Um morador de Sertânia enviou imagens ao blog do Magno Martins mostrando danos em um trecho do canal da transposição do Rio São Francisco no município, as imagens mostram que está danificado e apresenta rachaduras. Não é a primeira vez que a obra apresenta problemas naquela região. No início de junho deste ano, uma parte do canal se rompeu entre Sertânia e Custódia. Na época, o Ministério da Integração considerou os danos de pequenas proporções, já que não houve nenhuma vítima e as casas próximas não foram atingidas.
Depois desse episódio, a vazão das águas para a cidade de Monteiro, no Cariri da Paraíba, sofreu redução. A população local teme que um novo incidente leve prejuízos à região.
Em resposta ao blog do Magno, o Ministério da Integração afirmou que as rachaduras encontradas em um trecho do canal da transposição em Sertânia não oferecem risco de rompimento. Confira a íntegra da resposta:
"O Ministério da Integração Nacional informa que a rachadura em uma das placas de concreto do canal do Eixo Leste do Projeto São Francisco, localizado na região do povoado do Sítio do Cipó, no município de Sertânia (PE), não apresenta nenhum risco de rompimento ou vazamento, pois o fundo da estrutura é maciço rochoso totalmente impermeabilizado. A rachadura ocorreu em decorrência de um desplacamento (desprendimento ou mobilidade de um fragmento da placa). O local está sendo monitorado pelos técnicos e já está inserido na programação de serviços para ser reparado."
Não é a primeira vez que a obra apresenta problemas naquela região. No início de junho deste ano, uma parte do canal se rompeu entre as cidades de Sertânia e Custódia (também no Sertão pernambucano). Na época, o Ministério da Integração considerou os danos de pequenas proporções, já que não houve nenhuma vítima e as casas próximas não foram atingidas pela água. A população local teme que um novo incidente leve prejuízos à região.
Do blog do Magno
Do blog do Magno