelas auditorias, são o uso de veículos inadequados conduzidos por pessoas inabilitadas e o excesso de lotação, colocando em risco a vida dos usuários.
“No interior pernambucano o serviço de transporte escolar é prestado pelos municípios, mediante termos de parceria com o governo do Estado. Este, por sua vez, repassa as verbas para as prefeituras, que ficam responsáveis pelo pagamento e fiscalização dos serviços”, explicou o auditor Marcelo Lopes, integrante da equipe que elaborou a cartilha.
ORIENTAÇÕES – A cartilha orienta alunos, pais e escolas a verificar o cumprimento das rotas, a regularidade e a pontualidade, a cortesia dos condutores, o uso de equipamentos de segurança, além da limpeza e conforto dos veículos. Caso sejam identificadas irregularidades, a publicação informa sobre quais órgãos devem ser acionados para a resolução dos problemas.
Os motoristas são instruídos a preencher, em conjunto com as escolas, o registro e o controle da frequência dos alunos, a cumprir os horários e rotas contratados, e zelar pela conservação e higiene dos veículos, além da obrigação de comunicar aos gestores escolares sobre quaisquer imprevistos ocorridos ao longo das viagens.
Para contribuir com a permanente qualidade dos serviços, cabe aos gestores escolares a realização de avaliação periódica do grau de satisfação de pais e alunos, e o registro, no Sistema de Informações da Educação de Pernambuco, das necessidades e eventuais faltas dos estudantes, como também das falhas do transporte escolar.
AUDITORIAS – O transporte escolar vem sendo objeto de auditorias no TCE desde 2008. A iniciativa para elaborar a cartilha surgiu de um trabalho desenvolvido ano passado pelo Departamento de Controle Estadual, através da DIAD, na Secretaria de Educação do Estado e envolvendo 13 municípios pernambucanos. De acordo com dados levantados, Pernambuco conta atualmente com 1020 escolas da rede estadual de ensino, das quais mais de 65% são atendidas por serviços de transporte escolar. Em 2016, o serviço de transporte escolar custou R$ 78.591.026,89 aos cofres públicos.
Clique aqui para acessar a Cartilha.

Guga Lins diz que problemas na previdência foram herança maldita do grupo de Ângelo

Mais uma vez os que compõem a atual administração municipal tentam manchar a gestão Guga Lins, uma gestão que exaustivamente demonstrou aqui que foi transparente, que teve zelo com a coisa pública, que não usou recursos públicos com futilidades e nem fez negócio com empresa investigada pela Polícia federal.
Uma gestão que já teve aprovada suas contas de 2013 e 2014. Mais uma vez tentam esconder, usando de artifícios dissimulados e covardes, a falta de transparência tanto do poder executivo, quanto do legislativo municipal em Sertânia.
A Câmara de Vereadores de Sertânia, que hoje tem como presidente o irmão do atual prefeito, o senhor Antonio Henrique, está devendo à população diversas explicações sobre sua gestão, aquela casa legislativa.
Com nove meses de administração não colocou no ar o Portal da Transparência, deixando todos cegos e sem saber das informações sobre os gastos feitos na Câmara de vereadores até agora, castrando a população desse direito, fato que seguramente será denunciado ao MPPE e ao Tribunal de Contas. Nada tememos, fizemos uma administração voltada para o bem da comunidade sertaniense e com transparência premiada no Estado.
Quanto ao processo sobre a Previdência, que hoje eles alardeiam buscando esconder sua mediocridade, esclarecemos aqui que o processo ainda cabe recurso e estamos certos de que igualmente as outras acusações feitas pelos nossos desesperados adversários, iremos mostrar que tudo foi fruto de uma herança maldita dos 16 anos do governo do PSB, grupo que hoje governa Sertânia e que por fazer uma administração pobre e frustrando a todos, busca factóides contra nossa administração para encobrir sua incompetência.
Herdamos um fundo de previdência sem reserva de capital, e contas a pagar, sendo obrigado a assumir os débitos da gestão passada, incluindo a folha de pagamento dos aposentados referente ao mês de dezembro de 2012, no valor de R$ 329.477,27, a folha de pagamento dos ativos referente a dezembro de 2012, e outros débitos que totalizaram R$ 4.409.030,21, fato que levou o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) a denunciar a ex-prefeita de Sertânia, Cleide Ferreira e processada fez acordo com a justiça, estando ora impedida de frequentar bares e casas noturnas após as 22:00 horas.
Além de assumir restos a pagar da gestão anterior, o ex-prefeito Guga Lins foi obrigado a realizar um parcelamento junto ao INSS referente às contribuições previdenciárias devidas dos anos anteriores a 2013, num total de 53 parcelas.
Portanto, as dificuldades enfrentadas no governo Guga, referentes ao IPSESE, foram frutos das gestões do próprio Ângelo Ferreira e seu grupo, como frisamos acima, que entregaram o município com um fundo financeiro sem reserva de capital e incapaz de custear o aumento gradual de suas despesas.
Diante do exposto, fica amplamente demonstrado o compromisso da gestão Guga Lins com o Regime Próprio de Previdência Social, afastando assim, qualquer indício de irregularidade na gestão previdenciária durante o seu governo.
Essa é a verdade,
Ex-prefeito Guga Lins

IF Sertão-PE abre processo seletivo para contratação de professores substitutos

O Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) lançou, nesta terça-feira (19), o edital nº 53/2017, referente à contratação de Professores Substitutos por meio de seleção simplificada. As inscrições começam hoje (20) e seguem abertas até o dia quatro de outubro. São 18 vagas disponíveis, distribuídas entre os sete campi do Instituto (Serra Talhada, Petrolina, Petrolina Zona Rural, Floresta, Salgueiro, Ouricuri e Santa Maria da Boa Vista). A remuneração varia de acordo com a titulação do candidato, podendo chegar a R$ 4.241,05 (para candidatos com mestrado).
 O tempo de duração do contrato é específico para cada vaga, e pode ser consultado no edital. Há oportunidades disponíveis para as áreas de Administração, Espanhol, Pedagogia, Zootecnia, Filosofia, Informática, Matemática, Música, Psicologia, Física, Viticultura e Enologia, Biologia, Tecnologia de Alimentos e Inglês. Para se inscrever, o candidato deve preencher a ficha de inscrição disponível no endereço eletrônico http://concurso.ifsertao- pe.edu.br/copese, pagar a taxa, no valor de R$ 60, e entregar presencialmente a documentação necessária (constante no edital) no setor de Gestão de Pessoas do campus escolhido. Para o campus Serra Talhada, está sendo ofertada uma vaga com contratação imediata para profissionais graduados em Administração ou Engenharia de Produção.
O Processo Seletivo constará das modalidades de Provas de Desempenho Didático, que serão realizadas nos dias 10 e 11 de outubro, no campus da vaga desejada, e avaliação dos Títulos, entre o período de 13 e 16 de outubro. O resultado parcial está previsto para o dia 17 de outubro. Informações mais detalhadas, como requisitos para inscrição, isenção de taxa de inscrição, quadro de vagas, cronograma e endereço dos campi deverão ser consultadas no edital que rege a seleção.
Acesse aqui o edital nº 53/2017.

Juiz aceita denúncia, e Lula vira réu na Zelotes por corrupção passiva

O juiz Vallisney Oliveira, da 10ª Vara Federal de Brasília, aceitou denúncia nesta terça-feira (19) contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por corrupção passiva na Operação Zelotes. Com a decisão, o petista se tornou réu pela sétima vez em ações penais.
A denúncia, do Ministério Público Federal no Distrito Federal (MPF-DF), afirma que Lula editou uma medida provisória para favorecer empresas do setor automotivo em troca de recebimento de propina.
Em nota, a defesa de Lula afirmou que o ex-presidente jamais praticou qualquer ato ilícito e que é alvo de perseguição política (leia a íntegra da nota ao final desta reportagem).
A MP 471, assinada em novembro de 2009 por Lula, prorrogou os benefícios fiscais concedidos às montadoras instaladas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
A compra de medidas provisórias é investigada na Operação Zelotes, que também investiga irregularidades em decisões do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), órgão vinculado ao Ministério da Fazenda que julga processos das empresas envolvendo questões tributárias.
Com a decisão do juiz Vallisney Oliveira, Lula passa a ser réu em sete ações penais – em uma delas, o ex-presidente já foi condenado em primeira instância e recorre em liberdade.
Além das sete ações, o petista também foi denunciado em outros dois inquéritos, mas a Justiça ainda não decidiu se ele vira ou não réu. Lula também é alvo de outro inquérito, que ainda não foi concluído.

A denúncia
Segundo a denúncia do MPF, as empresas beneficiadas pela medida provisória pagaram a propina a intermediários, que ficaram encarregados de repassar o dinheiro para os agentes políticos.
Ainda de acordo com o MPF, os participantes do esquema prometeram R$ 6 milhões para Lula e Carvalho. O dinheiro, segundo as investigações, era para custear campanhas eleitorais do PT.
“Diante de tal promessa, os agentes públicos, infringindo dever funcional, favoreceram às montadoras de veículo MMC e Caoa ao editarem, em celeridade e procedimento atípicos, a Medida Provisória n° 471, em 23/11/2009, exatamente nos termos encomendados”, diz um trecho da denúncia.
De acordo com a denúncia, a medida provisória alvo das investigações, editada em 2009, passou por avaliação dos corruptores antes de ser finalizada. Eles chegaram a fazer sugestões de alterações, segundo o MPF.

Oposição quer Força Nacional no Estado

A Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) está pedindo o apoio da Força Nacional de Segurança, do Ministério da Justiça, para ajudar as forças de Pernambuco no combate à criminalidade no Estado.
A iniciativa, anunciada nesta terça-feira (19) no plenário da Casa, será oficializada nesta quarta (20), com entrega do pedido no Palácio do Campo das Princesas.
O pedido, que tem como base o decreto 5.289/2004, que instituiu a Força Nacional, foi motivado pelo crescimento de 35% nos índices de violência, registrado nos oito primeiros meses deste ano, quando foram registrados 3.735 assassinatos, 84.358 crimes violentos contra o patrimônio, 21.125 casos de violência doméstica e 1.332 estupros, segundo nota.
“Estamos vivendo uma situação proporcionalmente muito pior que o Rio de Janeiro, que já conta com o apoio da Força Nacional. No acumulado dos últimos 12 meses tivemos o registro de 56,9 homicídios para cada grupo de 100 mil habitantes, enquanto no Rio de Janeiro foram 40 mortes por 100 mil. Vale lembrar que o mínimo aceitável, segundo a ONU, é de 10 por 100 mil”, comparou o deputado Silvio Costa Filho (PRB), líder da Bancada de Oposição.
Os parlamentares destacam ainda que, segundo informações do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol) e Associação dos Delegados de Polícia de Pernambuco (Adeppe), cerca de 80% dos crimes cometidos no Estado sequer chegam a ser investigados.

Sertaniense conquista título de Campeão Pernambucano de Jiu-Jitsu

Durante a cobertura da 32ª Festa de Nossa Senhora das Dores, no povoado de Waldemar Siqueira, a redação do Diário de Sertânia foi surpreendida com a notícia de que naquela localidade existe um atleta que conquistou o título de Campeão Pernambucano de Jiu-Jitsu 2017. O sertaniense Adriano Cavalcanti, que representou o CT Jd. São Paulo Gutemberg Melo, venceu na categoria master meio pesado.

"Me sinto bastante orgulhoso em poder representar minha terra, trazer esse título para casa é uma forma de agradecer o apoio que meus conterrâneos sempre me deram. Agradeço primeiramente a Deus, que sempre iluminou meu caminho e continua me dando força e coragem para continuar. Agradeço ao Mestre Gutemberg Melo, aos instrutores Subral, Hugo e Isabelle, a minha esposa Ana Paula, minha família, que é a base de tudo, ao vereador Dóia e a todos os amigos", disse Adriano.

O campeonato foi realizado pela Federação Pernambucana de Jiu-Jitsu (FJJ.PE), entre os dias 26 e 27 de agosto, no Ginásio da Secretaria de Educação de Pernambuco, na cidade do Recife.

O Diário de Sertânia parabeniza o atleta Adriano Cavalcanti e deseja muito sucesso nas próximas competições.

Sem crise, Paulo Câmara retira recursos da educação, saúde e segurança pública para colocar no FEM

Sem alarde, o governador Paulo Câmara (PSB) assinou o decreto 44997 retirando recursos da educação, saúde e até segurança pública para colocar no Fundo de Apoio aos Municípios – FEM. O valor é de R$ 640 mil.
O ato foi assinado pelo governador em 15 de setembro e já foi publicado no Diário Oficial. Geralmente, o FEM é usado pelos prefeitos para obras simples, sem repercussão econômica, como calçamento de ruas. É um fundo criado pelo ex-governador Eduardo Campos, em 2013, para repassar dinheiro diretamente às prefeituras, sem burocracia. Desde sua criação, em 2013, o FEM está envolto em polêmicas.
 
Nas eleições do ano passado, a oposição criticou várias vezes o uso do FEM para supostamente “cooptar” prefeitos. As eleições municipais ocorrem em outubro deste ano.
 
“Criaram o FEM 1 e o FEM 2. E agora estão querendo criar o VEM, que é uma forma de trazer a qualquer custo e de premiar os infiéis”, ironizou Armando Monteiro Neto, em abril de 2014, quando era candidato a governador. Na Secretaria Estadual de Planejamento, sob reserva, informa-se que o decreto remaneja uma quantidade pequena de recursos (640 mil reais) e que a mudança não irá trazer impacto nas áreas afetadas.
 
No entanto, sempre sob reserva, é difícil não reconhecer que é “simbólico o governo Paulo Câmara retirar recursos da Secretaria de Defesa Social”, para “colocar no FEM, em meio à grave crise de segurança” que o Estado passa.

Comissão da ALEPE discute situação dos bancos públicos em PE

A situação dos bancos públicos em Pernambuco foi tema de uma audiência realizada na manhã desta segunda-feira (18) na Assembleia Legislativa de Pernambuco.
Promovido pela Comissão de Administração Pública, a reunião tratou de temas como privatização, reabertura de agências, incremento de programas de financiamento e reafirmou a importância das instituições para o desenvolvimento regional e do país. A reunião formalizou o requerimento para criação da Frente Parlamentar em Defesa dos Bancos Públicos.
O deputado estadual Lucas Ramos (PSB), presidente da Comissão de Administração Pública, conduziu os trabalhos e defendeu o fortalecimento do papel dos bancos no apoio a políticas públicas.
“O desenvolvimento econômico nacional precisa de um sistema financeiro sólido para que programas importantes para a sociedade sejam executados, como o Banco do Brasil no apoio à agricultura, a Caixa Econômica nas políticas habitacionais, o BNDES e o Banco do Nordeste no financiamento ao setor produtivo.
É este cenário que queremos fortalecer”, declarou o parlamentar, que também defendeu a reabertura de agências fechadas por conta de ações criminosas. “A economia das cidades está sendo afetada pelo encerramento das atividades dessas agências, resultando em dificuldades para o comércio e consequente diminuição da arrecadação municipal”, justificou Lucas.
A ameaça de privatização dos bancos públicos foi explorada na pauta. “Estamos ao lado dos servidores, preocupados com a situação destes trabalhadores frente à possibilidade de venda dos bancos estatais. Permaneceremos vigilantes e defendendo os direitos da categoria”, cravou Ramos.
“A política de privatização no país está sendo constante e há uma ameaça de que chegue ao setor bancário. Mas a gente sabe que o banco público não é apenas integrante do sistema financeiro”, afirmou a deputada Teresa Leitão (PT), que propôs a criação da Frente Parlamentar. Para ser instalada, a proposta precisa ser aprovada por maioria simples no plenário da Alepe.
A audiência pública contou com a presença de membros do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf).

Vereadores prestigiam 32ª Festa de Nossa Senhora das Dores em Waldemar Siqueira

Os vereadores Junhão Lins (PSDB), Orestes Neves (PT) e Damião Silva (PC do B), prestigiaram, no último sábado (16), a 32ª Festa de Nossa Senhora das Dores, no povoado de Waldemar Siqueira, na zona rural de Sertânia. A festa foi realizada pelo vereador Dóia, do PSD, com o apoio do ex-prefeito Guga Lins, do empresário Paulo Roberto e do comércio local.

"A comunidade católica de Waldemar Siqueira e Região espera ansiosamente por esta festa que tradicionalmente reúne um grande público para reverenciar Nossa Senhora das Dores, que é nossa intercessora pedindo proteção para todos. Viver a festa religiosa da nossa Padroeira é, sobretudo uma grande demostração de fé do nosso povo que crer no mundo mais fraterno e solidário", disse o vereador Dóia.

O show da noite ficou por conta das bandas Boy Vaqueiro e Farra dos 600.


Aniversário de 96 anos: na mesma noite de sábado, os parlamentares prestigiaram a festa de aniversário do senhor Abílio, que é membro da Maçonaria. O vereador Junhão Lins falou sobre a satisfação em prestigiar a comemoração. "Estou muito feliz em participar dessa linda comemoração, pois é muito gratificante estar com os amigos em datas especiais. Desejo ao senhor Abílio um feliz aniversário e que Deus continue iluminando sempre a sua vida. Parabéns!

I Encontro de Sanfoneiros em Waldemar Siqueira foi um sucesso

Com o acordeon rosa, Jeisiane Sanfoneira
O I Encontro de Sanfoneiros no povoado de Waldemar Siqueira, na zona rural de Sertânia, foi um sucesso. O evento marcou as comemorações da 32ª Festa de Nossa Senhora das Dores, padroeira da localidade.

Sanfoneiros entre crianças, jovens, adultos e idosos participaram do encontro. Além do I Encontro de Sanfoneiros, teve a programação religiosa, leilão, parque de diversão e shows musicais. A 32ª Festa de Nossa Senhora das Dores foi promovida pelo vereador Dóia, com o apoio da Associação dos Sanfoneiros de Sertânia, do ex-prefeito Guga Lins, do empresário Paulo Roberto e do comércio de Sertânia e Região.

Fotos: Robson Patriota

Vasconcelos de Sertânia
Taynara Sanfoneira
Eduardo Sanfoneiro
Lula Sanfoneiro

Juba do Acordeon e Bruno Luiz

Pedro Santana

Yasmin Sanfoneira


© Diário de Sertânia - 2015. Criado por: JH Design. Todos os direitos reservados.