Nesta sexta-feira (27) acontece em Sertânia a segunda edição do evento Cultura no Canto. A iniciativa realizada pelos programas Mãe Coruja e Criança Feliz têm como proposta fortalecer os vínculos familiares, promovendo um momento de interação e descontração.
A programação conta com atividades culturais, circuito para as crianças trabalharem com os pais e roda de conversa para dialogar temas como a campanha Setembro Amarelo e depressão pós-parto. Um dos objetivos é vivenciar e resgatar a cultura do município. A ação será realizada na Praça de Eventos Olavo Siqueira, a partir das 15h.
O evento é aberto à comunidade, em especial gestantes, mães, pais e crianças. O intuito é acolher a todos que fazem parte do cotidiano do infante. A ideia é proporcionar mudanças significativas na vida do público infantil e de todo o grupo familiar, visando garantir e efetivar o bem-estar das famílias.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde o Programa Mãe Coruja Pernambucana tem como objetivo garantir uma gestação de qualidade e um bom período pós-parto às mulheres. Já para as crianças a finalidade é assegurar o direito a um nascimento e desenvolvimento saudável e harmonioso. O propósito é reduzir a morbimortalidade materna e infantil. Em Sertânia a iniciativa funciona desde 2008.
Já o Programa Criança Feliz, segundo o Ministério do Desenvolvimento Social e Cidadania, foi lançado em 2016 para ampliar a rede de atenção e o cuidado integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida. O Programa se desenvolve por meio de visitas domiciliares, buscando envolver ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos. Em Sertânia, o Criança Feliz existe desde 2018.