A Secretaria de Saúde de Sertânia inicia hoje a Campanha de Vacinação contra a gripe. Em 2019 a iniciativa apresenta uma novidade, o Ministério da Saúde ampliou a imunização para o público infantil, agora crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias) devem tomar a dose. Antes, a idade máxima era 5 anos.
Além desse grupo podem tomar a vacina: gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores de saúde; povos indígenas; idosos; professores de escolas públicas e privadas; pessoas com morbidades e outras condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.
A campanha segue até o dia 31 de maio e será dividida em duas etapas. Entre 10 e 19 de abril, a vacinação contra a Influenza será para gestantes e crianças de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias. A partir do dia 20 de abril será aberta a todos os grupos prioritários. A Secretaria de Saúde de Sertânia estará disponibilizando as doses da vacina contra a gripe em todas as 10 Unidades Básicas de Saúde da Família e no Centro de Saúde da Mulher. O horário de funcionamento desses locais é das 7h às 12h e das 14 às 17h. Serão realizadas ainda ações em outros pontos públicos do município. O objetivo é alcançar o maior número possível de pessoas aptas a tomarem a vacina.
Os pais ou responsáveis das crianças devem levar a carteira de vacinação para que esse público possa receber a dose. Já as pessoas com morbidades e outras condições clínicas especiais devem estar munidas de laudos que comprovem seu estado de saúde. Os idosos que tem alguma dificuldade de locomoção ou puérperas podem solicitar a presença de um enfermeiro para a aplicação da vacina em casa. Os trabalhadores do sistema prisional, bem como as pessoas que estão reclusas irão receber a visita dos profissionais da saúde para receberam a dose da vacina contra a gripe. Também haverá visita as escolas para a vacinação dos professores.
O dia D será realizado em 4 de maio. Haverá uma grande mobilização em vários pontos do município para a campanha alcançar todos os grupos prioritários. A Vacina não provoca nenhum tipo de reação e o Ministério da Saúde reforça que não há contra indicação. Em Sertânia devem ser vacinadas 7.000 pessoas.