O que você procura?
Home Notícias Entretenimento Esportes Serviços
Veja também: Pronatec seleciona professores bolsistas para vagas em Sertânia

Jantar deve selar nome de Alckmin para presidir o PSDB

Caciques tucanos marcaram um jantar na noite desta segunda-feira (27) com o governador Geraldo Alckmin no Palácio dos Bandeirantes para fazê-lo presidente do PSDB. A informação é do Blog do Camarotti.
A articulação foi iniciada pelo senador Tasso Jereissati (CE), um dos candidatos ao comando do PSDB em pleito marcado para 9 de dezembro. Além de Tasso, é aguardado o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
A expectativa é que o outro candidato, o governador de Goiás, Marconi Perillo, também participe do encontro em São Paulo.
O movimento é para que os dois retirem a candidatura por um consenso em torno do nome de Alckmin. Tasso já avisou internamente que, em favor de Alckmin, abre mão de concorrer ao cargo.
No ninho tucano, avalia-se que a manutenção das duas candidaturas vai intensificar o racha no PSDB e fragilizar muito o próprio Alckmin, que é o nome do partido para a disputa presidencial de 2018.

Presidente do TRE recebe prefeitos para tratar de Biometria

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), desembargador Luiz Carlos Figueiredo, reúne, nesta quarta-feira (29), às 8h30, prefeitos, vereadores (situação e oposição) e lideranças políticas de 19 municípios do Estado.
O objetivo do encontro é pedir mais empenho de todos no processo de recadastramento biométrico. Também foram convidadas para o evento autoridades civis, militares, eclesiásticas e representantes partidários.
O atual ciclo de recadastramento engloba 38 municípios de Pernambuco. Destes, quatro já encerraram o processo. Dos 34 restantes, 19  estão em situação crítica e  preocupam o TRE-PE, sobretudo porque estão inseridos neste conjunto municípios com grande quantidade de eleitores, como Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca e São Lourenço da Mata.
Vale lembrar que o município que tiver reduzido seu número de eleitores por causa do recadastramento poderá ver diminuídos os  recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Já o eleitor que não fizer o recadastramento biométrico terá o título eleitoral cancelado. Como efeito secundário, poderá perder benefícios como o Bolsa Família, não terá como pleitear recursos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), Minha Casa, Minha Vida, além de ficar impossibilitado de ocupar cargo público ou tirar passaporte.

Sertaniense ex-presidiário é assassinado em Arcoverde

Por volta das 18h40min., a equipe da ROCAM  foi acionada pela Central de Operações  para deslocar-se até o endereço da Rua 14 de Outubro, em frente ao nº 06 – Cidade Jardim na cidade de Arcoverde, após denúncias que no local teria ocorrido um homicídio.
O policiamento ao chegar no local, foi constatado a veracidade do fato, a vítima José Antônio Cadete da Silva, 22 anos, natural de Caroalina, Sertânia, já encontrava-se em óbito.
A companheira da vítima, Daniele Ventura, relatou para o policiamento que ouviu quando chamaram seu companheiro no portão da residência e foram logo efetuando vários disparos de arma de fogo, atingindo a vítima na cabeça e no tórax.
Disse ainda que, a vítima é presidiário e responde por um homicídio da sua ex-companheira, fato este ocorrido na cidade de Sertânia. Relatou que os imputados estavam em uma motocicleta.
O corpo seguiu para o IML de Caruaru com o NIC nº 085152. A ocorrência foi encaminhada para à DP local para serem tomadas as medidas cabíveis.  

Sucesso: Anderson Cordeiro é escolhido como a melhor opção para decorações em Sertânia

Na última sexta-feira, dia 24 de novembro, no Casa Nobre Restaurante, o empresário Anderson Cordeiro, representante da empresa Anderson Decorações, recebeu o prêmio de melhor empresa de decorações de Sertânia, um reconhecimento da população para quem vem realizando excelentes trabalhos no município. O evento foi promovido pela Direcional Pesquisa e Publicidade, que premiou aqueles profissionais e empresários que mais se destacaram na cidade de Sertânia.
"Agradeço a todos os sertanienses por mais uma vez escolher a nossa empresa como o melhor serviço de decorações da cidade. Lembrando que esse prêmio não é só meu, mais de todos os funcionários, da minha família que sempre me apoia e de todas as pessoas que acreditam em nosso trabalho", disse Anderson.
A festa teve inicio a partir das 20 horas e contou com a presença de vários comerciantes, empresários e artistas. Abrilhantada pelo cantor Roberto Lopes, a solenidade contou com toda a animação do seu anfitrião e diretor da Direcional Jorge Velozo.

Armando Monteiro é pré-candidato ao Governo de Pernambuco

Em uma grande reunião que contou com a presença de representantes de 30 municípios do Agreste e Mata Norte, o senador Armando Monteiro (PTB-PE) convocou as lideranças para construir um novo projeto político para Pernambuco, encerrando o ciclo de 12 anos do PSB à frente dos destinos do Estado.
O encontro, ocorrido no município de Surubim, neste domingo (26), reuniu mais de 200 pessoas, entre prefeitos, ex-prefeitos, deputados federais e estaduais, vereadores da região e lideranças. Na ocasião, o petebista colocou-se à disposição para liderar um projeto majoritário, desde que convocado pelas forças de oposição.
“Quero conclamar os companheiros para que possamos, juntos, construir essa linha de resistência. Eu quero ajudar a construir um projeto vitorioso em Pernambuco”, sublinhou o senador petebista.
Armando destacou que é preciso reunir as lideranças em torno de um projeto que permita Pernambuco consolidar suas conquistas, construir um futuro melhor para os pernambucanos, que faça o Estado voltar a crescer e resgate a liderança nacional que sempre ocupou no passado.
“Precisamos de todas as lideranças que já estavam no campo oposicionista e há forças que saíram da base governista e vieram ao nosso encontro. Se essas forças se deslocaram para o nosso campo temos que acolhê-las, sem preconceitos”, avisou o petebista, lembrando que à oposição estadual se juntaram forças como o DEM e o PSDB.
Armando Monteiro afirmou que o PT tem legitimidade para lançar candidatura própria ao governo do Estado, mas estranha uma eventual aliança do partido com PSB. “Entendo que o PT possa lançar candidatura. Se não nos juntarmos no 1º turno, nos reuniremos no 2º turno. O que não entendemos é que o PT, por qualquer injunção, se alinhe com aqueles que destituíram o governo legítimo da presidente Dilma”, cravou. “Por isso, torço, dialogo e tenho o maior respeito pelas lideranças do PT de Pernambuco. Desejo que elas continuem postadas na oposição, ainda que se expresse numa candidatura própria”, finalizou.
Acompanharam a reunião em Surubim os deputados federais Ricardo Teobaldo (Podemos), Silvio Costa (Avante) e Zeca Cavalcanti (PTB); os estaduais Silvio Costa Filho (PRB) e Julio Cavalcanti (PTB); além de outras lideranças políticas da região.

Número de reclamações na Black Friday cresceu 17% em 2017

O número de reclamações dos consumidores contra as varejistas durante a Black Friday voltou a crescer em 2017 após dois anos em queda. É o que aponta um levantamento do site Reclame Aqui, que reúne queixas de internautas, e recebeu 3.503 reclamações de consumidores entre 18h de quinta-feira (23) até meia-noite de sábado (25), um volume 17% maior do que o registrado no evento de 2016.
A Black Friday é um dia de descontos organizado pelo varejo na última sexta-feira do mês de novembro, um dia após o feriado de Ação de Graças celebrado nos Estados Unidos.
Pelo terceiro ano seguido, a propaganda enganosa lidera o ranking de reclamações do site – em 2017, esse foi o motivo de 13,5% das queixas. O Reclame Aqui informou também que recebeu muitas denúncias sobre sites falsos, fretes abusivos e mais caros que os produtos, além do tempo de entrega.
Na Black Friday deste ano, as reclamações foram mais pulverizadas entre as diferentes varejistas. As 10 empresas mais reclamadas reuniram 37,4% das queixas registradas no Reclame Aqui. No ano passado, 53% das queixas no site se referiam a compras feitas nas 10 empresas mais reclamadas.
Em 2017, o Magazine Luiza liderou o ranking de reclamação, com 263 registros no Reclame Aqui.  As 10 empresas mais reclamadas na Black Friday de 2017 foram Magazine Luiza (263 reclamações), Americanas.com (245), Kabum! (173), Casas Bahia (126), Submarino (124), Netshoes (88), Extra (87), Walmart (77), Burger King (73) e Americanas – marketplace (54).

Nota Oficial da Prefeitura de Sertânia sobre acidente com Seleção de Futsal

Nota:

O Governo Municipal de Sertânia lamenta o acidente ocorrido com a Seleção de Futsal do município. A gestão informa que o micro ônibus, que transportava os atletas, estava com as revisões atualizadas, com documentação em dia e com todos os pneus novos. Ocorreu um problema, provavelmente mecânico. Os pneus traseiros do lado direito se soltaram e chocaram-se com um carro de passeio, que sofreu apenas estrago material, não havendo feridos. Quanto aos atletas, que seguiam viagem, foram atendidos no Hospital Regional de Arcoverde e a maioria está bem. Ressaltamos que a equipe de saúde do Hospital de Sertânia se deslocou até o local para socorrer os acidentados, assim como secretários e funcionários do município. O paciente em estado mais grave, porém estável, Carlos Eduardo Alves de Lima, conhecido como Lalito, seguiu em ambulância para o Hospital da Restauração, no Recife, onde será avaliado por equipe médica e fará exames especializados. A Prefeitura de Sertânia reitera o compromisso com toda a população sertaniense e prestará total apoio aos atletas, que seguem em tratamento, pois a recuperação de todos é o mais importante. E vai apurar, em conjunto com os órgãos de trânsito, as causas do acidente.

Problemas em pneus do ônibus da Prefeitura de Sertânia causou acidente com atletas

Imagem ilustrativa
Problemas nos pneus traseiros do Ônibus da Prefeitura de Sertânia causou o acidente na tarde deste sábado (25), na BR-232, próximo a cidade de Arcoverde. A equipe estava a caminho de Caruaru, onde disputaria a última partida da 3ª fase da 12ª Copa TV Asa Branca de Futsal.

De acordo com a direção da equipe, três atletas foram levados para o Hospital Regional de Arcoverde e o estado de saúde deles não foi divulgado. Os outros jogadores e a comissão técnica tiveram ferimentos leves. Ainda segundo com a direção, o acidente foi causado por problemas nos pneus traseiros do ônibus.

A comissão organizadora da 12ª Copa TV Asa Branca de Futsal decidiu, em acordo com as outras equipes, manter a rodada deste sábado no Sesc Caruaru, devido ao longo deslocamento feito pelos outros times. A comissão também informou que está dedicando toda a atenção necessária a delegação de Sertânia.

A equipe enfrentaria Brejo da Madre de Deus e só precisava de um empate para garantir a vaga na semifinal da competição.

Informações: Site da Tv Asa Branca

Ônibus da Prefeitura de Sertânia com equipe de futsal vira apos Cruzeiro do Nordeste

O ônibus da prefeitura de Sertania que conduzia a seleção de futsal para disputar a segunda partida da terceira fase da 12ª Copa TV Asa Branca de Futsal capotou na BR-232, na altura do Sítio Malhadilha. Segundo informações, o técnico e mais três atletas estão em estado crítico.

Sertânia vai receber quase meio milhão de aporte federal

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) calculou quanto cada Município deve receber do Aporte Financeiro aos Municípios (AFM), no valor de R$ 2 bilhões. Sertânia vai receber R$ 482.451,56, uma boa quantia nos cofres do município.
O repasse foi anunciado na noite desta quarta-feira, 22 de novembro, durante audiência do presidente da República, Michel Temer, com o com líder do movimento municipalista, Paulo Ziulkoski, e representantes das entidades estaduais municipalistas.
A entidade aguarda agora a publicação de medida provisória informando aos gestores municipais a data em que o valor será depositado nas contas das Prefeituras. De acordo com Temer, o valor será creditado ainda no mês de dezembro.
A CNM destaca, no entanto, que o valor será distribuído sobre a forma de Participação dos Municípios, porém, o valor será bruto, sem incidência do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). A entidade destaca ainda que o valor compõe a Receita Corrente Liquida (RCL) e por isso tem a mesma vinculação constitucional de gastos em saúde e educação que o Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Falta de provas: Polícia libera suspeitos de assalto a Caixa

A Redação do Diário de Sertânia acaba de ser informada que os homens detidos hoje pela manhã, suspeitos do assalto a agência da Caixa Econômica em Sertânia, foram liberados por falta de provas. Vamos aguardar mais informações do caso para manter nossos leitores bem informados.

Polícia prende dois suspeitos de explodir agência da Caixa em Sertânia

A Polícia Militar conseguiu prender dois suspeitos e localizar dois veículos suspeitos de ser utilizados no furto a agência da Caixa Econômica Federal de Sertânia, ocorrido na madrugada do dia 23 de novembro. A ação policial aconteceu na tarde desta quinta-feira (23), no Sítio Cachoeirinha, em Sertânia, no Sertão de Pernambuco.

Um dos suspeitos foi encontrado sentado em baixo de uma árvore e quando viu a polícia tentou fugir, mas foi detido. Um outro acusado também foi detido nas proximidades do sítio.

A polícia Militar ainda conseguiu localizar dentro da caatinga dois veículos: Chevrolet Corsa Classic, sem placas, cor prata e um Honda Civic, cor verde, placa NNO-7186, provavelmente utilizados na ação. O primeiro acusado de 41 anos, atendente dos correios, foi indagado pelos Policiais sobre a propriedade dos veículos, informou que o Corsa havia sido alugado na cidade de Monteiro-PB, no dia 20/11/17 e o Honda Civic pertencia ao segundo suspeito de 26 anos, que ele conhecia apenas por Léo. Sobre a procedência do dinheiro encontrado com ele, R$ 4.119,00 (quatro mil, cento e dezenove reais), não soube responder a origem certa.

Também foram apreendidos com os suspeitos dois aparelhos celulares. Os envolvidos juntamente com todo material apreendido foram conduzidos para à Delegacia de Arcoverde, e em seguida foram encaminhados para à Delegacia da Polícia Federal, em Caruaru, onde foram autuados em flagrante delito e vão aguardar a Audiência de Custódia.

Do Mídia em Ação

Vereador denuncia falta de medicamentos básicos na farmácia da Prefeitura de Sertânia

O vereador Vando do Caroá (PCdoB) procurou a redação do Diário de Sertânia para denunciar mais uma falta de compromisso da atual gestão do município. Desta vez, segundo o parlamentar, várias pessoas o procuraram para denunciar a falta de medicamentos básicos que deveriam ser distribuídos na farmácia da Prefeitura de Sertânia.

"Um absurdo o que esse governo vem fazendo com o povo de Sertânia, as pessoas estão sem receber até remédios simples para diabetes. Já denunciei na tribuna da câmara e nada foi resolvido, parece que o Prefeito de Sertânia não está nem ai para o que fala os vereadores. Vai ser o jeito denunciar ao Ministério Público, ai no instante ele resolve, igual aquela seleção simplificada irregular", disse o vereador Vando.

Ao saber que os medicamentos estão em falta, o parlamentar tentou contato com a Secretaria de Saúde, mas não teve retorno. O desgoverno instalado pelo prefeito Ângelo Ferreira atinge todas as áreas, quem sofre com tudo isso é o cidadão e cidadã, que não tem condição financeira de procurar o serviço privado.Vamos aguardar que essa denúncia chegue ao Ministério Público para que o desgoverno municipal tome providência.

Delmiro Barros poderá cumprir pena em Arcoverde

A coordenação da Operação Força no Foco, realizada hoje em São José do Egito com participação das Polícias Civil e Militar, confirmou ao blog que o cantor e compositor Delmiro Barros é um dos presos da Operação.
Segundo informações passadas a pouco, Delmiro Barros foi alvo de mandado de prisão em decorrência de uma decisão transitada e julgada no STJ em Brasília, ele foi condenado a oito anos e seis meses de prisão, em virtude de tentativa de homicídio no ano de 2004, havia sido condenado a pena maior, mas recorreu e conseguiu a redução da pena.
De qualquer forma a decisão não abre margem para recurso e o judiciário egipicience recebeu a incumbência de determinar a sua prisão que foi cumprida pelas polícias Civil e Militar, envolvidas na operação.
Neste momento Delmiro está no hospital Maria Rafael de Siqueira. Segundo a coordenação da Operação, ele sofreu uma crise hipertensiva ao ser notificado da decisão e acabou sendo encaminhado ao hospital onde está sob escolta de policiais militares. Ele passou a  noite na unidade.
Delmiro Barros, também foi vereador em São José do Egito e presidiu a Câmara de Vereadores do município, atualmente era assessor parlamentar na Câmara.
Preliminarmente o cantor será recolhido a cadeia publica de São José do Egito, cabendo ao judiciário definição sobre a sua manutenção na cidade ou transferência para outra unidade, Delmiro tem sido acompanhado por advogado no episódio.
Segundo informação passada ao radialista Anchieta Santos na manhã de hoje,  familiares já admitem  que Delmiro deverá cumprir a pena no Presidio Brito Alves em Arcoverde. Há previsão de que o cumprimento da pena em regime fechado, antes da progressão, possa girar em torno de dois anos.

Tribunal de Contas divulga novo estudo sobre descumprimento da LRF

O Tribunal de Contas de Pernambuco divulgou nesta quinta-feira (23), novo estudo sobre o descumprimento, por parte dos municípios pernambucanos, dos limites com despesa de pessoal, estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
O trabalho, feito pela equipe da Coordenadoria de Controle Externo do Tribunal, é baseado nos relatórios de Gestão Fiscal enviados pelos municípios à Secretaria do Tesouro Nacional, por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi), sendo, portanto, dados não auditados pelo TCE.
A LRF estabelece um percentual de 54% da Receita Corrente Líquida para gastos com folha de pagamento de pessoal. O levantamento mostra que metade dos 184 municípios de Pernambuco, ou seja, 92 deles, descumpriu esse limite em 2017. Sessenta e três prefeituras (34%) tiveram despesa com pessoal entre o limite alerta e o limite máximo (faixa entre 48,60% e 54% da Receita Corrente Líquida) e 29 deles (15%) conseguiram cumprir a LRF, comprometendo com a folha de pagamento um percentual da receita abaixo do limite alerta.
A situação é praticamente a mesma registrada no ano de 2016, quando 91 municípios descumpriram a LRF, 63 ficaram entre o limite alerta e o máximo, e 30 conseguiram manter as despesas abaixo do percentual estabelecido.
Em relação ao exercício de 2015, o levantamento mostra uma evolução significativa dos números. Naquele ano, 127 prefeituras (69%) estavam acima do limite alerta, 45 (24%) entre o limite alerta e o máximo, e apenas 12 (6,5%) conseguiram cumprir o que estabelece a LRF. “A melhora apontada no exercício de 2017 decorreu, em maior parte, do crescimento da receita corrente líquida (RCL). As despesas com pessoal, regra geral, nesse período, tiveram crescimento percentual menor que o da RCL”, afirmou Bethânia Melo Azevedo, Coordenadora de Controle Externo do TCE”, afirmou Bethânia Melo Azevedo, coordenadora de Controle Externo do TCE.
REGIÕES – Entre as regiões do Estado com maior número de municípios acima do limite de despesa com pessoal estão a Zona da Mata (70%) e o Sertão do São Francisco (60%), seguidos pelo Agreste (46%) e Sertão (39%). O menor percentual de prefeituras acima do limite da LRF encontra-se na Região Metropolitana do Recife (29%).
MEDIDAS – De acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, ao atingir o limite alerta, o Poder Público tem que acompanhar com mais rigor a despesa com pessoal e evitar variações superiores às receitas. Mas o estudo mostra que as prefeituras não vêm cumprindo essa boa prática. Em 2011, dos 130 municípios que estavam extrapolando o limite alerta, 101 tiveram aumento da despesa com pessoal superior à receita no exercício seguinte. E o número de incidentes continuou alto nos restante dos períodos analisados.
Como medidas que podem ser adotadas para regularizar a situação, a Constituição Federal indica a redução em pelo menos 20% das despesas com cargos em comissão e funções de confiança e a exoneração dos servidores não estáveis. Em caso mais extremo, não sendo tais medidas suficientes, a Constituição autoriza a redução do número de servidores estáveis. Também é facultada a redução temporária da jornada de trabalho com adequação dos vencimentos à nova carga horária.
ALERTA – O Tribunal de Contas deve alertar os Poderes Públicos quando o montante da despesa total com pessoal ultrapassar 90% do seu limite. Os alertas são enviados a cada quadrimestre, notificando o prefeito do município, em três situações:
– Quando o percentual de despesa com pessoal ficar entre 48,6% e 51,3%. Para este caso, considerado como “limite alerta”, a lei não prevê vedações ou punições ao gestor. O propósito é tão somente chamar sua atenção para o limite do gasto;
– Quando o percentual estiver está entre 51,3%  e 54,0% – mesmo ultrapassando o “limite prudencial”, a Lei não prevê punição para o gestor. Apenas o impede de realizar novas despesas na área de pessoal, tais como, concessão de vantagens, aumento, reajuste ou adequação de remuneração, criação de cargo, emprego ou função, alteração da estrutura de carreira que implique aumento de despesa, provimento de cargo público, admissão ou contratação de pessoal, e pagamento de horas extras.
– Quando o percentual ficar acima de 54,0% – neste cenário, há as vedações vão desde a aplicação de penalidades ao gestor até a proibição de celebrar convênios com os governos estadual e federal.

Conheça os pontos do novo texto da reforma da Previdência

O relator da reforma da Previdência, Arthur Maia (PPS-BA), divulgou nesta 4ª feira (22.nov.2017) nova versão do projeto. O texto foi apresentado durante jantar oferecido pelo presidente Michel Temer para deputados aliados. Leia a íntegra.
Os principais pontos são idade mínima, regras de transição e igualdade entre regras para servidores públicos e o setor privado. Eis 1 resumo:
Idade mínima e regras de transição
Hoje, há 2 formas de aposentadoria: por idade mínima e tempo de contribuição. Por idade mínima, são necessários 65 anos para homens e 60 anos para mulheres com, no mínimo, 15 anos de contribuição. Por tempo de contribuição, são necessários 35 anos para os homens e 30 para as mulheres.
A proposta acaba com a aposentadoria por tempo de contribuição e determina uma idade mínima de 62 anos para mulheres e 65 anos para homens. A regra valerá integralmente daqui a 20 anos, até lá, haverá uma regra de transição.
A idade mínima começará em 53 anos para mulheres e 55 anos para homens. Será cobrado 1 pedágio de 30% sobre o que faltar para completar 30 anos de contribuição para mulheres e 35 anos para homens. Depois, a idade mínima será aumentada em 1 ano a cada 2.
Funcionalismo
O governo afirma que 1 dos principais objetivos da reforma é acabar com os privilégios do funcionalismo e reduzir a diferença entre servidores e contribuintes do setor privado.
Pelo texto do relator, quem ingressou antes de 2003 no serviço público e quiser manter a integralidade e paridade precisará cumprir a idade mínima de 62 anos para mulheres e 65 anos para homens. Para quem ingressou depois, haverá equiparação de pontos entre os dois sistemas.
Tempo de contribuição
O texto não traz alteração em relação ao que é adotado hoje, ou seja, tempo mínimo de contribuição de 15 anos.
Quem contribuir por 15 anos receberá 60% do benefício. Para ganho integral, serão necessários 40 anos de contribuição. A proposta anterior estabelecia 25 anos de contribuição mínima, com garantia de 70% do benefício.
DRU
Outro ponto de modificação é em relação à DRU (Desvinculação de Receitas da União), que direciona parte do que é arrecadado com Previdência para uso livre do governo em outras áreas. Pelo texto, as contribuições sociais deixarão de ser submetidas à DRU.
Aposentadoria rural e BPC
Mudanças previstas no relatório da comissão foram retirados. Com isso, não há alterações do que é adotado hoje.

Divulgada tabela do Pernambucano 2018. Veja caminho das equipes do Sertão

Foi divulgada hoje a tabela da primeira fase do Campeonato Pernambucano 2018. A divulgação aconteceu hoje, na sede da Federação Pernambucana de Futebol e envolve os jogos entre 17 de janeiro e 21 de fevereiro.
Agora, todos os clubes voltam a se enfrentar, o que não acontecia desde 2013 – a ideia é, também, que os grandes do futebol local voltem a atuar no interior, o que quase não vinha ocorrendo devido à regra diferenciada sobre o tipo de gramado para “clubes das Séries A e B”. Tem mais. Agora, serão três fases de mata-mata.
O campeonato terá onze times em 2018.  Na 1ª fase, em turno único, todos os clubes se enfrentam em jogos de ida, se classificando os oito melhores colocados. Os dois últimos serão rebaixados. A etapa prevê 55 partidas ao longo de onze rodadas, com cada clube jogando dez vezes (cinco como mandante e cinco como visitante) e folgando em uma rodada.
O Afogados FC abre sua participação dia 17 de janeiro contra o Central do Vianão. Dia 21 de janeiro, visita o Sport na Ilha do Retiro. Dia 24 de janeiro, recebe o Belo Jardim. No dia 28, joga fora contra o América. Dia 4 de fevereiro, joga em Arcoverde contra o Flamengo. Dia 7 de fevereiro, faz seu único jogo contra um grande na fase: recebe no Vianão o Santa Cruz. Dia 18 também no Vianão o adversário é o Pesqueira. E fecha participação contra o Náutico em Recife dia 18/2.
O Flamengo de Arcoverde abre sua participação contra o Sport no Áureo Bradley. Dia 21, visita o Belo Jardim. Folga dia 24 e dia 28  visita o Central. Dia 4 de fevereiro recebe em Arcoverde o Afogados FC. Dia 7 recebe o Pesqueira. Dia 18 visita o Salgueiro e dia 21 fecha contra o Santa Cruz em casa.
O Salgueiro, atual vice campeão, abre o campeonato contra o Vitória dia 21/01. Dia 24 recebe o América. Dia 28/1 visita o Belo Jardim. Dia 4/2 recebe o Santa Cruz. Dia 7/2 visita o Náutico. Dia 18/2 enfrenta o Flamengo no Cornélio de Barros. E dia 21 visita o Pesqueira.

Bandidos explodem agência da Caixa Econômica em Sertânia

Mais uma vez Sertânia vira alvo da violência que toma conta de Pernambuco. Dessa vez, bandidos explodiram a agência da Caixa Econômica da cidade. Segundo informações, 15 homens participaram do assalto, houve muitos tiros e explosão.

Logo mais matéria completa.


“Sou candidato a governador e vou ganhar a eleição”, diz FBC

O senador Fernando Bezerra Coelho informou à coluna do Inaldo Sampaio que após demorada reflexão sobre o cenário político estadual para 2018, decidiu: “Sou candidato a governador e vou derrotar esse governo (Paulo Câmara) por muitos votos”. Foi a primeira vez nos últimos 60 dias que o senador assumiu-se claramente como candidato ao Palácio do Campo das Princesas, sem embargo do diálogo mantido com outras forças políticas da Oposição a exemplo do senador Armando Monteiro, do ministro Mendonça Filho e do ex-ministro Bruno Araújo. Ele nota disposição em Armando no sentido de concorrer pela segunda vez ao Governo do Estado, percebe Mendonça na expectativa de compor a chapa de Alckmin como representante do DEM na região Nordeste e vê interesse em Bruno Araújo no sentido de disputar uma vaga de senador.

Por esse motivo, pretende repetir a mesma estratégia utilizada por Eduardo Campos em 2006: pé na estrada para chegar ao ano da eleição tendo visitado praticamente todos os municípios pernambucanos. O senador se convenceu de que a eleição será em dois turnos e que os finalistas serão ele e Paulo Câmara. No segundo turno, que será nova eleição, o processo se encarregaria de reunir todos contra o governador – de Marília Arraes a Antonio Campos, de Armando Monteiro a Bruno Araújo, de Mendonça Filho a Humberto Costa, passando ainda por Raul Jungmann, Elias Gomes, João Lyra Neto, Sílvio Costa, Joaquim Francisco e Priscila Krause.

Damião Silva elogia recondução de Luciana Santos para presidente nacional do PCdoB

O PCdoB encerrou ontem (19), em Brasília, o seu 14º congresso nacional, reconduzindo por unanimidade a deputada federal Luciana Santos (PE) à presidência nacional do partido.
O vereador Damião Silva, que está no terceiro mandato consecutivo pelo partido, elogiou a escolha e parabenizou a deputada. "Fiquei bastante feliz ao saber da escolha do meu partido. Participei da conferência estadual e estava na torcida para que Luciana fosse reconduzida a presidência. Quero parabenizar Luciana e desejo que ela continue realizando um excelente trabalho à frente da sigla", disse.
Os comunistas reuniram-se entre os dias 17 e 19 deste mês para discutir sua política de alianças e eleger os novos membros do Comitê Central.
O evento contou com a presença da deputada estadual Manuela D’Ávila (RS), pré-candidata do partido à Presidência da República.
Uma das tônicas do debate foi a defesa de uma “Frente Ampla” de tonalidade esquerdista em defesa de projeto “nacional e popular”.
“Apesar das adversidades, a nação e a classe trabalhadora poderão superar essa grave crise que o país atravessa. Estamos convictos de que se conseguirmos dar passos na constituição de um ‘frente ampla’, o campo democrático, popular e patriótico poderá vencer as eleições presidenciais de 2018”, disse Luciana Santos.
Participaram do congresso representantes do PT, PSB, PDT, PV e PPS, partidos com os quais o PCdoB tem afinidade.
O ex-presidente Lula participou do evento no domingo e apoiou a decisão do PCdoB de lançar candidatura própria à sucessão de Michel Temer.
“Qualquer partido de esquerda que quiser lançar candidato, que lance. Agora, se tiverem coragem, a gente vai para as ruas juntos”, disse o ex-presidente.
Em seguida, dirigindo-se à pré-candidata do PCdoB, acrescentou: “Manuela, não pense que pelo fato de você ser pré-candidata vai gerar alguma rusga entre mim e você, ou entre mil e o PCdoB. A única coisa que vocês poderão estranhar daqui para frente é, um belo dia, eu começar a ir aos comícios de vocês”.
Luciana Santos agradeceu a presença do ex-presidente dizendo que ele é um aliado histórico do partido.

Prefeitos revelam estratégia de fazer concurso em “data casada”

Uma revelação feita pelo prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres, foi a de que os gestores da região articulam a realização de concurso público na mesma data, para favorecer que candidatos de cada cidade disputem as eleições no seu território. A estratégia inédita deve ser posta em prática em 2018. O prefeito de Sertânia, Ângelo Ferreira, já anunciou a realização de um concurso para o próximo ano, resta saber se o gestor sertaniense também vai seguir essa estratégia.
Diferente do Prefeito de Sertânia, que não participa de movimentos e nem se pronuncia sobre o fechamento da agência do Banco do Brasil no município, Zeinha Torres vem lutando contra o fechamento da agência em Iguaracy. Segundo o gestor, a tentativa inicial é de pressionar o Banco através de audiências, ocupação de agências e retirada de contas de prefeituras de outros municípios do BB. Semana passada, um caminhão retirou equipamentos da agência. “O Banco não tem nenhuma preocupação com a população”, reclamou, dizendo que, esgotadas todas as etapas, a AMUPE irá judicializar com as prefeituras e MP o debate.

Vereador Junhão Lins prestigia colação de grau dos alunos da Eremob

O vereador Junhão Lins prestigiou a cerimônia de colação de grau das turmas do 3º ano do ensino médio da Escola de Referência em Ensino Médio Olavo Bilac - Eremob, antigo CEOB. O evento aconteceu na noite deste sábado (18), na própria unidade de ensino.

Paraninfo da turma, Junhão falou sobre a satisfação e alegria de estar presente. "É uma alegria poder estar presente nesse momento tão especial na vida desses estudantes. Quero parabenizar a direção da escola, os professores, funcionários e todos os formandos por essa linda cerimônia". disse.

Na colação de grau, os concluintes receberam um diploma representando e certificando todas as suas competências dentro da unidade de ensino. A redação do Diário de Sertânia parabeniza e deseja uma boa sorte nessa nova etapa para todos os formandos da Eremob. 


Negros representam 71% das vítimas de homicídios no país, diz levantamento

Um levantamento feito pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostra como a população negra está mais exposta à violência no Brasil. Os negros representam 54% da população, mas são 71% das vítimas de homicídio.
O levantamento mostrou que o abismo entre brancos e negros aumentou na última década. Entre os mortos nos homicídios registrados de 2005 a 2015, o número de brancos caiu 12%. E o de negros, aumentou 18%.
“Nós temos um legado histórico que nunca foi enfrentado”, diz Samira Bueno, coordenadora do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. “São mais de três séculos de escravidão e nós nunca direcionamos, de forma efetiva e consistentes, políticas públicas para tirar essa população negra, que foi escravizada por tanto tempo, dessa situação de vulnerabilidade.
Esta semana, um ator negro foi vítima de racismo e violência em São Paulo. Diogo Cintra, de 24 anos, ainda exibe as marcas da violência pelo corpo: pés, braços, rosto marcados pelas pauladas, socos e mordidas de cachorro. Cintra conta que voltava de uma festa da companhia de teatro na qual trabalha quando foi abordado por dois homens pedindo que entregasse o celular e dinheiro. Como estava perto do terminal de ônibus, ele correu para pedir apoio aos vigilantes do local.
“Cheguei no Terminal pedindo ajuda para a vigilância e a vigilante falou: ‘Corre, sai daqui. A gente não tem como fazer nada, só corre'”, disse em entrevista ao G1.
Cintra afirma que, após entregar o celular, foi “entregue” pelo segurança aos assaltantes, que o levaram para fora do terminal. Um dos vigilantes chegou a perguntar aos rapazes o que eles fariam. “Falaram que iam me levar para o rio que tem ali do lado. Comecei a me debater de desespero e os caras começaram a me bater. Socos, chutes, bater com pau”, relata.
A Polícia Civil investiga a agressão a Diogo. Procurada, a São Paulo Transporte (SPTrans) diz, por meio de nota, que solicitou esclarecimento à SPURBANUSS, responsável pela administração do Terminal Parque Dom Pedro II, e que vai colaborar com as autoridades para elucidar os fatos.”A SPTrans repudia quaisquer atos de agressões e racismo e, se comprovadas as denúncias, solicitará o afastamento imediato dos envolvidos.”

Sertânia vence na estreia da terceira fase da 12ª Copa TV Asa Branca de Futsal

Sob o comando do técnico Erisnaldo Dantas, Sertânia estreou com vitória por 5x2 sobre a equipe de Santa Cruz do Capibaribe, pela terceira fase da 12ª Copa TV Asa Branca de Futsal. Agora a disputa é pela vaga nas semifinais da competição. Apenas os líderes de cada chave passam para a próxima fase e ficam mais perto do tão sonhado título.

Sertânia volta a jogar no próximo sábado (25), contra a equipe de Brejo da Madre de Deus. Fica aqui a nossa torcida para que a equipe sertaniense continue firme na disputa do título!

Projeto de Lei propõe anistia de multas e juros do IPVA para proprietários de motocicleta

Antes de transferir o cargo ao vi-governador Raul Henry, o governador Paulo Câmara enviou à Assembleia Legislativa de Pernambuco, Projeto de Lei Complementar que propõe a dispensa de valores de multas e juros relativos a créditos tributários do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), referente à motocicleta, ciclomotor e motoneta.
O objetivo da proposta é propiciar ao contribuinte condições excepcionais e transitórias para a regularização de seus débitos tributários, com isenção de 100% nos encargos, além de promover o controle da inadimplência e garantir a regularização da frota de veículos pernambucanos.
A medida será aplicada mediante ao pagamento integral à vista do saldo total, até 31 de janeiro de 2018, e se o fato gerador ocorrido até 30 de novembro de 2017 não tenha sido objeto da Notificação de Débito prevista no artigo 11 da Lei nº 10.849. A medida não será cumulativa com outra redução de multa e juros prevista em Lei.
Atualmente, Pernambuco conta com 977.801 motocicletas emplacadas, o que faz do veículo o mais utilizado no Estado.

Luciana Santos nega “racha das esquerdas” para 2018

A deputada Federal Luciana Santos (PCdoB/PE), presidenta nacional do PCdoB, realizou detalhada análise da situação política nacional, durante abertura do 14º Congresso do partido, na tarde da sexta-feira (17), em Brasília.
Luciana defendeu a criação de uma Frente Ampla em torno de um projeto nacional. “Apesar das adversidades, das imensas dificuldades, a Nação e a classe trabalhadora poderão superar essa grave crise que o país atravessa. Estamos convictos de que se conseguirmos dar passos na constituição da Frente Ampla, o campo democrático, popular, patriótico poderá vencer as eleições presidenciais de 2018”, disse.
Após fazer uma análise do cenário político ─ onde abordou as dificuldades no campo da economia e as decisões do governo Temer que retiram direitos dos trabalhadores e do povo brasileiro, e promove um desmonte do Estado nacional com graves consequências para a construção de um projeto nacional de desenvolvimento ─ Luciana falou sobre o cenário das eleições de 2018.
Contrariando especulações, Luciana mostrou que não há um “racha” na esquerda e defendeu o direito de Lula em disputar as eleições presidenciais de 2018.”Somos e estamos no mesmo campo. Os nomes que surgem para a disputa eleitoral possuem a legitimidade e a força de suas ideias”. A presidenta defendeu a legitimidade das pré-campanhas de Lula e Ciro Gomes, entre outros candidatos. “Lula é, e será, um aliado do PCdoB, igualmente o PDT de Ciro. Ambos são herdeiros da corrente política dos trabalhadores que se gesta na histórica greve de 1917, e que anos depois resultou na fundação do Partido Comunista, em 1922”.
Ao longo de sua fala, que durou pouco mais de uma hora, Luciana fez uma ode à coragem e a esperança do povo brasileiro.  “Como bem disse nossa pré-candidata Manuela, o Brasil é maior que o medo e o ódio. O PCdoB sairá deste 14º Congresso determinado a reacender a esperança do povo brasileiro. O Brasil pode vencer, o Brasil vencerá!”, afirmou Luciana.
Após a abertura do congresso, os comunistas realizaram ato político da pré-candidatura de Manuela D’Ávila. O encontro segue até este domingo, no Centro de Convenções Brasil 21, no Eixo Monumental, em Brasília. Durante o evento, aproximadamente 850 pessoas entre representantes do partido em todo o país e convidados do Brasil e de outros países discutem os documentos do partido sobre questões nacionais, internacionais e a atualidade do Socialismo. Durante o congresso também deverá ser escolhida a nova direção nacional para os próximos quatro anos.

Câmara de Vereadores concede título de cidadão sertaniense

Em solenidade realizada ontem (17), às 19h, na Câmara de Vereadores de Sertânia, a cantora Nena Queiroga e os senhores André Pinheiro e Fernando Mariano foram homenageados com o  Título de Cidadão sertaniense. De autoria dos vereadores Vino Veras (PTB) e Antônio Henrique (PSB), o projeto de decreto legislativo concede o título de cidadão a personalidades que contribuíram com o desenvolvimento da cidade  e incentiva cada vez mais a abraçar o município.

“É de extrema importância entregarmos homenagens às pessoas que se dedicaram e ainda dedicam suas vidas para o desenvolvimento de Princesa do Moxotó. O Título é entregue para pessoas, que não são nascidos na cidade, mas que abraçaram Sertânia com muito amor e dedicação. A escolha de cada um dos homenageados, teve como base o trabalho desempenhado por eles na Casa dos Espíritas de Sertânia e no Lar Fraterno Vovó Cavendish. Eu tive a honra de apresentar esse projeto junto com o vereador Antônio Henrique e em nome de todos os vereadores agradeço a essas três pessoas tudo o que eles vem fazendo para ajudar as pessoas carentes da nossa cidade", disse o vereador Vino Veras. 

Se fizeram presentes na solenidade várias autoridades e artistas, entre eles, a cantora sertaniense Cristina Amaral, que cantou junto com as crianças atendidas pela entidade. Cristina também faz parte do grupo de pessoas que ajudam o Lar Fraterno Vovó Cavendish.





Neste sábado (18) tem o programa "Sertânia em Debate" com o ex-prefeito Guga Lins

Neste sábado, dia 18, tem na web rádio Tribuna do Moxotó, o programa "Sertânia em Debate" com a participação do ex-prefeito Guga Lins e dos vereadores da oposição de Sertânia. Guga vai falar sobre os desmandos administrativos que ora vive nosso município e o cancelamento da seleção irregular divulgada pela Prefeitura de Sertânia e cancelada após recomendação do Ministério Público.

A entrevista será a partir do meio dia. Fique ligado no programa "Sertânia em Debate".

Há 40 anos, sanfoneiro contou que Lampião fez cidade dançar pelada

Lampião, o rei do cangaço está vivo e cego de um olho. Tem 86 anos e mora escondido em uma fazenda no interior de Minas Gerais. Quem garante é Zé Paraíba, famoso tocador de sanfona conhecido em todo o sertão paraibano e de Alagoas e amigo do cantor Waldick Soriano (1933-2008).
Zé Paraíba, nome artístico de José Salete, diz que nasceu no dia 7 de agosto de 1932 e que foi sanfoneiro de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião. Foi o próprio sanfoneiro quem contou a sua história, publicada no jornal “Notícias Populares” em 17 de novembro de 1977.
Lampião e seu bando costumavam se hospedar em fazendas durante suas viagens pelo sertão. O pai de Zé Paraíba, José Leite, era proprietário da fazenda Lage Vermelha, no alto sertão da Paraíba.
Lá o grupo de Lampião se hospedava frequentemente. “Meu pai, José Leite, tocava oito baixos (sanfona) na fazenda Lage Vermelha, e eu segui o seu caminho. Foi nela que o velho conheceu Lampião. O Virgulino costumava passar na fazenda do meu pai, que era uma das mais conhecidas do sertão paraibano e ali se ‘arranchava’, pedia pousada constantemente.”
“Com o tempo foi nascendo uma amizade entre meu pai e o rei do cangaço.” Zé Paraíba continua sua narrativa, contando a experiência de ter vivido com Lampião e seu lendário bando. Maria Bonita, Corisco, Dadá, Pilão, Gavião, Volta Seca. O bando todo se arranchava na fazenda.
Aos nove anos, o músico estava tocando uma pequena sanfona na fazenda Belo Jardim, vizinha da de seu pai. Foi quando ele viu a tropa de Lampião se aproximar.
“Os cabras gostaram das músicas de forró que eu tocava e me raptaram. No começo do rapto eles me maltrataram um pouco porque não sabiam que eu era filho de José Leite. Depois que Lampião ficou sabendo quem eu era ele recomendou aos cabras que não me maltratassem e mandou avisar o meu pai na fazenda”, disse Zé Paraíba.
Depois que Lampião soube quem era o menino as coisas começaram a melhorar. O sanfoneiro ficou mais tranquilo e passou a tocar músicas para Maria Bonita. Os homens do bando pediam a música da mulher de Lampião. Então ele tocava “Mulher Rendeira”. Todos gostavam e dançavam.
Zé Paraíba revelou porque o rei do cangaço se tornara um bandido e um contraventor das leis e da justiça: “O Lampião me falou que nunca teve ideia de sair por aí ‘cangaceando’ e fazendo mal para os outros até que viu o pai dele morrendo com 37 facadas. Ele ficou louco durante três dias e depois partiu para a vida do cangaço. Mesmo assim ele não atacava os coitados, ele só atacava quem não gostava dele”.
O músico se lembra de um episódio que aconteceu num povoado do sertão baiano chamado Queimados. O bando estava arranchado em uma fazenda próxima. Lampião mandou avisar que entraria na cidade às oito horas do dia seguinte e que era para os macacos (policiais) se prepararem.
Quando ele chegou à cidade só havia seis soldados. Então a tropa tomou conta do lugar e Lampião ordenou ao povo que dançasse nu na praça. Todo mundo tirou a roupa e dançou pelado na praça. O bando todo ficava olhando e com arma apontada. Quem desrespeitasse a moça que era seu par corria o risco de ser castrado. Zé Paraíba tocou forró para o povo dançar pelado durante três horas. Depois disso Lampião mandou todo mundo se vestir e ir para casa.
Homens mais próximos de Lampião, José Leite e seu compadre, estiveram com o rei do cangaço no começo de 1977 e disseram que ele estava vivendo em uma fazenda no interior de Minas Gerais e com o nome trocado.
“Aquele negócio das cabeças que andaram mostrando por aí eu não acredito porque meu pai e seu compadre foram ver e disseram que não era a dele”, disse Zé Paraíba. O sanfoneiro não concorda com o que muitos dizem que Lampião fosse um homem mal.
“Eu discordo de muita coisa que se diz por aí. Ele não era um cabra sanguinário. Antes de atacar uma fazenda, ele mandava alguém para sondar se o fazendeiro gostava ou não dele. Se o fazendeiro falasse que não gostava, aí ele atacava. Senão ele ficava ali mesmo e não agredia ninguém.”
“Ele tinha o coração bom e me salvou da morte. Logo que me raptaram, Volta Seca e mais alguns queriam me jogar pro alto e me aparar na ponta de um punhal porque eu não sabia tocar uma música. Aí chegaram ele e Maria Bonita e não deixaram”.
Zé Paraíba ficou com o bando durante seis meses. Ele se lembra do que Lampião disse ao lhe devolver para seu pai: “Zé Leite, vou lhe entregar seu filho, mas é com muita saudade que eu faço isso porque ele toca muito bem e faz tudo o que a gente pede.”
O sanfoneiro afirma que este foi seu primeiro contato com a vida musical no cangaço, o que fez dele o famoso tocador de forró, com discos vendidos em todo o Nordeste.
© Diário de Sertânia - 2015. Criado por: JH Design. Todos os direitos reservados.