O que você procura?
Home Notícias Entretenimento Esportes Serviços
Veja também: Pronatec seleciona professores bolsistas para vagas em Sertânia

Vereador denuncia possível irregularidade no Ônibus do TFD em Sertânia

O vereador Orestes Neves (PT) usou a tribuna da Casa José Severo de Melo, em Sertânia, para denunciar uma possível irregularidade durante as viagens de Sertânia para o Recife, no Ônibus do TFD (Tratamento Fora Domicílio). O serviço deve ser oferecido apenas para pacientes que chegam ao TFD encaminhados pelos médicos das Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) e do ambulatório do Hospital Municipal que fazem o diagnóstico inicial, mas segundo o parlamentar, tem pessoas viajando para fazer compras na capital pernambucana e transportando a mercadoria no veículo municipal.
“Recebi uma informação, através de denúncia anônima, que o ônibus do TFD estaria sendo utilizado para transportar mercadorias particulares de pessoas que vão ao Recife para fazer compras. Não sei se a denúncia procede, mas a secretaria municipal de saúde deve investigar”, disse o parlamentar.
Dr. Orestes também falou sobre a sua atuação na câmara municipal. “Temos o compromisso de trazer as demandas para que o governo municipal resolva. Realizamos um trabalho com responsabilidade, pautado na ética e no compromisso com a população”, afirmou.

A população sertaniense espera que a secretaria de saúde investigue essa possível irregularidade, pois é inadmissível que isso esteja acontecendo. O Diário de Sertânia deixa o espaço aberto para qualquer explicação da Prefeitura de Sertânia, através do e-mail, diariodesertania@hotmail.com.

Adutora do Moxotó em ritmo acelerado, diz Compesa

Seis frentes de trabalho simultâneas, atuando com jornada estendida, dão ritmo acelerado às obras do Sistema Adutor do Moxotó. Compesa quer antecipar a conclusão do empreendimento.
Em Sertânia, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) iniciou  os serviços de terraplanagem para a construção da Estação Elevatória de Água Bruta (EEAB) 1 do Sistema Adutor do Moxotó. A obra é a primeira ligação do canal do Eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco com o Agreste pernambucano, e foi a alternativa encontrada pela companhia e governo do Estado para antecipar a chegada das águas do ‘Velho Chico’ na região, a mais castigada pela seca que já perdura seis anos consecutivos.
Após a visita do governador Paulo Câmara a cidade de Arcoverde, na última sexta-feira (24) – durante o programa Pernambuco em Ação –  as obras ganharam celeridade com seis frentes de trabalho simultâneas e jornada de trabalho estendida – de domingo a domingo.
Com essas medidas, a Compesa busca antecipar a conclusão da Adutora do Moxotó para o final deste ano – o prazo previsto no projeto é abril de 2018. Até o momento, 20% das obras já foram concluídas, o que representa o assentamento de 16.000 metros de tubulações no município de Sertânia, a partir do canal do Eixo Leste até o distrito de Cruzeiro do Nordeste, margeando a BR-232. O projeto ainda prevê a construção de mais duas estações elevatórias, uma em Cruzeiro do Nordeste, cujas obras já estão em andamento, e a terceira unidade deve ser iniciada no mês de abril, na cidade de Arcoverde.
A Adutora do Moxotó vai operar com uma vazão de 450 litros de água, por segundo, para regular o abastecimento de oito cidades: Arcoverde, Pesqueira, Alagoinha, Sanharó, Belo Jardim, Tacaimbó, São Bento do Una e São Caetano. Juntos, os municípios somam uma população de mais de 300 mil pessoas.
A estiagem prolongada castiga o estado de Pernambuco e a Compesa tem buscado alternativas para viabilizar as obras necessárias para atender à população. A Adutora do Moxotó permitirá a retirada do colapso de abastecimento de cinco cidades   e três em pré-colapso (Arcoverde, São Bento do Una e São Caetano) “, afirma o diretor Técnico e de Engenharia da Compesa, Rômulo Aurélio Souza.

Serão investidos R$ 85 milhões em todo projeto, recursos do governo federal, governo do estado e Compesa, para implantar três estações de bombeamento e uma adutora com a extensão de 70 mil metros. A captação da água da Transposição será feita na Barragem do Moxotó, no distrito de Rio da Barra, em Sertânia, e será transportada até a Estação de Tratamento de Água (ETA), em Arcoverde. O Sistema Adutor do Moxotó será interligado à Adutora do Agreste na cidade de Arcoverde.

MPE pede cassação de Temer e inelegibilidade de Dilma

O Ministério Público Eleitoral (MPE) pediu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a cassação do presidente Michel Temer (PMDB) e a inelegibilidade da presidente cassada Dilma Rousseff (PT), segundo fontes que acompanham as investigações. A manifestação da Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE), mantida sob sigilo, foi encaminhada na noite desta terça-feira (28) ao TSE.
O julgamento da ação que apura se a chapa Dilma-Temer cometeu abuso de poder político e econômico para se reeleger em 2014 foi marcado para começar na manhã da próxima terça-feira.
O TSE dedicará quatro sessões da semana que vem – duas extraordinárias e duas ordinárias – para se debruçar sobre o caso, que poderá levar à cassação de Temer e à convocação de eleições indiretas.
Se os ministros do TSE seguirem o entendimento da PGE – ou seja, cassarem Temer, mas o deixarem elegível -, ele poderia concorrer numa eleição indireta. Procurada pela reportagem, a defesa de Temer informou que só se manifestará sobre o parecer no julgamento. A defesa de Dilma não se manifestou.
O parecer foi assinado pelo vice-procurador-geral eleitoral, Nicolao Dino, que atua na Corte Eleitoral por delegação do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Dino é um dos pré-candidatos à sucessão de Janot, que tem mandato previsto para acabar em setembro.
Para assumir o posto, no entanto, ele precisará ser escolhido pela categoria em lista tríplice e depois indicado por Temer para a vaga. Dino já sofre resistências no Congresso à sua indicação por ser irmão do governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), opositor do núcleo do PMDB no Estado.
No ano passado, um parecer do Ministério Público Eleitoral recomendou que fosse rejeitado o pedido da defesa de Temer para separar sua responsabilidade em relação à da ex-presidente Dilma Rousseff no processo. Na época, Dino afirmou que “o abuso de poder aproveita a chapa em sua totalidade, beneficiando a um só tempo o titular e o vice”.
Em outro parecer, o MPE indicou a existência de “fortes traços de fraude e desvio de recursos” ao analisar as informações colhidas com a quebra do sigilo bancário das gráficas Red Seg Gráfica, Focal e Gráfica VTPB, contratadas pela chapa Dilma-Temer.

A ação que investiga última disputa presidencial foi proposta em 2014 pelo PSDB, partido derrotado nas urnas pela chapa encabeçada pelo PT. Nas alegações finais entregues ao TSE nos últimos dias, o PSDB isentou o presidente Michel Temer de responsabilidade.

Vando do Caroá solicita construção de Quadra Poliesportiva no Povoado de Pernambuquinho

O vereador Cícero Edvandro (Vando do Caroá), do PC do B, solicitou, através de Requerimento, a construção de uma Quadra Poliesportiva no Povoado de Pernambuquinho. Se aprovado pela casa legislativa, o requerimento será enviado ao poder executivo, onde será aguardada uma resposta do prefeito Ângelo Ferreira.
“A comunidade tem uma carência no sentido de lazer e esporte. Pernambuquinho apesar de ser um povoado pouco populoso, abrange sítios circunvizinhos que também seriam beneficiados com estas obras, além de que essa reinvidicação é um pedido da própria população que reside naquela localidade”, disse o vereador.

Além da solicitação da construção da quadra, o parlamentar também solicitou que o governo municipal construa uma praça para a localidade. “Com a construção da praça a localidade terá uma lazer e mais uma opção para prática de esportivas e principalmente os jovens”, afirmou.

Daniel Medeiros lamenta morte do músico Gonzaga do Violão

O falecimento de Gonzaga do Violão me pegou de surpresa, como sempre, perder um grande amigo é um grande choque e esse ano tenho sofrido e acredito que todos os sertanienses em especial também a perda de amigos, acidentes fatais com crianças amadas, jovens separados prematuramente do nosso convívio, amigos como: Sr. Zi do Riacho do Caroá, Beto da Celpe, Tourinho, César Góis, e agora Gonzaga, outro amigo irmão a quem devo muito pelo pouco que aprendi na minha trajetória como músico. Gonzaga foi um artista de personalidade no mundo da música em Sertânia.
Estou em profundo choque. Perdi um amigo amado e gentil, a alma mais generosa e um artista brilhante pra quem teve oportunidade de ouvi-lo. Tive grandes parcerias com o meu querido Gonzaga. Meu coração está com a sua família, amigos e os fãs.

Por que os homens ainda vivem menos do que a gente entende que deveria viver?
Essa resposta talvez seja uma daquelas que as escrituras sagradas dizem "às coisas ocultas não nos pertencem". Estou de coração partido pela perda de meu querido amigo Gonzaguinha como o chamava. Eu, sua família, seus amigos, a música e Sertânia.

Vai com Deus amigo.


Por: Daniel Medeiros.

Agência do BB de Ipubi, no Sertão, é explodida por bandidos

Mais uma agência bancária no Interior de Pernambuco, desta feita a do Banco do Brasil de Ipubi, no Alto Sertão do Araripe, foi arrombada esta madrugada por uma quadrilha especializada. As imagens exclusivas foram enviadas pela jornalista Ana Abrantes, que atua na região.
Segundo ela, falando ao Blog do Magno, a explosão de se deu por volta das quatro horas da madrugada, provocando pânico e acordando a população, que está em polvorosa com a onda de violência na região. Com 29 mil habitantes, Ipubi fica a 580 km do Recife, já bem próxima a chapada do Araripe.

Em apenas um semestre, de janeiro a julho do ano passado, ocorreram 79 arrombamentos de caixas eletrônicos e 38 explosões. Os números representam um aumento de 105% nos arrombamentos e de 35% nas explosões em relação ao mesmo período de 2015. Nos primeiros sete meses do ano anterior, foram 19 caixas arrombados e 28 detonados com explosivos.

Vereador Vino denuncia crescimento da violência em Sertânia

O vereador Vino Veras (PTB), usou a tribuna da Câmara Municipal de Sertânia, durante a seção desta terça (29), para denunciar o crescimento da violência no município. O parlamentar lamentou que o governo do Estado não tenha garantido mais empenho e recursos para enfrentar a violência.
“Temos que cobrar uma atitude urgente do governo estadual, não podemos ficar calados. A população sertaniense vem sofrendo com o aumento da criminalidade, a delegacia vive fechada e não temos um efetivo de policia suficiente na cidade”, disse.

Outros parlamentares também tocaram no assunto que hoje vem sendo bastante comentado no município. A população reclama do abandono, o maior exemplo é o sucateamento da delegacia no município.

Vereadores de Sertânia participam do Congresso da UVP

Os vereadores Junhão Lins (PSDB), Vando do Caroá (PC do B), Dr. Orestes (PT), Dóia (PSD), Vino Veras (PTB) e Damião Silva (PC do B), participam na cidade de Bonito, no agreste do estado, do Congresso de Vereadores, Vereadoras e Servidores de Câmaras Municipais, realizado pela União dos Vereadores de Pernambuco. O congresso teve início nesta quinta (23) e se encerra neste domingo (26).
O evento contará com debates relevantes sobre “Interiorização do Desenvolvimento Econômico e do Turismo em Pernambuco”, “Orçamento Público – Noção Geral, PPA, LDO e LOA”; “O Controle Social e os Conselhos Municipais”.
Neste sábado (25) também será realizada a eleição para a escolha do presidente e diretorias da União de Vereadores.

“Participamos de todos os eventos realizados pela UVP. No congresso podemos trocar experiências, debater sobre assuntos importantes na administração pública e participar das plenárias”, disse o vereador Junhão.

Governador e equipe chegam neste sábado a Arcoverde

Neste sábado, dia 25, Arcoverde recebe o Seminário Pernambuco em Ação.
Será momento  para o governador Paulo Câmara fazer um balanço do seu desempenho nos últimos dois anos de governo e ouvir representantes da sociedade civil.
A agenda começa às 9h, na Escola Técnica Estadual Professor Francisco Jonas Costa, com a exibição de um vídeo e está aberta a todos.
A prefeita Madalena Britto vai fazer o discurso de abertura e, em seguida, será apresentada a prestação de contas do Governo. Às 10h30, começa a plenária, quando a sociedade civil organizada e autoridades poderão falar.
Ao meio-dia, o governador Paulo Câmara faz o discurso de encerramento do evento. O Pernambuco em Ação começou na quinta-feira (23), em Afogados da Ingazeira e na sexta-feira (24), chegou a Petrolândia.

Depois do Seminário em Arcoverde, o governador vai inaugurar um ambulatório no Hospital Regional Rui de Barros Correia e, em seguida, viaja para Buíque onde vai inaugurar a escola técnica. Essas ações ocorrem paralelamente as atividades do Pernambuco em Ação.

Moradores de Custódia e Sertânia recebem palestras pelo Dia Mundial da Água

Moradores de Sertânia e Custódia, em Pernambuco, receberam palestras informativas, feitas por representantes da Comunicação Itinerante do Ministério da Integração Nacional, em comemoração ao Dia Mundial da Água. As ações, além de mostrar os andamentos das obras finais do Projeto São Francisco, relembraram importância deste recurso renovável.
Em Sertânia, a atividade ocorreu na quarta-feira (22), que foi realmente o dia comemorativo, e contou com 79 participantes. A equipe abordou principalmente assuntos sobre o uso racional da água. A moradora Severina Liz diz que ficou emocionada ao ver que as obras estão acabando. “Depois de passarmos por dificuldades e sentirmos sede temos que prestar atenção nessas dicas de preservação”, afirma.

Já em Custódia, os eventos aconteceram hoje (24) e em dois locais: na praça Padre Leão e no Espaço Educacional Descobrir e Criar. Dos 106 participantes, 61 foram estudantes. A Professora Itassy Alexandre Leite disse que ficou motivada a levar mais informações para suas turmas ao perceber que muitos estudantes estavam curiosos sobre o empreendimento hídrico. “A palestra foi maravilhosa e muito esclarecedora”, declarou.

Inscrições para o concurso dos bombeiros terminam neste domingo

Terminam neste domingo (26/03) as inscrições para o concurso público para o corpo de bombeiros militar de Pernambuco.
Ao todo, são oferecidas 300 vagas para o posto inicial de soldado, com reserva de 5% para candidatos com deficiência. As inscrições devem ser feitas no endereço eletrônico www.upenet.com.br.
Para participar, o candidato deve ter no mínimo 18 anos completos até a data do ingresso e, no máximo 28 anos na data de inscrição do concurso. Além de escolaridade mínima de nível médio, possuir carteira de habilitação e altura mínima de 1,65m para homens, e 1,60m para mulheres.
Os interessados devem realizar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 129,60, preferencialmente em casa lotéricas, até o dia 27/03/2017.
A primeira etapa da seleção, que é composta do exame de habilidades e conhecimentos, exame de aptid           ão física, avaliação psicológica e exames médicos, será realizada pelo Instituto de Apoio à Fundação Universidade de Pernambuco (Iaupe). Já a segunda etapa, que consiste no Curso de Formação e Habilitação de Praças, será realizada pela Secretaria Estadual de Defesa Social (SDS).
Durante o curso de formação, os alunos receberão bolsa-auxílio no valor de R$ 970,42. Após conclusão do curso de formação, os nomeados terão remuneração de R$ 2.319,88 mensais.
O certame, autorizado através de portaria conjunta SAD/SDS no 006/2017, tem a validade de dois anos, prorrogável por igual período. A prova de conhecimentos será aplicada no dia 28/05/2017.

Outras informações podem ser obtidas no site do Conupe (www.upenet.com.br) no link SDS Bombeiro Militar – 2017, através do e-mail: conupe.bombeiros2017@gmail.com ou dos telefones: (81) 3033-7394 / 7397. Confira em anexo o edital completo.

Prefeitura de Sertânia decepciona na festa de São José, em Cruzeiro do Nordeste

Mais uma vez o ‘novo’ e ao mesmo tempo ‘velho’ Governo Municipal de Sertânia, com sua falta de compromisso e planejamento, decepcionou a população, desta vez, foi na festa de São José, em Cruzeiro do Nordeste. Mostrando uma tremenda falta de planejamento, a prefeitura divulgou a atração musical faltando apenas três dias para a realização do evento.
A população ficou indignada, pois o atual prefeito passou os últimos quatro anos usando um programa no rádio para criticar a gestão anterior, principalmente pela demora na divulgação da programação de festas populares. “Pensávamos que o prefeito Ângelo Ferreira iria divulgar a programação da festa com pelo menos um mês de antecedência, já que ele criticada tanto o ex-prefeito Guga Lins. Realmente faltou planejamento”, disse a dona de casa, Maria José.

Outra coisa que chamou atenção, na noite de sábado (18), foi a falta de respeito com a festa religiosa, a prefeitura iniciou a festa profana antes que terminasse o tradicional leilão, realizado pela Paróquia de São José. Segundo informações, o combinado era que a programação de rua só teria início após o término da programação religiosa.

Greve dos professores de Pernambuco é suspensa

Os professores da rede estadual suspenderam, nesta segunda-feira, dia 20 de março, a greve que teve inicio na última semana. A decisão foi tomada após assembleia do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco - SIINTEPE.
De acordo com Fernando Melo, a greve acontece por três motivos: a reforma da previdência, o pagamento do piso salarial e a carta que foi entregue à secretaria de educação do Estado no último dia 8 de março. O Estado de suspensão será reavaliada em uma próxima assembleia no dia 19 de abril.

Na última quarta-feira, 80% dos professores da rede estadual aderiram a greve, e o número baixou com o passar dos dias. Nesta segunda, apenas 40% mantinham o posicionamento. Para Fernando esse número é normal, mas preocupante.

Alepe debate reforma da previdência

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) deu início, nesta segunda-feira (20), as discussões sobre o Projeto de Emenda Constitucional (PEC) 287, que trata da reforma da Previdência Social. Promovida pela Comissão Especial dedicada ao tema na Alepe, a audiência pública contou com a participação de deputados estaduais, representantes da bancada federal e entidades da sociedade civil. 
Presidente da comissão, o deputado Silvio Costa Filho (PRB) destacou que o que os integrantes do colegiado vêm percebendo é que a atual proposta de reforma do Governo Federal não terá o apoio da sociedade pernambucana. “A reforma, da maneira que foi sugerida pelo Governo Federal, tira direitos dos trabalhadores e é inoportuna. Particularmente sou contrário à proposta, pois não é a Previdência que deve ao Brasil, é o Brasil que deve à Previdência”, destacou. 

Relator da Comissão da Previdência Social, o deputado Rodrigo Novaes (PSD) também se mostrou contrário à proposta, que classificou como desmonte social. “O sistema precisa ser revisto, sim, mas com bom senso. A idade mínima que estão propondo para o Brasil hoje só será adotada daqui a nove anos no Japão, país onde a expectativa de vida chega a 84 anos”, comparou. 

De acordo com o presidente da Comissão de Direito de Seguridade Social da Ordem dos Advogados do Brasil de Pernambuco (OAB-PE), Alexandre Vasconcelos, o sistema previdenciário brasileiro não apresenta déficit e sim superávit. “O que é apresentado como déficit, na verdade, diz respeito à aposentadoria rural, que são na verdade benefícios de assistência social”, explicou.

Representante da bancada federal na audiência pública, o deputado Silvio Costa (PTdoB) defendeu a taxação de grandes fortunas e a regulamentação dos cassinos como alternativas para reforçar o caixa da Previdência. O parlamentar criticou também a exclusão das forças armadas da reforma. “Ou a reforma é para todos ou não é para ninguém”, defendeu.


Ao final do encontro, o deputado Silvio Costa Filho pediu às entidades presentes na audiência pública que enviassem suas sugestões e considerações em relação à PEC 287 para a Comissão Especial da Previdência Social para subsidiar o relatório final que será apresentado à sociedade. “O Governo Federal precisa promover um amplo debate com a sociedade sobre o tema, de forma transparente, abrindo todos os números da Previdência, e não fazer uma reforma de maneira açodada, sem discussão”, avaliou.

União Europeia vai suspender empresas envolvidas no escândalo de carne no Brasil

A Comissão Europeia disse nesta segunda-feira (20) que está monitorando as importações de carne do Brasil e que todas as empresas envolvidas em um escândalo de carne ilegal terão acesso negado ao mercado da União Europeia temporariamente. O nome de nenhuma empresa foi citado.
“A Comissão garantirá que quaisquer dos estabelecimentos implicados na fraude sejam suspensos de exportar para a UE”, disse o porta-voz da Comissão Europeia Enrico Brivio em coletiva de imprensa regular.
Questionado sobre o tipo de carne envolvida na investigação – e que terá a compra suspensa -, o porta-voz afirmou que, de acordo com relatos iniciais, trata-se de frango, em sua maior parte.
O Brasil é o segundo maior produtor de carne bovina do mundo e o maior exportador. O setor vendeu para mais de 150 países no ano passado e agora se preocupa com os impactos negativos do esquema de venda de carne supostamente adulterada.

China, Coréia do Sul e Chile também anunciaram uma suspensão temporária das importações, segundo agências internacionais. O governo brasileiro e as representações locais dos países foram procurados pelo G1, mas ainda não se manifestaram.

Quem pagou o comício de Lula no São Francisco?

Alguém já disse que a verdade é algo tão precioso que às vezes precisa ser protegida por uma escolta de mentiras. Ao discursar no megacomício que Lula realizou na cidade de Monteiro, no Cariri da Paraíba, o anfitrião Ricardo Coutinho (PSB), governador paraibano, disse o seguinte:
“Aqui, no território livre da Paraíba, o povo sabe o que é verdade, o povo tem a coragem de ir às ruas. […] Eu agradeço aos meus companheiros, prefeitos aqui da região. Botaram a mão na massa. Fizeram, efetivamente, de burro, de carroça, de carro, de ônibus, de qualquer jeito criaram as condições para que muita gente estivesse aqui. Não foi gasto um centavo de dinheiro público, não foi gasto nada, a não ser o sentimento de gratidão que o nosso povo tem.”
Coutinho revelou-se um grato cego. Não viu a superestrutura ao redor. Entre outros itens, o aparato montado para Lula reinaugurar o pedaço da obra da transposição do Rio São Francisco que Michel Temer já havia inaugurado há nove dias incluiu: o palanque, a tenda, o equipamento de som, as grades de proteção e uma frota de ônibus para levar aclamação até os ouvidos de Lula. Essas coisas não costumam ser custeadas pelo “sentimento de gratidão”. Mesmo no “território livre da Paraíba”, os fornecedores só quitam as faturas mediante pagamento em dinheiro.
As imagens veiculadas abaixo indicam que o evento custou caro. Como Coutinho assegurou que não há verba pública no lance, ficou boiando sobre as águas transpostas do São Francisco uma interrogação: quem pagou as despesas relacionadas ao megacomício de Lula?
De duas, uma: Ou o morubixaba do PT dispõe de meia dúzia de mecenas dispostos a financiar no caixa dois sua campanha fora de época ou o governador da Paraíba cometeu algum engano. Esse é o tipo de engano que costuma virar matéria-prima para ações judiciais. Em tempos de Lava Jato, o brasileiro já não se importa com enganos. Ele apenas não suporta ser enganado.

Do Blog do Josias

Celebrada Missa de despedida do Padre Fantico Borges

Neste domingo (19), foi celebrada na Igreja Sagrado Coração de Jesus, a Missa de despedida do Padre Fantico Borges. O vigário estava a frente das Paróquias da Imaculada Conceição e Sagrado Coração de Jesus á pouco mais de dois anos e se despediu de forma emocionante do povo sertaniense.
Padre Fantico veio a Sertânia com a missão de unir as duas paróquias, que ha anos vinham mostrando certa ‘rivalidade’ no município, depois de dois anos de trabalho o pároco conseguiu realizar sua missão com sucesso, pois o povo de Sertânia já percebe a união da comunidade católica. “Agradeço o carinho e atenção que todos os paroquianos tiveram comigo. Hoje a noite no Coração de Jesus foi à missa de despedida. Ficarei rezando por esta diocese e por todo o povo de Deus de Sertânia. Contem com minhas orações e meu respeito”, disse o Padre Fantico.

A comunidade católica de Sertânia aguarda a chegada do novo Pároco, enquanto isso não acontece, as duas paróquias ficarão sobre a responsabilidade do Padre Jair. Já o Padre Fantico irá assumir uma nova paróquia no seu estado de origem, o Ceará.

Damião Silva e Vando do Caroá participaram juntos com Direção Estadual do PC do B, do ato em Monteiro

Os vereadores Damião Silva e Vando do Caroá, ambos do PC do B, participaram juntos com a direção estadual do partido, do ato realizado neste domingo (19), na cidade Monteiro-PB. Os parlamentares sertanienses são eleitores do ex-presidente Lula e levaram familiares e correligionários para o evento.
A cidade de Monteiro, no sertão da Paraíba, recebeu neste domingo 19, dia de São José, a presidente eleita Dilma Rousseff, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador Ricardo Coutinho, que fizeram para o que chamaram de inauguração popular da transposição do São Francisco. Neste domingo, segundo a organização, mais de vinte mil pessoas se dirigiram a Monteiro, num evento que teve direito a apresentação de artistas locais e de nomes consagrados, como o cantor e compositor paraibano Chico César.

“Foi um momento emocionante. Era um verdadeiro mar de gente. Ter conseguido chegar perto dele vai ficar na minha memória”, disse Vando. “A admiração que o nordestino tem por Lula é o reconhecimento por todo trabalho realizado por ele nessa região. A obra da Transposição já está marcada na história e o ex-presidente merece ser homenageado”, afirmou Damião. 

Lula e Dilma são recepcionados em Monteiro por uma multidão

Após uma carreata que saiu de Campina Grande, os ex-presidentes Lula e Dilma, chegaram a cidade de Monteiro na Paraíba, por volta das 14h deste domingo (19), onde realizaram a “inauguração popular” do eixo leste da Transposição do Rio São Francisco.
Uma grande multidão se fez presente no local, gente de várias partes do Brasil e principalmente do Nordeste, a cidade está completamente tomada por militantes do PT e simpatizantes dos ex-presidentes.
Após visitar o trecho da Transposição, Lula e Dilma foram ao Centro de Monteiro, onde foi montada uma estrutura para os políticos que acompanham os petistas discursarem.

Dentre eles, o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), o ex-ministro da Integração Ciro Gomes, além do líder da oposição no Senado, Humberto Costa e a líder do PT na Casa, Gleisi Hoffmann(PR).

Posto Vip inaugura sua Loja de Conveniência, em Sertânia

O empresário Paulo Roberto é o seu irmão Paulo José, proprietários do Grupo Cazuza VIP, acabam de inaugurar a loja de conveniência do Posto VIP. Um empreendimento que veio para fazer a diferença, ali você vai encontrar cervejas especiais, adega com os melhores vinhos, sanduíches, pizzas, salgados e um ambiente agradável projetado para a família sertaniense.
No posto Vip você tem também dispõe da Pousada VIP, com quartos climatizados, equipado com o maior conforto, TV e Wi-FI. Além de tudo isso tem também o melhor combustível. 

E todos os sábados fazendo promoção no preço de gasolina. 

Sobrou oportunismo, faltou liderança: Lula não virá mais a Sertânia

O ex-presidente Lula, a ex-presidente Dilma Rousseff e toda comitiva, inclusive o cantor e compositor Chico Buarque de Holanda, não virão mais para Sertânia neste domingo, dia 19.
Recebemos a notícia de um petista ligado ao senador Humberto Costa. Segundo ele não tem como o ex-presidente vir a Sertânia, pois não há logística. Outros petistas nos informaram também que Pernambuco não tem um deputado federal do PT, apenas o senador Humberto Costa, ficando assim inviável sua vinda, apesar de dois senadores, Humberto e Lindenberg, ambos do PT, terem feito pronunciamentos de que ele viria ao nosso município.
Humberto deu entrevista ao Tribuna do Moxotó e o senador carioca Lindenberg fez um vídeo garantido a presença de Lula nos dois Estados, Pernambuco e Paraíba.
A desculpa que não existe logística é frágil, a verdade é que faltou consideração e sobrou oportunismo. Lula, segundo os mais entendidos de política, quer dar uma resposta a Cássio Cunha Lima e sua turma, ele está muito mais preocupado com isto, daí a escolha do governador daquele Estado, Ricardo Coutinho, que é do PSB, para ser o seu anfitrião, decepcionando assim boa parte da população sertaneja, em particular a população rural de Sertânia, que expressou logo nas primeiras horas a sua gratidão pela obra da Transposição ao ex-presidente Lula. 
Observa-se claramente que a população, esta que se expressa com sensibilidade, transparência e sem hipocrisia, é deixada de lado, dando-se prioridade muitas vezes a políticos oportunistas, papagaios de piratas, que estão muito mais preocupados em aparecer bem na "fita" do que vibrando com a própria obra. Com certeza esta é uma notícia triste para os sertanienses que estavam ávidos para receber o ex-presidente e a ele agradecer seu empenho em tornar esse sonho real. 

Mas em uma democracia como a do Brasil, a acepção da palavra nada vale, enquanto tivermos políticos egocêntricos e que apenas olham para seu próprio umbigo e nesses casos, o povo? O povo é só um detalhe.

Do Tribuna do Moxotó

Vários prefeitos confirmam ida a Monteiro, para acompanhar visita de Lula à transposição

Vários prefeitos já confirmaram presença na visita do ex-presidente Lula às obras da Transposição do São Francisco, entre eles, o prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque (PT). Duque recentemente esteve no centro das atenções por sua aproximação com setores contrários ao PT, mesmo estando filiado à legenda.
O próprio prefeito não escondeu estar conversando sobre sua saída do PT, partido que abrigou suas duas eleições. O gestor que participou de encontros recentes com Temer e Mendonça Filho confirmou ao Farol de Notícias que estará na Paraíba, para recepcionar os ex-presidentes Lula e Dilma num ato político que está sendo preparado pelo Partido dos Trabalhadores (PT).
Ao ser provocado se faria parte de uma caravana de petistas serra-talhadenses mesmo após ter abraçado o peemedebista Michel Temer, que é acusado de ‘golpista’, Luciano Duque procurou fugir da dicotomia.
“Eu não quero saber desse negócio de quem é golpista ou quem não é. Não estou atrás disso. Estou atrás de quem fez, de quem faz e de quem pode fazer mais pelo povo. Vou estar recepcionando o ex-presidente Lula porque deixou um legado para o nosso povo. Sou grato aos que trabalham pelo povo”, reforçou Duque.

Em maio do ano passado, Duque criticava o governo Temer, após a queda de Dilma Roussef. Duque questionou a unificação dos Ministérios da Educação e Cultura. Mais uma crítica que atingiu o Ministro Mendonça Filho, do DEM.

Armando comemora a Transposição, mas cobra obras complementares

O senador Armando Monteiro (PTB) ocupou, nesta terça-feira (14), a tribuna do plenário do Senado para comemorar o início da Transposição do Rio São Francisco na Paraíba e em Pernambuco.
No pronunciamento, o petebista também alertou ser essencial executar obras complementares no entorno do empreendimento. “A conclusão das obras da Transposição é uma redenção para os nordestinos”, enfatizou.
Armando assegurou que, junto com os outros dois senadores de Pernambuco e a bancada do estado na Câmara dos Deputados, estará “totalmente comprometido” com a cobrança da liberação dos recursos que tornem possível o término de adutoras, ramais e barragens que darão efetividade à Transposição em Pernambuco.
O senador petebista citou, entre as obras complementares essenciais em Pernambuco, a Adutora do Moxotó, com três estações elevatórias; a Adutora do Agreste, que atenderá a mais de dois milhões de habitantes em 68 municípios da região, e o Ramal do Agreste, que irá interligar o Rio Ipojuca à Adutora do Agreste.

Armando Monteiro assinalou, no discurso, que sem querer “politizar” o início do funcionamento da Transposição, deve ser atribuído aos ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff o mérito da obra. Frisou, contudo, que não pode deixar de se congratular com o presidente Michel Temer, por não haver contingenciado as verbas para o projeto nos últimos dez meses e por ter ampliado em 23% o volume dos repasses para o Eixo Leste, “garantindo a entrega dos trechos dentro do cronograma”.

Sertaniense inicia carreira no futebol pelo Vitória da Bahia

O sertaniense João Mateus, 15 anos, iniciou nesta segunda-feira (13), sua carreira no futebol, pelo Clube Vitória da Bahia. O jovem foi acompanhado pelo pai, Osmildo Souza, que assinou autorização para que ele passe a residir no Centro de Treinamento do Esporte Clube Vitória.
João é bastante conhecido em Sertânia pelo seu talento com a bola nos pés, principalmente quanto disputava os jogos escolares municipais, defendendo a Escola Técnica de Sertânia. “Estou muito feliz, sempre sonhei com este momento. Eu e minha esposa estamos dando total apoio à carreira de Mateus, mas nunca esquecendo de priorizar os estudos, que vem em primeiro lugar”, disse Osmildo.

O Diário de Sertânia deseja toda sorte a esse jovem, que sonha em conquistar um espaço no mundo do futebol.

Fala de Ângelo sobre Lula e Transposição é explorada pelo PT nacional

Em sua página oficial, o PT fez uma defesa da paternidade de Lula sobre a Transposição do São Francisco. Foi quando tratou dá chegada da água ao município de Monteiro, na Paraíba.
“Ideias para combater a seca com projetos de engenharia já existem desde o Império, mas só se tornaram realidade a partir do governo de Lula, que conseguiu aprovação no Conselho Nacional de Recursos Hídricos em 2005 e iniciou as obras em 2007. Os trabalhos seguiram em execução sob o comando de Dilma Rousseff, de 2011 a 2016, chegando a quase 90% da execução total”, diz o site do partido.
Dentre os argumentos para defender o legado, a página pinça uma fala recente do prefeito de Sertânia, Ângelo Ferreira, quando falou à Rádio Jornal.
Na segunda-feira (6), o prefeito de Sertânia, Ângelo Ferreira (PSB), afirmou que a população do município sertanejo atribui ao ex-presidente Lula a paternidade das obras da Transposição do Rio São Francisco.
“Não sou eu quem estou dizendo. Estou dizendo o que o povo diz. O povo atribui a Lula a paternidade das obras. Essa é a grande verdade. E a gente tem que ser justo. Lula foi quem efetivamente começou esse projeto”, disse o prefeito.

A página crítica Temer e Alckimin. “O impacto destas obras sobre a vida das pessoas é tão grande que os golpistas estão tentando se apropriar politicamente do resultado. O usurpador Michel Temer esteve três vezes nas obras da integração e até o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, que deixou o Estado na seca há poucos anos, apareceu no interior de Pernambuco junto de um dos ministros golpistas”.

Fundo Partidário banca viagens de jatinho, bebidas alcoólicas e jantar em churrascaria

O dinheiro público assegurado aos partidos por meio do Fundo Partidário (R$ 3,57 bilhões nos últimos sete anos), tem bancado “gastos obscuros” que, em muitos casos, estão sob questionamento na Justiça Eleitoral.
Uma apuração produzida por técnicos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revelou que, entre as despesas financiadas pelo fundo estão viagens de jatinho, bebidas alcoólicas, jantares em churrascaria e até mesmo contas pessoais de dirigentes partidários. As informações constam da edição deste domingo (12) do jornal O Estado de S. Paulo.
Segundo a reportagem, aquele valor é referente ao total repassado aos partidos entre 2011 e 2016, corrigido pela inflação, e consta das prestações de contas à espera de julgamento do TSE. O tribunal estima que o relatório a ser levado a julgamento some cerca de 560 mil páginas, distribuídas em centenas de pastas.
Ainda de acordo com o Estadão, os partidos têm o hábito de apresentar notas fiscais sem especificação e detalhes sobre cada tipo de despesas (como, quando, onde e com que finalidade foi utilizado o recurso público).
Os técnicos do TSE envolvidos com o material ainda tentam analisar as contas referentes a 2011, formalizadas à Justiça Eleitoral em abril de 2012 – ou seja, quase cinco anos atrás. O julgamento desses registros está previsto para 28 de abril, a dois dias da prescrição – a partir dessa data, fixada pelo prazo de julgamento de cinco anos, não terá sido mais possível punir as legendas por eventuais irregularidades no uso do fundo.
O jornal paulista informa ainda que teve acesso aos relatórios já finalizados. Essa documentação diz respeito a 29 partidos em funcionamento há seis anos – apenas três não apresentaram irregularidades no uso do recurso público, segundo os técnicos do TSE, que recomendaram a rejeição das contas de 26 siglas.
Os principais partidos do país estão na mira do tribunal, a exemplo de PT, PMDB e PSDB. Apenas PRB, PSD e PV receberam parecer pela aprovação das contas, mesmo assim com ressalvas.
“Na prestação de contas do PSDB de 2015, porém, aparecem diversas notas de fretamento da Reale Táxi Aéreo sem essas informações. O presidente nacional, senador Aécio Neves (MG), costuma voar em aviões alugados. Recentemente, um jato com o tucano derrapou na pista do Aeroporto de Congonhas, quando ele se deslocava de Brasília a São Paulo. Na ocasião, o partido informou que aviões fretados eram usados ‘ocasionalmente’”, diz trecho da reportagem assinada por Pedro Venceslau e Daniel Bramatti.

“Na prestação de contas do PT daquele ano, os técnicos encontraram notas de R$ 5 milhões da Santana e Associados Marketing, do marqueteiro João Santana, que não correspondiam aos ‘serviços descritos na nota’, segundo o parecer. O relatório considerou irregular o pagamento”, acrescenta o jornal.

Junhão denuncia abandono e descaso com Quadra de Escola de Referência em Sertânia

Novamente o governador de Pernambuco, Paulo Câmara do PSB, veio a Sertânia e se preocupou em visitar a obra em andamento do contorno viário, mas sequer mencionou sobre as providências tomadas por ele em relação as duas quadras da Escola de Referência em Ensino Médio Olavo Bilac – EREMOB, antigo CEOB, quadras estas que estão abandonadas pelo atual governo já há alguns anos, numa demonstração de descaso com os estudantes sertanienses. Todos lembram e quem estava no evento mais ainda, que o governador Paulo Câmara esteve aqui durante a campanha do atual prefeito e ali prometeu que as quadras receberiam uma atenção especial e que seriam reformadas, pois bem caros leitores, disse mas não fez, prometeu e não cumpriu, as eleições passaram, seu candidato foi eleito e as quadras continuam do mesmo jeito.
Preocupado com a situação o vereador Junhão Lins apresentou uma indicação solicitando melhorias para as referidas quadras. 
São duas quadras. A primeira, que é descoberta, se encontra interditada por falta de apenas um alambrado para que a bola não ultrapasse seus limites e atinja as casas da vizinhança(motivo da interdição por parte da justiça), já a outra foi também interditadas por questões de segurança e por falta de energia (já estava sem energia há pelos menos 4 anos).
Segundo engenheiros o teto poderia desabar e atingir os alunos. Uma equipe enviada pelo próprio governo veio a Sertânia e retirou todo o teto, alimentando a esperança de que a reforma daquela quadra seria efetuada com rapidez, mas não foi isso que aconteceu, as quadras estão interditadas e os alunos sem atividade física e nem esportiva, numa demonstração de total desatenção desse governo para a educação.
“Estamos mobilizando nossos pais, nossos colegas e a comunidade sertaniense para sairmos em passeata, fazendo uma grande manifestação pelas ruas da cidade com o objetivo de chamar a atenção para aqueles que detêm o poder e que podem sim, fazer alguma coisa e também chamar a atenção da grande mídia”, disse um dos alunos da EREMOB bastante revoltado com a situação e parabenizando o o vereador do PSDB pela iniciativa.
“Já terminei meu ensino médio saí da EREMOB, mas também vou fazer parte desse movimento, pois desde que entrei na escola que essas quadras estão desse jeito, só vejo promessas e nada”, disse um ex-aluno, satisfeito com o vereador Junhão Lins.
Realmente trata-se de um verdadeiro absurdo, os poderes públicos, sobretudo aqueles que têm a obrigação de fazer o que é de sua alçada, fazem ouvido de mercador, ignoram estudantes ávidos por este apenas um espaço. Será que a rapidez daqueles que são “donos” do poder só serve para perseguir e fazer mal aos seus desafetos?
E a população e os estudantes como ficam?

Parabenizamos o vereador Junhão por ter apresentado essa indicação mostrando sua preocupação com toda essa situação pela qual passa os alunos da única escola de referência em Sertânia. 


Do Tribuna do Moxotó

Paraibano que deve votar cassação Dilma-Temer quer fazer história no TSE

Não era sua especialidade, mas o ministro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Herman Benjamin decidiu fazer desta a ação de sua vida.
E não era para menos. Aos 59 anos, o paraibano Antonio Herman de Vasconcellos e Benjamin é o relator do maior processo da história do tribunal, que pode cassar, por abuso de poder político e econômico, a chapa presidencial composta por Dilma Rousseff e Michel Temer nas eleições de 2014.
Precisou deixar de lado causas de direito ambiental e do consumidor, áreas nas quais é referência, para se debruçar com rotina quase acadêmica –com inúmeras horas de estudo e levantamento de detalhes– ao financiamento eleitoral.
Seu voto será histórico, e ele sabe disso. A amigos confidenciou recentemente que apresentará seu parecer em abril, antes do fim do mandato dos ministros Henrique Neves e Luciana Lóssio.
Os dois deixarão o TSE neste ano e especulações de que Temer os substituirá por magistrados alinhados ao governo incomodou Benjamin.
Quem o conhece aposta que ele vai votar pela cassação sem a separação das contas da campanha –oposto do que deseja a defesa do presidente peemedebista.

Benjamin é vaidoso, dizem os mais próximos, e sabe que tem oportunidade de fazer história a poucos meses de deixar a corte, em outubro deste ano.

Contorno Viário de Sertânia chega a 85% de obras concluídas

Além de participar da cerimônia de abertura das comportas do reservatório de Campos – que integra o projeto de Transposição das águas do Rio São Francisco – ao lado do presidente da República, Michel Temer, o governador Paulo Câmara aproveitou a ida ao Sertão, nesta sexta-feira (10), para fazer vistoria às obras do Contorno Viário de Sertânia. A intervenção está muito próxima de ser finalizada, apresentando 85% de execução.
O Contorno é uma reivindicação antiga da população da região, que deseja que o tráfego de veículos pesados não passe por dentro da cidade. Para atender essa demanda, o governador Paulo Câmara autorizou o início do trabalho em junho de 2015. Ele tem uma extensão de 7,5 quilômetros e representa um investimento de R$ 16,5 milhões do Estado, por meio do Fundo Rodoviário de Pernambuco (Furpe).
“Nossa expectativa é de que possamos concluir essa obra fundamental para a região ainda neste semestre. O Contorno vai aumentar a segurança das pessoas e permitir que os veículos de carga tenham mais agilidade no deslocamento em para o Pajeú e também para a Paraíba, o que dinamiza a economia da região”, disse o governador Paulo Câmara.

Realizada pela Secretaria Estadual de Transportes, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), a nova via evitará que dois mil caminhões circulem mensalmente pelo centro urbano de Sertânia. Ao todo, serão beneficiados diretamente mais de 35 mil pessoas. A obra, que segue em ritmo acelerado, tem conclusão prevista para o próximo mês de maio.

Temer diz que não quer ‘paternidade’ de transposição do rio São Francisco

O presidente Michel Temer afirmou nesta sexta-feira (10), em discurso na Paraíba, que não quer a “paternidade” das obras de transposição do rio São Francisco. O presidente viajou para o estado para participar, à tarde, da inauguração do eixo leste da transposição, o primeiro a ficar pronto. Segundo ele, a paternidade do projeto é do povo do Nordeste.
As obras de transposição do São Francisco começaram ainda no segundo mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2007, com o objetivo de abastecer cidades nordestinas que sofrem com a seca.
A previsão inicial era que todo o projeto fosse concluído em 2012, ao custo de R$ 4,5 bilhões. Cinco anos depois do primeiro prazo, os valores já passaram dos R$ 8,2 bilhões. Nos últimos dez meses, por exemplo, foram injetados mais R$ 602 milhões nas obras, informou o Planalto.
“Eu não quero a paternidade desta obra. Ninguém pode tê-la. A paternidade é do povo brasileiro e do povo nordestino. Vocês é que pagaram impostos ao longo do tempo, vocês é que permitiram que pudéssemos fazer grandes investimentos nessa obra, que cada vez mais está sendo festejada”, afirmou Temer.
Para o presidente, o governo fez “muitos esforços” nos últimos meses para viabilizar a inauguração do primeiro eixo da obra. Ele afirmou ainda que a transposição é do “maior interesse” e da “maior relevância” para o “povo de vários estados do Nordeste”.
Eixos leste e norte – A estimativa do governo é que o eixo leste inaugurado nesta sexta-feira beneficie 4,5 milhões de pessoas em 168 municípios da Paraíba e de Pernambuco.
Em janeiro, o presidente Temer viajou ao município de Floresta, no sertão pernambucano, e inaugurou uma estação de bombeamento do ramal.
Na ocasião, ele prometeu que o eixo norte também será entregue em 2017. “Ainda neste ano, nós vamos inaugurar o eixo norte. Fora tantas outras obras complementares que visam trazer água para região do Nordeste”, declarou na ocasião.
Segundo o Palácio do Planalto, o eixo norte está 94,52% concluído e visa complementar o abastecimento da região metropolitana de Fortaleza, no Ceará.
Viagem pelo Nordeste – Embora o principal evento desta sexta seja a inauguração do eixo leste, o presidente Michel Temer decolará da base aérea de Brasília por volta das 8h30 com destino a Campina Grande, na Paraíba, para autorizar obras em uma rodovia.
Na cidade, ele visitará o Complexo Multimodal Aluízio Campos e assinará uma ordem de serviço para obras na BR-230.
O trecho beneficiado tem 28 km e vai do município de Cabedelo até a capital paraibana, João Pessoa. O investimento previsto para o empreendimento é de R$ 255 milhões, informou o governo.
Só então, no início da tarde, é que Temer irá para Sertânia, em Pernambuco, onde abrirá a comporta do reservatório de Campos.
A água que encherá o reservatório vai percorrer canais e outras estruturas até chegar a Monteiro, novamente na Paraíba. Às margens do Rio Paraíba no município, Temer participará da “celebração da chegada” da água do São Francisco ao estado.
Após os eventos, o presidente embarcará de volta a Brasília a partir de Campina Grande por volta das 17h.
‘Prioridade’ ao Nordeste – Em declaração à imprensa na noite desta quinta-feira (9) no Planalto, o porta-voz da Presidência, Alexandre Parola, afirmou que a conclusão do eixo leste traduz a “prioridade” do governo para o desenvolvimento do Nordeste.
Na avaliação do Planalto, todas as regiões do país devem ser beneficiadas por ações do governo, mas o “enfoque deve recair nas áreas mais necessitadas”.

“Por isso os projetos e as iniciativas que beneficiam a população nordestina têm recebido atenção prioritária das autoridades dos vários ministérios”, defendeu o porta-voz, ao ressaltar ainda que o equilíbrio fiscal proposto pelo governo não tem negligenciado recursos para obras de infraestrutura.
© Diário de Sertânia - 2015. Criado por: JH Design. Todos os direitos reservados.