Bebês de 6 a 11 meses devem tomar a “dose de intensificação”. As crianças com 1 ano, devem tomar normalmente uma dose da tríplice viral. As que têm 1 ano e 3 meses, precisam tomar uma dose da tetravalente.
Pessoas de 12 meses a 29 anos de idade devem ter duas doses da tríplice viral comprovadas. Se não está marcada na carteirinha ou não se lembra, deve procurar uma UBSF e regularizar a situação; Adultos de 30 a 49 anos devem ter pelo menos 1 dose da tríplice viral. A vacina é contraindicada para mulheres grávidas e indivíduos com baixa imunidade.
As doses estão disponíveis nas 10 Unidades Básicas de Saúde e no Centro de Saúde da Mulher e da Criança, de segunda-feira a sexta, no horário de 8h às 17h. É importante lembrar que a tríplice viral está a disposição durante todo o ano na rede municipal de saúde. A vacina, além do sarampo, previne, ainda, contra caxumba e rubéola.
Para ampliar a cobertura vacinal no público alvo da campanha será agendado um dia D no município, além de está sendo realizada vacinação nas unidades educacionais de Sertânia, por meio do “Programa Saúde na Escola”. A imunização também está acontecendo durante as visitas domiciliares, tanto na sede, quanto nos distritos e povoados.
O Sarampo é considerado uma doença contagiosa que pode evoluir e levar à morte, os sintomas principais são: febre, manchas avermelhadas na pele e no rosto, além de tosse persistente. O Brasil era considerado um país livre do sarampo, mas perdeu o certificado de eliminação da doença em fevereiro deste ano, após registrar mais de 10 mil casos em 2018.