O cantor e compositor sertaniense César Amaral foi homenageado, nesta quinta-feira (14), durante sessão solene na Câmara Municipal do Recife, pelo Dia Municipal do Forrozeiro. A homenagem teve a iniciativa do vereador Almir Fernando (PCdoB), através da lei 18.224/2016, que marca a data no calendário da capital pernambucana.
Em sua carreira artística, César Amaral já coleciona vários prêmios e homenagens, se tornando um orgulho para todos os sertanienses, principalmente para os amantes da nossa cultura. César é uma referência para seus conterrâneos, que sonham em obter sucesso na carreira artística.
Além de César, vários músicos e artistas ligados à cultura do forró foram homenageados. Os forrozeiros foram representados na tribuna da Câmara por Ivan Ferraz, conhecido como o Embaixador do Forró. "Temos que agradecer a Almir Fernando por criar o projeto de lei do Dia Municipal do Forrozeiro. Precisamos da luta e de alguém que reconheça esse trabalho. Somos resistentes, enfrentamos mil dificuldades. Mas não há vitória sem luta. Isso é bom e fortalece nosso trabalho. Quando chegamos lá, saberemos o valor da nossa batalha", disse.
A solenidade contou ainda com a presença da deputada federal Luciana Santos (PCdoB), que falou sobre a expectativa de tornar o forró patrimônio cultural brasileiro. "O forró é uma expressão cultural que marca a história do povo nordestino. É fruto de uma vivência, do jeito de ser da gente. É a síntese de expressões de dança e música, como o baião, xaxado, a quadrilha, o xote. Extrapolou o nordeste e ganhou o Brasil inteiro. A Casa José Mariano procura fazer jus à beleza da força da nossa cultura. Estamos em uma bela campanha para tornar o forró patrimônio cultural e imaterial do Brasil."