A Secretaria de Educação de Sertânia promoveu nesta quinta-feira (5), a primeira formação do programa Criança Alfabetizada. O encontro, que ocorreu no auditório da Escola Municipal Isaura Xavier dos Santos, teve por objetivo apresentar a iniciativa, que tem como proposta garantir que crianças saibam ler e escrever até o 2° ano do Ensino Fundamental. O evento contou com a participação de 70 pessoas, entre professores, gestores, mediadores, educadores de apoio e supervisores.
O momento teve início com uma apresentação cultural de um Trio Pé de Serra, formado por professores de música da SEJECT. Em seguida houve a formação da mesa que contou com autoridades como o prefeito em exercício, Toinho Almeida; Secretária de Educação, Valdilene Góis; vereador Washington Passos, entre outras lideranças. Na sequencia, quatro alunas de escolas municipais realizaram uma exposição oral de textos como forma de homenagear os educadores.
A capacitação teve a finalidade de orientar o público sobre os trabalhos que devem ser feitos em sala de aula para incentivar os alunos à leitura e a escrita. Segundo a Coordenadora Municipal do Programa Criança Alfabetizada, Vanderly Almeida a ideia é “criar e favorecer as condições de melhorias de aprendizagem. Os estudantes irão receber um almanaque com atividades que serão trabalhadas em sala de aula. Já o professor recebe o manual com todas as instruções para desenvolver esse material com as crianças”.
A professora Maria Aparecida Batista, da Escola José Sérgio Veras ressaltou como a ação é importante para alcançar a alfabetização na idade correta “infelizmente ainda encontramos no 2º ano crianças não alfabetizadas e são vários os fatores que influenciam para isso. Esse projeto vai nos ajudar a superar as dificuldades e permitir que esse público possa ter uma melhor fluência nessas áreas”.
O intuito final é dar mais qualidade de aprendizado aos estudantes e obter um bom resultado nas avaliações externas. O programa é uma parceria da Secretaria de Educação de Pernambuco com a Secretaria de Educação de Sertânia. O intuito é que as crianças sejam alfabetizadas na idade adequada. Essa foi a primeira formação do Criança Alfabetizada em Sertânia, ao longo da ação, outras oficinas serão realizadas.