
As obras vão possibilitar, inicialmente, o abastecimento de dez municípios: Arcoverde, Pedra, Venturosa, Pesqueira, Alagoinha, Sanharó, Belo Jardim, Tacaimbó, São Caetano e São Bento do Una, utilizando as águas do Rio São Francisco. Cerca de 400 mil pessoas serão beneficiadas.
O ministro Gustavo Canuto compreendeu a importância da obra entregue e já prospecta os impactos para uma segunda etapa. “É um orgulho estar aqui nesta cerimônia, celebrando a chegada da água e a garantia dela para tantas comunidades. São dez municípios atendidos agora e 23 ao término da primeira etapa da Adutora do Agreste. E na segunda etapa, chegaremos a 68 municípios”, assegurou.
Até o momento cerca de R$ 400 milhões foram investidos nas obras, sendo mais de R$ 85 milhões destinados a Adutora do Moxotó. Os municípios de Arcoverde, Pesqueira, Belo Jardim, Sanharó e Tacaimbó já estão em pleno funcionamento. Alagoinha e São Bento do Una estão em fase de teste, enquanto o sistema em Pedra, Venturosa e São Caetano começará a funcionar nos próximos dias.

Participaram do evento o senador Fernando Bezerra Coelho, o deputado Federal Fernando Rodolfo, os deputados estaduais Diogo Moraes, Waldemar Borges e Antônio Fernando, o secretário nacional de Segurança Hídrica, Marcelo Borges, o secretário estadual da Casa Civil, Nilton Mota, o prefeito de Sertânia, Ângelo Ferreira, a prefeita de Arcoverde, Madalena Britto, além de diversos outros prefeitos e lideranças políticas da região.