O ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, afirmou, hoje, que a privatização da Eletrobras vai ajudar a reduzir o preço da energia elétrica. Segundo o ministro, a privatização vai melhorar a situação financeira da estatal que, com isso, voltará a participar leilões.
"Com mais competidores participando do processo [leilões de energia], o preço vai cair. Hoje estamos pagando uma espécie de prêmio para as outras empresas porque a Eletrobras não está participando", disse o ministro durante evento no Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília.
Na avaliação de Oliveira, o custo da energia e até do serviço de transmissão está mais alto no país devido à ausência da Eletrobras, que é a maior empresa do setor no Brasil, nesses leilões.
"A Eletrobras voltará a investir, voltará a participar dos leilões e isso forçará os preços do setor elétrico para baixo", afirmou.
Durante o seminário para discutir a privatização da Eletrobras, Dyogo Oliveira destacou que a privatização da Eletrobras será feita por meio de oferta de ações da companhia. Com a oferta, a empresa conseguirá dinheiro no mercado e, a União, terá a sua participação diluída.