O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) foi às lágrimas, ontem, com o renascimento na pia batismal pelas mãos do Padre Airton Freire, da Fundação Terra, em Arcoverde. A missa domingueira celebrou os 35 anos de bênçãos da instituição e a recuperação da saúde de Patriota.
A igreja lotou, com presenças também de autoridades, como a prefeita Madalena Brito, na foto com o padre e Patriota, descerrando a fita de inauguração de um centro odontológico, fruto de ajuda do parlamentar, através de emendas.
"A fundação Terra acredita que promover educação de qualidade para crianças e adolescentes é um passo fundamental para romper o ciclo de pobreza, a desigualdade e a injustiça social", disse o padre.
Diante desse desafio, segundo ele, a instituição mantém duas escolas, três creches e ações complementares para dar uma nova oportunidade de vida a mais de 1.400 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social atendidos diariamente, em Arcoverde (PE) e Maracanaú (CE).
Nessas três décadas e meia, a organização vem realizando grandes transformações na vida de quem mais precisa, sobretudo para romper o ciclo com o qual as crianças e os adolescentes seguiriam se não tivessem o apoio dos projetos.
Crianças que dependem também da escola da zona rural são exemplos disso. Se não houvesse o trabalho da Fundação Terra, possivelmente não teriam onde estudar, uma vez que dependem do transporte escolar da instituição para buscá-los e levá-los todos os dias. Muitos moram no Sítio Xucurus, em Buíque, numa casa bem simples, de taipa, com quatro cômodos e a única renda que possuem é o Bolsa Família.