Foto: Hélia Scheppa |
O governador Paulo Câmara empossou, na manhã desta segunda-feira (06.01), no Palácio do Campo das Princesas, os profissionais que vão comandar as 16 Gerências Regionais de Educação (GREs) do Estado pelos próximos quatro anos. Os novos gestores foram escolhidos por meio de um processo seletivo realizado durante o projeto “Vem Pro Time”, uma nova forma de seleção para o preenchimento e desenvolvimento de cargos de liderança. Das 16 Gerências Regionais, 11 terão seus gestores reconduzidos ao cargo. Outras cinco áreas estarão sob nova gestão: Metropolitana Norte, Metropolitana Sul, Mata Centro, Sertão do Moxotó-Ipanema e Sertão do Alto Pajeú.
“Os gerentes tem o papel de conduzir essas regionais dentro das políticas que são traçadas pela Secretaria de Educação. Não adianta melhorar apenas algumas regiões, temos que melhorar todas, trabalhando de maneira uniforme. Nosso trabalho tem que ser incansável e temos que entender as particularidades de cada região. O gerente regional tem essa função de dar uniformidade, explorando os potenciais de cada município para que a educação possa ser sempre um indutor de melhoria de desenvolvimento regional”, afirmou Paulo Câmara. “Temos um modelo de gestão que começou lá atrás, com Eduardo Campos, com bons resultados na melhoria da educação do nosso Estado. Ainda temos muito que fazer, mas contamos agora com essas novas gerências regionais para que esse caminho continue sendo exitoso”, finalizou o governador.
O objetivo dos gerentes regionais é elevar os resultados educacionais da GRE, por meio do Pacto pela Educação, e aperfeiçoar a gestão administrativa, financeira, patrimonial e pedagógica da regional de modo eficiente e com transparência, sempre visando a melhoria da qualidade de ensino. “Pernambuco tem uma história bonita na educação nos últimos anos. É um Estado que assumiu um protagonismo nos resultados e virou uma grande referência nacional, mas ainda há muito trabalho pela frente. Vamos contar com as 16 Gerências espalhadas pelo Estado para continuar avançando nessa questão”, explicou o secretário de Educação e Esportes, Fred Amâncio.
O professor Saulo Guimarães, novo gerente da GRE Metropolitana Norte, destacou a gratidão e a sensação de dever cumprido como os principais sentimentos ao ser empossado no cargo. “Em nome de todos que foram escolhidos pela seleção pública, agradeço a oportunidade dada por um governo visionário e que acredita na competência dos seus servidores, para que pudéssemos estender a mão e contribuirmos um pouco mais com a educação do nosso Estado”, afirmou.
As GREs são unidades administrativas da Secretaria de Educação e Esportes e estão distribuídas em todas as regiões do Estado, atendendo às especificidades de cada área. Além de coordenar as ações relacionadas à educação e aos esportes, as gerências apoiam os municípios a fim de que haja o fortalecimento das políticas públicas, contribuindo diretamente com o avanço nos principais indicadores educacionais.
Estiveram presentes à solenidade os deputados federais Danilo Cabral e Tadeu Alencar; os deputados estaduais Roberta Arraes, professor Paulo Dutra, Tony Gel e Lucas Ramos; a prefeita de Surubim e vice-presidente da Amupe, Ana Célia, juntamente com outros prefeitos do Estado; os secretários estaduais José Neto (Casa Civil), Alexandre Rebêlo (Planejamento e Gestão), Marília Lins (Administração), Rodrigo Novaes (Turismo e Lazer), Érika Lacet (Controladoria Geral do Estado) e Coronel Morais (interino da Casa Militar); e os secretários executivos de Educação Maria Medeiros, Severino Andrade e João Charamba.