
Os docentes selecionados vão participar da elaboração das provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2019. A inscrição deverá ser efetuada de 3 a 24 de abril, exclusivamente pelo Sistema do BNI.
O BNI visa armazenar itens com qualidade técnica para a montagem das provas aplicadas pelo Inep, incluindo o Enade. Para o Enade, o objetivo é subsidiar provas capazes de estimar com maior precisão a proficiência dos estudantes com relação a conteúdos programáticos dos respectivos cursos de graduação.
O cadastramento e a seleção de colaboradores para elaboração e revisão de itens são destinados aos docentes que atuem nas áreas de:
Arquitetura e Urbanismo
Engenharia Ambiental
Engenharia Civil
Engenharia de Alimentos
Engenharia de Computação
Engenharia de Controle e Automação
Engenharia de Produção
Engenharia Elétrica
Engenharia Florestal
Engenharia Mecânica
Engenharia Química
Requisitos
Para se inscrever, o docente precisa cumprir os seguintes requisitos:
Ter diploma de conclusão de curso de graduação de nível superior, devidamente registrado e emitido por Instituição de Educação Superior (IES) credenciada pelo poder público competente;
Exercer ou ter exercido atividade docente, nos últimos 18 meses, no curso de graduação para o qual pretende efetuar inscrição, comprovando o vínculo em IES credenciada pelo poder público competente;
Ter disponibilidade para as atividades a serem desenvolvidas no âmbito do BNI, conforme funções e datas previstas no edital;
Não pertencer ao quadro de servidores efetivos ou comissionados do MEC, do Inep, da Capes, do FNDE, do CNPq ou da Finep, ou estar em exercício em algum deles;
Não ter pendências junto às autoridades tributárias e previdenciárias;
Ter conhecimentos conhecimentos de informática, particularmente no que se refere ao uso de aplicativos de edição de texto;
Dispor de computador com sistema operacional Windows para acessar o ambiente virtual do BNI.
Critérios e seleção
Serão considerados os títulos de pós-graduação (lato sensu e stricto sensu), experiência docente na educação superior e experiências em edições anteriores do Enade nos últimos dois ciclos avaliativos (2013 a 2018).
A classificação de docentes obedecerá à pontuação obtida conforme os critérios e aqueles com maiores pontuações terão prioridade na convocação para a capacitação, observadas as necessidades de cada área.
Todos os selecionados passarão por capacitação, quando serão repassadas as normas, procedimentos e critérios técnicos requeridos para a elaboração e revisão de itens para o BNI.
O período para a convocação dos profissionais selecionados vai de 25 de abril a 3 de maio. Já a capacitação será realizada de 6 a 24 de maio. A oficina de elaboração e revisão de itens será de 3 a 21 de junho de 2019. Todas as etapas serão à distância.
O Banco Nacional de Itens (BNI) fornece insumos para as diversas avaliações e exames desenvolvidos pelo Inep. Ele assegura a disponibilidade de itens de qualidade, elaborados e revisados para cada instrumento, seja prova ou questionário. Todos os colaboradores participam de capacitações e oficinas de elaboração/revisão.
A participação da comunidade educacional e acadêmica de todo o Brasil amplia a diversidade e melhora a adequação dos instrumentos para a avaliação da educação do país.
O edital selecionará colaboradores para as áreas de Arquitetura e Urbanismo, Engenharias e para o componente de Formação Geral. Em um próximo edital estarão contempladas as áreas de Ciências Agrárias, Ciências da Saúde e Cursos Superiores de Tecnologia.