
O momento teve início com uma apresentação cultural de um Trio Pé de Serra, formado por professores de música da SEJECT. Em seguida houve a formação da mesa que contou com autoridades como o prefeito em exercício, Toinho Almeida; Secretária de Educação, Valdilene Góis; vereador Washington Passos, entre outras lideranças. Na sequencia, quatro alunas de escolas municipais realizaram uma exposição oral de textos como forma de homenagear os educadores.
A capacitação teve a finalidade de orientar o público sobre os trabalhos que devem ser feitos em sala de aula para incentivar os alunos à leitura e a escrita. Segundo a Coordenadora Municipal do Programa Criança Alfabetizada, Vanderly Almeida a ideia é “criar e favorecer as condições de melhorias de aprendizagem. Os estudantes irão receber um almanaque com atividades que serão trabalhadas em sala de aula. Já o professor recebe o manual com todas as instruções para desenvolver esse material com as crianças”.

O intuito final é dar mais qualidade de aprendizado aos estudantes e obter um bom resultado nas avaliações externas. O programa é uma parceria da Secretaria de Educação de Pernambuco com a Secretaria de Educação de Sertânia. O intuito é que as crianças sejam alfabetizadas na idade adequada. Essa foi a primeira formação do Criança Alfabetizada em Sertânia, ao longo da ação, outras oficinas serão realizadas.