O que você procura?
Home Notícias Entretenimento Esportes Serviços
Veja também: Pronatec seleciona professores bolsistas para vagas em Sertânia

Neste sábado (30) tem a tradicional Guerra de Buscapé em Sertânia

Dentro dos festejos juninos existe uma prática comum nas cidades do interior nordestino: a guerra de buscapé. Em Sertânia, há quase 3 décadas os moradores da Rua da Feira, no centro da cidade, guerreiam encerrando o Ciclo Junino no município, este ano o evento será realizado amanhã, dia 30, a partir das 19h.
Buscapé é mais um tipo de fogos utilizado para os festejos. Nesse caso, pra ‘guerrear’. Com o cuidado de evitar acidentes e garantir a segurança da população e de visitantes, a brincadeira já é uma tradição em Sertânia e enche as ruas de beleza e alegria todos os anos.

É amanhã: Guga Lins analisa um ano e meio do Governo Ângelo Ferreira

Amanhã, a partir do meio dia, tem a volta do Programa “Sertânia em Debate” na web rádio Tribuna do Moxotó, e no programa terá uma entrevista exclusiva com o ex-prefeito Guga Lins que fará uma análise sobre um ano e seis e meses do atual gestor municipal.
Guga que foi extremamente criticado durante sua administração, segundo comentários, o então deputado Ângelo Ferreira, usando do seu prestígio junto com o governo de Pernambuco, que é do seu partido, buscou de toda forma, atrapalhar sua gestão. Guga Lins vai falar sobre todas essas questões, onde se vivia um tempo do “cada vez pior melhor”, numa oposição irresponsável, que não se observou o bem-estar do povo sertaniense.

Gonzaga diz esperar gesto de João Campos em cidades onde tinha apoio

O Deputado Gonzaga Patriota disse em entrevista a Anchieta Santos, na Rádio Cidade FM, que ainda tem esperanças de contar com os votos do gestor afogadense José Patriota. Detalhe: ontem, o blogueiro Júnior Finfa cravou que está fechado o apoio do gestor ao candidato a Federal João Campos.
“Entendo a gratidão de Patriota com a família do ex-governador Eduardo Campos, mas espero um gesto de João. Eu poderia ter saído do PSB como outros fizeram em busca de uma sigla que precisa de menos votos e não saí. João Campos poderá mais a frente entender que ele já tem votos suficientes e eu vou precisar dos votos de Afogados para chegar”.
Gonzaga disse que se no pleito passado obteve 14 mil votos em Petrolina bota fé que este ano terá 28 mil. Sobre Tabira onde perdeu votos pelo apoio a candidatura a vice-prefeita de Genedy Brito na eleição municipal, Gonzaga disse ter apoiado Genedy e não Dinca e assim ainda conta com o apoio de integrantes do Grupo Manú e da própria Genedy.
Para Tabira o parlamentar prometeu nova emenda para o prefeito Sebastião Dias, eleitor de Ricardo Teobaldo, concluir a reforma da Praça Gonçalo Gomes.

Pernambuco recebeu 600 mil visitantes no São João 2018

São João 2018 em Arcoverde
Nos festejos juninos, Pernambuco recebeu 647.857 visitantes, o que representa um crescimento de 14% em relação a 2017. Com isso, houve também um crescimento econômico positivo para o Estado. Foram injetados R$ 346,58 milhões na economia, um aumento de 32,7%. Entre os visitantes, 86,79% avaliaram como “bom” e “ótimo” o período junino do Estado.
Os dados fazem parte da pesquisa realizada pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco (Seturel-PE), por meio da (Empetur), entre os dias 20 e 24 de junho, nos municípios com tradição junina – Arcoverde, Caruaru, Bezerros, Gravatá e Petrolina. No período, o Estado teve uma taxa de ocupação hoteleira de 98% nos principais polos juninos.
Em média, os visitantes permaneceram quatro dias no Estado. Os municípios pernambucanos continuam sendo os principais emissores de turistas para os polos de festejos juninos, seguidos dos estados da Bahia (12,6%), São Paulo (3,2%), Alagoas (3,1%) e Paraíba (2,8%). No mercado internacional o principal emissor foi a Argentina (50%), seguido dos EUA, França e Portugal (todos com 16,7%). O gasto médio diário do turista foi de R$ 141.
O objetivo da pesquisa sobre o perfil socioeconômico do visitante durante o período junino é analisar o grau de satisfação em relação aos serviços oferecidos, a fim de guiar o planejamento e a gestão da administração do evento no futuro.
“Podemos afirmar que estamos no caminho certo. As pesquisas apontam que 93% do público do São João manifestaram interesse em retornar a Pernambuco no mesmo período, nos anos seguintes. Esses números são reflexo do trabalho realizado pelo governo Paulo Câmara para divulgação dos festejos culturais do Estado”, afirma o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Márcio Stefanni.

Final Feliz: Adolescente é encontrado em Sertânia

Após divulgação de cartazes confeccionado pelo Conselho Tutelar e de matéria publicada em vários sites, o adolescente que tinha desaparecido em Sertânia foi encontrado.
Ainda bem que tudo terminou bem e que o adolescente se encontra bem. O Conselheiro Tutelar Tiago ainda informou que haverá uma apuração para saber onde realmente se encontrava o referido menor, mas frisou que o mais importante foi que o menor apareceu e está bem.

Rejeição de Bolsonaro é maior que a de Lula, diz pesquisa

O índice de rejeição do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), de 32%, é o maior entre todos os pré-candidatos à Presidência nas eleições 2018, segundo pesquisa Ibope/CNI divulgada na manhã desta quinta-feira, 28.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com 31%, é o segundo mais rejeitado.
Condenado e preso pela Operação Lava Jato, Lula está detido na Polícia Federal em Curitiba desde 7 de abril para cumprir sentença pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
O ex-governador paulista Geraldo Alckmin (PSDB) tem 22% de rejeição, enquanto Marina Silva (Rede) eCiro Gomes (PDT) têm 18%. Rodrigo Maia, do DEM, é rejeitado por 13%, seguido por Fernando Haddad, do PT, com 12%, Henrique Meirelles, do MDB, com 11%, e Levy Fidelix, do PRTB, com 10%.
Alvaro Dias (Podemos), Manuela D’Ávila (PCdoB), Guilherme Boulos (Psol) e Flávio Rocha (PRB) são citados por 9% dos brasileiros. João Amoêdo (Novo) e Paulo Rabello de Castro têm rejeição de 8% cada um.
A pesquisa Ibope/CNI analisou todo o território brasileiro. O levantamento foi feito de 21 a 24 de junho com 2 mil pessoas em 128 municípios. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-02265/2018 e tem margem de erro de dois pontos porcentuais.
Empate técnico
O levantamento também mostrou Jair Bolsonaro empatado tecnicamente com a ex-ministra Marina Silva (Rede). Em um cenário sem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidenciável do PSL soma 17% das intenções de voto, enquanto Marina Silva tem 13%, configurando empate técnico no limite da margem de erro.
Em seguida, aparecem Ciro Gomes, com 8% e Geraldo Alckmin (PSDB), com 6%. O índice de votos brancos e nulos é de 33%. Já em um cenário com a presença do ex-presidente, Lula aparece com 33% das intenções de voto. Bolsonaro vem em seguida, com 15%, e Marina Silva fica em terceiro, com 7%. Ciro Gomes e Geraldo Alckmin empatam com 4%. O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, em substituição a Lula, aparece com 2%. Nesse contexto, brancos e nulos somam 22%.

Adolescente de 13 anos está desaparecido em Sertânia. Família aflita

O adolescente de 13 anos de idade, João Vitor,  encontra-se desaparecido desde às  09h (manhã) desta quinta-feira (28).
Segundo a família, o adolescente desapareceu de sua residência no bairro Ferro Novo, em Sertânia.
O pai do adolescente prestou queixa na delegacia de Polícia e no Conselho Tutelar, que esta tomando as medidas cabíveis no intuito de localizar o menor.
Segundo o pai, ao sair se casa deixou o adolescente e ao retornar este já não se encontrava, não tendo ido para a escola e nem aos lugares de costume.
Qualquer  informação ligar para o Conselho Tutelar no número  (87) 3841.0716 ou 9.9109.0367/9.9918.9499/9.9157.0607/9.9635.6026. Também podem ligar para a polícia militar 3841.3907 ou polícia civil 3841.3956.
Sua identidade sera mantida em sigilo.

Conheça um pouco do pré-candidato a deputado estadual Antônio Coelho. Confira entrevista

Antônio Coelho e o ex-prefeito Guga Lins
Pré-candidato a uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Antônio Coelho (DEM) concedeu entrevista ao Blog do Carlos Britto e falou sobre suas pretensões na política pernambucana. Ele reafirmou o que já vem dizendo em discursos: que, caso eleito, dará continuidade ao legado da sua família, mas disse que quer ser julgado pelos próprios méritos. Segundo Antônio, Petrolina perdeu força no atual Governo do Estado.
Confira:
Estou colocando meu nome para somar, para fortalecer ainda mais o nosso grupo político, que vem servindo a Petrolina há tanto tempo, mas acima de tudo para aumentar a representatividade de Petrolina e todo o Sertão”, comentou. “Nosso projeto busca o respeito e a autonomia que Petrolina estava acostumada a ter, mas que está perdendo ao longo desta última gestão estadual”, disse o pré-candidato.
Entre outras propostas, ele destacou o setor de saúde, segurança publica e educação como pilares de sua pré-campanha. “As nossas principais bandeiras serão a saúde – com uma gestão melhor no Hospital Dom Malan e a construção de uma Casa de Parto -; a presença de uma nova empresa para o saneamento de Petrolina, tirando a Compesa daqui; e melhorando a educação e também uma segurança melhor, visto que Petrolina é uma das cidades onde mais se crescem os números de assaltos e homicídios”, frisou.
Antônio Coelho também falou em “ampla frente parlamentar” na Alepe para atrair melhorias para o Sertão. “Haverá uma oportunidade de fazer uma ampla frente parlamentar, mas também sensibilizar o próximo governador para a situação crítica do Dom Malan. Com relação a este hospital, temos que buscar uma nova gestão para melhorar a situação que lá está. Outro passo imprescindível é a Casa de Parto, um objeto que foi promessa de campanha do prefeito Miguel Coelho. Já existe um projeto, já existe um terreno, mas o prefeito precisa de ajuda com emendas parlamentares para viabilizar essa obra tão importante” argumentou.
Críticas
Questionado sobre as críticas por ser “mais um filho” de Fernando Bezerra Coelho na política, Antônio garantiu que isso não lhe afeta e que trilha seus próprios caminhos. “Estou colocando meu nome, de uma forma muito humilde, para o julgamento da população. Espero que eu tenha a oportunidade de ser julgado pelos meus próprios méritos, pelas minhas próprias propostas. Contarei muito com o apoio de minha família, com o apoio do meu pai, mas essa luta quem vai travar sou eu”, afirmou.
Antônio disse que vem correndo trecho, batendo na porta do eleitor. Ele destacou esse trabalho como sendo “muito importante para ouvir os desafios” do povo. Além de Petrolina, ele destacou que vem circulando por outros municípios da região. “Tem sido um desafio grande, mas também tem sido de muita alegria colocar minhas propostas e desenvolver um debate com as pessoas sobre as nossas ideias e propostas para a próxima eleição”, pontuou, destacando que “tem um grande sentimento de abandono por todo o Sertão do São Francisco com a ausência do Governo do Estado.
Irmãos
O pré-candidato ainda falou sobre a gestão do prefeito Miguel Coelho e do deputado federal Fernando Filho, seus dois irmãos. Segundo Antônio, a gestão de Miguel vem sendo bem avaliada, “recuperando o orgulho do petrolinense”. Sobre Fernando Filho, que passou pelo Ministério de Minas e Energia, Antônio Coelho avaliou que ele tem trazido muitas obras para Petrolina e região e disse que, assim como ele, “não terá medo de ser cobrado”, caso eleito. “Petrolina ganhou com alinhamento com o Governo Federal. Foi através desse prestígio de Fernando Filho como ministro de Minas e Energia que foi possível sensibilizar o governo federal”, avaliou.
Frente das Oposições
Sobre a chapa dos oposicionistas, que terá Armando Monteiro Neto (PTB) concorrendo a governador e Mendonça Filho (DEM) ao Senado, Antônio Coelho disse ter certeza que o grupo apresentará as melhores propostas. “Eu tenho plena certeza que a chapa Pernambuco quer Mudar vai estabelecer um novo tempo para Pernambuco. O sentimento de mudança no Estado é muito forte. Tenho certeza que Armando vai apresentar grandes propostas e Pernambuco vai conseguir virar essa página”, finalizou.

Neste sábado (30) o ex-prefeito Guga Lins analisa um ano e meio do Governo Ângelo

Neste sábado, dia 39 de junho, a partir tem a volta do Programa “Sertânia em Debate” na web rádio Tribuna do Moxotó, e no programa teremos uma entrevista exclusiva com o ex-prefeito Guga Lins que fará uma análise sobre um ano e seis e meses do atual gestor municipal.
Guga que foi extremamente criticado durante sua administração, segundo comentários, o então deputado Ângelo Ferreira, usando do seu prestígio junto com o governo de Pernambuco, que é do seu partido, buscou de toda forma, atrapalhar sua gestão. Guga Lins vai falar sobre todas essas questões, onde se vivia um tempo do “cada vez pior melhor”, numa oposição irresponsável, que não se observou o bem-estar do povo sertaniense.

Parque Professor Renato Moraes recebe últimos ajustes para Exposição de Sertânia

O Parque Professor Renato Moraes está recebendo os últimos ajustes para receber os expositores e visitantes da 46ª Exposição Nordestina Especializada em Caprinos e Ovinos de Sertânia.
A Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana é a responsável pelo serviço. A edição deste ano de 2018 tem início já no próximo dia 04 de julho.
Na programação festiva, sexta, dia 06 de julho, quem abre a festa é a sertaniense Cristina Amaral. A noite será encerrada pela cantora Solange Almeida, ex Aviões do Forró. Alexandre Pires, é um dos destaques no palco do Parque de Exposições Professor Renato Moraes.
Além do pagodeiro, animam o sábado de Exposição o cantor Pablo, conhecido pela sua música romântica, e a banda Farra do Imperador.
Fechando a programação, o domingo, dia 08 de julho, traz a cantora Adriana Neves e o poeta Dorgival Dantas, cantor e compositor de talento. 

Maioria dos brasileiros rejeita saúde oferecida no país

No País, a saúde (pública ou privada) é classificada como péssima ou ruim por 55% dos brasileiros e regular para outros 34%. De modo geral, essa avaliação aparece de diferentes maneiras na sociedade e representa a visão de 94% dos que possuem planos de saúde e de 87% dos que dependem apenas do Sistema Único de Saúde (SUS) para receber assistência médico-hospitalar.
Os dados constam de pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, a pedido do Conselho Federal de Medicina (CFM). O trabalho também teve o objetivo de identi­ficar a expectativa dos brasileiros a respeito da atuação dos próximos governantes e parlamentares em relação à assistência médica. Como parte da investigação, ainda foi medida a opinião dos entrevistados, num aspecto geral, sobre a área da saúde e, de modo particular, a avaliação dos usuários sobre o atendimento no SUS, que neste ano completa 30 anos desde sua implementação.
O relatório será apresentado durante o XIII Encontro Nacional das Entidades Médicas (ENEM), que ocorre nos dias 26 e 27 de junho em Brasília (DF). No encontro, espera-se reunir uma agenda de reivindicações da categoria sobre questões envolvendo a saúde e a medicina, a qual será encaminhada a todos os postulantes às Eleições de 2018, em níveis federal e estadual.
Para fazer frente aos problemas que geram esse tipo de avaliação, os brasileiros dão a fórmula aos candidatos que serão eleitos em 2018. Para a população, os políticos que vencerem o pleito devem adotar medidas que combatam a corrupção na área da saúde (26%); reduzam o tempo de espera por consultas, exames, cirurgias e outros procedimentos (18%); aperfeiçoem a fiscalização dos serviços na rede pública (13%); fomentem a construção de mais postos e hospitais (11%); e garantam a oferta de melhores condições de trabalho e de remuneração para médicos e outros profissionais da área (9%).
“Os números deixam claro: a saúde não pode ser ignorada pelos candidatos, e para atender o anseio legítimo da população por uma assistência de qualidade, é preciso tratar a questão com seriedade. Em vez de anúncios midiáticos, os brasileiros cobram planejamento, mais recursos e uma boa gestão. Essa pesquisa é uma importante contribuição dos médicos para o debate político, com foco sobretudo na quali­ficação do SUS, sistema que a população considera uma grande conquista a ser mantida e aperfeiçoada”, ressaltou o presidente do CFM, Carlos Vital.
A proposta de realização do levantamento foi feita pela Comissão de Comunicação do CFM. “Somos defensores inquestionáveis do SUS. Assim, ao promover esse estudo, esperamos chamar a atenção de todos para a crise que afeta a assistência. Contamos que isso gere reflexões e tomada de decisões, principalmente entre os políticos candidatos em outubro”, ressaltou o 1º secretário do CFM, Hermann von Tiesenhausen, coordenador do grupo.
Para ele, a recuperação do sistema público, garantindo dignidade aos pacientes e aos médicos e outros pro­fissionais que atuam nos postos e hospitais, “deve constar das plataformas de campanha e ser cumprido por aqueles que tomarem posse”.
A pesquisa CFM/Datafolha teve abrangência nacional e ouviu 2.087 pessoas – 59% delas residentes no interior. A amostra composta por homens e mulheres, com idade superior a 16 anos ou mais, respondeu a um questionário estruturado.

Ciro tenta convencer Câmara a apoiá-lo em encontro no Recife

O governador Paulo Câmara recebeu, nesta terça-feira (26), o ex-governador Ciro Gomes, no Palácio do Campo das Princesas.
Na ocasião, discutiram a conjuntura nacional e particularidades regionais.
Ciro Gomes (PDT) tentou convencer pessoalmente o governador de Pernambuco e um dos principais quadros do partido, Renata Campos, a se aliarem ao seu projeto ao Palácio do Planalto. “Sigo na luta por uma aliança com o PSB”, disse Ciro nas redes sociais após a reunião.
Ontem, o presidente do PSB, Carlos Siqueira, fez uma consulta formal a todos os diretórios regionais do partido sobre uma aliança com Ciro. Pernambuco é um dos principais entraves ao “casamento” dos pessebistas com Ciro, porque Paulo Câmara tenta a reeleição e continua querendo o apoio do ex-presidente Lula a sua campanha.
Mas o PT de Lula deu um xeque-mate no PSB com a manutenção da candidatura de Marília Arraes ao governo de Pernambuco até o momento. A cúpula do PSB é favorável a uma aliança com Ciro.
Participaram da reunião, o deputado federal Wolney Queiroz; o ex-prefeito José Queiroz; o prefeito do Recife, Geraldo Julio; o presidente do PDT Recife, Fábio Fiorenzano; e o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Wellington Batista.

Inscrições do Concurso de Prefeitura e Câmara de Serra Talhada começam hoje

Depois de questões burocráticas e alterações no Edital,  a empresa responsável pelos concursos da Prefeitura e Câmara Municipal de Serra Talhada, Pernambuco, divulgou o iniiní das inscrições para hoje, dia 27. Ao todo, são 391 vagas em todos os níveis escolares. Do total,  16 para a Câmara e 375 para a Prefeitura. Os salários variam de R$ 937 a R$ 4.2 mil.
As inscrições ficarão disponíveis até 30 de agosto por meio do site da banca organizadora do certame, o Instituto de Administração e Tecnologia (ADM&TEC). A participação deverá ser validada mediante pagamento de taxa de cadastro, no valor de R$ 80 para nível fundamental, R$ 90 para nível médio e de R$ 100 para nível superior.
As funções de nível fundamental são as de auxiliar de serviços gerais, auxiliar de creche, vigilante e auxiliar de serviços gerais. Os cargos de nível médio são para agente administrativo, arquivista, auxiliar de serviços gerais, digitador, agente social, auxiliar de serviços gerais, agente municipal de trânsito, guarda municipal, digitador, telefonista e motorista.
Para nível técnico, há disponíveis os cargos de técnico agrícola, técnico em edificações, técnico em eletricidade (modalidade eletroeletrônica), auxiliar de laboratório, técnico em enfermagem, técnico imobiliário e fiscal de saneamento.
Para nível superior, há o cargo de procurador municipal/jurídico, agente de controle interno, geólogo, assistente social, psicólogo, analista ambiental – biólogo e analista ambiental – engenheiro agrônomo, fiscal ambiental, arquiteto, engenheiro civil, biomédico, educador físico, enfermeiro, farmacêutico, médico cabeça e pescoço, médico cardiologista, médico clínico geral, médico dermatologista, médico endocrinologista, médico gastroenterologista, médico geriatra, médico ginecologista, médico infectologista, médico mastologista, médico ortopedista, médico otorrinolaringolagista, médico pediatra, médico psiquiatra, médico ultrassonografista, médico urologista,  médico veterinário, odontólogo, professor em várias áreas, agente fazendário, analista contábil, auditor fiscal e fiscal de tributos.
Serão realizadas provas objetivas de caráter eliminatório e classificatório para todos os cargos. Para os cargos de professor (todos os níveis e especialidades), procurador municipal e auditor fiscal, será realizada prova de títulos de caráter classificatório.
​Todas as provas para os cargos da prefeitura serão realizadas no dia 23 de setembro. O local de realização será informado posteriormente no cartão de confirmação de inscrição.
As provas objetivas contarão com um total de 50 questões, distribuídas entre as disciplinas de Língua portuguesa, matemática e raciocínio lógico, noções de direito administrativo, noções de direito constitucional e conhecimentos específicos de acordo com o cargo ofertado.
Veja os editais retificados:

Caravana da Cidadania chega aos Sítios Cachoeirinha do Dionísio e Barro Vermelho

A Caravana da Cidadania, formada por membros da oposição de Sertânia, segue mostrando trabalho e indo onde o poder público municipal quase não vai. Neste domingo (17) a Caravana chegou aos Sítios Cachoeirinha do Dionísio e Barro Vermelho, onde levou consultas médicas, exames, distribuição de medicamentos e assistência jurídica.
"Mais uma vez fomos recebidos com alegria e gratidão pelos moradores. É uma região que conheço de longas datas através de visitas regulares que fiz durante 8 anos quando fui médico do PSF. A emoção foi grande ao encontrar minha amiga, rezadeira tradicional, dona Hermínia e aproveitei a oportunidade para receber a proteção divina através de suas orações. Meus agradecimentos aos moradores da comunidade e aos amigos Celestino, Dóia e Vando, que estiveram presentes comigo em visitas às comunidades rurais. Que Deus nos proteja e ilumine nessas caminhadas", disse o médico e vereador Dr. Orestes Neves.
Além de Dr. Orestes, estiveram presentes os vereadores Vando do Caroá (PCdoB) e Dóia (PSD), o advogado Celestino Barros e demais membros da oposição de Sertânia.

PSB avisou ao PT: aliança em Pernambuco não decola

A direção do PSB avisou o PT: é enorme a dificuldade do partido em cumprir a exigência dos petistas de firmar com eles aliança nacional, em troca de apoio do PT aos socialistas em Per bambuco. A informação é de Mônica Bergamo na sua coluna desta segunda-feira na Folha de S.Paulo.
A legenda está rachada e muitas lideranças não aceitam o apoio ao PT.
Por sua vez, Jaques Wagner (PT-BA) foi o escolhido por Lula para ler a carta que o ex-presidente escreveu para o lançamento de sua candidatura à campanha presidencial. O ex-governador da Bahia acabou recusando a missão.
Ele tinha aceitado fazer a leitura —mas, quando chegou ao comício, em Contagem (MG), no dia 8, foi surpreendido pela decisão da organização para que os governadores do PT também lessem o documento —cada um ficaria responsável por uma página.
Wagner então achou melhor ficar em silêncio. Argumentou também que, assim, a imprensa não passaria a especular com a possibilidade de ele ser o plano B para substituir Lula como candidato a presidente do PT —hipótese que voltou a circular com força na semana passada. Com o impasse, Dilma Rousseff acabou escalada para ler a mensagem.

Sertânia se classifica para a fase final da Taça Pernambuco de Handebol

A seleção feminina de handebol de Sertânia se classificou, após vitória por 26 x 08 contra a cidade de Tuparetama, para a fase final da Taça Pernambuco. Com a vitória sobre a equipe do Pajeú, Sertânia passou em primeiro lugar e chega com muita confiança para disputar o título da competição.
O Diário de Sertânia parabeniza todas as atletas e comissão técnica e deseja boa sorte na próxima fase.
Que venha o título!

Prefeito de Sertânia decreta ponto facultativo no dia 22 e horário especial no dia 27

O prefeito Ângelo Ferreira decretou ponto facultativo no município no próximo dia 22 de junho, considerando os festejos juninos e o jogo da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo.
Além disso, o documento contempla um horário especial nas repartições públicas e entidades da administração direta e indireta para o dia 27 de junho, quando os expedientes se encerram às 13h, data de mais uma partida de futebol da Seleção.
O decreto informa ainda que as Secretarias de Saúde e Serviços Públicos e Mobilidade Urbana devem manter os serviços essenciais.

Problema de saúde afasta Maria Dapaz dos palcos por tempo indeterminado

O estado de saúde da cantora e compositora pernambucana de Afogados da Ingazeira Maria Dapaz a afastou dos palcos por tempo indeterminado.
Mês passado, 16 de maio, depois da grande apresentação no Festival da Seresta em Recife, Maria Dapaz, passou mal e ficou internada cinco dias em São Paulo com pneumonia atípica. Teve alta para terminar o tratamento em casa.
Mas o problema detectado foi maior: um tumor no pulmão do lado esquerdo. O problema tem tratamento e cura, segundo o comunicado assinado pela assessora Jocelyne Aymon.
“Nesse momento, ela está sendo muito bem cuidada, seguindo com exames de praxe no Hospital das Clínicas em São Paulo, com uma excelente equipe médica especializada”, informa.
“Não é fácil receber uma notícia dessas, sobretudo para uma cantora dona de uma voz tão privilegiada. Agradeço a atenção e darei notícias. Ainda é cedo para falar mais a respeito”, conclui.
Maria Dapaz é cantora e compositora, com vários discos gravados como “Pássaro Carente”,  “Clareia” e “Da pá virada”. Em 1992, Chitãozinho e Xororó gravaram a composição “Brincar de ser feliz” (Maria da Paz – Nino), que virou tema da novela “Pedra sobre pedra”, da Rede Globo, e foi um grande sucesso. Em 2013 lançou o Cd autoral “Outro Baião”. 

Se pudessem, 62% dos jovens brasileiros deixariam o país, diz Datafolha

Pesquisa Datafolha indica que 62% dos jovens entre 16 e 24 anos mudariam de país se pudessem. O percentual equivale a 19 milhões de pessoas, a mesma população de Minas Gerais.
Reportagem publicada pela Folha de S.Paulo mostra que o grau de insatisfação com o país é grande não só entre jovens, mas também entre a população adulta e as classes A e B.
De acordo com o levantamento, o êxodo também é desejo de 43% da população adulta, o que representa cerca de 70 milhões de brasileiros com mais de 16 anos. Segundo a Folha, é crescente o número de brasileiros que têm se movimentado para deixar o país. O total de vistos para imigrantes brasileiros nos Estados Unidos dobrou, de 2008, ano da crise global, para 2017.
Também cresceram os pedidos de cidadania portuguesa. No consulado de São Paulo, houve 50 mil concessões desde 2016. No mesmo período, dobrou o número de vistos para estudantes, empreendedores e aposentados que pretendem fixar residência em Portugal. Para o professor de economia Flavio Comin, da Universidade Ramon Llull, de Barcelona, fatores de sucesso e fracasso explicam essa movimentação.
Um deles é que hoje é mais fácil se mudar: “Na internet dá para ver a rua onde se pretende morar, a sala do apartamento que se quer alugar”. Por outro lado, há também grande frustração. “O Brasil de 2010 promoveu as expectativas de que nosso país seria diferente. O tombo foi maior quando se descobriu que não estávamos tão bem quanto se dizia.”
A pesquisa Datafolha mostra que os jovens não são os únicos insatisfeitos com o país: 56% dos que têm ensino superior e 51% dos integrantes das classes A e B gostariam de deixar o Brasil para viver no exterior. Entre os principais destinos estão os Estados Unidos, Portugal, Canadá e Espanha.

Brasil é país mais preocupado com fake news, diz estudo global

O Brasil aparece como o país mais preocupado com as chamadas “notícias falsas” (fake news) em um estudo global que analisou a realidade de 37 nações.
Dos entrevistados brasileiros, 85% manifestaram preocupação com a veracidade e a possibilidade de manipulação nas notícias lidas. A lista é seguida por Portugal (71%), Espanha (69%), Chile (66%) e Grécia (66%).
Na opinião dos autores, a polarização política nesses países provocada por eleições, referendos e outros grandes processos de disputa na sociedade podem ter favorecido essa percepção.
Já os menos preocupados com a possibilidade de uma notícia não ser verdadeira ou contar algum tipo de desinformação são Holanda (30%), Dinamarca (36%), Suécia (36%), Alemanha (37%) e Áustria (38%).
Os autores destacaram na análise que, diferentemente dos Estados Unidos, a Alemanha passou recentemente por eleições em que a disseminação de notícias falsas não apareceu como um problema grave.
Quando tomada a amostra de forma conjunta, a média geral das pessoas consultadas pelo levantamento preocupadas com a veracidade das informações lidas na Internet ficou em 54%.
O Relatório sobre Notícias Digitais do Instituto Reuters, uma das mais importantes pesquisas do mundo sobre o tema, foi divulgado nesta semana. O levantamento fez entrevistas para identificar hábitos de consumo da população em relação a veículos de mídia e produtos jornalísticos.
Os autores da pesquisa apontam uma percepção maior do que a realidade vivida pelas pessoas. Do total dos entrevistados, 58% disseram estar preocupados com notícias “fabricadas” mas apenas 26% conseguiram identificar casos concretos.
Essa diferenciação, entretanto, não foi feita por país, não permitindo identificar se essa disparidade ocorre nas nações onde a preocupação foi maior, como no Brasil.

Dia do Forrozeiro: César Amaral é homenageado na Câmara do Recife

O cantor e compositor sertaniense César Amaral foi homenageado, nesta quinta-feira (14), durante sessão solene na Câmara Municipal do Recife, pelo Dia Municipal do Forrozeiro. A homenagem teve a iniciativa do vereador Almir Fernando (PCdoB), através da lei 18.224/2016, que marca a data no calendário da capital pernambucana.
Em sua carreira artística, César Amaral já coleciona vários prêmios e homenagens, se tornando um orgulho para todos os sertanienses, principalmente para os amantes da nossa cultura. César é uma referência para seus conterrâneos, que sonham em obter sucesso na carreira artística.
Além de César, vários músicos e artistas ligados à cultura do forró foram homenageados. Os forrozeiros foram representados na tribuna da Câmara por Ivan Ferraz, conhecido como o Embaixador do Forró. "Temos que agradecer a Almir Fernando por criar o projeto de lei do Dia Municipal do Forrozeiro. Precisamos da luta e de alguém que reconheça esse trabalho. Somos resistentes, enfrentamos mil dificuldades. Mas não há vitória sem luta. Isso é bom e fortalece nosso trabalho. Quando chegamos lá, saberemos o valor da nossa batalha", disse.
A solenidade contou ainda com a presença da deputada federal Luciana Santos (PCdoB), que falou sobre a expectativa de tornar o forró patrimônio cultural brasileiro. "O forró é uma expressão cultural que marca a história do povo nordestino. É fruto de uma vivência, do jeito de ser da gente. É a síntese de expressões de dança e música, como o baião, xaxado, a quadrilha, o xote. Extrapolou o nordeste e ganhou o Brasil inteiro. A Casa José Mariano procura fazer jus à beleza da força da nossa cultura. Estamos em uma bela campanha para tornar o forró patrimônio cultural e imaterial do Brasil."

Fruticultores de Petrolina conhecem propostas de campanha de Armando Monteiro

A quatro meses das eleições 2018, a movimentação de empresários e produtores rurais de Petrolina (PE) segue intensa para ouvir dos postulantes ao Governo do Estado e Senado suas propostas de campanha. Nesta quinta-feira (14), lideranças do Sindicato dos Produtores Rurais (SPR), do DINC – Distrito de Irrigação Nilo Coelho e da Valexport estiveram reunidos com os pré-candidatos a governador Armando Monteiro (PTB) e a senador Mendonça Filho (DEM), na sede da Valexport, para entregar um documento com as principais demandas dos fruticultores da região.
Armando Monteiro e Mendonça Filho estão em visita ao Sertão e, no encontro, foram familiarizados com as potencialidades e a participação do setor agrícola na economia da cidade e em Pernambuco. Somente em Petrolina, o segmento é responsável pela geração de 50 mil empregos diretos em mais de 30 mil hectares irrigados. Mas de acordo com o Sindicato dos Produtores Rurais, muitas barreiras têm limitado uma maior contribuição da agricultura no PIB do estado.
“Somos praticamente os maiores incentivadores da economia pernambucana”, afirmou o presidente do SPR, Jailson Lira, que ressaltou a importância da categoria para evitar a migração da mão de obra para outras regiões do Brasil. “A fruticultura de Petrolina se configura como uma barreira à saída de nordestinos para o Sudeste e Sul do país, uma vez que os trabalhadores não precisam mais procurar emprego em outros lugares para manter suas famílias”, lembrou a Armando Monteiro, num auditório lotado.
Citando item por item antes de entregar o documento aos pré-candidatos, Jailson pediu um olhar especial para a classe produtiva do interior do estado. Dentre as demandas listadas, constavam a recriação do laboratório de análises de resíduos sólidos, redução das tarifas no Porto de Suape, maior presença da Adagro na região, incentivo ao combate às pragas, redução dos custos de comercialização das frutas, atuação do estado na realização de eventos fomentadores como a Feira Nacional da Agricultura Irrigada (Fenagri) e melhorias das estradas para escoamento das frutas.
Armando Monteiro
Atento às solicitações dos fruticultores, o postulante à principal cadeira no Palácio do Campo das Princesas disse que sua campanha se pauta em compromissos exequíveis. Amando Monteiro afirmou que, se eleito, promoverá um “diálogo permanente com o produtor”. “Não um diálogo esporádico, mas permanente e institucionalizado. E a partir das definições de prioridades, queremos construir juntos as soluções, atacando os problemas de acordo com as possibilidades reais do estado”.
Durante a reunião, o senador também ouviu as dificuldades e demandas de lideranças do Projeto Senador Nilo Coelho, da Associação dos Produtores e Exportadores de Hortifrutigranjeiros e Derivados do Vale do São Francisco (Valexport) e de representantes de entidades locais.
A comitiva
Além do deputado federal e pré-candidato ao Senado, Mendonça Filho, Armando esteve acompanhado do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), o prefeito Miguel Coelho, o deputado federal Fernando Filho (DEM), e do vice-presidente da Abrafrutas, Guilherme Coelho.

Moto patrulhamento da PM, solicitado pela oposição, voltará a atuar em Sertânia


Neste ano de eleições, o governo de Pernambuco está intensificando suas ações na Segurança Pública. O 3º Batalhão da Policia Militar, segundo informações não oficiais, recebeu apenas 16 policiais recém formados e para Sertânia desses, foi encaminhado apenas 3 para reforçar o policiamento ostensivo.
A oposição de Sertânia, que teve uma importante reunião com o Secretário de Defesa Social de Pernambuco, e ali, juntamente com o então ex-presidente da CDL e membro da FCDL, Paulo Roberto, entregou um documento solicitando, naquela oportunidade, melhorias nas mais diversas áreas da segurança pública em Sertânia, como a nomeação de um delegado titular, que foi prontamente atendida, reforça de policiamento, tanto da polícia civil quanto da polícia militar e a volta do patrulhamento em motocicletas.
Estamos bastante satisfeitos, pois solicitamos em reunião na SDS esta e outras medidas, alguns já tomadas, como a nomeação de um delegado para o município, também a chegada de mais policiais e agora ficamos sabendo que teremos a volta da moto patrulhamento, muito bom isso, pois vai dar uma sensação de tranquilidade a comunidade”, disse o empresário Paulo Roberto.
Guga Lins viu como muito positivo a volta da Rocam
Já o ex-prefeito Guga Lins se disse satisfeito com mais essa conquista para Sertânia na área da segurança. “Estamos sempre preocupados com a questão de segurança em Sertânia, por isso fomos ao secretário em maio, para pedir melhorias e estamos observando que elas estão chegando, mas vamos lutar por mais policiamento, esse discurso que Sertânia não é violenta, não pode dar brecha para desculpa de que não haja mais melhorias, estamos atentos e pedindo sempre por nosso município. A volta das motos com patrulhamento policial vai trazer uma sensação de mais segurança para todos. Estou feliz com essa conquista, pois fizemos através de ofício, essa solicitação e outras solicitação, bom que agora está chegando”, disse o ex-prefeito Guga Lins.
Em poucos dias Sertânia terá de volta o policiamento militar rodando em motos, com certeza isso vai diminuir a onda de violência com roubos e homicídios que já ocorreram em Sertânia.

Do Tribuna do Moxoto

Lula comentará Copa com Trajano em TV de sindicato

Preso há dois meses, Luiz Inácio Lula da Silva será comentarista da Copa do Mundo da TVT (TV dos Trabalhadores), mantida pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e pelo Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região. O ex-presidente dará seus pitacos sobre o Mundial no programa do jornalista José Trajano, ex-ESPN, que anunciou a novidade em suas redes sociais.
"O 'Papo com Zé Trajano', que vai de segunda a sexta, ao vivo, de 18h15 às 19h, na TVT e na rádio Brasil Atual, tem um novo comentarista, um comentarista exclusivo: Luiz Inácio Lula da Silva. Não, não estou brincando não! É sério! Luiz Inácio Lula da Silva será comentarista da TV do 'Papo com Zé Trajano' durante a Copa do Mundo", divulgou o jornalista em vídeo publicado no Facebook.
Trajano também explicou como Lula participará de seu programa mesmo preso: "Ele vai escrever as suas impressões, manda para a gente, a gente coloca na tela com aspas, você vai poder ler e ouvir na voz de um locutor".
Lula está preso desde 7 de abril na carceragem da Polícia Federal, em Curitiba. O ex-presidente tem em sua cela um aparelho de TV, pedido por ele para assistir aos jogos do Corinthians. O político foi condenado a 12 anos e 1 mês de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro referentes ao caso do tríplex do Guarujá, litoral de São Paulo.

Vereadores e advogado visitam Feira Livre para reafirmar compromisso em defesa da comunidade

Os vereadores Vando do Caroá (PCdoB) e Dóia (PSD) visitaram,  na manhã desta quinta-feira (14), acompanhados do advogado João Neto, na Feira Livre de Sertânia. Durante a visita, os parlamentares e o advogado conversaram com feirantes e comerciantes que estão desempenhando suas atividades normalmente, isso depois de toda a 'classe' ter resistido ao 'pífio decreto' que determinava a proibição da permanência das bancas nos dias da semana, tendo inclusive instituído multa se algum feirante descumprisse as ordens hierárquicas de um ditador, o que pensa que pode tudo e que tudo faz.
Veja o que disse, em nota, o advogado João Neto:
Esse é um descalabro exemplo de um Governo que não respeita os direitos individuais de trabalhadores, não escuta o povo, e que fica sempre a margem de decisões motivadas de mesquinharia, pelo princípio da pura politicagem barata e sacana.
Estamos um terrível momento de crise, onde os grandes e pequenos comerciantes foram afetados diretamente e indiretamente, e diante de tudo isso, essa retaliação direta aos feirantes, arquitetada pela ousadia de um indivíduo que é doente pelo poder, não poderia prosperar.
Dentro dessa crise moral e ética que aflige nossa sociedade, representantes do “Povo”, quer dizer, “que se dizem representantes”, manifestam-se na tribuna da Câmara de Vereadores, de modo a blefar os atos abusivos de um decreto imoral, proferindo discursos, defendendo descaradamente tais atos, esquecendo um princípio básico do Legislativo, que é o da fiscalização dos ato do Poder Executivo, e se comportando como cupinchas, os verdadeiros camaradas, irmãos da imoralidade escancarada publicamente.
Que vergonha!
Entretanto reafirmamos o apoio aos Feirantes, nos prontificando de participar nesta sexta-feira de uma audiência pública, com integrantes desses que estão na Administração, apresentando um diálogo sempre em defesa desses trabalhadores que estão sendo perseguidos, e oprimidos pelo regime ditatorial que esta imperado em Sertânia, e vamos torcer para que o gestor municipal, juntamente com os seus asseclas desfaçados de assessores REVOGUEM esse famigerado decreto, que é um atentado à liberdade de trabalho.
João F. Neto

Antes tarde do que nunca: secretário anuncia que matadouro estará pronto no mês de julho

Em visita as instalações do matadouro público de Sertânia, o vice-prefeito e secretário de Agricultura e Meio Ambiente Antônio Almeida anunciou que já neste mês de julho o matadouro estará pronto para funcionamento. A atual administração municipal vem recebendo críticas da população, pois o prefeito Ângelo Ferreira passou os quatro anos da gestão do ex-prefeito Guga Lins falando que o matadouro estava pronto e não voltava a funcionar por culpa da administração do então gestor, mas em um ano e seis meses não conseguiu mostrar que falava a verdade.

Influenza: campanha de vacinação prorrogada até 22 de junho

O Ministério da Saúde (MS) prorrogou até o dia 22.06 a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. O Programa Estadual de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde (SES) lembra que 354.353 pernambucanos ainda precisam procurar os postos para serem imunizados. Desse total de faltosos, mais de 159 mil são meninos e meninas entre 6 meses e menores de 5 anos, grupo com a menor cobertura vacinal (73,8%).
No Estado, 2.045.008 pessoas (85,2%) já foram vacinadas. A meta é imunizar, no mínimo, 90% do público total, formado por 2.399.361 pernambucanos. Além das crianças, as gestantes (83, 9%) e os idosos (89,4%) não atingiram a meta mínima.
Podem se vacinar contra a influenza: idosos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos até 45 dias), trabalhador de saúde, professores, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. Também contempla pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais: doença respiratória crônica, cardíaca crônica, renal crônica, hepática crônica, neurológica crônica; diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias.
Até o dia 2 de junho, Pernambuco registrou 927 casos de síndrome respiratória aguda grave (Srag), quadro que pode ser provocado por diversos agentes (vírus, bactérias) e é caracterizado pela necessidade de internação de pacientes com febre, tosse ou dor de garganta associado à dispneia ou desconforto respiratório.
Do total de casos, 26 tiveram resultado laboratorial confirmado para influenza A(H1N1), 14 para influenza A(H3N2) e 1 para vírus sincicial respiratório (VSR). No mesmo período de 2017, foram 1.000 casos de Srag, com 66 confirmações para influenza A(H3N2), 22 de influenza B, 3 VSR e 1 parainfluenza1.
Em 2018, também foram registrados seis óbitos de Srag com resultados laboratoriais confirmados para influenza – cinco de influenza A(H1N1) e um de influenza A(H3N2).

Sem argumentos para defender a Prefeitura, vereador Rocha fica nervoso durante a sessão desta terça-feira

Sem argumentos para defender a Prefeitura de Sertânia sobre uma denúncia de esgotos a céu aberto que por vários meses vem tirando o sossego de moradores do povoado de Algodões, na zona rural do município, o vereador Cândido Rocha ficou bastante inquieto e visivelmente nervoso durante a sessão da câmara desta terça-feira (12). Para piorar a situação do parlamentar, um dos esgotos é em frente a sua residência, mostrando sua falta de prestígio na atual administração municipal. 
Passível de compreensão, pois o parlamentar representa uma das comunidades mais esquecidas pelo Governo Ângelo, Rocha teve que ser contido pelo vereador Ivan de Lima, que pediu um aparte para tentar decifrar o que o colega de bancada falava.
"Foi lamentável a baixaria protagonizada pelo vereador Rocha em seu discurso. Realmente faltou argumentos para defender o desmantelo da atual administração. Lembro ao colega que estamos na casa do povo, por isso devemos sempre manter o bom debate e evitar esse tipo de atitudes que mancha o nome desta casa", disse o vereador Vando do Caroá".
© Diário de Sertânia - 2015. Criado por: JH Design. Todos os direitos reservados.