O que você procura?
Home Notícias Entretenimento Esportes Serviços
Veja também: Pronatec seleciona professores bolsistas para vagas em Sertânia

Foragido da Operação Turbulência é encontrado morto em Olinda

O empresário Paulo César de Barros Morato, que estava sendo investigado pela Operação Turbulência, e foi declarado como foragido pela Polícia Federal nesta última terça (21) foi encontrado morto nesta quarta-feira (22), à noite, num motel localizado na Avenida Perimetral, em Olinda. A delegada Gleide Ângelo e o delegado Jorge Ferreira estão no local e confirmaram a morte, mas ainda não revelaram se foi suicídio, homicídio ou morte natural. Os motivos ainda são desconhecidos, mas esta é a primeira morte que ocorre em meio a desdobramentos da Lava-Jato. Gleide Ângelo já antecipou que não daria entrevistas.

A Polícia Federal chegou a cogitar a possibilidade de incluir o nome do empresário Paulo César na lista dos procurados da Interpol. Segundo a PF, ele é suspeito de integrar uma organização criminosa que teria desviado R$ 600 milhões, envolvendo pelo menos 18 empresas que seriam de fachada e tinha beneficiários políticos de Pernambuco e do Nordeste.  

Paulo Morato é supostamente  dono da empresa “Câmara & Vasconcelos Locação e Terraplenagem LTDA”. Ele é apontado pelo Ministério Público como um dos que  aportou recursos na aquisição da aeronava Cesna, que transportava o ex-governador Eduardo Campos em 2014, falecido em 13 de agosto daquele ano, num acidente aéreo. 

O grupo foi descoberto pela PF a partir das investigações que apuravam quem seria o dono do jato que transportava Eduardo Campos naquele ano. Segundo o assessor de imprensa da Polícia Federal, Giovani Santoro, existe um agente federal acompanhando as investigações para observar se a morte tem algo relacionado à Operação Turbulência. Por enquanto, de acordo com ele, o caso será tocado pela Polícia Civil. Deacordo com informações preliminares de seus advogados, o empresário já tinha tentado suicídio.

Guga Lins participa do Forró do Mercado

O prefeito Guga Lins participou, nesta quarta-feira (22), do tradicional Forró do Mercado, evento organizado todos os anos pelos comerciantes e funcionários do Mercado Público de Sertânia. O evento foi animado por Lula Sanfoneiro, que fez a festa com o melhor pé de serra da região.

Quem participou do evento se deliciou com xerém com galinha, mungunzá, canjica, pamonha e várias outras comidas típicas do Ciclo Junino e tudo oferecido gratuitamente. “Todos os anos nós organizamos essa confraternização junina. Quero agradecer muito ao prefeito Guga Lins por sempre apoiar a nossa festa”, disse a comerciante Rosa Abreu.






Custódia: MP enquadra Luiz Carlos, Manuca e Presidente do PT por propaganda ilegal

Para garantir o cumprimento da legislação eleitoral na cidade de Custódia, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou uma série de medidas ao prefeito Luiz Carlos, ao vice-prefeito e presidente do Diretório Municipal do Partido Social Democrático (PSD), Emmanuel Fernandes, o Manuca e à presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT), Sylvia Queiroz.
O atual prefeito e pretenso candidato à reeleição deverá abster-se de divulgar adesivos com símbolo, imagem ou número que o caracterize, especialmente aqueles com a imagem de uma mão com os dedos polegar e indicador formando a letra L, em alusão a seu nome e à futura candidatura.
Na condição de pretenso candidato, Luiz Gaudêncio ainda deverá diligenciar para que sejam recolhidos os adesivos fixados nos veículos da cidade, inclusive nos carros de secretários e outros servidores municipais, no prazo de 48 horas.
Já o vice-prefeito e também pretenso candidato Emmanuel Fernandes, o Manuca deverá abster-se de divulgar por meio de adesivos, o número e sigla do seu partido. Ele também deverá fazer recolher os adesivos que fazem menção à candidatura dos carros de seus familiares.

Sylvia Queiroz, por sua vez, também deverá abster-se de divulgar, por meio de adesivos, o número e a sigla do partido, e a orientar, na condição de presidente do Diretório Municipal do PT, para que filiados e terceiros façam o mesmo.

Atenção para o horário da coleta de lixo durante os festejos juninos

A Prefeitura de Sertânia, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, informa que em virtude dos festejos juninos a coleta de lixo desta quinta e sexta-feira, dias 23 e 24 de J   unho, será realizada, a partir das 13h.

Pedimos a toda população que só coloque o lixo em frente da residência antes do horário da passagem do carro coletor. Manter a cidade limpa é um dever de todos. Colabore!

Guga Lins entrega poço artesiano à comunidade do Sítio Macambira

O prefeito Guga Lins entregou, neste domingo (19), um poço artesiano com 2 mil litros de vazão, no sítio Macambira de Cima, de um total de 16, que irão beneficiar a área rural de Sertânia.
A comunidade recebeu o poço com muita alegria, pois segundo o agricultor José Zeferino da Silva, mais conhecido por seu Ziza, há muitos anos que a comunidade esperava por essa ação. “Esse poço vai beneficiar cerca de 15 famílias da nossa comunidade. Há oito anos esperávamos por isso. Só mesmo o prefeito Guga Lins para realizar esse nosso sonho”. Já a agricultora Genilda Zeferino de Melo, presidente da Associação dos Moradores do Sítio Macambira de Cima, disse que a comunidade escolar também será beneficiada com o poço. “Toda comunidade escolar está agradecida, esse poço vai beneficiar a Escola Municipal Manoel Xavier de Melo, que até hoje era abastecida com carro-pipa.
A Prefeitura de Sertânia garantiu a instalação hidráulica e elétrica do poço artesiano. O trabalho de perfuração foi realizado por uma máquina perfuratriz e um caminhão de apoio, fruto da parceria entre os governos Federal e Estadual e o Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú (Cimpajeú), do qual Sertânia faz parte. “Estou muito feliz por entregar esse poço ao povo do Sítio Macambira de Cima. As localidades beneficiadas com a perfuração desses poços artesianos foram apontadas como prioritárias nas reuniões que tivemos com as lideranças rurais do município”, afirmou o prefeito Guga Lins, que é vice-presidente do Cimpajeú.

O prefeito Guga Lins estava acompanhado do vice-prefeito Sinval Siqueira, dos vereadores Zequinha dos Correios (PTC) e José Francisco (PT) e dos secretários Júnior Maciel, Gabinete, Cícero Paulo, Acompanhamento de Associações, Cooperativas e Consórcios, além de lideranças comunitárias.

Expediente no São João

Neste dia 23 de junho, Véspera de São João, será Ponto Facultativo nos órgãos da Administração Direta e CEDOCA. Já no dia 24, Dia de São João, será feriado, conforme prevê o Decreto 066/2015 de 31/12/2015. Os serviços considerados essenciais ficam garantidos.

Prefeitura de Sertânia vai calçar mais quatro ruas

A Prefeitura de Sertânia vai calçar duas ruas nas comunidades do Ferro Novo; ruas João Rodrigues e José Rodrigues e duas ruas na Mário Melo Nova; rua Expedito Salvador e Paulo Barros Correia. As obras fazem parte do conjunto de dez obras em parceria com o Governo do Estado, através do FEM2.
“Estamos felizes com o calçamento da rua. Moro aqui a mais de 20 anos e sempre esperei por essa obra, que valoriza muito minha casa” disse Helenice Xavier, de 39 anos, residente na Mário Melo Nova.
O prefeito Guga Lins lembrou outras vias que serão calçadas em diversos pontos da cidade. “Também vão ser calçadas as ruas João Alves, no Alto do Rio Branco, Rua Teobaldo Alves e Travessa Frei Damião, na Vila da Cohab. Através do FEM2 já calçamos as ruas 01 e 02, na Vila do Ferro Novo e a Travessa Presidente Vargas, ao lado do Hospital”, afirmou o prefeito.
O investimento total no calçamento das dez vias é de mais de R$ 900. 000,00.

Além das dez ruas, esta em fase de conclusão as obras de calçamento e instalação da rede de esgoto da Rua da Estação, no centro da cidade. Segundo o prefeito Guga Lins, serão calçadas na sequência as ruas Antonieta Siqueira Lafayette, conhecida como Rua do Pequeno Príncipe; Rua Projetada do Centro Social e 2ª Travessa Pergentino Batista, próximo ao Terminal Rodoviário. “Nosso objetivo é melhorar a mobilidade urbana, valorizando cada vez mais nossa cidade e oferecendo melhor qualidade de vida para a população”, disse Guga.


Distrito de Henrique Dias festeja padroeiro

Fé, religiosidade e o melhor do forró pé de serra vão marcar as festividades de São João Batista, padroeiro de Henrique Dias, distrito de Sertânia.
A programação social desta quinta-feira (23) terá Torneio de Futebol, Gincana Infantil e a partir das 22h, Luiz Wilson e Forró Gente Boa sobem ao palco para apresentar o melhor do forró pé de serra, o mais autêntico ritmo nordestino. Já na sexta (24), sobem ao palco, às 22h, Os Mensageiros do Forró. No sábado (25), a partir das 16h, tem Jecana, Caminhada do Forró e apresentação do Grupo de Dança Elisabete Freire.

A tradicional procissão com a imagem de São João Batista, será na sexta (24), a partir das 16h, logo após a missa. Todos os dias terá Parque Infantil.

Comitê Municipal Antidrogas vivencia Semana de Prevenção e Combate as Drogas

A Prefeitura de Sertânia, por meio do Comitê Municipal Antidrogas, implantou o Comitê Antidrogas em todas as Escolas que tem mais de 200 alunos matriculados regularmente. Para vivenciar o Dia Internacional de Combate as Drogas, que será realizado no próximo dia 26, as Escolas vivenciaram uma semana de atividades para abordar a temática.
Participaram das atividades, o Núcleo de Promoção e Prevenção de Violências da Secretaria de Saúde, o Conselho Tutelar, COMDECA, o Núcleo de Cidadania do Adolescente (NUCA), além das Secretarias de Desenvolvimento Social e Cidadania, Educação e da Mulher. A culminância do Projeto de Prevenção e Combate as Drogas aconteceu nesta quinta-feira (16), na Quadra da Escola Municipal Etelvino Lins, onde foram concentradas as demais escolas.

Várias apresentações foram realizadas pelos alunos das escolas por meio de cartazes, corais, paródias, hep, teatro e poemas. Com articulação do Núcleo de Promoção e os Comitês foi possível mostrar a importância do trabalho em rede de proteção articulada e fortalecida.

Empresas investigadas na Lava Jato e na Zelotes equivalem a 14% do PIB

As empresas “oficialmente” envolvidas nas operações Lava Jato e Zelotes equivalem a cerca de 14% do PIB brasileiro. Segundo levantamento feito pelo jornal O Estado de S. Paulo, as 32 companhias com ações abertas na Justiça Federal ou com inquéritos públicos nas duas operações da Polícia Federal têm uma receita combinada de aproximadamente R$ 760 bilhões, o que, segundo analistas, dá uma ideia dos efeitos que as investigações sobre corrupção podem ter na economia brasileira.
“Não é um número desprezível. Se considerado o impacto indireto sobre a cadeia do petróleo e construção pesada do País, o estrago é chocante, de proporções incomensuráveis”, diz o economista José Roberto Mendonça de Barros, sócio da MB Associados. “A questão que fica é: quais serão os impactos para o País, olhando daqui pra frente?”
Os efeitos da Lava Jato sobre as empresas foram devastadores. Muitas companhias, sobretudo fornecedoras da Petrobrás, quebraram e outras entraram em recuperação judicial. Grandes grupos estão vendendo ativos e com dificuldade de refinanciar suas dívidas. Cerca de 1 milhão de trabalhadores foram demitidos ao longo dos últimos meses, de acordo com estimativa da Força Sindical. A CUT (Central Única dos Trabalhadores) calcula cerca de 140 mil cortes somente na área da construção. Fontes do setor de óleo e gás dizem que a Petrobrás eliminou mais de 170 mil vagas. A Odebrecht cortou cerca de 50 mil pessoas desde 2014.
Para Mendonça de Barros, o resultado disso tudo deve ser uma mudança na forma de se fazer negócios no Brasil, já que a corrupção reduz a eficiência produtiva. “O inverso pode ocorrer agora. O governo terá de rever as concessões e as relações com o setor privado.”
Para Sérgio Lazzarini, do Insper, as empresas vão ter de se reinventar. “A Lava Jato cumpre o papel de escancarar um modelo vigente há séculos no País: o capitalismo de laços, em que o sucesso dos grupos econômicos está ligado ao Estado.”
Mas essa reinvenção não será fácil. Os grupos que sobreviverem ao turbilhão terão mais dificuldade de obter crédito e buscar sócios. É o caso da Petrobrás, que tenta se desfazer de parte da BR Distribuidora e de outros ativos. No caso da BR, busca um sócio. Os interessados, porém, resistem em ser minoritários da estatal.
Rodrigo Zeidan, da Fundação Dom Cabral, diz que as investigações ajudam a ampliar o ciclo econômico negativo vivido pelo País. Mas já há visões mais otimistas. “A sensação pior ficou para trás. Há uma mudança de percepção de ânimo dos investidores”, diz Alexandre Bertoldi, sócio-gestor do Escritório Pinheiro Neto.

Outro lado: A reportagem procurou as 32 empresas citadas nas investigações. Bradesco, Camargo Corrêa, Engevix, Odebrecht, Petrobrás, Serveng e UTC não comentaram. A Gerdau, citada na Zelotes, informou que “nem o grupo nem seus executivos prometeram (…) ou deram vantagem indevida a funcionários públicos”. O Safra informou que o banco não tem implicação na Zelotes, mas sim a JS Administração. O Santander diz que não é parte investigada. Corretora Tov, MPE, Fidens, Qualy, Laser Jet e Brasil Trade não foram encontradas pela reportagem. As outras companhias citadas não retornaram os pedidos de entrevista.

Chuvas ficarão abaixo da média em Pernambuco no próximo trimestre

A previsão de Temperatura da Superfície do Mar em torno da normalidade para o litoral leste do Nordeste, no trimestre julho-agosto-setembro, não é um bom indicativo para chuva na região do Agreste para a qual a previsão para esse trimestre é de chuva abaixo da média.
No oceano Pacífico equatorial, há indicativo de anomalia negativa de TSM no segundo semestre de 2016, configurando assim, a presença do fenômeno La Niña o qual não prejudica a chuva na quadra chuvosa do Sertão pernambucano.

Recomenda-se o acompanhamento da atualização das análises mensal da TSM, dos oceanos Atlântico Tropical e Pacifico Equatorial, divulgadas pela APAC, e suas consequências na precipitação da quadra chuvosa de 2016 da Zona da Mata, Agreste e Região Metropolitana do Recife e a quadra chuvosa do Sertão em 2017.

Crise faz brasileiros com renda média familiar de R$ 3 mil reduzir consumo e adiar planos

Há seis meses, a vendedora Magna Gonçalves, de 26 anos, está na exaustiva busca por um emprego. Enquanto não encontra o novo trabalho, ela usa algumas estratégias para aumentar a renda, como a venda de seu smartphone por R$ 300, e troca roupas com amigas. O vendedor Leonardo Gomes, de 22, também negociou seu playstation 2, por R$ 150, quantia que ajudou a pagar algumas contas. Da mesma forma, Tarcísio dos Santos, 40, quer trocar o carro que considera o máximo por um modelo mais barato, mas com manutenção de menor custo.
A classe C, que ascendeu na pirâmide social e foi o motor do consumo, puxando o crescimento recente da economia brasileira, está agora reduzindo gastos, adiando e trocando seus sonhos de consumo. É preciso fazer girar o que perdeu uso em casa para ajudar a fechar o orçamento doméstico. No tempo livre, muitos estão dobrando a carga horária para colocar as contas em dia.
A ginástica para ajustar os gastos é uma adequação ao segundo ano seguido de recessão da economia brasileira, que fez o desemprego crescer, a renda cair e o custo de vida decolar. Além de trocar marcas mais caras no supermercado por produtos mais baratos, reduzir o lazer e os gastos com alimentação fora do lar, sair da escola privada para a pública, a classe C também está se virando com desapego: “A classe média está ajustando seu orçamento. Para isso ela troca o smartphone, aluga quartos, vende alguma coisa que tem em casa”, diz Renato Meirelles, presidente do Instituto Data Popular, especializado em estudos sobre a nova classe C brasileira.
Segundo o executivo, com renda familiar média de R$ 3 mil, e somando 54% da população brasileira, a classe C foi diretamente afetada pela recessão e, apesar da resistência, a queda de alguns milhões de brasileiros para a classe D já começou. Se o crescimento da inflação de serviços afetou menos a nova classe média, a alta de preços administrados, como a energia elétrica, teve grande impacto no orçamento. “A expectativa é de que o cenário piore ainda mais, antes de começar a melhorar”, diz Meirelles.
Magna Gonçalves foi dispensada do trabalho depois que o movimento de clientes despencou na revenda de carros onde trabalhava. “Antes eu trocava de celular igual troco de roupa, agora não faço mais isso. Quando estava trabalhando também comprei TV nova, liquidificador, comprava roupa nova, mas agora…”, lamenta. Magna queria comprar um smartphone com mais recursos e um sofá, mas seus planos estão congelados.
Na família do jardineiro e lavador de carros Tarcísio Santos, o automóvel é peça-chave. É com ele que Tarcísio leva e busca as crianças na escola, faz as compras da casa, vai e volta ao trabalho. No último ano, com a alta dos preços e dos juros para compras parceladas, ficou apertado manter em dia o padrão de vida e ainda a prestação do banco. Por isso, Tarcísio quer trocar o carro financiado, do qual cuida com muito capricho, por um modelo mais barato. “Queria vender o carro por um valor maior que o que eu já paguei para o banco.”
Há 20 anos atuando no setor automotivo com a venda de automóveis, Roberto Cândido é sócio-proprietário da Gameleira Veículos, instalado na Via Expressa, em Belo Horizonte. “Com a crise, as trocas cresceram demais e já representam 70% do movimento da loja.” Segundo ele, o maior interesse dos clientes é deixar o carro mais caro na revenda, levando para casa um modelo mais barato. “Para fazer dinheiro, as pessoas estão trocando o carro para levar a diferença.”

EXPULSOS DO PARAÍSO: Estudo recente realizado pela empresa Tendências Consultoria estima que desde 2014 até o fim deste ano 3,5 milhões de brasileiros que ascenderam à Classe C devem retornar as classes D e E. Segundo a consultoria, em função da crise, a classe D/E deverá voltar a ser inflada em 4,7 milhões de famílias (de 2014 até 2017), o que anularia o processo de mobilidade social verificado entre 2006 e 2013, período durante o qual a classe D/E mostrou redução de 3,8 milhões de famílias. O estudo considera como classe C as famílias com renda mensal entre R$ 2.166 até o teto de R$ 5.223, sendo que os valores foram atualizados a preços de dezembro de 2015.

Idosos do CCI praticam atividades físicas na Academia da Saúde do Alto do Rio Branco

Os idosos atendidos pela Prefeitura de Sertânia, por meio do Centro de Convivência do Idoso (CCI), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, praticaram atividades físicas na Academia da Saúde do Alto do Rio Branco.
A Academia da Saúde conta com pista de cooper, espaço multiuso, equipamentos para exercícios físicos, além de um prédio com sala de vivência, sanitários, sala de acolhimento, área de circulação e depósito. Um espaço dedicado à atividade física e promoção da saúde da população.

O CCI, que funciona na Rua Floriano Peixoto, das 8h às 12h e das 14h às 17h, tem como foco o desenvolvimento de atividades que contribuam no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia e de sociabilidades, no fortalecimento dos vínculos familiares e do convívio comunitário e na prevenção de situações de risco social.






Zeca diz que há descaso com a saúde em Arcoverde

Na tarde desta quarta (1), em pronunciamento no Plenário da Câmara dos Deputados, o deputado federal Zeca Cavalcanti (PTB-PE) denunciou o que chamou de “descaso com a saúde em Pernambuco e, particularmente, em Arcoverde, aonde faltam médicos e remédios em postos de saúde e a policlínica funciona inadequadamente”.
O parlamentar trabalhista iniciou sua fala alertando para o grave problema da zika, dengue e chikugunya que “parece a coisa passou e que aquela epidemia que víamos em 2015 desapareceu”. Lembrou que todos os meios de comunicação estão “esquecidos” do problema, citando os novos números do Ministério da Saúde sobre a microcefalia no País, quando já foram registrados 1.489 casos notificados. Para Zeca Cavalcanti, os efeitos disso veremos nas futuras gerações.
No discurso, o deputado Zeca Cavalcanti falou do Projeto de Lei 4.616 de sua autoria que prevê a inclusão dos repelentes de insetos no regime especial tributário concedido a medicamentos, desonerando na questão do PIS, PASEP E COFINS para que as que fabricam os repelentes, reduzindo assim os preços dos produtos para os consumidores. O projeto já está em tramitação nas comissões da Câmara.
Voltando seu discurso para Arcoverde, ele lembrou que em 2015 a cidade teve 90% da população vitimizada pela dengue, chikungunya e zika. Ele citou o caso do Hospital Regional de Arcoverde que hoje “está abandonado pelo governo do estado”, quando em finais de semana não tem um médico plantonista.

No final do seu discurso, o deputado federal Zeca Cavalcanti também falou do aumento da violência na cidade e terminou falando que o descaso com a saúde pública no estado e, em particular em Arcoverde, o deixa “extremamente insatisfeito”. Ele cobrou medidas urgentes para atenuar o problema da saúde em Arcoverde.

Tuparetama: Prefeitura lança edital de concurso público

A Prefeitura Municipal de Tuparetama divulgou, no Diário Oficial dos Municípios desta terça-feira, 31 de maio de 2016, a realização de um novo Concurso Público.
O período de inscrições será de 6 de junho de 2016 a 6 de julho de 2016, pelo site  www.idhtec.org.br.

Existem vagas disponíveis para todos os níveis, conforme quadro abaixo:

Atuação parlamentar: Zequinha é destaque na Câmara de Vereadores de Sertânia

O vereador Zequinha dos Correios (PTC) vem sendo destaque na Câmara de Vereadores de Sertânia. Com ações voltadas para resolver os problemas da população, o parlamentar vem atuando na zona rural, na área de esportes, cultura, juventude e na saúde do município.
Na zona rural, Zequinha solicitou melhorias para as estradas, limpeza de barreiros e perfurações de poços artesianos. Zequinha vem incentivando a prática esportiva, apoiando a realização de campeonatos, torneios e ajudando na aquisição de materiais esportivos. Na cultura, o vereador participou e apoiou todos os eventos que foram solicitados, principalmente as festas e movimentos tradicionais da cidade. Já na saúde, Zequinha requereu ao plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Sertânia que fosse enviado ofício aos deputados Ângelo Ferreira (estadual) e Gonzaga Patriota (federal) solicitando emendas parlamentares para compra de equipamentos para o Hospital Municipal Maria Alice Gomes Lafayette.

“Venho acompanhando todos os serviços oferecidos na cidade e na zona rural. Nosso compromisso com a população é para fiscalizar o poder executivo, elaborar propostas e ajudar a resolver os problemas do município. Destaco e parabenizo o prefeito Guga Lins pelo excelente trabalho vem realizando em todo município”, disse o vereador Zequinha.

Governo do Estado vai atrasar o pagamento do salário do mês de maio

Por meio de sua assessoria, o secretária estadual de Administração, Milton Coelho, informou nesta terça-feira (31) que o salário do mês de maio dos servidores públicos estaduais será pago com atraso em relação ao mês anterior.
Antes, a regra estabelecida pelo governo era pagar o salário até o 5º dia útil do mês subseqüente, o que está dentro do previsto pela lei. A partir de agora, devido à crise financeira que aflige os cofres públicos, o governo alterou o calendário.
O salário será pago a partir do quinto dia útil do mês subseqüente da seguinte forma: dia 07 de junho receberão os aposentados e pensionistas e no dia 08 todos os da ativa.

O secretário já propôs ao governador Paulo Câmara que a partir deste mês de junho o salário dos ocupantes de cargos em comissão e funções gratificadas seja pago a partir do dia 12 do mês subseqüente.
© Diário de Sertânia - 2015. Criado por: JH Design. Todos os direitos reservados.