O colégio tem 448 alunos matriculados. Dez funcionários testaram positivos para o novo coronavírus. Os exames foram realizados na última segunda-feira (23), por solicitação da equipe de vigilância sanitária do município.
JC PE
Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail !
O colégio tem 448 alunos matriculados. Dez funcionários testaram positivos para o novo coronavírus. Os exames foram realizados na última segunda-feira (23), por solicitação da equipe de vigilância sanitária do município.
JC PE
Durante a participação, o parlamentar agradeceu pelos votos recebidos e citou os desafios que terá pelos próximos quatro anos. "Agradeço de coração a cada eleitor sertaniense que depositou um voto de confiança em minha pessoa, estou muito feliz e determinado para mais uma vez fazer valer a pena cada voto recebido. Nos próximos quatro anos teremos grandes desafios, a começar por o enfrentamento da crise provocada por o coronavírus, principalmente nas áreas da saúde, educação e na economia", disse.
O vereador Damião Silva também falou sobre sua atuação na área social em Sertânia, onde diariamente está ao lado da comunidade para enfrentar os problemas. "A população sabe que o vereador é o agente público mais próximo, esperam uma presença diária, por isso todos os dias estou a disposição do povo, meu gabinete é na Rua e meu telefone está sempre ligado, atendo todo mundo e procuro ajudar a resolver os problemas", afirmou o parlamentar".
O Diário de Sertânia parabeniza o vereador Damião Silva e deseja que realize um grande trabalho no legislativo municipal.
Na cidade de Afogados da Ingazeira, o secretário de Cultura e Turismo, Edgar Santos, informou que a parir desta segunda-feira (25) a fase de execução do projeto terá início no município, informação essa que deixa os artistas sertanienses ainda mais ansiosos para saber quando será a vez de Sertânia.
O Diário de Sertânia deixa o espaço aberto para que a equipe da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Sertânia possa divulgar qualquer informação aos artistas da cidade.
Publicada no Diário Oficial da União no dia 30 de junho, a Lei Aldir Blanc determinou as ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas durante o estado de calamidade pública causado pela pandemia. O texto define a disponibilização de R$3 bilhões para estados e municípios.
Em novembro, 37% avaliaram o governo como ótimo ou bom, ante 39% em outubro. Os que consideram o governo ruim ou péssimo oscilou para 34%. Um mês atrás, foram registrados 31%.
A avaliação sobre a condução da economia apresentou piora. Dentre os entrevistados, 52% responderam que a economia do país está “no caminho errado”. Em outubro, eram 47%. Outros 35% responderam que a economia está “no caminho certo”, ante 39% em outubro.
A sondagem abordou ainda a expectativa sobre a pandemia de coronavírus e 77% responderam que o Brasil ainda irá enfrentar uma segunda onda da doença. Outros 19% consideram que o país não passará por uma nova leva de Covid-19.
Houve uma redução no número de entrevistados que consideram que o pior da pandemia já passou. Em outubro, eram 64%, agora são 46%. Os que responderam que “o pior ainda está por vir” chegam a 47%, frente os 30% registrados no mês passado.
A avaliação da atuação de Bolsonaro no enfrentamento à pandemia também oscilou negativamente dentro da margem de erro. O grupo dos que avaliam a atuação como ótima ou boa caiu de 30% para 25%. Os que a consideram ruim ou péssima oscilou de 47% para 49%. A pesquisa entrevistou 1.000 pessoas em todo o território nacional entre 18 e 20 de novembro. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais.
A segunda Câmara do TCE referendou, na última quinta-feira (19),duas medidas cautelares expedidas pela conselheira Teresa Duere que determinaram a instauração de auditorias especiais no município de Sertânia. As cautelares foram indeferidas, pois nenhum dos processos exigia medidas em caráter de urgência, e sim uma apuração mais detalhada das questões abordadas.
A primeira Cautelar, de número 2056442-9, diz respeito ao processo de Dispensa de Licitação nº 02/2020, que tinha por objeto “a contratação direta de uma empresa para locação de três motoniveladoras, três retroescavadeiras e dois tratores de esteira destinados à execução de serviços na zona rural do município, deteriorada pelas últimas chuvas ocorridas em toda sua extensão territorial”. Publicada em 31 de julho, a dispensa tinha orçamento estimado em R$ 366.930,39.
Após a análise do pregão, a equipe técnica da Gerência de Auditorias de Obras Municipais – Norte (GAON), do TCE, identificou falhas no procedimento, tais como a realização de dispensa de licitação extemporânea, projeto básico precário, inadequado, deficiente e com preço superfaturado, contratação de máquinas com preços superestimados e locação desnecessária de equipamentos.
A Prefeitura de Sertânia, mesmo tendo solicitado uma dispensa de licitação alegando motivos emergenciais, só concluiu o processo licitatório em 3 de agosto, aproximadamente cinco meses após a declaração da emergência. Foi quando assinou os contratos nº 034/2020 e nº 035/2020, com as empresas J. B. de Pádua Silva Construções e Visão Nordeste.
A GAON, então, solicitou uma Medida Cautelar para suspender os contratos, evitando possíveis danos ao erário, mas a Prefeitura não aguardou julgamento da relatora e os rescindiu.
Embora a anulação descarte o uso de medida cautelar, a conselheira Teresa Duere entendeu que há necessidade de formalização de processo de auditoria especial, “tendo em vista a natureza e a relevância dos achados apresentados pela auditoria, que vão desde o processo de dispensa, da motivação da contratação, até à execução dos contratos dela decorrentes”.
AMBULÂNCIAS – A outra Medida Cautelar que resultou na determinação de abertura de Auditoria Especial foi a de número 2054125-9, formalizada a partir de uma representação da empresa Fiori Veicolo, com intuito de suspender o Processo Licitatório nº 023/2020, que previa a contratação de empresa para fornecimento de ambulâncias, como ação de enfrentamento à pandemia.
A empresa Fiori Veicolo denunciou supostas práticas irregulares adotadas pela empresa declarada vencedora, Santa Catarina Comercial, que estaria realizando a venda indireta de veículos, procedimento indevido no âmbito do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), com repercussões de natureza tributária em desfavor do Estado.
A relatoria não concedeu a medida de urgência, pois não foram identificadas irregularidades no edital da Prefeitura. Seu voto argumenta, entretanto, que o problema “transcende a esfera da gestão municipal e pode estar sendo executado em práticas privadas, com suposta sonegação fiscal”.
Sendo assim, Teresa Duere alertou os gestores sobre o dever da Prefeitura de assegurar as condições da garantia dos veículos, além de que poderão vir a ser responsabilizados em caso de irregularidades fiscais. Tais ações serão verificadas na Auditoria Especial, que vai possuir diligências junto ao Detran e à Secretaria Estadual da Fazenda.
Blog do Nill Júnior
Em conversa com a redação do Diário de Sertânia, a vereadora eleita falou sobre os agradecimentos. "Estou agradecendo de coração a todos os meus eleitores e a população sertaniense como um todo, que demonstrou mais uma vez a importância da democracia e que através de seu voto, fez valer a sua vontade. Minha campanha foi feita junto com o povo, cada voto foi através de um sentimento de confiança em minha pessoa, por isso não poderia deixar de estar aqui agradecendo a cada um deles. Irei visitar os quatro cantos de Sertânia para agradecer a todos, pois vim do povo e continuarei no meio do povo", disse.
A redação do Diário de Sertânia parabeniza a vereadora eleita por esse bom exemplo de permanecer perto do povo. Também desejamos que a futura parlamentar realize um grande trabalho na Câmara Municipal de Sertânia.
“Essa assinatura é um ato simbólico e representa as prioridades da nossa gestão em reconhecer a diversidade étnico-cultural e socioambiental dos povos quilombolas do nosso município. Um olhar atento para essas pessoas, que contam com o nosso apoio para a construção e execução de políticas públicas voltadas para o seu desenvolvimento social/cultural. Uma medida pioneira que representa o reconhecimento histórico dessas comunidades”, disse o prefeito Ângelo Ferreira.
Entre as competências do comitê, destacasse a aprovação ou reformulação do seu regimento, elaboração de um Plano Municipal de Ações Afirmativas para as Comunidades Quilombolas e Povos Tradicionais, identificar e cadastrar famílias, entre outras. “A instituição desse comitê vem em boa hora, exatamente no dia da consciência negra. É um importante instrumento de participação social para as comunidades quilombolas e povos tradicionais de nossa cidade”, disse Paulo Henrique Ferreira, secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania de Sertânia.
Também estiveram presentes ao ato da assinatura, Zé Silva, representante da Comunidade Riacho dos Porcos, Mairla Amaral, quilombola do Severo-Sertânia e Julyanne Alves, supervisora do Programa Criança Feliz em Sertânia.
Louro Santos era também instrumentista e teve passagens pelas bandas Aveloz e Forró da Malagueta. Junto com o filho, o cantor fez muito sucesso e realizou vários shows na Paraíba, onde arrastou uma multidão de fãs.
Entre os sucessos do artista estão “Te encontrei”, “Virou minha cabeça” e ” Retrato” que interpretou junto com seu filho Victor Santos. Vários artistas gravaram suas composições como Joelma e a banda Calcinha Preta.
Não haverá velório devido à causa do falecimento e o enterro acontece em Pernambuco. A morte foi comunicada no Facebook e no instagram da agenda do artista. Nas redes sociais, muitos fãs lamentaram a morte.
O condutor da motocicleta CG 125 fan de cor vermelha estava caído junto no chão, junto ao condutor da motocicleta Honda NXR 150 bros de cor vermelha.
Durante a abordagem, os indivíduos relataram ao efetivo que após saírem de uma festa no bar, decidiram participar de uma corrida com disputa de competição automobilística, popularmente conhecida como “Racha”.
Diante dos fatos, os veículos foram apreendidos e os imputados foram conduzidos à DPC local, onde foi lavrado um TCO em desfavor de cada um deles.
Na terça-feira (24), a Folha de Pernambuco publica a pesquisa do Ipespe sobre as intenções de voto na capital pernambucana.
Já a quarta-feira (25) é reservada à consulta encomendada ao Ibope pelo Jornal do Commercio e a TV Globo.
A Globo também divulga na quinta-feira (26) a penúltima rodada do Datafolha. Já a TV Clube/Record trará na sexta-feira (27) um levantamento do Real Time Big Data.
No sábado (28), véspera da eleição, a CNN Brasil informa novos números do Real Time Big Data, enquanto a Folha PE promove a última rodada do Ipespe, o Jornal do Commercio e a Rede Globo trarão a última prévia do Ibope, além da Globo/Datafolha.
O Governo do Estado atendeu o reclame do povo e iniciou o recapeamento dentro do programa Caminhos de Pernambuco, assim como na PE que liga Sertânia a Cruzeiro do Nordeste.
A própria Secretária Fernandha Batista destacou a importância da ação. “O programa Caminhões de Pernambuco está cumprindo a missão para a qual foi criado. Serão investidos R$ 56 milhões na requalificação completa desse eixo rodoviário, que beneficiará todo o Pajeú”.
A Secretária destacou também as obras na PE 265, entre Placas e os Coqueiros. “As demais etapas já foram autorizadas pelo governador Paulo Câmara e serão realizadas até a divisa com a Paraíba, em Pernambuquinho”.
© Diário de Sertânia - 2015. Criado por: JH Design. Todos os direitos reservados. |