O que você procura?
Home Notícias Entretenimento Esportes Serviços
Veja também: Pronatec seleciona professores bolsistas para vagas em Sertânia

Vereador Vino solicita que Prefeitura recupere estrada que da acesso ao distrito de Henrique Dias e sítios vizinhos

O vereador Vino Veras (PTB) solicitou, através de indicação, que a Prefeitura de Sertânia recupere a estrada que da acesso ao distrito de Henrique Dias e sítios vizinhos. As estradas se encontram em péssimas condições e a comunidade vem cobrando que o Governo Municipal realize o trabalho de recuperação.

“A melhoria das estradas é sempre uma reivindicação dos moradores da zona rural, que precisam se deslocar diariamente para outras comunidades e para a sede do município, por isso, estamos solicitando que a Prefeitura realize esse serviço e atenda todas as localidades, beneficiando também o transporte escolar”, disse o vereador Vino.

O parlamentar também solicitou, através de outra indicação, que o Governo Municipal recupere a iluminação do Cemitério Público da comunidade de Umburanas, que fica localizada na divisa entre Sertânia e Arcoverde. As duas indicações foram aprovadas por unanimidade, na manhã desta quinta-feira (31), na Câmara de Vereadores de Sertânia. Agora resta esperar que a Prefeitura de Sertânia realize o serviço.

Vereadores visitam novo delegado de Sertânia

Os vereadores Vando do Caroá, Dóia, Junhão Lins e Orestes Neves, visitaram, na manhã desta quinta-feira (31), a Delegacia de Polícia de Sertânia para dar boas vindas ao delegado da Polícia Civil, Ubiratan Rocha, que a poucos dias está atuando no município.

O delegado estava atuando há dez anos na Delegacia de São José do Egito, na região do Pajeú. A população de Sertânia estava aflita, pois a Delegacia estava sem delegado e o índice de criminalidade vem aumentando frequentemente no município.

No dia 11 de maio o ex-prefeito de Sertânia, Guga Lins, juntamente com uma comissão de vereadores, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Sertânia, o empresário Paulo Roberto, e os deputados Eriberto Medeiros (estadual) e André de Paula (federal), se reunirão com o então secretário de Defesa Social do Estado de Pernambuco, Ângelo Fernandes Gioia, para tratar da questão da segurança no município, na ocasião, foi solicitado um delegado para a cidade.

Para o vereador Dóia a presença do delegado impacta positivamente para diminuir o índice de criminalidade e garante mais segurança aos moradores. “A polícia civil é muito importante para a segurança de nossa Cidade”, disse.

Já o líder da oposição na Câmara Municipal, vereador Junhão Lins, deu as boas vindas e colocou toda bancada a disposição na soma por melhorias de segurança. “Estamos aqui para dizer seja bem vindo, conte com agente, Sertânia precisa de pessoas que tenham o compromisso de uma busca constante pela excelência, que venham oferecer para nossa cidade mais segurança”, concluiu.

Coração: transplantes em PE já superam dados de todo ano de 2016

Até o último dia 23.08, Pernambuco realizou 40 transplantes de coração. O quantitativo já é 5% maior do que todos os procedimentos realizados no ano de 2016, quando foram transplantadas, de janeiro a dezembro, 38 pessoas.
No momento, apenas 2 pacientes estão em fila de espera. No Estado, esse tipo de transplante é realizado no Hospital Português e no Imip. Esse último é, no momento, o maior centro transplantador de coração do Norte/ Nordeste.
“Pernambuco tem se destacado desde o início do ano no número de transplantes de coração. Conseguir superar o número de procedimentos de 2016 em menos de oito meses mostra que a população tem entendido a importância desse ato e, com isso, tem autorizado a doação do órgão do ente querido. Essa ampliação também é uma conjunção entre o trabalho das Organizações de Procura de Órgãos, das equipes de captação e dos profissionais transplantadores, que também estão absorvendo toda essa demanda crescente. Tudo isso tem beneficiado e dado qualidade de vida aos pacientes que esperam por um coração”, afirma a coordenadora da Central de Transplantes de Pernambuco (CT-PE), Noemy Gomes.
A coordenadora ressalta que, quando um paciente recebe o diagnóstico para um transplante de rim, ele tem na hemodiálise um meio de sobrevida para aguardar o procedimento. “No caso do coração, não há nada que substitua o órgão, sendo realmente uma luta contra o tempo para conseguir um doador. Seguir todo o protocolo para confirmação da morte encefálica e para a manutenção dos sinais vitais do potencial doador é fator decisivo para efetivar a doação. Após a retirada do coração, existe um prazo de até quatro horas para que ele seja transplantado, sendo necessária toda uma logística e um esforço de todos os envolvidos para que o processo seja efetivado”, diz Noemy. Neste ano, quatro pacientes faleceram em lista de espera antes de conseguir um doador.

Posse da Academia de Letras do Sertão de Pernambuco acontece sábado

No próximo sábado, dia 02 de setembro, será realizada a solenidade de posse dos primeiros 27 membros da Academia de Letras do Sertão Pernambucano (ALESPE), evento que terá início a partir das 20h, no auditório da Faculdade Integração do Sertão (FIS), em Serra Talhada.
Segundo o Professor, Escritor e Presidente da ALESPE, Alberto Rodrigues, a entidade veio para unir os diversos gêneros literários do Sertão pernambucano em torno de um mesmo ideal. “Nosso objetivo inicial é que a Academia se fortaleça com a participação das varias microrregiões do Sertão. Vamos reunir os representantes dos sertões do Moxotó, do Pajeú, do Central, do Araripe, de Itaparica e do São Francisco”, explicou Rodrigues.
Uma das características da ALESPE é a diversidade de gêneros literários, o que mostra a capacidade produtiva e criativa do escritor sertanejo. “A ALESPE surgir com uma ferramenta que servira para ajudar na projeção da nossa literatura, dos nossos escritores, da nossa cultura e da nossa história, bem como, disseminar as obras dos nossos escritores pelo Brasil, e quem sabe até pelo mundo”, disse o  presidente da ALESPE.
Ele acrescentou que a entidade irá buscar estar em sintonia com a sociedade, e principalmente com os jovens, seguimento de onde certamente brotarão os novos escritores regionais.
A ALESPE foi criada oficialmente em 18 de setembro 2010, pelos escritores serra-talhadenses Dierson Tomaz Ribeiro, Francisco de Assis Duarte, Itamar Inácio de Souza Freire e Jaime Gonçalves de Lima. A Academia será formada por 40 membros, sendo os 13 últimos acadêmicos serão escolhidos conforme os critérios embelecidos no estatuto que será aprovado na solenidade de posse.

FBC no PMDB: Jarbas sai ou fica?

Uma operação está sendo costurada pelo comando nacional do PMDB para tentar abrigar o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) e seu grupo político no diretório peemedebista de Pernambuco.
Segundo o JC On Line, A movimentação já teria sido tratada com o deputado Jarbas Vasconcelos, principal expoente do PMDB-PE, numa tentativa de abrigar os insatisfeitos do PSB, informou à reportagem ontem um parlamentar que teve acesso a informações da negociação e que pediu anonimato.
Segundo este mesmo parlamentar, a ideia que chegou a Jarbas é o PMDB-PE abrigar Fernando Bezerra Coelho e seu grupo sem, contudo, o ex-governador e o vice-governador Raul Henry, presidente estadual da sigla, serem alijados do comando do diretório estadual.
Nas tratativas estariam também a candidatura de Jarbas a senador e o futuro da aliança com o PSB. Seria assegurada a Jarbas a postulação majoritária, mas não pela Frente Popular e sim pelo bloco de oposição que está se formando, reunindo PTB, PSDB, DEM, PPS e insatisfeitos do PSB – o que seria praticamente a reedição da antiga União Por Pernambuco, aliança que governou o Estado junto com Jarbas entre 1999 e 2006.
Já de acordo com o Blog do Magno, o presidente nacional do PMDB, Romero Jucá, comunicou, hoje, em plenário, que fez uma profunda mudança no partido em Pernambuco.
Dez dias após punir Jarbas por ter votado a favor da investigação de Temer, destituiu Raul Henry da direção do partido em Pernambuco e entregou o seu comando ao grupo do senador Fernando Bezerra Coelho. Histórico na legenda, Jarbas terá que se abrigar em outra legenda se quiser disputar o Senado.

MPF volta a pedir suspensão de decreto que extingue reserva no Amapá

Após a divulgação do novo decreto sobre a extinção da Reserva Nacional do Cobre e Associados (Renca) pelo governo, o Ministério Público Federal do Amapá (MPF/AP) voltou a pedir a suspensão da decisão nesta terça-feira (29). Além disso, o órgão reforça que não haja qualquer tipo de liberação da área para mineração.
O documento desta terça, de acordo com o MPF/AP, é um complemento da ação divulgada nesta segunda-feira (28) contra o novo decreto. A Justiça Federal recebeu mais argumentos do Ministério Público contra a extinção da reserva. De acordo com o texto, a reserva está sob risco ambiental — o órgão chama a atenção para 58 pedidos de exploração minerária.
O MPF/AP diz que o ato é inconstitucional e que o novo decreto não apresenta uma real modificação em relação ao primeiro. Chama a atenção, também, para o fato de a criação do Comitê de Acompanhamento de Áreas Ambientais não mencionar os indígenas e as comunidades agroextrativistas e ribeirinhos que vivem na região.
O novo decreto foi editado pelo presidente Michel Temer após uma série de críticas e de ações na Justiça sobre o futuro da antiga reserva na Amazônia. Ele revogou a primeira norma, porém manteve a decisão de extinguir a Renca e liberar a exploração mineral em parte da área.
A decisão é contestada desde a semana passada por organizações não-governamentais, ambientalistas e celebridades. Segundo o governo, a extinção da reserva não torna irrestrita a exploração mineral na área.
Criada em 1984 e localizada entre os estados do Amapá e do Pará, a Renca tem mais de 4 milhões de hectares, aproximadamente o tamanho da Dinamarca. A área tem potencial para exploração de ouro e outros minerais, entre os quais ferro, manganês e tântalo.

Desmantelo: Prefeitura de Sertânia paga a mais e agora quer descontar sem notificar servidor

Sinceramente, a desorganização é total nessa atual administração municipal de Sertânia. Primeiro foi a multa que levou do Tribunal de Conta de quase oito mil reais por falta de informações, depois reclamações da população que denuncia falta de remédios e atendimento e atenção a pessoas que precisam de uma saúde funcionando bem. Você leitor, lembra o caso denunciado aqui por uma mãe que desde maio não recebe nenhuma atenção por parte do poder municipal. A criança tem paralisia cerebral e até agora a prefeitura não deu resposta, numa prova inconteste de total omissão.
Agora recebemos um caso que chega a ser hilário se não fosse trágico, já que trata-se do dinheiro do contribuinte, o dinheiro do nosso povo que está sendo negligenciado. Uma funcionária, que por motivos óbvios pediu para não ser identificada, denuncia que a prefeitura de Sertânia, por questão de incompetência da secretaria de administração, pagou a mais alguns funcionários e indevidamente, após observar o erro, está chamando estes servidores na surdina para anunciar que vai descontar o que pagou.   
Diante da denúncia da angustiada servidora, buscamos saber juridicamente como esta funcionária deve se posicionar e entramos em contato com o Dr. Henrique Brasiliano, advogado competente e filho do saudoso Dr. Bartolomeu, para que ele nos informasse algo sobre este caso.
O nobre advogado disse o seguinte ao Tribuna do Moxotó: "o desconto não legal, pois sem abertura de procedimento administrativo, sem notificação do funcionário, sem pauração de onde partiu o equivoco do pagamento, ainda sem demonstrar o montante a ser ressarcido, caso haja o dever, é totalmente ilegal", nos informou o mesmo. Então a servidora municipal juntamente com tantos outros funcionários não devem aceitar essa postura da Prefeitura de Sertânia.
"Estão fazendo tudo na surdina para não chamar a atenção, não vamos aceitar isso", disse um servidor municipal.
É amigo leitor, o negócio está feio, é desorganização total e a comunidade sertaniense, sobretudo, a classe a assalariada é quem mais sofre com todo esse descaso!
Pelo visto estão realmente nadando em dinheiro!!

TCE alerta gestores sobre cumprimento do artigo 9º da Lei de Responsabilidade Fiscal

O presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Carlos Porto, enviou Ofício Circular a todos os prefeitos de Pernambuco alertando-os para a obrigatoriedade do cumprimento do artigo 9º da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Este dispositivo estabelece que se ao final de um bimestre a receita não comportar o cumprimento das metas fiscais estabelecidas, os Poderes e o Ministério Público deverão promover, nos 30 dias subsequentes, por ato próprio e no montante necessário, a limitação de empenho e movimentação financeira.
A decisão de enviar este “Alerta” aos prefeitos foi aprovada, pela unanimidade dos conselheiros, na sessão administrativa de 24 de julho deste ano, acolhendo sugestão feita pela chefe do Departamento de Controle Municipal (DCM), Maria Elza da Silveira Galliza.
Segundo ela, a não adoção das “medidas corretivas” previstas na Constituição e na Lei de Responsabilidade Fiscal são “condutas gravíssimas”, sujeitando o gestor ao pagamento de multa no valor de 30% dos vencimentos anuais do agente que lhe der causa, conforme prevê a Lei dos Crimes Fiscais (Lei nº 10.028/2000).
Além disso, acrescentou, omissão do prefeito em praticar ato de sua competência pode caracterizar “infração político-administrativa”, sujeita inclusive à cassação de mandato, por parte da Câmara de Vereadores, consoante o Decreto-Lei nº 201/1967.
INFORMAÇÕES – De acordo com o Ofício Circular encaminhado aos prefeitos, eles têm o prazo de 15 dias, a partir do seu recebimento, para informar ao TCE dados relativos às metas de arrecadação das receitas bimestrais, de janeiro a dezembro deste ano.
Ainda, deverão informar também o nome da empresa responsável pela contabilidade da prefeitura, incluindo CNPJ, endereço, telefone para contato e o nome completo do funcionário encarregado de prestar as informações ao Tribunal, juntamente com CPF, número da matrícula, telefone e e-mail.

Lula volta com Caravana ao Sertão de Pernambuco

A Caravana Lula pelo Brasil chega ao sertão pernambucano, na próxima quinta-feira, 31 de agosto, no município de Ouricuri, após passar por Recife, Ipojuca e Goiana nos últimos dias 24, 25 e 26. Vindo agora do Ceará, a caminho do Piauí, Lula participa do ato “Pelo Semiárido, pelos direitos e por Lula”, coordenado pela Direção Estadual do PT e pelo Prefeito de Granito, João Bosco.
O Presidente do PT de Pernambuco, Bruno Ribeiro, já está em contato com o partido na região para mobilizar a participação dos petistas na atividade que contará com a participação de grupos de artistas e autoridades locais. O ato acontece a partir das 15h, do dia 31, na Praça Voluntários da Pátria, no centro de Ouricuri.
De acordo com o prefeito João Bosco, a expectativa na região com a presença do ex-presidente é grande. “Todo sertão Nordestino tem uma grande admiração por Lula, pelo que ele fez durante os anos de governo em prol das pessoas mais carentes”, disse o prefeito João Bosco. “Estamos passando por cinco anos de estiagem, de seca, mas o homem do campo está conseguindo sobreviver sem passar por necessidades graças aos programas sociais que vão ajudando o produtor a adquirir a sua condição de viver” concluiu.
De acordo com o gestor, programas como Garantia-Safra, programa de cisternas implementado por meio da Codevasf, poços artesianos, a Transposição do São Francisco e o Luz para Todos, além do aumento do piso salarial dos professoras, melhoraram a qualidade de vida das pessoas do campo. O Garantia-Safra já beneficiou mais de 40 mil agricultores familiares, em diversos municípios do Nordeste.
A viagem do ex-presidente Lula entre agosto e setembro é a primeira etapa de um projeto que deve alcançar todas as regiões do país nos meses seguintes. A iniciativa conta com a participação da Fundação Perseu Abramo, que lançou recentemente o Programa Brasil em Movimento.

Vereador Junhão prestigia Iº Cavalgada da Cultura Nordestina

O vereador Junhão Lins (PSDB) prestigiou, neste domingo (27), a Iº Cavalgada da Cultura Nordestina, realizada por sertanienses que valorizam a cultura e não querem deixar esse importante movimento se acabar no município. Junhão é destaque na Câmara de Vereadores por apoiar todos os movimentos culturais em Sertânia.

"Não podíamos deixar de apoiar e prestigiar essa linda Cavalgada, sempre estarei a disposição de todos. Quero parabenizar os amigos Váda, Sérgio e todos que realizaram esse grandioso evento. A Cavalgada foi resgatada em Sertânia no governo do ex-prefeito Guga Lins, que também está apoiando o evento de hoje e vem ajudando a manter viva a nossa cultura", disse o parlamentar.

O evento teve início às 9h, onde foi servido um café da manhã para os cavalarianos. Logo apos, a Cavalgada passou pelo centro de Sertânia e seguiu para o Sítio Campos, onde foi servido um almoço e realizada uma linda festa.






Prefeitura de Sertânia abandona criança com paralisia cerebral, denuncia mãe

Enquanto o prefeito de Sertânia usa seus meios de comunicação para "esculhambar" os seus desafetos e seus opositores, os munícipes, ou seja, os cidadãos sertanienses, sobretudo aqueles que mais precisam do poder público municipal, estão entregues a própria sorte. O site Tribuna do Moxotó denunciou mais um absurdo praticado por uma gestão que já se tornou a mais danosa ao povo de Sertânia.
Neste domingo, dia 27 de agosto, o Tribuna do Moxotó foi a casa do garoto Samuel, de 12 anos, que sofre de paralisia cerebral e está com uma grave infecção urinária. A mãe da criança denunciou que desde o mês de maio que Samuel não recebe uma visita sequer do médico e que não tem recebido nenhuma atenção por parte do poder público municipal.
"Estou aqui desesperada pois estou vendo meu filho ficar cada vez pior com essa infecção urinária e sem nenhuma providência por parte da prefeitura de Sertânia. Tenho lutado com meu filho e tenho recebido só indiferença por parte dos que fazem a secretaria de saúde. Lhe chamei aqui para pedir ajuda e denunciar esse descaso", disse Dona Roseane.
Dona Roseane contou ao Tribuna do Moxotó que recebeu até ameaças para que não falasse mais do seu filho nas redes sociais, pois poderia perder sua guarda e por isso ficou apavorada. O número que ligou para sua irmã não se identificou. 
O que estão fazendo com essa pobre mãe e com seu filho é desumano, como podem "esquecer" de prestar assistência a uma criança com paralisia cerebral e com um quadro grave de infecção urinária? Se fosse um filho de uma deles já estaria recebendo a melhor assistência. Isso é revoltante, pois quem pode fazer alguma coisa não faz, se omite e esconde por trás da indiferença e da covardia. Vamos denunciar o caso ao MPPE e levar suas declarações até as autoridades constituídas em Recife, levando para a imprensa regional, pois assim pode ser que o prefeito Ângelo Ferreira,que gosta tanto de propaganda faça alguma coisa por essa criança.
"Me ajudem por favor, estou vendo meu filho morrer aos poucos e ninguém faz nada", disse Dona Roseane desesperada por ver seu filho sem assistência nenhuma. Assista o vídeo e veja a tristeza da mãe em observar que a atual administração não está nem aí para a saúde do seu filho. Imoral isso!!! 
O Diário de Sertânia entra nessa corrente e junto com o Tribuna do Moxotó, solicita mais uma ajuda. Quem estiver disposto a ajudar Dona Roseane e seu filho ligue (87) 9.91638931. Dona Roseane dará uma sensacional entrevista no próximo sábado, dia 2 de setembro a web rádio Tribuna do Moxotó a partir do meio dia.

Clube de Criadores de Canários realiza reunião em Sertânia

O Clube de Criadores de Canários do Interior de Pernambuco (CCCIPE) realizou, neste sábado (26), uma reunião para definir a data e local do Iº Campeonato de Criadores de Canários realizado pela instituição. A competição será realizada no mês de junho do próximo ano, em Sertânia. Na reunião, ficou definido que só poderá participar do campeonato os criadores filiados ao clube.

"A um ano e seis meses fundamos o clube visando uma articulação melhor entre os criadores do Interior do Estado, lembrando que nosso objetivo é apenas competições que visam a beleza dos canários e com toda documentação legalizada, pois essa espécie não é da fauna brasileira. Na reunião definimos a data do primeiro campeonato realizado pelo clube e foi escolhido por unanimidade que Sertânia sediasse a competição", disse o presidente do clube, Junhão Lins.

As competições com essa espécie de canários visam a beleza dos pássaros, onde cada criador pode apresentar os pássaros com várias cores diferentes, ficando a critério dos participantes escolherem as respectivas cores. Os canários não são da fauna brasileira, por isso não é crime a criação.




Sileno Guedes reeleito presidente do PSB

Com a presença do governador Paulo Câmara, do presidente nacional Carlos Siqueira, do prefeito do Recife, Geraldo Julio, de deputados, prefeitos e vereadores socialistas, os 577 delegados do 14° Congresso Estadual do Partido Socialista Brasileiro elegeram por aclamação os novos Diretório e Executiva da legenda para os próximos três anos.
A chapa eleita tem Sileno Guedes na presidência do partido por mais três anos, com o deputado federal Tadeu Alencar na 1ª vice-presidência, o deputados federalFernando Coelho Filho, na 2ª vice-presidência, e o deputado federal e secretário estadual Turismo Esportes e Lazer, Felipe Carreras, na 3ª vice-presidência.
Adilson Gomes segue como secretário-geral partido, com Gabriel Leitão, como 1º secretário e EduardoVasconcelos como 2º secretário. Outros 40 membros compõem a comissão executiva nas secretarias temáticas, secretarias especiais e regionais, além dos representantes dos segmentos sociais (lista completa em anexo).
O 14º Congresso Estadual também elegeu os 92 delegados que representarão o PSB de Pernambuco no Congresso Nacional do partido, que será realizado nos dias 12, 13 e 14 de outubro, em Brasília.
“Nós não temos mais Eduardo, é verdade, mas temos a nossa militância, nosso legado e nossas ideias e, sobretudo, um caminho que foi traçado e é por isso que a gente vai seguir”, avaliou o presidente Sileno Guedes.
O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, avaliou o 14º Congresso Estadual do PSB como um momento que honra as melhores tradições democráticas do partido, e em especial, do PSB de Pernambuco.

Covarde: Ângelo usa Rádio Sertânia FM para atacar o ex-prefeito Guga Lins

O Prefeito de Sertânia, Ângelo Ferreira, usou mais uma vez a Rádio Sertânia FM para atacar covardemente o ex-prefeito do município, Guga Lins. Sem credibilidade e trabalho para mostrar aos povo, pois, em quase oito meses à frente da Prefeitura, Ângelo tenta denegrir as pessoas de bem para esconder a sua gestão cheia de escândalos e desmantelo.
O site Tribuna do Moxotó, entrevistou o ex-prefeito Guga Lins, que infelizmente não tem o mesmo espaço na Rádio Sertânia FM para mostrar o outro lado da história. É que em Sertânia é comum os "meios de comunicação" ficarem a mercê do poder, poder sempre despudorado, e como consequência castram seus leitores e conhecerem a verdade.
Isso mesmo caro leitor, em respeito a você, estamos publicando a entrevista com o ex-prefeito Guga Lins sobre as acusações por ele sofrida pelo prefeito Ângelo Ferreira de que ele, juntamente com o irmão, o vereador Junhão Lins, comandam um facção criminosa nas redes sociais.
Que bom que somos um veiculo de comunicação que ele não pode comprar e que podemos sem temer a nada, veicular a notícia que possibilita o nosso leitor a refletir sobre a própria notícia e agindo com a razão, pode discernir entre o certo e errado.
O ex- prefeito Guga Lins falou com exclusividade neste sábado, dia 26 de agosto, na web rádio Tribuna do Moxotó sobre as declarações feitas pelo prefeito de Sertânia, onde ele em um programa de rádio local afirmou que Guga e o seu irmão Junhão Lins estava por trás dos fakes que estão atacando o seu governo e as pessoas que fazem parte do seu grupo político. Guga,q eu classificou as declarações do prefeito como levianas e irresponsáveis deu entrada junto a emissora de rádio local e junto a justiça direito de resposta e declarou que vai processar o atual gestor. Veja a entrevista:  
TM - Guga obrigado mais uma vez pela sua participação no programa Sertânia em debate na web rádio tribuna do Moxotó. Estamos para saber de você como você viu essas declarações do prefeito de Sertânia? 
Guga – Boa tarde amiga e amiga boa tarde Esequias, é uma satisfação estar aqui novamente falando para meu povo querido de Sertânia, povo que me conhece, que sabe de minha índole, que sabe que jamais uso de meios escusos para atingir meus objetivos, que olho nos olhos dos meus oponentes e que não tenho nenhuma mácula na minha vida. Olha Esequias, foi com grande surpresa que recebi as declarações do prefeito de Sertânia, as quais classifico de levianas e irresponsáveis, declarações típicas de quem está fazendo um governo medíocre, onde o povo está reclamando e falando dessa mediocridade. Todos sabem que sou de uma família tradicional, de uma família que aprendeu fazer política sem ódio, aprendeu a fazer política de maneira limpa sem roubar o dinheiro do povo, por isso nunca tivemos bens penhorados e nem nenhuma escândalo, e nem nunca tivemos que nos explicar a polícia federal por ato algum em nossas vidas e nem tampouco fizemos durante nossa administração nenhum negócio com empresa tida como fantasma pela polícia federal e considerada inidônea pelo tribunal de contas. ele não poder ser tão irresponsável assim, nos responsabilizar por fakes ou qualquer outra manifestação contra seu governo ou contra quem quer que seja. Nada temos com isso. Mas vamos recorrer aos tribunais e ele vai ter que provar o que disse. Temos a nossa consciência limpa e a nossa história, uma história permeada de bons exemplos alicerçados nos valores que aprendemos com os nossos antepassados, no respeito as famílias e a sociedade em que vivemos. Não é possível um gestor de maneira irresponsável ir a um meio de comunicação e simplesmente porque tem ódio a minha pessoa falar o que ele falou. Todos que me conhece m sabem de minha postura para com meus adversários, para com meus familiares e amigos, sempre foi uma relação de respeito, não nutro ódio por quem quer que seja. Quero aqui dizer ao senhor Ângelo Ferreira que não me meça por sua régua. O que eu lamento é que um chefe de um poder tão importante quanto de uma prefeitura haja de forma tão leviana e irresponsável. Quero respeito a história de minha família , quero respeito a mim aos meus familiares, sempre fui norteado pelos princípios morais da boa convivência, não vendo a alma ao diabo para galgar o poder. Estou em paz comigo e não enfrentou nenhum demônio, muito pelo contrário, a noite deito e durmo tranquilo porque sempre cumprir com os objetivos que tracei. Meus pais, minha família, meus amigos e o povo de Sertânia me conhecem e sabem de minha conduta. 
TM – De fato Guga Lins, o povo já percebeu que o ódio que ele nutre por você é grande, basta observar que as obras deixadas por você para serem terminadas ele sequer pegou. O Raio X está lá nos corredores do hospital, em Albuquerque Né, no Caroá, em Cruzeiro do Nordeste, enfim, ele não quer nada com tudo que lembra você. 
Guga – de fato, todos já perceberam  isso. Isso é insano. Mas agora ele foi além do que se imaginava, com pode ele irresponsavelmente querer nos acusar dessa forma? Não vamos admitir isso. Quero dizer ao povo de Sertânia que não tenho nada a ver com isso que ele nos jogou. Vamos a justiça e é lá que ele tem que apresentar provas contra o que disse, pois a quem acusa cabe o ônus da prova. Minhas convicções, minha formação, como já disse não me permite entrar nesse jogo. Tenho responsabilidade com meu povo. 
TM – A prova do que você está dizendo agora Guga foram as contas de 2014 que foram aprovadas que eles alardearam que não seria aprovada  e no entanto foram aprovadas por unanimidade. 
Guga – Pois é, a resposta está sendo dada assim, com aprovações de nossas contas que ele tanto falavam. Nossa administração foi marcada pela transparência e pelo zelo do bem público, bom lembrar aqui que nunca tivemos bens penhorados e nunca fomos condenados na justiça por desvio de dinheiro público e nunca tivemos investigação da polícia federal. Acredito que o desespero dele seja por isso. 
TM – Guga outro fato que é de lamentar é a saída de Sertânia do CIMPAJEU, o prefeito acaba de enviar para câmara a revogação de um decreto seu. Lamentavelmente Sertânia vai ficar de fora desse importante consorcio. 
Guga Lins solicita direito de resposta
Guga - Hoje a grande saída para a administração pública, chama-se consorcio e ele funciona como um grupo de prefeituras que de juntam para buscar soluções viáveis  para os municípios, há que enfrentamos muitas dificuldades hoje e inúmeros problemas no município. Uma pessoa só em um município não consegue resolver, mas se vários municípios juntos, buscando soluções, buscando outras ações que são feitas em outros estados que estão mais avanços nessa área, então funciona muito bem todo isso. E eu fiz parte do CIMPAJEU, quando era prefeito e fui até vice-presidente da entidade e ali buscamos várias ações junto ao governo do Estado,  governo federal e outros parceiros e tivemos vários avanços nesse sentido. Inclusive o plano de resíduo sólido, que foi implementado no CIMPAJEU com todos os municípios, nós temos um estúdio viável para os municípios que faziam parte e seriam três aterros sanitários para atender a todos. Então ter um consórcio é essencial e não sei por que essa atitude do atual prefeito de mandar revogar através da câmara de vereadores  a adesão que o município ao CIMPAJEU, Vejo como uma falta de visão e uma grande deficiência em saber trabalhar em equipe. Mas isso é uma questão de visão administrativa, o gestor atual ele tem dificuldade em trabalhar em conjunto. Ele quer ser estrela demais, ele quer resolver tudo e hoje dia não se funciona dessa forma. Ele está administrando Sertânia como administrou na época que ele foi prefeito a primeira vez e isso está totalmente errado, de lá para cá mudou tudo, os sistemas mudaram todos, a modernização da administração pública mudou e ele não despertou para isso, está buscando algumas coisas pequenas como é do caráter dele, de buscar coisas pequenas, de discutir pequenas coisas enquanto outros municípios estão aí buscando obras, buscando benfeitorias, avançando no que diz respeito ao desenvolvimento, buscando parcerias para melhorar o comércio e desenvolver no geral o município. A gente fica triste com isso, é o gestor atual  por causa de picuinha deixar que Sertânia avance, que Sertânia cresça e que ela tenha dias melhores. Fica aqui o meu repúdio por Sertânia não participar mais do CIMPAJEU. Esse desgoverno que está aí não vai muito longe, é público e notório que toda população está insatisfeita com tudo isso que está apresentando e vamos buscar soluções para isso. Temos aí uma campanha que está chegando em 2018 e vamos fortalecer nosso grupo para que Sertânia volte a crescer, que Sertânia volte a avançar juntamente com toda população. 
TM – Guga deixe aí suas considerações finais para o povo de Sertânia 
Guga - Quero deixar meu abraço ao povo querido de sertânia e também quero deixar aqui a minha indignação e a certeza de a justiça triunfará e desbancará aqueles que se acham donos de tudo. Fiquem com Deus.


Presidente do Sindicato Rural de Sertânia participou do 25º Agrinordeste

O presidente do Sindicato Rural de Sertânia, Cícero Paulo Sampaio, participou do 25º Agrinordeste, sediado no Centro de Convenções de Pernambuco, na cidade de Olinda. O feira, que teve início na última quarta-feira (23) e foi encerrada na tarde desta sexta-feira (25), foi realizada pela Federação de Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe).

O objetivo do evento foi fomentar o agronegócio regional e permitir a troca de informações e experiências entre os setores produtivos ligados à agropecuária. Além disso, abriu uma oportunidade para que o consumidor adquira produtos direto do fornecedor. O evento contou com três áreas de interesse: Feira de Produtos Agropecuários e Espaço Gastronômico Sabor do Campo, ambos com entrada gratuita e ciclo de palestras.

"A chegada do leite de cabra do Sertão à Agrinordeste e ao mercado do Recife, representa uma grande vitória e mais um passo de um novo ciclo de desenvolvimento não só econômico, mas também social e com sustentabilidade ambiental. Foi prazeroso trocar experiências e ver as pessoas gostando dos produtos", disse Cícero Paulo.

Os 63 estandes movimentaram mais de R$ 1 milhão com a venda de produtos derivados do leite, mel de abelha, rapadura, cachaça, hortifruticultura, vitivinicultura e artesanato. A feira teve o apoio do Sebrae, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Pernambuco (Senar/PE), do Banco do Nordeste e da Secretaria de Agricultura do Estado.

Dono da Eletropetromotos anuncia suspensão de sorteios

Uma empresa com anos de atuação no ramo de consórcio premiado de motos, a Eletropetromotos, filial de Afogados da Ingazeira, com sede em Petrolina, surpreendeu com uma nota publicada esta tarde em que anuncia a reestruturação “do modelo de negócio” sob alegação de que “precisa ajusta-lo às novas exigências da legislação”.
“Em razão dos enquadramentos legais a que estamos sujeitos, vimo-nos obrigados a suspender, temporariamente, alguns de nossos eventos previstos para os próximos dias, até que possamos cumprir as determinações legais”, diz o texto.
Detalhe: o documento não é assinado por seu representante legal, José Ildo da Silva. Também não estipula prazo. “Pedimos sua compreensão pelos motivos acima dispostos e pela excepcionalidade do ocorrido, e logo voltaremos a contatar vocês”, diz o texto. São oferecidos o email eletropetro@outlook.com e o fone (87) 3861-5952.
A empresa trabalhava com o sistema de venda contemplada, em que o cliente do consórcio, quando sorteado, recebia a moto e não pagava mais parcelas. Para manter o equilíbrio do processo, era necessário substituir o contemplado por um novo cliente. Recentemente, aumentaram as queixas de contemplados que não haviam recebido os bens.
A nota pegou funcionários, representantes e principalmente clientes de surpresa. Alegando quebra de contrato, alguns já ameaçam ações judiciais. Em Petrolina, a empresa atua na rua Dom Vital, 467, no Centro. É tida como uma empresa estável, com suporte econômico para honrar compromissos. Lá é chamada de Eletropetro.

Do blog do Nill Júnior

Em café da manhã, Armando e Lula avaliam conjuntura nacional

O senador Armando Monteiro (PTB-PE) teve um encontro com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na manhã desta sexta-feira (25).
As lideranças tomaram café da manhã no hotel em que o petista está hospedado, no Recife. Na ocasião, Armando e Lula fizeram uma análise da conjuntura nacional e do processo político regional.
“Todas as vezes que o ex-presidente Lula vem a Pernambuco nunca deixei de recebê-lo, de visitá-lo. Nossas relações são políticas, mas também pessoais. E esse encontro se insere nesse contexto”, afirmou Armando Monteiro.
Armando Monteiro destacou que a relação com o ex-presidente vem de muitos anos, através de sua família. O petebista frisou a amizade entre Lula e o ex-ministro Armando Monteiro Filho, pai do senador.
“Temos uma relação de amizade, de civilidade e de companheirismo que sempre existiu e não mudaria agora. Continuamos a manter a melhor relação com o ex-presidente”, disse Armando Monteiro.

Dr. Edilton Lacerda recebe título de cidadão monteirense

O sertaniense Edilton Cércio Lacerda recebeu, na noite desta quinta feira, dia 24 de agosto, o título de cidadão monteirense, proposto pelo vereador Sebastião Nunes Neto, conhecido por Bião. Dr. Edilton é médico concursado do município de Monteiro há mais de dez anos e realiza um excelente trabalho na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) 09.

"Estou muito feliz em receber um título de cidadão de uma cidade que me acolheu tão bem e que aprendi a amar. Gostaria de agradecer ao vereador Sebastião Nunes, ao presidente da Câmara, Givalberio Alves, e aos demais parlamentares que por unanimidade aprovaram a proposição para essa homenagem", disse Dr. Edilton. O médico estava bastante emocionado e ao lado de familiares recebeu o abraço caloroso do público presente.

O vereador Junhão Lins e o seu pai, o Dr. José Etelvino Lins de Albuquerque, prestigiaram o evento. Junhão é sobrinho da esposa do Dr. Edilton, já o advogado José Etelvino é cunhado do homenageado.

Além de Dr. Edilton, receberam o título de cidadão monteirense, a Dra. Laura Priscila, Delegada da Mulher, o investigador da Polícia Cívil, Jader Clementino, Major José Carlos de Vasconcelos Carvalho, ex-comandante da primeira companhia de Polícia Militar de Monteiro, e as radialistas Luana Brandão e Elisa Marinho, da Monteiro FM.

PT e PSB? Lula se reúne com Paulo e Renata Campos, Marília Arraes não fica a par da agenda

Dois movimentos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante sua caravana estão causando críticas dentro do PT: seu encontro com o senador Renan Calheiros e um jantar, ocorrido na noite desta quinta-feira (24), com Renata Campos, viúva do ex-governador Eduardo Campos.
Embora o jantar com Renata tenha um caráter particular –já que Lula era amigo do casal– recentes articulações sinalizam para uma aproximação entre PT e PSB de Pernambuco. Presença constante no Instituto Lula, o ex-prefeito Fernando Haddad almoçou com Câmara há dez dias.
Pelo acordo em gestação, o PT apoiaria a reeleição do governador Paulo Câmara. Em troca, o PSB apoiaria o PT para o Senado, acordo que é chamado de "abraço de afogados" por integrantes da chamada esquerda petista.
Já o  Prefeito de Serra Talhada, segundo maior colégio eleitoral do Sertão, Luciano Duque (PT) não gostou de a vereadora Marília Arraes, um dos nomes cotados do partido para disputar o Governo do Estado, não ter sido colocada a par de toda a agenda que o ex-presidente Lula cumpre desde ontem em Pernambuco.
“Se ela é uma alternativa natural deveria ter sido prestigiada”, afirmou, adiantando que se o PT quiser se renovar e apresentar um projeto de retomada do poder estadual não pode pensar, em nenhum momento, em uma possível recomposição com o PSB.
“Se o partido caminhar nessa direção, tendo um quadro qualificado como Marilia, vai dar um tiro no pé”, advertiu, falando ao Blog do Magno.
O ex-presidente  chegou na capital pernambucana, vindo de Alagoas, por volta das 17h, desta quinta-feira. Durante o trajeto, a caravana do ex-presidente parou em Xexéu e Gameleira, quem o acompanhou foi o presidente do PT Pernambuco, Bruno Ribeiro.
A ex-presidente Dilma Rousseff também se juntará à caravana hoje. A chegada está prevista para as 19h. À noite, ela deve participar de uma reunião com lideranças petistas para discutir o programa Mais Médicos. Também existe a possibilidade dela acompanhar Lula nos atos de hoje.

Falta compromisso: Ângelo retira Sertânia do Cimpajeú, município perderá 80 poços artesianos

Na última terça-feira (22), durante a seção na Câmara de Vereadores de Sertânia, os parlamentares e a população sertaniense foram surpreendidos com o anúncio de um projeto enviado pelo poder executivo que retira Sertânia do Consórcio de Integração dos Municípios - Cimpajeú. Se apreciado pelo poder legislativo, Sertânia sairá oficialmente do consórcio e perderá 80 poços artesianos, levando em conta que os municípios são contemplados por 20 poços por ano e a gestão do atual prefeito dura quatro anos.
Desde que sua chapa perdeu a última eleição para a presidência do Cimpajeú, o prefeito de Sertânia, Ângelo Ferreira (PSB), não participou das reuniões. Além de Sertânia, os municípios de São José do Egito, Tabira e Itapetim deverão sair.
A redação do Diário de Sertânia conversou com o líder da oposição na Câmara de Vereadores de Sertânia, o vereador Junhão Lins (PSDB), que acha um absurdo a atitude do prefeito Ângelo. “Sertânia vinha sendo bem representada no Cimpajeú, inclusive, tínhamos o vice-presidente do Consórcio, o ex-prefeito Guga Lins. É um absurdo essa atitude do senhor prefeito Ângelo que mostra sua falta de compromisso com o município. Vou cobrar no plenário da câmara que o prefeito volte atrás e cumpra sua obrigação, que é representar nosso município com responsabilidade”, disse o parlamentar.
Ex-prefeito Guga Lins acompanhando perfuração de poços
Na gestão do ex-prefeito Guga Lins várias localidades foram beneficiadas com a perfuração desses poços artesianos, que foram apontadas como prioritárias em reuniões com lideranças rurais do município.

TCE aprova contas do ex-prefeito Guga Lins no exercício 2014

O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, em sessão realizada no último dia 8 de agosto, aprovou por unanimidade as contas do exercício 2014 do ex-prefeito Guga Lins, a decisão foi publicada no diário oficial no dia 23 de agosto.
 
"A decisão do tribunal de contas em aprovar nossas contas do exercício de 2014, só vem referendar a nossa seriedade e transparência frente a administração pública municipal, com certeza isso demonstra o quanto tivemos zelo pelo dinheiro público", disse o ex - prefeito Guga Lins, feliz por ver seu trabalho de primar pela transparência, ser reconhecido pela corte fiscalizadora das contas públicas do Estado.
 
Na decisão, o TCE recomenda que a Câmara de vereadores de Sertânia siga o mesmo entendimento dessa corte e aprove também as contas do ex-prefeito Guga Lins, referente ao exercício de 2014.
 
Lembrando que foi esse mesmo órgão que dias atrás multou o atual prefeito Ângelo Ferreira por falta de informações com relação ao CEDOCA, a multa chegou a quase 8 mil reais. 
 
Parabéns ao ex-prefeito Guga Lins por mais essa prova de transparência e honestidade.

São Francisco com menor vazão desde 1940, peixes somem e surgem ilhas no ‘Velho Chico’

O verde do pasto pela chuva recente no sertão alagoano pode até deixar transparecer que o principal rio do Nordeste, o São Francisco, está repleto de vitalidade. Mas as aparências enganam, e o maior rio inteiramente nacional sofre com a maior seca em pelo menos 70 anos e convive com um cenário de assustar os sertanejos: a formação de ilhas ao longo do rio e a falta de peixes para pescar.
Em Traipu (187 km de Maceió), no baixo São Francisco, é fácil encontrar ilhas no meio do rio. O problema ocorre porque a vazão do rio é controlada e definida de acordo com o reservatório de Sobradinho, na Bahia.
O UOL visitou o local na semana passada e ouviu vários relatos de moradores que dizem que o rio mudou, os bancos de areia e até mesmo ilhas dificultam a navegação e os peixes estão sumindo.
A vazão de Sobradinho para o restante do rio deveria ser de no mínimo 1.300 m³/s. Mas com a falta de chuvas, desde 2013 a ANA (Agência Nacional das Águas) vem aplicando cortes nessa vazão, e o fluxo hoje está no mínimo (550 m³/s –o menor já operado). Outro reservatório, de Xingó (entre Alagoas e Sergipe) também está operando com a mesma vazão.
Como medida extrema, desde junho foi adotado a proibição de retirada de água para irrigação às quartas-feiras.
Em agosto, a vazão afluente (que chega) ao reservatório de Sobradinho está em 381m³/s em média, enquanto a vazão liberada média está em 615m³/s. Isso quer dizer que, por segundo, a barragem perdeu 235 m³ e foi baixando o nível.
“Se não fosse feito nada, não reduzíssemos a vazão, Sobradinho teria secado em novembro de 2014. Chegamos no limite disso”, afirma o superintendente adjunto de fiscalização da ANA, Alan Vaz Lopes. Nessa quarta (23), o reservatório de Sobradinho estava com 8,55% de sua capacidade.
Chuvas abaixo da média desde 2011
As reduções são necessárias porque o volume de chuva na região está abaixo do esperado desde 2011. A próxima esperança chega com o período de chuvas em Sobradinho a partir de dezembro.
“A impressão que temos é que o reservatório chegue até lá no volume morto. Isso nunca ocorreu, e quando chegar não terá mais condição [de gerar eletricidade]”, explica.
“Desde 2013 estamos fazendo reuniões semanais, como se fosse comitê de crise sobre operação do sistema”, completa.
Mesmo assim, o superintendente diz que a chegada ao volume morto não quer dizer que o reservatório secou. “Ainda não se cogita secar completamente. Quando chegar no volume morto ainda tem volume estocado. A gente imagina que uma parte poderia ser usada, são 5 a 7 bilhões de m³. Chegado a um determinado valor pararia de usar para que não seque”, diz.

Armando vê “desgoverno” na segurança pública em Pernambuco

O senador Armando Monteiro (PTB-PE) atribuiu ao “absoluto descontrole” e ao “desgoverno da segurança pública” o aumento dos homicídios em Pernambuco, com 447 casos em julho, o maior número para o mês em dez anos. Em discurso no plenário do Senado, o petebista acusou de omisso o governador Paulo Câmara, ressaltando haver “ausência de liderança” no estado.
Armando previu que, a continuar no ritmo atual, Pernambuco pode, “de forma inédita”, atingir a marca de 5,4 mil assassinatos em 2017, o que representaria 10% dos homicídios de todo o País, quando a população pernambucana corresponde a apenas 4,5% dos brasileiros.
“A permanecer nesse diapasão, Pernambuco alcançará uma marca superior a 60 mortes por cada grupo de 100 mil habitantes, elevadíssima, mais do que o dobro da média nacional, em torno de 26 homicídios”, assinalou Armando. O senador lembrou que a ONU considera violência acima do normal a marca de 10 assassinatos por 100 mil habitantes.
Aparteado pelos senadores Lindbergh Farias (PT-RJ) e Jorge Viana (PT-AC), que concordaram ser grave o quadro da violência em Pernambuco, o senador petebista salientou que, no primeiro semestre, o estado foi responsável por 54% do aumento das mortes violentas ocorridas em todo o País comparativamente a igual período de 2016. “É um dado alarmante”, completou, enfatizando que, em paralelo, foram registrados, de janeiro a julho, mais de 73 mil casos de roubo, o que significa, em média, 346 roubos por dia.
Armando Monteiro destacou não querer, com seu discurso em plenário, “partidarizar” a questão da segurança pública em Pernambuco. “Tanto é assim que quero fazer uma homenagem ao ex-governador Eduardo Campos, que à época em que era governador assumiu o problema, idealizou o Pacto pela Vida e obteve resultados expressivos”, disse.
O senador declarou ainda que, mesmo na oposição ao governo estadual, coloca-se à inteira disposição para ajudar a encontrar soluções para minorar a situação da segurança pública em Pernambuco. “Temos de encaminhar e discutir o problema de maneira absolutamente suprapartidária”, conclamou.

Lula entra em Pernambuco e é recebido por Humberto com festa em Xexéu

Depois de passar pela Bahia, Sergipe e Alagoas em intensa caravana que faz pelo Nordeste para se reencontrar com o povo, o ex-presidente Lula chegou, às 11h50 desta quinta-feira (24), em Xexéu, na Mata Sul de Pernambuco, onde foi recebido com muita festa pelo povo e pelo líder da Oposição no Senado, Humberto Costa (PT-PE). Centenas de pessoas gritavam, eufóricas, o nome do ex-presidente.
Ao lado do ex-prefeito do Recife João Paulo, o senador disse que os pernambucanos se deslocaram até o município na divisa com Alagoas para dar um grande abraço carinhoso “no maior presidente que este país já teve”.
“O povo sabe que foi o governo Lula que conseguiu acabar com a miséria  e tirar o país do vergonhoso Mapa da Fome. E que foi com ele que Pernambuco teve refinaria, estaleiros, Hemobrás, duplicação de rodovias e cresceu como nunca na sua história”, afirmou o parlamentar.
Segundo Humberto, que entrou no ônibus de Lula e vai estar com ele na movimentada agenda de três dias no Estado, a população tem grande expectativa de que esse projeto que deu tão certo para o Nordeste e o Brasil seja retomado.
“O povo está sofrendo demais com a alta do desemprego, da violência, do caos na saúde e com os desmontes dos programas sociais, como Bolsa Família. Está na hora de mudar e colocar o pobre, novamente, como prioridade”, comentou.
Humberto acredita que é a união do povo que dará força para que esse projeto saia vitorioso em 2018 e Pernambuco e o Brasil volte a crescer e a se desenvolver. “A visita de Lula ao nosso Estado significa, em primeiro lugar, denunciar com todas as forças o que acontece em nosso país hoje. Temos de mudar esse quadro”, disse.
A caravana de Lula segue para o Recife ainda hoje. No fim da tarde, Lula e Humberto estarão no centro do Recife, onde irão visitar o Museu Cais do Sertão para homenagear Luiz Gonzaga e a memória do povo sertanejo. A instituição foi criada com recursos disponibilizados pelo então governo Lula.
Na sexta-feira (25), eles irão a Ipojuca, cidade transformada pelo governo do PT em um motor do desenvolvimento pernambucano, mas que hoje sofre com a destruição dos estaleiros navais, da refinaria e do polo petroquímico.
À tarde, o ex-presidente comandará um grande ato no Pátio do Carmo, no Centro do Recife. Já no sábado (26), Lula irá a Brasília Teimosa, comunidade transformada por ele em bairro-símbolo do combate à pobreza.
© Diário de Sertânia - 2015. Criado por: JH Design. Todos os direitos reservados.