O que você procura?
Home Notícias Entretenimento Esportes Serviços
Veja também: Pronatec seleciona professores bolsistas para vagas em Sertânia

Mensagem de Ano Novo do vereador Junhão Lins

É tempo de reforçar nosso compromisso com a população sertaniense, analisando cada meta cumprida e projetando novos desafios para o ano que se inicia. Trabalhando sempre com transparência e dignidade.

Que 2018 chegue com paz, e a fé seja renovada no coração de cada um. Que Deus proteja e abençoes a todos nós com prósperos 365 dias de muitas alegrias, saúde, amor e paz. Feliz Ano Novo!

Vereador Junhão Lins

Diário de Sertânia deseja a todos um Feliz Ano Novo

Toda a equipe que faz a redação do Diário de Sertânia deseja que 2018 seja cheio de saúde, harmonia, prosperidade e realizações. Aproveite essa época do ano para refletir e pensar quais serão suas prioridades para o ano que vem.

Faça um planejamento para o próximo ano e alcance todas as suas metas, afinal, os esforços valem a pena e te levam à felicidade.

Feliz Ano Novo!

Diário de Sertânia

Mazelas dos 16 anos: primeiro ano do governo Ângelo foi um desastre em Sertânia

O novo e ao mesmo tempo velho Governo Municipal de Sertânia, comandado pelo prefeito Ângelo Ferreira, iniciou a gestão com as mesmas mazelas do grupo político que durante 16 anos governou Sertânia. Escândalos de secretários irregulares, licitações milionárias que envolvem empresas investigadas pelas Polícias Federal e Civil, perseguição a funcionários que não concordam com seu jeito de fazer política, extinção da Escola de música e artes, denúncias em contratos de shows super faturados, perseguição aos artistas, poços e dessalinizadores quebrados e abandonados, pacientes internados tendo que comprar remédios, pois o hospital não tem remédios, apesar de ter sido licitado milhões de reais para compra de remédios, enfim, uma série de absurdos que batem na porta da nossa cidade e se transforma em uma continuação, se tornando 17 anos de desmandos em Sertânia.

Na tarde deste sábado (30), a oposição de Sertânia, através dos vereadores Orestes Neves, Junhão Lins, Damião Silva, Vando do Caroá, Dóia e Vino Veras emitiram para imprensa e para carro de som, uma nota em analisando a atual gestão Ângelo Ferreira, a quem define como uma gestão desastrosa e caótica nesse primeiro ano de Governo.

A nota faz uma análise sugestiva contendo 40 itens e aborda as várias "lambanças" do atual gestor Ângelo Ferreira e começa dizendo que a população sertaniense vive em duas cidades, uma é a da propaganda do prefeito e a outra é dura realidade em que vive o cidadão, sobretudo, o mais carente que precisa de saúde, de saneamento básico e educação.

Vamos a nota feita pelos vereadores que compõem a oposição de Sertânia:

Vamos fazer fazer agora uma retrospectiva do desmantelo administrativo que ora vive Sertânia.

Estamos vivendo em duas cidades, uma da propaganda do prefeito e a outra é a dura realidade que agora iremos mostrar numa verdadeira retrospectiva.

Sertânia, 1 ano de mentiras, enganação, abandono, farra com dinheiro público e perseguição!

Veja agora sertaniense, os 40 itens do desmantelo do governo do 40:

1-Processo seletivo cancelado pela justiça por irregularidades.
2-Licitações milionárias que envolvem empresas investigadas pela Polícias Federal e Civil.
3-Extinção da Escola de música e artes e da semana estudantil, com sucateamento da cultura, que tornou o atual governo conhecido na região como " O coveiro da cultura"!
4-Aumento absurdo de taxas para os feirantes e marchantes, além do mais estamos consumindo carne de origem duvidosa por falta de fiscalização. Cadê o Matadouro??
5-Retirada de insalubridade dos garis e adicional noturno de servidores do hospital.
6-Lixo em toda cidade e nos distritos.
7-Ruas da cidade e distritos na completa  escuridão.
8-Poços e dessalinizadores quebrados e abandonados.
9-Raio-X novo do hospital abandonado , jogado há 1 ano no corredor do hospital.
10-Pacientes internados tendo que comprar remédios, pois o hospital não tem remédios, apesar de ter sido licitado milhões de reais para compra de remédios.
11-Falta de médicos em vários postos de saúde e as comunidades de Caroalina, Várzea velha, Maxixe e Maniçoba, Umburanas, todas abandonadas,  sem atendimento médico nenhum.
12-Falta de medicamentos e material de curativos no hospital e nos postos de saúde.
13-Pacientes dormindo na calçada do hospital para conseguir uma ficha de atendimento.
14-Exames de laboratório e ultrassom com agendamento para mais de um mês a frente.
15-Bandas da exposição superfaturadas, com processo aberto no tribunal de contas do estado.
16-Aumento para cargos comissionados e alguns secretários de até 140% e outros funcionários sem nenhum centavo de aumento.
17-Não complementação de horas aulas de professores efetivos por perseguição política.
18-Contratação de professores sem graduação e gestão de escolas  ocupadas por pessoas sem concurso, contrariando lei municipal e gastos absurdos com pinturas e repinturas em prédios públicos com as cores do partido do prefeito!
19-Escolas sucateadas e diretores se aproveitando da situação e vendendo lanches aos estudantes na cantina da própria escola.
20-Comida no hospital de péssima qualidade apesar das licitações milionárias para compra de carne e frango.
21-Ultensílios pro hospital comprados na loja do assessor do prefeito.
22-Redução de carros pipas, deixando comunidades rurais com sede.
23-Compra de meio MILHÃO de reais de pneus em empresa investigada pela polícia federal e considerada inidônea pelo tribunal de contas do estado.
24-Servidores do hospital comendo Ovo como mistura, quando se fez licitação de mais de 80 mil reais, só para compra de carne.
25-Secretários com empregos aqui e em Recife e Ceará!
26-Ex-secretária de educação prestando assessoria na atual secretaria de educação,sendo que a mesma tem cargo em comissão no governo do estado.
27-Ratos e baratas passeando nos corredores do hospital.
28-Placentas e lixo hospitalar acondicionados de forma inadequada,provocando mal cheiro nos arredores do hospital.
29- Professores efetivos como porteiros em escolas e contratados apadrinhados do prefeito como professoras com carga horária completa.
30- Contratados que não cumprem carga horária.
31-Falta de prestação de contas das Uexs de todas as escolas municipais.
32-Falta de planejamento pedagógico, com a maioria dos projetos sendo improvisados.
33-Funcionários da limpeza e cozinha das escolas recebendo
irregularmente pelo programa Mais Educação.
34-Educadores de Apoio sem cumprir carga horária mínima exigida.
35-Veículos sem manutenção,  transportando  estudantes em pé, em carros lotados, colocando em risco a vida de estudantes e motoristas.
36- Completa paralisação e abandono das obras deixadas em andamento pelo governo anterior, por simples questão de ódio partidário e até pessoal.
37-Ônibus rodando sem manutenção nenhuma, causando inclusive um grave acidente com atletas de nossa cidade.
38-Lixo hospitalar jogado atrás do hospital, sem o devido tratamento.
39- Fechamento do Instituto Federal.
40- E como  retaliação à classe pensante dos artistas de Sertânia, o prefeito mandou apagar a Estação Literária.
Este é o retrato triste e deprimente do caos que ora vive Sertânia. Seguiremos firmes na fiscalização, denunciando os erros e sugerindo melhorias, sempre em defesa do povo e do melhor para Sertânia.

Por uma cidade mais digna para todos!!!

Oposição de Sertânia 

Vereador Damião Silva deseja a todos um Feliz Ano Novo

O Vereador Damião Silva usou as redes sociais para desejar aos familiares, amigos e a todos os sertanienses um Feliz Ano Novo repleto de Alegrias, Saúde e Paz.

"Que o Ano de 2018 traga a paz, e a fé seja renovada e fortalecida no coração de cada um. Que Deus oriente, proteja e abençoe a todos. Estes são sinceros os votos do vereador  Damião Silva e Família", disse.

O parlamentar aproveitou o momento para desejar mais amor nos corações respeito entre as pessoas. "Com muito trabalho e dedicação estamos batalhando diariamente em prol da população. Desejo que Deus ilumine os corações de todos para que tenhamos um novo ano de muito amor e respeito entre as pessoas", finalizou.

Gonzaga Patriota critica deputados que trocam voto por favores

Esta semana o deputado federal Gonzaga enfrentou mais uma maratona de visitas e confraternizações pelo Sertão do Araripe. Patriota passou por Trindade, Araripina, Ouricuri, Santa Cruz da Venerada, Santa Filomena e Dormentes.
Em Santa Cruz da Venerada, o deputado foi entrevistado pela emissora Cultura FM, e pela rádio Folha, de Recife. Gonzaga criticou os deputados que estão distribuindo tratores e ambulâncias em cidades pernambucanas, porque votaram contra o povo em Brasília. “Tem parlamentar que recebeu cerca de 120 tratores, porque votou contra a cassação de Temer”, disse.
Gonzaga concluiu a entrevista desejando a todos os ouvintes, um ano novo de muita reflexão, para que em 2018 os mesmos não votem em quem é contrário ao povo. “Os eleitores saberão votar em quem fica ao seu lado”, finalizou.

Do Blog do Nill Júnior

Juiz delimina manifestações e proíbe acampamento do MST durante julgamento de Lula

O juiz federal Osório Ávila Neto determinou que seja estabelecida uma área onde os manifestantes deverão ficar nas imediações do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre, no dia do julgamento do recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em segunda instância, em 24 de janeiro de 2018. O magistrado ainda citou que deverá haver um isolamento para o trânsito nas vias próximas ao prédio.
Em maio, durante o primeiro depoimento de Lula como réu em Curitiba, as autoridades do Paraná montaram um esquema de segurança em função das manifestações de apoiadores e grupos contrários ao ex-presidente.
A ação civil pública foi protocolada pelo Ministério Público Federal (MPF) e solicitava que o Parque Maurício Sirotski Sobrinho, situado em frente ao TRF4, fosse interditado, para evitar protestos no local. O pedido foi atendido parcialmente pelo juiz.
No despacho, publicado na quinta-feira (28) à noite, Neto proibiu a instalação de acampamento do Movimento de Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na área do parque e nos terrenos vizinhos, até três dias após o julgamento. Mas os manifestantes poderão acessar a área.
“Uma vez que a ocupação do Parque da Harmonia por particulares necessita de prévio assentimento do Poder Público, mas não a circulação de pessoas por ali, e dado o caráter auto-executivo que caracteriza o poder de polícia, defiro a proibição de formação de acampamento no interior do Parque Maurício Sirotski Sobrinho, e em seus terrenos e estacionamentos lindeiros, cabendo ao Poder Público, mormente suas forças policiais, zelar pela cumprimento desta decisão”, escreveu.
No texto, o juiz defendeu o direito às manifestações, mas repetiu que os atos devem ser previamente informados. “O direito de manifestação está garantido constitucionalmente, para tanto basta que seja previamente informado o local de reunião às autoridades e se desenvolva de modo ordeiro”, sustentou o juiz.
O MPF também solicitava que o Parque da Redenção fosse designado para receber protestos a favor de Lula, e o Parque Moinhos de Vento recebesse apenas manifestantes contrários ao petista, mas o pedido foi negado pelo juiz federal.
A decisão provocou reações do Partido dos Trabalhadores e do MST. Em 15 de dezembro, o movimento no Rio Grande do Sul definiu que montaria um acampamento na capital gaúcha no mês de janeiro, devido ao julgamento de Lula.
Em nota, a Comissão Executiva Nacional do PT afirmou que a decisão é um “ataque à democracia”, que os atos a favor de Lula sempre foram pacíficos e legítimos, e que utilizará “todas as medidas judiciais cabíveis”.

Vereador Vino Veras presta contas do seu mandato em 2017

Festa das Mães em Henrique Diaz
Em conversa com a redação do Diário de Sertânia, o vereador Vino Veras (PTB) fez uma prestação de contas do seu primeiro ano de mandato na Casa José Severo de Melo. O parlamentar trabalhista, que é hoje um dos mais atuantes na Câmara, cumpriu sua agenda em quase todas as Sessões de 2017, se tornando o vereador que mais usou a tribuna para apresentar projetos e indicações, visando o desenvolvimento do município.

Mesmo depois de eleito no pleito passado, Vino sempre esteve junto aos seus eleitores e munícipes em geral, realizando visitas quase que diariamente. A essência do mandato de vereador, é manter o contato direto com a população. Pois, através desse trabalho que identificamos os principais problemas do município, desde a infraestrutura urbana e rural, disse o parlamentar.

O vereador neste ano de 2017, apresentou título de cidadão mais de 20 proposições em defesa do povo sertaniense, com destaque para Saúde, Educação, Infraestrutura, Limpeza Urbana e Agricultura, onde busca priorizar o bem estar da população. Vino faz parte da comissão de educação na câmara e vem fiscalizando com responsabilidade a ação do poder executivo, junto com demais membros visitou várias escolas, onde teve a oportunidade de fiscalizar a qualidade da merenda, limpeza e estruturas das unidades de ensino. “Sempre pautei minha vida pública pela ética, responsabilidade, respeito ao povo e o compromisso de trabalhar diariamente para honrar cada voto recebido. Sou vereador de oposição, mas trabalho com responsabilidade, cobrando do prefeito melhorias para o município, levando as demandas que recebo nas visitas pelas comunidades”, afirmou.

Um dos momentos mais importantes do ano na Câmara Municipal de Sertânia foi a entrega do título de cidadão a cantora Nena Queiroga e os senhores André Pinheiro e Fernando Mariano. Projeto esse apresentado pelo vereador Vino e pelo Presidente da Casa, Antônio Henrique (Fiapo). “Foi uma satisfação poder participar dessa homenagem a essas pessoas que tanto ajudam a população carente da nossa cidade. É de extrema importância entregarmos homenagens às pessoas que se dedicaram e ainda dedicam suas vidas para o desenvolvimento da Princesa do Moxotó. ”, disse.

Encerrando a conversa, o parlamentar se mostrou bastante satisfeito com 2017 e se mostrou bastante empolgado com 2018. “Antes de tudo, quero agradecer a Deus em primeiro lugar, e dizer que todo nosso trabalho foi realizado com muito amor e dedicação. Desejo a todos os sertanienses um Feliz Ano Novo, com muita paz, saúde e prosperidade em 2018”, finalizou.

Confira algumas das ações do vereador Vino Veras em 2017:

– Indicação para que a Prefeitura de Sertânia tome providências quanto à limpeza no Povoado de Cruzeiro do Nordeste.
– Indicação para que a Prefeitura de Sertânia reabra a Unidade Básica de Saúde do Povoado de Umburanas.
– Indicação para que a Prefeitura de Sertânia realize a limpeza urbana no Povoado de Umburanas.
– Indicação para que a Prefeitura concerte a iluminação pública do Povoado de Cruzeiro do Nordeste.
– Indicação para que a Secretaria Municipal de Educação providencie professores de Educação Física, Química e Biologia para a Escola Municipal José Sérgio Veras, localizada no Povoado de Cruzeiro do Nordeste.
– Indicação para que a Prefeitura de Sertânia concerte a iluminação pública na Rua conhecida por ‘Corredor de João Pires’, no centro de Sertânia.
– Indicação para que o prefeito de Sertânia, Ângelo Ferreira, envie um projeto de lei, no sentido de dar desconto aos devedores de IPTU em atraso, com as dispensas de juros e multas para pagamentos a vista, até 12 vezes com juros de 1% ao mês.
– Indicação para que a Prefeitura de Sertânia concerte a iluminação pública, concerte os bancos quebrados da praça e disponibilize um funcionário ou funcionária para a realização da limpeza urbana da comunidade da Maniçoba, na área rural do município.
– Indicação para que o prefeito de Sertânia, Ângelo Ferreira, tome as devidas providência para a obra da Adutora do Moxotó não passe por dentro do Povoado de Cruzeiro do Nordeste.
– Indicação para que a Prefeitura de Sertânia cumpra a Lei que determina o piso salarial dos professores em R$ 2.298,00.
– Indicação para que a Secretaria Municipal de Educação tome providências relacionadas aos vencimentos salariais dos professores. Muitos Estão reclamando que a prefeitura não está obedecendo à grade de especializações, pós-graduação, tempo funcional, nível e faixas de difícil acesso e que outros direitos estão vindo a menos.
– Indicação para que a Prefeitura de Sertânia crie um projeto com urgência para a criação da Guarda Municipal.
– Requerimento para que o prefeito de Sertânia, Ângelo Ferreira, autorize a Secretaria de Infraestrutura, no sentido de concertar os esgotos que ficam localizados na margem da BR-232, enfrente aos hotéis e borracharias, no Povoado de Cruzeiro do Nordeste.
– Solicitação ao Gerente da Caixa Econômica Federal, para que seja aberto um Ponto da Casa Lotérica, para atender o 2º distrito, composto por Cruzeiro do Nordeste, Moderna, Algodões, Umburana e diversos sítios.
– Indicação para que o prefeito de Sertânia, Ângelo Ferreira, interceda junto a Compesa, para que seja feita a canalização da água da adutora Jatobá ao Sítio Pinheiro de Cima, em uma extensão de 6 km.
– Indicação para que a Secretaria Especial de Desenvolvimento Econômico elabore um projeto de Lei diferenciado a cobrança de Alvará e IPTU dos Micros empreendedores municipais.
– Indicação para que o prefeito de Sertânia, Ângelo Ferreira, interceda junto a Compesa, à extensão da água do Jatobá para Henrique Dias, passando por pela Maniçoba quase 10 km.
– Indicação para que a Prefeitura de Sertânia conclua o calçamento da Rua Laercio de Aquino (antiga Rua do Campos), em Cruzeiro do Nordeste.

– Indicação para que o prefeito de Sertânia, Ângelo Ferreira, tome as devidas providências com a máxima urgência na conclusão da obra da Academia da Saúde em Cruzeiro do Nordeste.

Temer assina decreto definindo salário mínimo de 2018 em R$ 954

O Presidente da República, Michel Temer, assinou nesta sexta-feira (29) decreto que fixa em R$ 954 o valor do salário mínimo em 2018, aumento de R$ 17 em relação ao valor em vigor. Atualmente, o salário mínimo está em R$ 937.
A medida será publicada ainda nesta sexta em edição extra do “Diário Oficial da União”. O reajuste valerá a partir de 1º de janeiro.
O reajuste do salário mínimo é menor do que a estimativa que havia sido aprovada pelo Congresso Nacional, de R$ 965. O valor é definido por um cálculo que leva em conta a inflação do ano anterior e o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) dos dois anos anteriores.
O decreto presidencial estabelece ainda que o valor diário do salário mínimo corresponderá a R$ 31,8, e o valor horário, a R$ 4,34.

É pra rir ou chorar? Presidente da COMPESA diz que 2017 foi um ano positivo

Que no governo Paulo Câmara (PSB) a COMPESA é um desastre em planejamento e falta de gestão, todos os pernambucanos já sabem. Sertânia, mesmo com os reservatórios cheios com a água da transposição, a população ainda não viu uma gota d'água nas torneiras. Já em Monteiro, cidade vizinha que fica localizada no cariri paraibano, o Governo da Paraíba se programou e a população vem sendo beneficiada.

Para a surpresa de todos, o Presidente da COMPESA, Roberto Tavares, gravou um vídeo para fazer uma avaliação positiva do ano de 2017. Não sabemos se é pra rir ou chorar, pois de positivo em Pernambuco só podemos constatar a permanência do Sport na primeira divisão do brasileirão da serie A.

Outro fato que chama atenção é o silêncio do prefeito Ângelo Ferreira (PSB) em relação a falta d'água. Em outros tempos, Ângelo já teria incentivado a população a não pagar a contas. Isso mostra que o Prefeito de Sertânia prefere se calar para não prejudicar o governador do seu partido.

Mendonça Filho assina portaria que reajusta em 6,81% piso salarial dos professores

O ministro da Educação, Mendonça Filho, assinou nesta quinta-feira, 28, portaria com aumento de 6,81% para o piso salarial dos professores para 2018.
O índice, anunciado pelo Ministério da Educação, é 4,01% acima da inflação prevista para este ano, que é de 2,8%, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA), divulgado na última semana pelo Banco Central (BC). Com isso, o piso nacional do magistério tem um ganho real de 3,90% e um salário de R$ 2.455,35, para jornada de 40 horas semanais.
“Esse é o segundo ano consecutivo que o piso é reajustado com valor real acima da inflação. O que é muito bom para os professores”, afirmou Mendonça Filho. Nos últimos dois anos, os professores tiveram um ganho real de 5,22%, o que corresponde a R$ 124,96.
O reajuste anunciado segue os termos do art. 5º da Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008, que estabelece a atualização anual do piso nacional do magistério, sempre a partir de janeiro. “Isso é importante, pois estamos cumprindo a lei que determina esse reajuste”, finalizou Mendonça Filho.
Na última semana, o MEC realizou uma reunião com os membros do Fórum Permanente de Acompanhamento da Atualização Progressiva do Valor do Piso Salarial para Profissionais do Magistério Público da Educação Básica. Na ocasião, foi aberto diálogo com representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) – que representam os estados – e pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).
Critério – O critério adotado para o reajuste, desde 2009, tem como referência o índice de crescimento do valor mínimo por aluno ao ano do Fundeb, que toma como base o último valor mínimo nacional por aluno (vigente no exercício que finda) em relação ao penúltimo exercício. No caso do reajuste deste ano, é considerado o crescimento do valor mínimo do Fundeb de 2016 em relação a 2015.
Acesse a íntegra da portaria aqui.

Entidades lançam Manual da Credibilidade Jornalística

O Projor (Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo), em parceria com a Unesp (Universidade Estadual Paulista), lançou o Manual da Credibilidade Jornalística –um guia de de boas práticas para veículos jornalísticos profissionais. A intenção é fornecer parâmetros para a prática do jornalismo de qualidade na internet brasileira.

A iniciativa faz parte do Projeto Credibilidade, capítulo brasileiro do Trust Project  - Criado por um consórcio de empresas de mídia para desenvolver indicadores e padrões de qualidade e credibilidade que distinguam veículos de jornalismo. Participam do Trust Project a revista britânica The Economist, o jornal norte-americano The Washington Post e o italiano La Repubblica, entre outros. No Brasil, o Poder360 estará entre os integrantes a partir de 2018.

Parte inferior do formulárioO Manual da Credibilidade reúne todos os parâmetros desenvolvidos pelo Trust Project para servir como diretrizes para as publicações jornalísticas. Os indicadores de credibilidade foram formatados em reuniões organizadas em Nova York e Londres em 2016. O modelo será replicado no Brasil pelo consórcio de veículos que integram o Projeto Credibilidade. As propostas são abertas e podem ser seguidas por qualquer publicação, mesmo que não façam parte do consórcio.

OAB-PE instala nesta quinta a Casa da Cidadania

A partir desta quinta-feira, dia 28, a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Pernambuco (OAB-PE) instala sua nova sede – a Casa da Cidadania, no bairro de Santo Antônio, no Recife. Para marcar o momento, haverá uma cerimônia, às 17h, que contará com o presidente da Ordem, Ronnie Preuss Duarte, da diretoria da instituição, autoridades, advogados e advogadas, estudantes de Direito, além do presidente do Conselho Federal da OAB, Claudio Lamachia.
O prédio onde a OAB-PE funcionará oficialmente a partir desta quinta fica na Rua do Imperador Pedro II, no número 346. O local já foi o endereço do Jornal do Commercio, do Diário da Noite e da Rádio Jornal.
Ocupando uma área de aproximadamente 5,6 mil metros quadrados, ela foi doada pelo Governo do Estado e passou por reforma para melhor atender às necessidades da OAB-PE. O projeto de requalificação manteve as características arquitetônicas preservadas ao mesmo tempo em que considerou o futuro crescimento das atribuições e dos quadros da entidade.
O edifício receberá o nome de Joaquim Correia de Carvalho Júnior, em homenagem ao professor universitário, ex-procurador geral do Estado e advogado militante que estava à frente da OAB-PE quando da inauguração da agora antiga sede, que fica na mesma rua. Ele presidiu a Ordem em Pernambuco por duas vezes, no período da ditadura militar, e em 1985, integrou a Comissão de Reforma do Código de Processo Civil do Ministério da Justiça.
De acordo com a OAB-PE, a nova sede centralizará os serviços e órgãos da Ordem no Estado, como o Tribunal de Ética e Disciplina (TED), a Ouvidoria, a Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem e, em breve, a Escola Superior de Advocacia de Pernambuco (ESA-PE) e a Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (Caape).

Operação combate uso irregular de máquinas de cartão

A Secretaria da Fazenda de Pernambuco (Sefaz-PE), por meio da Diretoria de Operações Estratégicas (DOE), iniciou na última semana a Operação Cartão Amarelo, com o objetivo de combater o uso irregular de maquinetas de cartão de crédito e débito. A Sefaz-PE fez diligências a 87 empresas em todo o Estado, com apreensão de 42 máquinas até o momento.
Durante a operação verificou-se que 22 empresas fiscalizadas adquiriram maquinetas avulsas através do CPF de sócios ou de terceiros como forma de ocultar seu faturamento real.  Uma análise preliminar constatou que a prática delas resultou em uma diferença de faturamento de R$ 37,3 milhões em 2017. A partir de janeiro, a Operação Cartão Amarelo será aprofundada, com a continuidade das investigações e novas diligências. Também está prevista a intervenção da Delegacia de Crimes Contra Ordem Tributária (DECCOT) caso os contribuintes não colaborem com os esclarecimentos devidos.
Quem estiver ocultando o faturamento a partir do uso das maquinetas será objeto de autuação da Sefaz-PE. Além disso, a Secretaria comunicará o resultado da fiscalização ao Ministério Público para que os crimes tributários cometidos também sejam apurados na esfera judicial.
Segundo o diretor da DOE, Cristiano Dias, a ação é importante para que as empresas percebam os riscos da sonegação. “Esse tipo de ação induz à regularização espontânea no mercado, a partir da percepção pelo contribuinte do risco em sonegar. Só entre novembro e dezembro, as operações estratégicas em curso na Sefaz-PE somaram 625 diligências, com um resultado parcial de R$ 14,5 milhões em créditos tributários ao Governo de Pernambuco”, comentou.
De acordo com a legislação vigente, as empresas que vendem ou prestam serviços passíveis de cobrança de ICMS para o consumidor final, com exceção de bares e restaurantes, são obrigadas a integrar as maquinetas de cartão ao Equipamento Emissor de Cupom Fiscal – ECF, estando proibidas de utilizar a maquineta avulsa (sistema POS). A regra geral é de que a emissão do comprovante do cartão de crédito ou débito deve ser simultânea à emissão do cupom fiscal, ambos impressos no equipamento ECF.

Incêndio devasta caatinga e se aproxima de residências em Albuquerque-né

foto enviada por um morador
Um incêndio de grande proporção está devastando a caatinga e deixando moradores apreensivos no Distrito de Albuquerque-né, na zona rural de Sertânia. Segundo informações, o Corpo de Bombeiros já foi acionado e deve estar se dirigindo a localidade.

"O fogo já está se aproximando das residências. Com medo, os moradores estão saindo de suas casas. Ainda não se sabe o que provocou o incêndio", disse um morador pelas redes sociais. 

Logo mais estaremos divulgando mais informações. 

Feriados 2018: veja a lista de pontos facultativos e feriados nacionais

O ano de 2018 terá nove feriados nacionais e cinco pontos facultativos, segundo portaria divulgada nesta terça-feira (26) pelo Ministério do Planejamento e publicada no "Diário Oficial da União".

Segundo o ministério, as datas deverão ser observadas pelos órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo.

O calendário não inclui como feriado datas tradicionais como o Carnaval (12 e 13 de fevereiro), que é ponto facultativo, e Corpus Christi (31 de maio), também incluído como ponto facultativo.

De acordo com o Ministério do Planejamento, os dias de guarda dos credos e religiões não relacionados na portaria poderão ser compensados, desde que seja autorizado pelo responsável pela unidade administrativa.

Feriados

Confira a lista dos feriados nacionais de 2018:

    1 de janeiro (segunda): Confraternização Universal
   30 de março (sexta): Paixão de Cristo
   21 de abril (sábado): Tiradentes
   1º de maio (terça): Dia Mundial do Trabalho
   7 de setembro (sexta): Independência do Brasil
   12 de outubro (sexta): Nossa Senhora Aparecida
   2 de novembro (sexta): Finados
   15 de novembro (quinta): Proclamação da República
   25 de dezembro (terça): Natal

Ponto facultativo

Confira as datas de 2018 em que o ponto será facultativo nas repartições federais:

   12 de fevereiro (segunda): Carnaval
   13 de fevereiro (terça): Carnaval
   14 de fevereiro (quarta): Quarta-feira de cinzas (ponto facultativo até as 14h)
   31 de maio (quinta): Corpus Christi
   28 de outubro (domingo): Dia do Servidor Público

Pesquisa: 4 em 10 eleitores não votam em deputado federal

De acordo com um levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, 41% dos brasileiros têm a intenção de anular o voto para deputado federal. A pesquisa, feita com mais de 2 mil eleitores de 25 estados e do Distrito Federal, revela que a disposição para anular o voto é ligeiramente maior entre os menos escolarizados.
Ainda de acordo com os dados, entre os entrevistados com ensino superior, 38,5% pretendem anular o voto para deputado, enquanto 42,1% dos que têm o ensino fundamental mostram o mesmo desejo. Outros 11% não sabem ainda o que fazer com seu voto.
A pesquisa ouviu 2.020 eleitores em todo o Brasil entre os dias 18 e 21 de dezembro. A margem de erro para os resultados gerais é de 2%.

Agências bancárias abrem até amanhã para atendimento ao público

Na última semana do ano, o atendimento ao público nas agências bancárias funcionará até amanhã, dia 28, já que, na sexta-feira (29), as instituições financeiras estarão fechadas aos clientes, funcionando apenas para serviços internos, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
Atualmente, as contas de consumo, como as de água, luz, telefone e de TV a cabo, bem como os carnês cujos prazos de pagamento venceram durante o feriado podem ser pagas normalmente nas agências.
No caso de boletos bancários, os clientes também podem fazer o agendamento em canais eletrônicos ou fazer pagamentos por meio do Débito Direto Autorizado (DDA). Também é possível usar os caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking e o banco por telefone. Em 2018, as agências reabrirão na terça-feira, dia 2 de janeiro.

Delmiro Barros passará a cumprir prisão domiciliar

O cantor e compositor Delmiro Barros ganhou o direito de cumprir prisão domiciliar após recorrer ao STF. Delmiro poderá ficar em casa utilizando uma tornozeleira eletrônica.
A decisão, monocrática, saiu ontem e deve ser cumprida nas próximas horas. Em contato com o blog, a defesa de Barros confirmou a informação.
Delmiro foi preso há pouco mais de um mês, dia 23 de novembro, no bojo da Operação Força no Foco, realizada hoje em São José do Egito.
Delmiro foi alvo de mandado de prisão em decorrência de uma decisão transitada e julgada no STJ em Brasília. Ele foi condenado a oito anos e seis meses de prisão, em virtude de tentativa de homicídio no ano de 2004, havia sido condenado a pena maior, mas recorreu e conseguiu a redução da pena.
Delmiro chegou a ser internado no hospital Maria Rafael de Siqueira, em virtude de uma crise hipertensiva. Delmiro passou a cumprir a pena no Presidio Brito Alves em Arcoverde.
Dia 23, artistas que tem relação de proximidade com o cantor chegaram a realizar um show em São José do Egito como forma de prestar solidariedade ao cantor.

Guga Lins e família desejam a todos um Feliz Natal

Nesse momento onde famílias se reúnem em torno da mesa e junto com seus familiares e celebram a vinda daquele que deixaria uma grande lição de amor, resumindo os dez mandamentos em apenas um "amai a Deus sob todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo". Feliz Natal a todos os sertanienses e que 2018 seja repleto de renovações e conquistas.

São os votos de Guga Lins e família.

Mensagem de Natal do vereador Junhão Lins

Amigos, quero desejar a todos um Natal de paz e amor. Que o ano que está por vir seja de muitas felicidades e realizações para todos nós!

Vereador Junhão Lins.

O quinteto que sacudiu o ano

Recapitular o ano que acaba é uma tradição sedimentada no jornalismo. As edições finais de veículos do mundo todo pausam para exumar o passado recente. Voltar-se sobre si é, antes de um hábito, uma necessidade. É no reencadeamento de fatos e episódios que extraímos deles algum sentido para o que foi. Um norte para o que virá. No prazer prosaico de fazer cócegas na memória com uma banalidade qualquer do aleatório 23 de julho. Ou na evocação de acontecimentos que alteraram o curso das grandes coisas, como no preciso 17 de maio – dia em que vazou o áudio gravado pelo empresário e delator Joesley Batista em conversa subterrânea com o presidente Michel Temer.

Flanar sobre a linha do tempo nos dá a condição de espectadores privilegiados da história a cuja construção assistimos ao vivo.
Revisitar o ano de 2017, em que houve dias que valeram por décadas (e não são todos assim?), e filtrar o que nele transcorreu de mais importante implica fazer recortes dramáticos. A escolha de ÉPOCA foi apresentar 2017 por meio de personagens que carregaram o ano em suas histórias individuais. Nomes que, por sua relevância, abarcam outros tantos de enorme estatura. Listas são cruéis, injustas e ingratas. A seleção de eleitos invariavelmente exclui alguém que merecia estar ali. Não raro uma avaliação dos preteridos diz mais sobre o tema do que a dos escolhidos. Mas listas oferecem um panorama coerente sobre o caos.

A seleção de ÉPOCA seguiu um critério fundamental: quem foram os personagens que abalaram nosso mundo? Que nos surpreenderam? Que nos fizeram abrir mais uma na mesa do bar para levar a discussão adiante? Chegamos ao quinteto das próximas páginas. Há outros? Absolutamente. Há quintetos mais engraçados, mais diversos, mais funestos.

Sim, mas o Brasil teria sido outro sem a delação de Joesley Batista e seus áudios tão reveladores; sem a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua batalha para se manter presidenciável; sem a exaltação de Jair Bolsonaro e seu exército de reacionários; sem a dignidade do técnico Tite e sua ressurreição do futebol brasileiro; o mundo teria sido outro sem as sandices de Donald Trump no Twitter e na vida real. O ano de 2017 teria sido outro sem a atuação dos nomes acima.

Vídeo: mensagem de Natal do deputado André de Paula a todos os sertanienses


Mensagem de Natal do vereador Vino Veras

Um novo ano está se aproximando. Desejo que ele traga ainda mais saúde, alegria e novas conquistas para você.

Neste momento especial de celebrações da vida, quero agradecer a confiança depositada e desejar um Feliz Natal e um Feliz Ano Novo para você e sua família.

Vino Veras.

Destaque em 2017 na Câmara Municipal de Sertânia, o vereador Vino Veras, do PTB, apresentou vários requerimentos e indicações. O parlamentar esteve presente e usou a tribuna em quase todas as sessões do ano.

Governo eleva em 50% limite de financiamento para microempreendedores no Nordeste

A partir de janeiro, microempreendedores individuais terão mais crédito para investimentos com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), administrado pelo Ministério da Integração Nacional.
A medida – parte de um conjunto de novas regras para estimular ainda mais o empreendedorismo na região – eleva em 50% o limite de financiamento para essas operações, passando de R$ 20 mil para R$ 30 mil. Estão previstos cerca de R$ 23,8 bilhões para aplicações do FNE no próximo ano, aporte federal que atende desde o pequeno agricultor familiar a grandes empresas.
Nos dez primeiros meses deste ano, R$ 6,7 milhões em recursos do FNE foram contratados por mais de 500 microempreendedores para investimentos em setores diversos da economia. As operações de crédito do Fundo possibilitam empréstimos para abertura do próprio negócio, investimentos para expansão das atividades, aquisição de estoque e até para custeio de gastos gerais relacionados à administração – aluguel, folha de pagamento, despesas com água, energia e telefone.
Ainda no sentido de ampliar as possibilidades de financiamento para empreendedores da região, o Fundo Constitucional do Nordeste passa a apoiar a partir de janeiro projetos que promovam infraestrutura física e de serviços para o desenvolvimento de coworking – modelo de trabalho cada vez mais crescente que se baseia no compartilhamento de espaço e recursos de escritório.
Do total de R$ 23,8 bilhões programado para 2018, cerca de R$ 14,8 bilhões do FNE poderão ser investidos por produtores e empresários nos setores rural, agroindustrial, industrial, de turismo, comércio e serviços, dentre outros. Mais R$ 8,3 bilhões estão reservados exclusivamente para projetos na área de infraestrutura. São linhas de crédito direcionadas a grandes projetos estruturantes por concessões e parcerias público-privadas (PPPs)..

Brasileiros: não ao “rouba, mas faz”

A Ipsos, empresa internacional de pesquisa de mercado, acaba de chegar a uma conclusão surpreendente: 70% dos brasileiros acreditam que é possível governar o país sem corrupção. E 73% rejeitam o lema “rouba, mas faz”. Boa parte dos pesquisados acredita que há poucas discussões sobre o tema “como acabar com a corrupção”.
E por que a conclusão é surpreendente?
Porque políticos que chegaram a renunciar ao mandato para fugir de denúncias de corrupção voltaram a se eleger com facilidade. E o PT, alvo de denúncias pesadas desde o início da Operação Lava Jato, tem tido bons índices de preferência para as eleições de 2018. Na pesquisa, foram ouvidas 1.200 pessoas em 72 municípios.
© Diário de Sertânia - 2015. Criado por: JH Design. Todos os direitos reservados.