A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) recebe, nesta terça-feira (12), as propostas das empresas que pleiteiam pela concessão do Aeroporto Internacional do Recife. O leilão está marcado para esta sexta-feira (15).
O leilão do terminal do Recife e de mais onze terminais da União fazem parte do plano do Ministério da Infraestrutura de desestatizar 23 ativos nos primeiros 100 dias do Governo Bolsonaro.
Segundo a expectativa do governo Bolsonaro, durante 30 anos de concessão, a outorga dos doze aeroportos deverá render R$ 2,1 bilhões aos cofres públicos.
Nesta quinta rodada de licitação, os empreendimentos serão divididos em três blocos.
O Bloco Nordeste, capitaneado pelo aeroporto do Recife, contempla também os terminais de Maceió (AL), Aracajú (SE), João Pessoa (PB), Campina Grande (PB) e Juzeiro do Norte (CE).
O Bloco sudeste inclui os terminais de Votória (ES) e Macaé (RJ); e, do Centro-Oeste, os de Cuiabá, Sinop, Rondonópolis e Alta Floresta, todos no Mato Grosso.
De acordo com o Ministério de Transportes, para arrematar os empreendimentos do Bloco Nordeste, o grupo comprador terá que desembolsar o valor mínimo de R$ 171 milhões à vista.
Do Blog de Jamildo