O que você procura?
Home Notícias Entretenimento Esportes Serviços
Veja também: Pronatec seleciona professores bolsistas para vagas em Sertânia

Zeca Cavalcanti lança sua candidatura nesta sexta (31) em Cruzeiro do Nordeste

Nesta sexta-feira (31), será realizado no povoado de Cruzeiro do Nordeste, em Sertânia, o lançamento da candidatura à reeleição do deputado federal Zeca Cavalvanti (PTB) O evento acontecerá no Clube da comunidade.
Estamos empenhados, junto com o ex-prefeito Sinval Siqueira, lideranças políticas, amigos e amigas de Sertânia, para ajudar Zeca nessa caminhada em busca da reeleição à Câmara dos Deputados. É uma satisfação receber Zeca e sua comitiva em nosso município, pois ele vem se esforçando na busca de melhorias para o desenvolvimento da nossa comunidade, o maior exemplo foi a entrega de duas maquinas agrícolas, uma retroescavadeira e um trator de pneu arado, que está beneficiando toda área rural do município, disse o vereador e presidente do PTB em Sertânia, Vino Veras.
Na eleição de 2014, Zeca foi eleito com 97.057 votos e agora trabalha em busca de renovar seu mandato na Câmara Federal.

Ex-diretora da Fundarpe é condenada por ‘shows fantasmas’

Foto: TCE/Divulgação
O plenário do Tribunal de Contas do Estado (TCE) deu provimento a recurso do Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPCO), para condenar Maria Roseane Correia de Santana, ex-diretora de Projetos Especiais da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (FUNDARPE), a devolver R$ 1.025.540,00 por ter “atestado” a realização de shows que, segundo os auditores do TCE, não ocorreram.
No processo, se discutiu o pagamento de shows pela FUNDARPE, em cidades do interior do Estado, que, segundo os auditores do TCE, não teriam sido realizados.
“Quanto à realização dos shows, quando do julgamento da Auditoria Especial referente ao exercício de 2009, o Relator do processo destacou em seu voto que o conjunto de evidências (falsas assinaturas em cartas de exclusividade e bandas compostas por indivíduos já falecidos ou com idade avançada) caminhava para a constatação de àqueles que estavam sendo analisados à época não teriam ocorrido. As mesmas práticas foram identificadas na análise dos fatos relativos ao exercício de 2010, de modo que, pelos mesmos motivos, a equipe de auditoria considerou como não realizados os shows”, apontou relatório do processo.
O recurso foi apresentado pelo MPCO, assinado pela procuradora geral Germana Laureano e pelo procurador Gilmar Lima, pedindo a condenação em “solidariedade pelos débitos a Maria Roseane Correia de Santana, então Diretora de Projetos Especiais da FUNDARPE, a quem coube atestar a realização das apresentações que efetivamente não se realizaram”.
A ex-diretora não tinha sido condenada, no primeiro julgamento do processo no TCE.
“Das informações extraídas dos autos do processo original, constatamos que a responsabilização da Sra. Maria Roseana Correia de Santana, à época, Diretora de Projetos Especiais, deve-se ao fato da referida gestora ter atestado a realização dos referidos shows fantasmas, razão pela qual entendemos ser a mesma responsável solidária pelo ressarcimento ao erário dos dispêndios indevidos”, defendeu o MPCO no julgamento.
O pedido de condenação do MPCO foi acatado pelo relator do processo, conselheiro Ricardo Rios, e pela unanimidade dos conselheiros.
A Procuradoria Geral do MPCO vai encaminhar cópia do julgamento ao Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE), para que promova a eventual responsabilização criminal dos responsáveis pelos pagamentos dos shows apontados pelo TCE como “fantasmas”.

Com apoio de Guga, Sinval, vereadores e lideranças, Antônio Coelho visita zona rural de Sertânia

O candidato a deputado deputado estadual Antônio Coelho visitou, nesta segunda e terça-feira, ao lado dos ex-prefeitos Guga Lins e Sinval Siqueira, do empresário Paulo Roberto, vereadores Dóia e Vando do Caroá e vários correligionários, a zona rural de Sertânia.
Importante Importante contar com o apoio dessas lideranças e dessas pessoas, engrandece o nosso projeto eleger um deputado que vai olhar para o município, que vai atender nossas demandas, beneficiando e muito Sertânia”, disse o ex-prefeito Guga Lins, satisfeito por ver que o grupo está unido e coeso em prol de uma Sertânia melhor.
O empresário sertaniense Paulo Roberto destacou a importância de fazer parte do grupo liderando pelo ex-prefeito Guga Lins. “Estamos juntos na construção de uma cidade melhor, preocupados com nossa futura geração, geração eu precisa de olhar atento, tenho convicção que estamos no caminho certo”, disse.
Importante vermos que temos a visita de um candidato a deputado e que ele está sendo apoiando pelo ex-prefeito Guga Lins, já conversamos com eles sobre nossas carências e temos certeza que seremos atendidos, pois na administração Guga Lins ele olhava muito para todos nós aqui no Caróa”, disse uma moradora abraçando o candidato a deputado Antônio Coelho.
O vereador Vando do Caroá falou da importância de receber Antônio Coelho ali em sua região: “Estou entregando ao deputado algumas demandas, são solicitações de toda essa região, região que está carente do olhar atento do governo do Estado e do Governo municipal, com Armando e Antônio Coelho vamos ter oportunidade de mudar essa realidade, estamos aqui lutando por uma Sertânia melhor e diferente e nosso grupo tem essa capacidade de fazer política com um olhar para o povo e não apenas para seu próprio umbigo”, disse o vereador Vando do Caroá, otimista com o que ouviu do candidato a deputado Estadual Antônio Coelho.
Antônio Coelho ressaltou a importância daquela visita e disse que é imprescindível valorizar o home do campo, o agricultor, a agricultora, pois são eles que levam o alimento para a mesa das pessoas. “Temos projetos para melhorar e muito a vida das pessoas da zona rural de Pernambuco e em particular do povo querido de Sertânia, o ex-prefeito Guga e seu grupo, nos entregou vários projetos visando essas melhorias e vamos implementa-los a partir de 2019, com um novo governo, um governo que vai olhar mais para todo esse povo, agradeço toda essa receptividade e em breve estaremos novamente aqui para ouvirmos mais toda essa gente”, disse o candidato a deputado Antônio Coelho.
Segundo a assessoria do ex-prefeito Guga Lins, durante todo este mês outras visitas serão feitas pelo município para ouvir do povo seus anseios e desejos, visando mudar o quadro caótico que hoje se entra Sertânia.




Por 6 votos a 1, TSE nega Lula com campanha na TV

Por 6 votos a 01, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou, na noite desta terça-feira, um pedido da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para que as emissoras de TV façam a cobertura da campanha do petista, que está preso em Curitiba, da mesma forma que produzem conteúdo relacionado a outros candidatos. Os canais de TV questionados pelo petista eram TV Globo, TV Ômega Ltda., Bandeirantes, Record e SBT.
Relator do pedido do petista, o ministro Sérgio Banhos disse ser "flagrantemente inviável" conceder ao petista o mesmo tratamento na programação das emissoras em relação aos demais candidatos já que, "por estar impossibilitado de fazer campanha, não tem agenda a ser divulgada".
Na petição protocolada por advogados de Lula e da coligação "O Povo Feliz de Novo", que inclui PT, PCdoB e PROS, a defesa alegou que alguns canais de TV "omitem de sua programação comum a existência da campanha de Lula".

MP recomenda interdição de mais um Matadouro Público na Região

Após averiguar que o Matadouro Público de Calumbi não apresenta estrutura física e equipamentos necessários às operações, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) aconselhou que haja a interdição do matadouro em caráter emergencial.
Além de não possuir a estrutura necessária, o local não conta com funcionários que executem serviços essenciais, gerando sérios riscos à saúde da população.
À Prefeitura Municipal de Calumbi, à Secretaria Municipal de Saúde e ao coordenador da Vigilância Sanitária no Município de Calumbi, o MPPE recomendou que façam a fiscalização contínua e eficaz para prevenir e reprimir a comercialização de carnes sem as condições necessárias. Um relatório constando todas as providências adotadas deverá ser encaminhado ao Ministério Público.
Já à Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro), o promotor de Justiça Rafael Moreira Steinberger sugeriu que fiscalize a comercialização e transporte de todos os produtos de origem animal.
Segundo o promotor, a recomendação deve ser encaminhada às emissoras de rádio local para conscientizar a população. Cópias da recomendação deverão ser fixadas nos prédios públicos e em locais de grande circulação, bem como divulgada em todos os estabelecimentos que comercializem produtos de origem animal. Uma cópia da recomendação deve ser disponibilizada para ao presidente da Câmara dos Vereadores.

Eleições: TRE promove “acordo de cavalheiros” para evitar conflitos nas ruas

Criar uma atmosfera de tranquilidade onde todos o candidatos possam expôr suas ideias e propostas à população.
É este o objetivo do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), que reuniu, nesta terça-feira (28), advogados e representantes das principais coligações que disputam cargos nas Eleições de outubro. A campanha eleitoral começou no último dia 16 e vai até 6 de outubro, véspera do primeiro turno.
Em comum acordo, as coligações se comprometeram a orientar seus militantes a respeitar uma distância de 200 metros do comitê central dos adversários.  Também ficou acertado que todo evento de rua, como caminhadas, por exemplo,  será informado com uma antecedência de 24 horas à Polícia Militar e também à  zona eleitoral do respectivo município, bem como ao TRE. Para tal, em se tratando exclusivamente de comunicação à Justiça Eleitoral, as coligações/partidos devem usar o e-mail propaganda@tre-pe.jus.br. 
Em relação à utilização das principais vias do Recife, como a Avenida Agamenon Magalhães, por exemplo, os representantes dos partidos ficaram de fechar um acordo que pode levar em consideração dias alternados ou trechos  específicas de uso para divulgação das campanhas.
A reunião foi conduzida pelo desembargador Stênio Neiva, coordenador da Central de Denúncias (CD). “Queremos preservar a lisura da campanha eleitoral, queremos que os candidatos e os partidos exponham seus programas, suas ideias. E queremos também que um respeite o outro. Nosso propósito é garantir que as Eleições transcorram com tranquilidade e paz”, disse.
Procurador regional eleitoral auxiliar, Roberto Moreira de Almeida também foi ao microfone pedir mais diálogo entre os partidos e coligações. “Estamos irmanados aqui com o objetivo de permitir que o eleitor pernambucano tenha uma eleição limpa, tranquila, transparente e segura”, afirmou o membro do Ministério Público Federal (MPF).
Ao falar ao público presente, o coordenador da Comissão de Propaganda do Recife, juiz Heraldo Santos, explicou as ações que a Justiça Eleitoral vem adotando  em relação à propaganda eleitoral na capital.
Ele também destacou o poder de polícia exercido pelos juízes da propaganda em cada zona eleitoral, esclareceu  dúvidas sobre a legislação, pediu a compreensão das coligações para que não dificultem a locomoção das pessoas com bandeiras e outros equipamentos e divulgou a segunda nota explicativa sobre a campanha eleitoral.
Também juiz da propaganda no Recife,  Flávio Fontes ajudou no esclarecimento de questões técnicas que envolvem o dia a dia da campanha de rua. Os advogados Flávio Régis, da Coligação Pernambuco Vai Mudar, e Pedro Pontes, da Frente Popular de Pernambuco, fizeram questão de pedir a palavra para enaltecer a iniciativa do TRE de Pernambuco e se comprometer a manter uma convivência cordial durante o período de campanha.
Já o desembargador Itamar Pereira, integrante da Comissão de Desembargadores Auxiliares (CDAUX),  cumprimentou todos os presentes e colocou o Tribunal à disposição para qualquer esclarecimento. A CDAUX é responsável por apreciar e julgar processos relativos à propaganda eleitoral em todo o Estado
Durante toda a reunião desta terça, o Tribunal fez questão de destacar a importância do diálogo e das “regras de boa convivência” durante a campanha. Tudo para evitar confrontos entre militantes e partidários. Mas é bom lembrar que a Justiça Eleitoral tem, legalmente, a prerrogativa de reprimir eventuais excessos cometidos durante a propaganda eleitoral.

Agenda dos candidatos ao Governo de Pernambuco

Armando Monteiro (PTB)
11h00 – Sabatina na Rádio Folha
14h00 – Reunião de Trabalho
Júlio Lóssio (Rede)
10h00 – Gravação para as Mídias Sociais
14h00 – Reunião com a equipe da Plataforma de Governo
19h30 – Sabatina da TV Cultura.
Maurício Rands (PROS)
13h00 – Entrevista coletiva. Local: Av. Gov. Agamenon Magalhães, 1470 – 2º andar. Torreão.
15h00 – Entrevista na Rádio CBN – CBN Total com Aldo Vilela
19h00 – Entrevista para Rádio Portal de Prefeitura.

Críticos recentes do PSB, FETAPE, Doriel Barros e Carlos Veras sobem no palanque de Câmara

O governador Paulo Câmara (PSB) recebeu, neste sábado (25), o apoio da Federação dos Trabalhadores Rurais das Agricultoras e Agricultores Familiares de Pernambuco (Fetape), em um ato que reuniu trabalhadores no Centro de Águas Belas, no Agreste meridional.
Além da presença do presidente em exercício da entidade, Paulo Roberto Santos, o ato contou ainda com os proporcionais que representam a instituição, Carlos Veras (candidato a deputado federal) e Doriel Barros (que disputa uma vaga no Legislativo Estadual), ambos do PT.
Os dois eram críticos da aliança e defendiam candidatura própria do PT, mas ontem subiram no palanque do socialista.  Entretanto, Carlos Varas continua afirmando que não vota no governador. Diz ter subido ao palanque por convite do gestor, que o apoia.
A candidata a vice-governadora Luciana Santos (PCdoB) e o senador Humberto Costa (PT) também participaram da atividade, assim como o presidente estadual do PT, Bruno Ribeiro.
O evento foi organizado pelo prefeito da cidade, Luiz Aroldo (PT). e se tornou mais um grande ato em defesa da candidatura de Lula. Durante o encontro, o governador Paulo Câmara voltou a fazer a defesa do maior presidente da história do país. “A gente vem a Águas Belas com dois objetivos claros. O primeiro é fazer o Brasil voltar a ser feliz e só se faz isso elegendo o presidente Lula. E o segundo, para que a gente possa fazer Pernambuco andar para frente. O intuito da nossa frente é manter conquistas de Pernambuco e mudar o que tem acontecido com o povo brasileiro”, destacou.
Presidente em exercício da Fetape, Paulo Roberto disse que é preciso reduzir as injustiças do país.
“Não podemos aceitar que mantenham em uma cela o homem que mais fez pelo Brasil, que foi Luiz Inácio Lula da Silva. Precisamos unir forças para acabar com a retirada de direitos feita pelo governo Michel Temer. E para isso acontecer temos que ter um lado, que é o lado dos que apoiam o presidente Lula”, cravou o líder da federação.
Já o prefeito Luiz Aroldo, ao falar com a população, lembrou que conhece a trajetória de Paulo Câmara antes dele ser eleito governador e pontuou, ainda, sua seriedade e compromisso com Pernambuco e com Águas Belas.

MP Eleitoral identifica mais de mil irregularidades em candidaturas

O Ministério Público Eleitoral (MP) identificou irregularidades em 1.077 pedidos de registros de candidatura em todo o país — o que corresponde a 5% das solicitações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A maior parte (57,5%) refere-se a inelegibilidade pela Lei da Ficha Limpa, o que pode ser um sinal negativo para a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso desde abril, após condenação em segunda instância no caso do triplex do Guarujá (SP).
O dado ainda é parcial e considera as contestações apresentadas até 20 de agosto. Segundo o MPE, a estimativa é que tenham sido apresentadas 310 ações de impugnação. Ao todo, 19% das inelegibilidades são decorrentes de rejeição de contas públicas. A verificação das informações foi facilitada pelo acordo firmado entre o MP Eleitoral e o Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Contas, e o Tribunal de Contas da União (TCU).
O MP Eleitoral tem cinco dias -a contar da publicação dos editais – para apresentar as ações. Até o dia da divulgação do balanço parcial foi priorizada a atuação nos casos em que o próprio MP identificou irregularidades. Nas impugnações promovidas por partidos e candidatos, a Justiça Eleitoral tem até 17 de setembro para rejeitar ou não as solicitações.

Falta de respeito: Prefeitura de Sertânia fecha Biblioteca Municipal e prejudica estudantes

Alguns estudantes procuraram a redação do Diário de Sertânia para denunciar a falta de respeito por parte da Prefeitura, comandada pelo prefeito Ângelo Ferreira, com as pessoas que usam a Biblioteca Pública Municipal Ubirajara de Azevedo Chaves. Segundo os estudantes, a biblioteca está sendo fechada no período noturno, com uma desculpa esfarrapada de que não tem funcionário para abrir a unidade. Uma verdadeira piada, pois o que mais existe na Secretaria de Educação são funcionários recebendo sem trabalhar.
“Estamos há algum tempo nos preparando para o concurso da Polícia Militar de Pernambuco, que será realizado no próximo domingo, dia 26, e fomos surpreendidos quando chegamos e encontramos a biblioteca fechada no período noturno. Com toda paciência do mundo, procuramos a Secretaria de Educação, que para nossa surpresa nem secretário tem, e fomos recebidos por uma funcionária que nos informou que já havia contratado uma pessoa para ficar responsável pelo período noturno na biblioteca. Voltamos para casa e confiamos na informação, mas até agora nada foi resolvido e continuamos sendo prejudicados”, disse um dos estudantes que não quis se identificar por medo de perseguição no futuro.
O que deixa os estudantes mais indignados é que a maioria trabalha durante o dia e com todo esforço usam o período noturno para se dedicar aos estudos e, por não ter a estrutura necessária em casa, procuram a Biblioteca Pública Municipal. A falta de compromisso dos que fazem a gestão municipal é tanta que não se sensibilizam com a proximidade do concurso que pode ser uma oportunidade de emprego e estabilidade para esses sertanienses batalhadores.
É sem sombra de dúvidas o governo do caos!

Presidenciáveis na rota de Pernambuco

Boulos, Alckmin e Marina 
Pernambuco entrou na rota dos candidatos à Presidência da República. Ao menos cinco deles são aguardados ainda este mês, sendo três nesta semana. A primeira a desembarcar no Estado é a ex-senadora Marina Silva (Rede), na terça-feira (21). Guilherme Boulos (PSOL), chega no dia seguinte, e o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), tem previsão de visitar Petrolina, no Sertão, até o final desta semana.
Ainda sem data fechada, o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), e o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), oficialmente candidato a vice na chapa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), preso há 141 dias em Curitiba, planejam visitas na última semana deste mês. Com exceção do petista, todos eles já passaram por Pernambuco no período pré-campanha.
Ao lado do ex-prefeito Júlio Lóssio (Rede), Marina participará, amanhã, de uma agenda no Porto Social, na Ilha do Leite, com instituições ligadas à entidade, e debaterá com elas a importância do terceiro setor para o desenvolvimento social e sustentável do Brasil. Depois, ela se encontrará com os candidatos da Rede e do PV, no Hotel Luzeiros, no bairro do Pina, na Zona Sul da capital. Com Dani Portela (PSOL), Boulos se reunirá, na quarta-feira, com a militância do PSOL e participará à noite de um comício no Pátio de São Pedro, no bairro de Santo Antônio, área central do Recife.
O candidato ao Senado do “Pernambuco Vai Mudar”, deputado federal Bruno Araújo (PSDB), confirmou que a coordenação do tucano planeja visitar Pernambuco ainda essa semana. Alckmin, que visitou Caruaru – maior reduto tucano no Estado – em junho, estuda agenda no Sertão, onde a família Bezerra Coelho possui ampla base.

Debate: candidatos mais à vontade, sem ideias novas

Os candidatos estavam claramente mais soltos ontem, no debate da RedeTV! do que na semana passada, no encontro da Band. Tiveram mais facilidade para respeitar o cronômetro e ficaram razoavelmente dentro dos assuntos propostos. O formato também era menos engessado. No primeiro bloco os candidatos tiveram a chance de um confronto direto: eram chamados ao centro do palco, onde ficavam frente a frente.
O debate já se aproximava do fim quando Marina Silva (Rede) tirou Jair Bolsonaro (PSL) do sério. Não foi por planejamento ou estratégia. O líder das pesquisas nos cenários sem Lula vinha sendo poupado no debate quando numa pergunta sobre porte de armas, praticamente mandou a candidata da Rede se calar.
Tirando o embate com Marina, Bolsonaro não foi trazido ao centro dos ataques. Mesmo com a campanha em curso, os adversários parecem ainda não saber lidar com o candidato.
Marina vinha apagada, pouco acionada pelos adversários. Mas aproveitou a deixa para imprimir publicamente no adversário a pecha de intolerante que, longe dos embates deste gênero, frequentemente lhe é imputado.
Um dia depois de o IBGE mostrar que faltam trabalho e perspectiva a 27 milhões de brasileiros, o desemprego foi o grande tema. Apareceu na fala de praticamente todos os candidatos. A dúvida é se o eleitor conseguiu fixar na cabeça uma ideia de como combater o problema.
Na primeira parte do debate, houve mais discordâncias do que propriamente confrontos. Ciro e Alckmin concordaram sobre a criação de um imposto único sobre consumo; Bolsonaro e Cabo Daciolo fizeram um jogral com críticas a aborto e liberação das drogas; Marina e Álvaro Dias fizeram uma tabelinha para falar contra corrupção.
Praticamente ignorado na Band, Lula virou tema. O debate começou com um anúncio de que o púlpito vazio reservado ao petista havia sido retirado.
Henrique Meirelles foi um dos que votaram para retirar o púlpito de Lula, mas tentou pegar carona na popularidade do ex-presidente logo na primeira resposta, ao citar que foi presidente do Banco Central durante seus dois governos: “Criamos dez milhões de empregos”.
André Singer – Folha de S.Paulo

Prefeito de Sertânia silencia sobre reivindicações de professores e apatia do SINTEMUSE irrita filiados

Em meio a um silencio ensurdecedor de quem está representando a classe dos trabalhadores de Sertânia, o SINTEMUSE tem sido destaque na Omissão em não representar seus filiados, logo desde da semana retrasada que professores estão cobrando atitude da presidente do Sindicato, pois a classe dos professores municipais até agora está esperando resposta sobre o enquadramento, que a Atual Gestão ficou de passar e até agora nada, numa total falta de consideração não só com a entidade mas com seus filiados.
É de ficar indignado com essa atitude omissa e obscura que o SINDICATO está tendo, oportuno lembrar que, são essas pessoas que de tempos em tempos, afrouxam as fibras das lutas sociais, se calando diante de um terrorismo ultrapassado, e até se rendendo as graças do Poder.
Essa omissão parece está mais para agradar o patrão do que mesmo a classe que está sendo prejudicada.
Os sindicatos carregam uma história marcada por lutas frequentes em busca de melhores condições de trabalho e remuneração compatível com a atividade que desenvolvem.
Em nossa cidade as coisas acontecem diferentes, o que se ver é uma entidade com dirigentes atrelados ao poder, ou seja, fazendo do sindicato um quintal da casa deles e com isso sofrem diversas categorias. “Essa omissão é repugnante, pois joga a autoestima de tais servidores no lixo, se arrastando na esteira da mesmice e do oportunismo, tendo interesses de funcionários comandados por uma pessoa que parece não enxergar mais do que o próprio umbigo e o próprio bolso. Tanto que ao assumir o comando do SINTEMUSE, a primeira coisa que fez foi empregar uma parente. Tornando aquela entidade com uma história respeitada, um sindicato nepotista, descaracterizando-o totalmente”, disse um atento filiado que pediu para não ser identificado.
E continuou “O que vemos é muita encenação, fotos, discursos vazios, tapinha nas costas, sorriso largo, vaidade, turismo, perdularidade, e farra com o dinheiro dos filiados, nada mais”, complementou.
Estamos sabendo que a presidente n’uma atitude improba, fugindo da representação das classes, e atendendo ao ego pessoal, achou por bem comprar um terreno nas mediações do açude de barra, dizendo servir para área de lazer de todos os filiados. Pode isso??”, indagou outro filiado.
O site Tribuna do Moxotó, através de sua assessoria jurídica, está se inteirando desse fato, para puder levar aos tribunais superiores, já que parece que essa ação tomada pela dirigente do SINTEMUSE pode caracterizar desvio de finalidade. No entanto só vamos ter essa certeza após provocarmos o MPPE, o qual também ficará ciente de que a maioria dos dirigentes daquela entidade, que ainda hoje não foram substituídos, estão em cargos comissionados na atual administração. Pelo menos não se tem notícia de que foram substituídos. São secretários, diretores de escola, etc, e que estão como representantes da classe. Como pode??
O estatuto do SINTEMUSE, quanto a esse fato, é claro, havendo concretizado tamanha irregularidade, terá que haver outra eleição.
Mas a despeito de tudo isso, muitos sindicalizados estão se perguntado: Cadê as ações???? Cadê a presidenta combatente??? Na verdade o que parece mesmo é que ela está aí ao lado do chefe do executivo municipal, falando exatamente a mesma língua dele. Será?
Cadê aquele discurso feito na última manifestação?
O prefeito silenciou e até agora não se pronunciou sobre o enquadramento. Apenas o presidente da Câmara de Vereadores, o irmão do prefeito, em seu discurso na reunião da Câmara alguns dias atras disse que o prefeito iria realizar o enquadramento, mas no momento oportuno, deixando claro que os professores terão que ter paciência e esperar por sua boa vontade.
Vamos ver o que vai fazer a representante do SINTEMUSE diante disso tudo, pois no momento o que se ver é uma pessoa inerte, acanhada e medrosa.
Vamos esperar a postura dela, pois já se sabe que os professores municipais estão impacientes e querem uma resposta rápida dessas e outras reivindicações.

Do Tribuna do Moxotó

Banco do Nordeste vai realizar concurso

O Banco do Nordeste anunciou nesta quinta (16) que, dentro de um mês, será publicado o edital de seleção para os cargos de analista bancário e especialista técnico.
Para os interessados em concorrer a uma das duas áreas de atuações, os requisitos serão distintos.
Para os cargos de analistas, os pleiteantes precisarão ter o ensino médio completo até a data da posse.
Já o cargo de especialista técnico, a recomendação é ter curso superior concluído nas áreas de Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Engenharia da Informação, Informática, Sistemas de Informações, Tecnologia da Informação, Processamento de Dados, Segurança da Informação, Tecnologia em Telemática; ou ter concluído qualquer outro curso superior, em nível de graduação, reconhecido pelo MEC, desde que tenha concluído também curso de pós-graduação (stricto ou lato sensu) na área de Informática e/ou Segurança da Informação, com carga horária mínima de 360 horas.

Em Sertânia moradores tapam buracos com areia na PE-265, abandonada por Paulo Câmara

Serviço feito por moradores
O vereador Vando do Caroá (PCdoB) procurou a redação do Diário de Sertânia para mostrar que moradores, cansados de esperar por uma ação do Governo de Pernambuco e dos prejuízos causados aos veículos, resolveram arregaçar as mangas e tapar por conta própria os buracos da PE-265, que liga Sertânia a Monteiro-PB. Segundo o parlamentar, vários assaltos e acidentes já aconteceram naquela estrada por causa desses buracos.
Um dos cidadãos que ajudaram na iniciativa também conversou com a nossa redação, mas não quis se identificar por medo de perseguição do prefeito Ângelo Ferreira, que é aliado e defensor ferrenho do governador Paulo Câmara. Estava muito feia a situação. Os buracos piorando cada vez, nossos carros quebrando com frequência. Vários cidadãos se juntaram e conversaram para amenizar a situação. Não vai melhorar 100%, mas um pouco vai. Se formos esperar pelo governador vai ficar cada vez pior”, explicou.
Vereador Vando foi pessoalmente ver a situação
O vereador Vando disse acreditar que Paulo Câmara não terá a cara de pau de vir pedir votos em Sertânia. Sertânia é uma das cidades mais afetadas por esse abandono, não acredito que Paulo Câmara terá a cara de pau de vir pedir votos aos sertanienses com as estradas desse jeito, pois a rodovia que liga Sertânia a Cruzeiro do Nordeste e nas demais rodovias que ligam Sertânia ao distrito de Albuquerque Né e as cidades do Pajéu, também estão em total abandono, afirmou o vereador Vando.
Revoltado, outro cidadão disse ontem, ao site Tribuna do Moxotó, que o governador estará nesta sexta-feira em Sertânia, mas não passará pelas rodovias abandonadas por seu governo, ou melhor, seu desgoverno. “Na verdade ele vem pela BR-232, não passará por essas estradas, mesmo indo para cidades que ele poderia passar e observar essas estradas que ele abandonou esses quatro anos. Passo por aqui quase todo dia, sou de Jabitacá e sempre vou para a capital e sinto vergonha disso. Soube que ele vai está em Sertânia mas não vem para a cidade, vai para Rio da Barra, outro dia também foi para essa mesma localidade, parece até está evitando passar por essas rodovias. Governador passe nessas estradas e veja o nosso sofrimento”, disse um morador do distrito de Jabitacá município de Iguaraci indignado e fazendo um apelo ao governador vendo a situação da estrada, mas pedindo que não o identificasse, segundo ele por questões óbvias.

Estreia de campanha: Ciro insinua que PT é sigla suja

O presidenciável Ciro Gomes (PDT) inaugurou sua campanha atacando de forma indireta o PT, os rivais Geraldo Alckmin (PSDB) e Jair Bolsonaro (PSL).
Em discurso na zona norte do Rio, o pedetista afirmou que seu partido e o PSB são "a esquerda limpa, que não está em delegacia de polícia".
Questionado sobra qual seria a "esquerda suja" afirmou: "É papel seu dizer", disse.
Nesta quinta (16), começou oficialmente a campanha eleitoral. A partir de agora, os candidatos podem pedir voto claramente.
A fala é um ataque ao PT, cujo candidato à Presidência, Lula, está preso na Polícia Federal de Curitiba.
A declaração mostra mudança na postura de Ciro, que vinha dizendo considerar injusta a condenação de Lula. O PT tem outras lideranças que já foram presas como José Dirceu, José Genoino, e o tesoureiro João Vaccari Neto.
Nesta quinta, Ciro celebrou a aliança entre PDT e PSB no Rio em torno da candidatura de Pedro Fernandes ao governo estadual. No plano federal, o PSB não se aliou a Ciro após forte pressão do PT.
No discurso para uma plateia majoritariamente feminina, Ciro também fez críticas indiretas a Bolsonaro.
"A revolta, a cabeça quente não são boas conselheiras. Não basta falar mal, esculhambar. Não faltam razões. Mas vamos evitar transformar o nosso protesto numa escolha que precipite o Brasil em inexperiência, aventura, extremismo e radicalismo. Porque, ainda que faça bem ao nosso fígado, o Brasil não aguenta mais essa cultura de ódio", disse Ciro.
Alckmin também foi alvo ao ser associado ao impopular presidente Michel Temer.
"Acabei de ganhar na loto. Atenção, brasileiros! O presidente Michel Temer, com licença da má palavra, acabou de anunciar na Folha que o adversário dele sou eu e que o candidato do governo é o Alckmin. Isso ajuda muito à população a ir tomando lugar", disse Ciro.
O pedetista voltou a falar da promessa de tirar brasileiros da lista de devedores do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito). Em vídeo, afirmou que as pessoas terão seus nomes limpos após assinarem um contrato de parcelamento.
A ideia é que o governo reduza o compulsório das instituições financeiras para que as dívidas sejam diminuídas de uma média de R$ 4.200 para R$ 1.400. Para chegar ao valor, seriam descontados juros, multas e correções.
O candidato não explicou se será o governo que arcará com a dívida restante caso ela não seja paga ou se devedores voltarão para a lista do SPC.
"Se pode ajudar as empresas e os ricos, o governo também, claro, pode ajudar os mais pobres e a classe média", disse.
No início da semana, especialistas disseram que a proposta é vaga.
p(inter). Brasil está quase na UTI, diz Marina em estreia de campanha
São Paulo"No salão paroquial de uma igreja católica no Cangaíba (zona leste de São Paulo), a presidenciável Marina Silva (Rede Sustentabilidade) abriu sua campanha eleitoral de rua dizendo que quer "tratar da saúde das pessoas e da saúde do Brasil".
"O nosso país está quase que numa UTI", afirmou a candidata a uma plateia de 180 pessoas no salão da Igreja Bom Jesus do Cangaíba. Ela estava acompanhada do vice, Eduardo Jorge (PV), e de outros apoiadores.
Minutos antes, Marina visitou um espaço anexo ao templo onde funciona um serviço voluntário de médicos desde a década de 1970.
Um dos criadores do posto de saúde gratuito foi o vereador Gilberto Natalini (PV-SP), candidato a deputado federal. Ele tem base eleitoral na região.
Marina, que é evangélica e pertence à denominação Assembleia de Deus, frisou no discurso que estava fazendo uma visita institucional à igreja e que no salão também ocorrem atividades da comunidade.
Ali funciona um centro de convivência que recebe recursos do município e atende 180 crianças e adolescentes, além de uma escola de moda apoiada pelo governo estadual.
Folha de São Paulo

Armando espera que “arrependimento” de Câmara não seja “marketing”

Depois de percorrer as cidades de Petrolina e Caruaru, o senador e candidato ao Governo de Pernambuco, Armando Monteiro Neto (PTB), subiu o Morro da Conceição, no Recife, nesta quinta-feira (16). O petebista chegou a colocar em dúvida o “arrependimento” do seu adversário do PSB, governador Paulo Câmara, que liberou secretários para votarem a favor do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).
“Acho que todo mundo pode de resto se arrepender. É preciso que, no entanto, essa manifestação possa ser aos olhos de todos sincera, uma manifestação sincera e não uma mera recomendação do marketing”, alertou Armando Monteiro.
O candidato chegou a considerar a postura do seu rival socialista com ares de volatilidade. “O governador tem se caracterizado por posições muito dúbias, que mudam ao longo do tempo. Ele fazer essa revisão, ele tem esse direito, mas o que nos verificamos mesmo é que há um sentimento de discutir às questões de Pernambuco”, pontou.
Em seguida, o senador emendou um discurso de ataques ao Governo Paulo Câmara. “Acho que nós precisamos discutir a Saúde de Pernambuco, a Segurança, as obras inacabadas, os desafios que temos para recompor a infraestrutura, para garantir a inserção dos jovens, temos índices de desempregos muito altos. Vou centrar o debate em Pernambuco”, avisou.
O candidato ao Senado Mendonça Filho (DEM) também atacou na direção do “arrependimento” do governador. “A questão do impeachment que todos sabem é que o PSB e o governador participaram de forma direta do processo. Não fosse o PSB não tinha havido impeachment, isso é uma cortina de fumaça e a opinião pública precisa ficar alerta”, completou Mendonça.
Do blog da Folha

DE 24 a 25/08: Fórum de Educação e Humanidades do Polo UAB - Sertânia

Nos dias 24 e 25 de agosto, Sertânia recebe um grande evento educacional, é o Fórum de Educação e Humanidades do Polo UAB de Sertânia.
Sob o tema “A Inquietação do homem, mantendo vivo o amor pelo saber”, o Fórum vai acontecer na Escola de Referência em Ensino Médio Olavo Bilac – EREMOB.
O evento contará com Palestras, Lançamento de Livro, Mesa de Debates e Oficinas . Faça sua inscrição que estão abertas do dia 06 à 15 de agosto, no polo UAB de Sertânia, localizado na Escola de Referência em Ensino Médio Olavo Bilac – EREMOB,  a de taxa de Inscrição custa apenas R$ 10,00 (Dez Reais).
Veja a vasta programação:
Dia: 24/08/2018 (sexta-feira)
19h - Apresentação cultural
19h30 - Abertura oficial
20h - Palestra de abertura: A Política como Negócio de Família: análise sobre a situação sociopolítico do Brasil contemporâneo Profº Dr. José Marciano Monteiro (Doutor em Ciências Sociais (UFCG). Graduado em Filosofia (UEPB) e Bacharelando em Direito (UEPB). Atualmente é professor Adjunto I da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Coordenador do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (UFCG/CDSA) e do Núcleo de Estudos sobre o Ensino de Sociologia (NuSOCIO/CNPq)).
21h - Lançamento do Livro“A Política como Negócio de Família: para uma sociologia política das elites e do poder político familiar” do Profº Dr. José Marciano Monteiro (CDSA/UFCG).
Local:
Dia: 25/08/2018 (sábado)
08h - Abertura dos trabalhos e encaminhamentos para oficinas
08h30 - Início das oficinas:
Oficina 01 - História e Literatura – Graciliano Ramos e Machado de Assis: política, violência e desigualdades sociais – Prof. Rogério Oliveira (Mestre em História pela UFPE e mestrando em ensino de Sociologia pela CDSA/UFCG), Prof. João Henrique Lúcio (Mestrando em ensino de Sociologia pela CDSA/UFCG).
Oficina 02 - Biologia /Química Orgânica – Fabricação de Sabão com óleo usado – Professora Gilva Gomes Batista (ETE Arlindo F. dos Santos).
Oficina 03 - Pedagogia –Dicas e ações Pedagógicas para a Sala de Aula – Professor José Rodolfo Silva (AESA).
Oficina 04 - Administração Pública – Preponderância do Executivo sobre os demais Poderes do Estado – Domingos Ramos Rodrigues (concluinte da Pós-graduação em Gestão Pública e gestor no município de Custódia).
Oficina 05 - Matemática –Do sensível as ideias: um estudo envolvendo geometria espacial nos anos iniciais do ensino fundamental – Professor André Ferreira de Lima (Mestre em Ensino de Ciências da Educação)
Oficina 06 - Geografia– Litosfera: tempo geológico, camadas da terra e a formação do relevo – Professor Álvaro de Góis Melo (Professor da Escola de Referência em Ensino Médio Olavo Bilac – EREMOB)
Local: Auditório da Escola de Referência em Ensino Médio Olavo Bilac – EREMOB

Zeca lança campanha em Arcoverde com Armando, Bruno e Mendonça

O lançamento oficial da campanha à reeleição do deputado federal Zeca Cavalcanti (PTB) acontece nesta sexta-feira, dia 17, às 19h, no clube Democrático, centro de Arcoverde, com as presenças do candidato a governador Armando Monteiro e do seu vice, Fred Ferreira, além dos candidatos ao senado Mendonça Filho e Bruno Araújo.
Em vídeo publicado hoje de manhã no Stories do Instagram e do Facebook, Zeca Cavalcanti convida a todos para participar do lançamento oficial da campanha, que tem como slogan “Quem tanto trabalhou, vai trabalhar muito mais”.
“Tenho certeza que será uma campanha muito bonita e eu espero que a juventude se envolva, para juntos seguirmos na luta por Arcoverde e por Pernambuco que vai mudar, com a nossa força e com a força de Armando Monteiro, governador”, destacou Zeca.
A campanha eleitoral de 2018 começou desde a 0h desta quinta-feira (16) e o deputado federal Zeca Cavalcanti já colocou a marca da campanha nas ruas da sua terra natal, Arcoverde. Eleito em 2014 com 97.091 votos, o parlamentar trabalhista vai para sua primeira reeleição com uma base bem maior do que no primeiro pleito.
Nas redes sociais – Instagram e Facebook @zecacavalcanti1400 e Twitter @zeca1400 – o material da campanha também já está no ar. Para ter acesso às imagens com fotos de Zeca, Armando Monteiro (governador), Bruno Araújo e Mendonça Filho (senadores) basta clicar no destaque do Instagram com o título “Material Campanha”.

Em nota, Júlio Cavalcanti confirma que não vai disputar eleição

Em uma nota divulgada em sua rede social, o Deputado Estadual Júlio Cavalcanti (PTB) confirmou que não irá disputar as eleições deste ano quando iria em busca de um terceiro mandato.
Na nota, o parlamentar trabalhista agradece o apoio do irmão e deputado federal Zeca Cavalcanti (PTB) e de sua esposa e presidente do PTB, Nerianny Cavalcanti, além de lideranças, familiares e ao senador Armando Monteiro, reafirmando a determinação de trabalhar para sua eleição a governador.
Nota de esclarecimento e agradecimentos
Meus amigos e minhas amigas,
Desde 2011, quando assumi o meu primeiro mandato como deputado estadual, desenvolvi um trabalho constante na Assembleia Legislativa de Pernambuco em defesa dos municípios do nosso Estado. Chegando ao último ano do meu 2º mandato, tenho a consciência tranquila de que dediquei cada dia, do meu trabalho e da minha luta, em defesa do desenvolvimento das cidades e de cada pessoa que sempre me confiou o seu voto e o seu apoio.
Vim de Arcoverde, minha terra natal, a qual tenho a enorme gratidão de ter me confiado, ainda em 2010, a honra de representar esta cidade e toda a região na Assembleia Legislativa. Municípios como Buíque, Pedra, Itaíba, Tupanatinga, Sanharó, Sertânia, Custódia, Ibimirim e Venturosa, além de cidades no Pajeú, como Afogados da Ingazeira e Carnaíba, entre tantas outras, uniram vozes e apoios nesta caminhada vitoriosa.
Consegui, ao longo destes sete anos e meio de mandato, conquistas que vão ficar na história da nossa querida Arcoverde: a escola técnica Professor Jonas Feitosa, a UPA de Especialidades, o Campus da UPE, a volta do Corpo de Bombeiros, a estrada do CEDEC, além de mais de R$ 2,7 milhões de emendas parlamentares destinadas para ações na saúde, como o ônibus do TFD, infraestrutura e na melhoria da qualidade de vida do povo de Arcoverde.
Nunca, em tão pouco tempo, um deputado estadual fez tanto por sua terra e por sua gente como fiz ao longo destes dois mandatos. Trabalho este que se estendeu pelos diversos municípios aonde sempre estive atuando, levando ações, obras e conquistas.
Cumpri a minha jornada como parlamentar, como deputado estadual filho de Arcoverde, e neste dia 31 de dezembro, quando se encerra o período legislativo para o qual fui eleito em 2014, estarei deixando a Assembleia Legislativa em definitivo.
Não sou candidato a reeleição no pleito que se aproxima. É uma decisão que tomei de forma tranquila, serena, ouvindo os amigos, familiares, e que tem como razão o desejo de cuidar de questões da minha vida pessoal e familiar. Tenho hoje consolidada a minha posição e o meu trabalho em mais de 45 cidades pernambucanas – as quais agradeço a enorme confiança – as quais já teriam me dado garantias de marchar mais uma vez juntos neste pleito de 2018. Seria uma honra, mas o destino me reserva outro caminho. Meus agradecimentos!
Aos arcoverdenses, quero deixar uma palavra amiga, um agradecimento especial ao povo que me confiou, por duas vezes, o seu voto, a sua força, as suas esperanças.
Quero agradecer ao deputado federal e meu irmão, Zeca Cavalcanti, e a sua esposa e presidente do PTB, Nerianny Cavalcanti, que acreditaram no meu potencial e para o qual vou dedicar agora os esforços, para que esteja mais uma vez representando a nossa terra na Câmara Federal.
Agradeço também ao senador Armando Monteiro Neto, com o qual estarei junto nesta caminhada para mudar Pernambuco, pela sua atenção. Aos amigos prefeitos, às amigas prefeitas, vereadores, lideranças – que não vou citar para não cometer injustiças – um grande abraço de agradecimento pela confiança em mim e no meu trabalho ao longo dessa caminhada. Agradeço, ainda, aos colegas de parlamento, com quem aprendi muito, seja no plenário, seja na Mesa Diretora. Meu muito obrigado!
Estou deixando um espaço de lutas, mas cumprirei até o último dia o meu mandato confiado pelos pernambucanos. Não vou me ausentar, estarei sempre junto ao povo de Arcoverde e de toda região para que possamos ver um novo Pernambuco nascer, para que possamos verdadeiramente mudar Pernambuco e ver a nossa terra caminhar rumo ao desenvolvimento e também a um novo tempo. Estarei contribuindo para essa transformação, em outros campos de lutas.
Encerro, agradecendo o apoio da minha mãe e das minhas irmãs, os meus familiares, que sempre estiveram ao meu lado nesta jornada; a eles os meus agradecimentos sinceros. A minha esposa e filhos, aos quais quero dedicar ainda mais minha atenção, os agradecimentos do fundo do meu coração. Que Deus nos ilumine, sempre, guiando os nossos caminhos e renovando as nossas esperanças.
Arcoverde, 13 de agosto de 2018.
Júlio Cavalcanti
Deputado Estadual – PTB
© Diário de Sertânia - 2015. Criado por: JH Design. Todos os direitos reservados.