O que você procura?
Home Notícias Entretenimento Esportes Serviços
Veja também: Pronatec seleciona professores bolsistas para vagas em Sertânia

Adotando todas as medidas de segurança, Tamboril Motos realiza agendamento para revisões

Adotando todas as medidas de segurança recomendadas pelas Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, a Tamboril Motos, sua casa da Honda em Arcoverde e região, iniciou o agendamento para revisões de motocicletas Honda. Para agendar, basta o cliente entrar em contato através do whatsapp ou ligar para o número (87)9 8877-3117.
Em Arcoverde, A Tamboril Motos fica localizada na Avenida Osvaldo Cruz, BR 232, Km 258.

Mais casos de Covid registrados em Sertânia e região

A Secretaria de Saúde de Sertânia informou, nesta quinta-feira (18), que quatro casos foram confirmados  para Covid-19 no município, após realização de testes rápidos. São 120 casos confirmados, com 56 recuperados e quatro óbitos, além de 18 em investigação e 308  descartados.
Arcoverde informou que até às 17 horas, foram confirmados 21 novos casos de Covid-19, um óbito, dezesseis  descartados e oito curados. São 215 confirmados, 20 suspeitos, 304 descartados, 18 óbitos e 90 recuperados.
Vale lembrar, que dentro dos 215 confirmados, estão contabilizados os 18 óbitos e 90 curados. No total, a cidade tem dois pacientes em UTI e oito (08) em enfermaria.
No Hospital Regional Ruy de Barros Correia, não há nenhum em UTI (no total de oito vagas) e há três (03) em enfermaria. No Hospital de Campanha há cinco (05) internados. No Hospital Memorial Arcoverde há dois (02) pacientes na UTI.
A Secretaria Municipal de Saúde de Carnaíba  informou em nota que foram  registrados de mais três casos positivos de Covid-19 no município.
Dos pacientes, dois são do sexo feminino, com 11 e 37 anos de idade, respectivamente.Há ainda  um do sexo masculino, com 44 anos. A cidade tem 41 casos confirmados, com 16 recuperados e cinco óbitos, 52 descartados e três em investigação.
Mais 13 casos foram descartados, doze com realização de testes rápidos e um com exame realizado no LACEN-PE. Dos casos descartados cinco estavam em investigação. “Os resultados de testes rápidos podem ser informados diretamente sem a necessidade de passar pela situação de Investigado, tendo em vista que esses resultados são obtidos em um curto espaço de tempo, cerca de 15 minutos”.
Em São José do Egito, foram confirmados mais 8 casos de Covid-19. “Os pacientes encontram-se bem e estão em isolamento domiciliar sendo monitorados pela equipe da secretaria de saúde. O município continua realizando a testagem em todos os pacientes sintomáticos, e até hoje já foram realizados 292 exames”.
São 78 casos confirmados, 67 curados, 11 em recuperação e um óbito. Hoje a Secretaria de Saúde informou a alta de mais 10 pacientes.
Tabira teve mais dois casos confirmados e chegou a 95. Há ainda cinco casos em investigação, 120 descartados, cinco óbitos e 54 recuperados. “Nessas 24 horas, 23 tabirenses foram notificados na Quarentena Domiciliar Monitorada. 21 tabirenses concluíram o Monitoramento Domiciliar”.

Sertão do Moxotó chega a 406 casos confirmados de coronavírus, quase metade já recuperados

Os dados dos boletins divulgados neste domingo (14), pelas secretarias de saúde dos municípios do sertão do Moxotó pernambucano mostram que a região tem 406 casos confirmados da Covid-19 que estão concentrados em Arcoverde, Betânia, Custódia, Ibimirim, Inajá e Sertânia. O município de Manari não tem nenhum caso.
Os registros, por ordem de casos confirmados, são os seguintes: Arcoverde (167), Sertânia (106), Custódia (102),  Ibimirim (23), Betânia (06) e Inajá (02).
Em relação aos pacientes recuperados, os municípios da região contabilizam 201 casos.
O número de óbitos chega 35, assim registradas: Arcoverde (17), Betânia (01), Custódia (08), Ibimirim (04), Inajá (01) e Sertânia (04).
Os dados foram coletados na manhã desta segunda-feira (15), por meio dos boletins divulgados pelas secretarias de saúde de cada município.
O último boletim divulgado pela prefeitura de Custódia tem os dados do dia 12 de junho.

PM e Vigilância interditam espaço de Galeguinho das Encomendas que promovia evento no Ambó

Um evento festivo no Ambó, município de Itapetim,  organizado por José Fagner Gomes Melo, o Galeguinho das Encomendas,  conhecido digital influencer da região gerou polêmica .
Tudo pelas imagens divulgadas pelo próprio influencer nas redes sociais.  Não foram poucos os que questionaram o descumprimento às medidas de isolamento social,  ainda vigentes,  mesmo com a perspectiva de reabertura de alguns setores do comércio.
Casas de shows, bares e similares, como o “Haras Encomendas”, que ele inaugurou neste domingo, ainda não tem autorização de funcionamento.
Mas as imagens que correram trecho  mostraram várias pessoas descumprindo o isolamento social.  Muita gente de Brejinho, São José do Egito, Itapetim e da Paraíba,  como Ouro Velho.
Segundo as prefeituras de Itapetim e Brejinho através das Secretarias de Saúde, após denúncias a partir das imagens circulando nas redes sociais,  Vigilância Sanitária, PMs, inclusive com apoio do GATI interditaram o local. Galeguinho prestou esclarecimentos na Delegacia e foi liberado.

Sertânia terá atividades comerciais retomadas nesta segunda-feira (15)

Sertânia entrará, nesta segunda-feira (15), em uma nova fase do Plano de Convivência das Atividades Econômicas, que estavam paralisadas por conta da pandemia do novo coronavírus.
De acordo com o plano de flexibilização do Governo de Pernambuco, neste dia 15 de junho, lojas de varejo poderão reabrir com espaço limitado em até 200 metros quadrados (m²). Os salões de beleza e serviços de estética também reabrirão, e deverão se adaptar para atender um cliente por vez, com agendamento e medidas de higienização entre um cliente e outro.
Já estavam autorizados a funcionar, desde o dia 10, estabelecimentos como clínicas médicas, clínicas odontológicas e óticas. No dia 08, os setores de construção civil a atacadões tiveram suas atividades retomadas.
As próximas fases de reabertura do comércio ainda não possuem data definida pelo governo. Seguem sem previsão de retorno a construção civil com 100% dos funcionários, eventos esportivos, academias de ginástica e similares, serviços de alimentação, museus, cinemas e teatro, entre outros segmentos.
De forma geral, para todos os setores, será adotado um novo protocolo obedecendo algumas determinações como uso da máscara, álcool em gel e número mínimo de pessoas em atendimento.
A fiscalização será mantida como está sendo feita atualmente, com atuação conjunta de órgãos estaduais e municipais, com previsão da aplicação de multas e até mesmo exclusão do alvará de funcionamento.

Bastidores: o que os prefeitos cobraram a Paulo Câmara

Muito aguardada, aconteceu ontem a reunião do governador Paulo Câmara com prefeitos do Sertão do Estado.
A expectativa era grande porque dois dias antes, o plano de atividades de quatro regiões foi adiado por mais uma semana. Mas, ao contrário,  a região teve liberação para retomada gradual.
A partir de amanhã, lojas de varejo com até 200 metros quadrados, das 9h às 18h, salões de beleza e estética,  treinos de futebol profissional, comércio, aluguel e vistoria de veículos.
Os demais estabelecimentos, como restaurantes, bares, academias, clubes vão ter que esperar mais um pouco segundo as autoridades.
Sobre as aulas, o governador Paulo Câmara  informou que a Secretaria de Educação vai começar as reuniões com os municípios para analisar quando haverá o retorno, com planejamento e data.
A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) se reuniu neste sábado, 13/06,  com o governador Paulo Câmara.
Desta vez, os gestores de todo o Sertão do Estado, que compreendem as Macrorregiões 3 e 4 de saúde, puderam debater com o Estado a regionalização do plano de convivência com o
O governador Paulo Câmara  informou que a Secretaria de Educação vai começar as reuniões com os municípios, para analisar quando haverá o retorno das aulas, com planejamento e data. Além da entrega, em breve, dos hospitais de campanha no Sertão.
Segundo o secretário de Saúde, André Longo, os Hospitais de Campanha de Serra Talhada e Petrolina vão começar a funcionar em 10 dias. O de Serra, por exemplo vive um imbróglio por conta, pasmem,da escolha de um diretor.
No encontro,  alguns dos cerca de 55 prefeitos e secretários trataram de solicitações específicas.
O prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque pediu um “olhar especial” à reabertura da feira de animais, um arranjo produtivo local de Serra, além da situação dos mototaxistas da cidade.
O prefeito de Araripina, Raimundo Pimentel, pediu atenção quanto à disponibilização de leitos na região. O Governador Paulo Câmara anunciou, em 10 dias, a abertura de mais 10 leitos no Hospital Santa Maria. A cidade tem recebido pacientes de todo o Sertão,  como no exemplo de um paciente grave de Ingazeira essa semana.
Em Cabrobó, o prefeito Marcílio Rodrigues, pediu reforço policial. A gestora Jane Souza, de Petrolândia, mostrou dúvidas a respeito dos protocolos da reabertura do comércio.
O prefeito de Afogados da Ingazeira e presidente da Amupe, José Patriota questionou o Estado acerca da abertura de templos religiosos e, principalmente, sobre a situação do Transporte Intermunicipal, as lotações .
O Secretário de Saúde de São José do Egito,  Paulo Jucá sugeriu um protocolo para as academias com menor ocupação e orientação de personais trainners, fazendo a atividade mais individual e menos coletiva.
Já em Arcoverde, a prefeita Madalena Britto pediu a instalação de salas de hemodiálise, visto que alguns pacientes com coronavírus precisam desse tratamento. A cidade também recebe pacientes de toda a região.
O governador Paulo Câmara prometeu estudar a questão da feira livre de animais e a questão dos mototaxistas para recomeçar essa operação.
Na questão da abertura de templos religiosos, disse estar fechando um protocolo junto às igrejas.
Já sobre transporte intermunicipal, disse haver construção de protocolo, mas sinalizou que a situação é preocupante, principalmente nas cidades fronteiriças, o que dificulta retomada a curto prazo.
Blog do Nill Júnior

Tabira: prefeitura manterá comércio fechado nesta segunda

A prefeitura de Tabira informou agora pela manhã em nota que manterá o fechamento do comércio na cidade,  não seguindo a medida anunciada pelo governo de Pernambuco.
Ontem, a gestão Sebastião Dias  chegou a considerar que seguiria o cronograma de reabertura, revogando os efeitos do decreto estadual. Mas uma nova avaliação com base no número de casos fez o governo mudar de ideia.
O fato definitivo foi que mais uma morte registrada tendo como causa mortis a Covid-19.  A notícia somada ao número de casos até agora, de 70 registros,  motivou a decisão. Veja a nota:
Apesar dos esforços e todas as medidas que a gestão e demais autoridades têm tomado, observa-se o aumento do número de óbitos e casos confirmados do Coronavírus.
Diante do quadro preocupante, o Governo Municipal vê que é mais prudente de nossa parte não acompanhar o decreto Estadual nesse momento.
Portanto, fica decidido que não haverá mais, em nosso município, a reabertura dos comércios que estava prevista para essa segunda-feira, dia 15.
Faremos, com a máxima urgência, uma reunião com o Ministério Público, Poder Legislativo, CDL e Comitê de Combate ao Coronavírus, para tratar sobre a reabertura gradual e segura nos próximos dias.
Prefeitura Municipal de Tabira

Pernambuco planeja reabertura de igrejas

Na próxima semana, o Governo do Estado deve apresentar um calendário para reabertura de igrejas e templos religiosos, fechados por conta da pandemia de Covid-19. Durante coletiva de imprensa transmitida nesta quarta-feira (10) pela internet, o secretário estadual de Saúde, André Longo, afirmou que o assunto está sendo debatido com representantes de diversas religiões para que retomada seja feita de forma segura. Com a confirmação de 925 novos casos da doença, o Estado já soma 41.935 pessoas infectadas pelo coronavírus. Em relação às mortes em decorrência da doença, foram registradas ontem mais 78, com um total agora de 3.531.
Temos um profundo respeito por essas atividades religiosas. Sabemos da importância delas para a população, mas elas carreiam em si a junção de muitas pessoas em ambientes. Precisamos então ter um certo cuidado com isso”, disse o secretário estadual de saúde. Ainda de acordo com André Longo, está sendo trabalhados aspectos que deem condições para aplicação de um calendário seguro. “Estamos em conversas com as representações das diversas religiões para que possamos fazer isso com segurança, garantindo essas atividades no momento mais adequado para que não tenha repercussões negativas na saúde pública”, falou.
secretário estadual de saúde disse ainda que nesta quarta-feira, durante reunião do Comitê de enfrentamento à Covid-19, foi observado uma tendência geral de estabilização e redução da curva epidêmica em Pernambuco, mas algumas regiões preocupam, como é o caso do Agreste. “Além disso, a pressão sobre a rede, em especial na primeira macrorregião do Estado (que inclui o Grande Recife e Zona da Mata), vem caindo e ao longo dos últimos dias a oferta de leitos vem superando a demanda de pacientes”, disse o gestor, que se reuniu com prefeitos do Agreste para falar sobre o aumento da demanda no sistema de saúde.
Folha de Pernambuco

Será? Após críticas, Polícia Civil nega favorecimento de primeira dama no caso Miguel

A Polícia Civil de Pernambuco se manifestou respondendo o abaixo-assinado virtual “Justiça por Miguel”.
O documento já caminha para três milhões de assinaturas.
Miguel tinha cinco anos e morreu no dia 02 de junho após cair do 9º andar de um prédio, no Centro do Recife. Segundo a Polícia Militar, o caso ocorreu às 13h, no Condomínio Píer Maurício de Nassau, conhecido como “Torres Gêmeas”.
Miguel Otávio Santana da Silva era filho único de Mirtes Renata Santana de Souza. Ela trabalhava como empregada doméstica no quinto andar do prédio em que o filho caiu.
Naquele dia, Mirtes precisou ir trabalhar e levou Miguel com ela. Enquanto a mãe teve que sair para passear com os cachorros a pedido da patroa, Miguel ficou sob a responsabilidade de Sari Gaspar Corte Real (patroa de Mirtes). “A criança começou a chorar querendo a mãe e foi deixada por Sari – com extrema insensibilidade e negligência – sozinha em um elevador, com apenas 5 anos. Miguel acabou se perdendo e saiu do elevador no 9° andar. À procura da mãe, o pequeno escalou uma grade, caiu de uma altura de, aproximadamente, 35 metros e não resistiu” diz o documento, cobrando justiça.
A Polícia Civil de Pernambuco informou em nota à plataforma que “está dedicada ao avanço e conclusão das investigações relativas à morte do garoto Miguel, de 5 anos”.
Que neste momento, em que estão sendo colhidos e analisados depoimentos, imagens, perícias criminais e outros elementos de prova, “a equipe envolvida nesse trabalho evitará declarações até que seja apresentado, no menor tempo possível e com qualidade, o inquérito policial ao Ministério Público de Pernambuco”.
“Ressalta que está atuando com intensidade, técnica e dentro da legalidade para esclarecer as circunstâncias da trágica morte e colaborar para que a justiça seja feita”.
“A corporação rechaça qualquer insinuação de favorecimento ou proteção dentro dessa investigação. Os trabalhos iniciaram de imediato após a notificação da morte, com perícias e depoimentos, inclusive com a prisão em flagrante da moradora do apartamento. A questão da divulgação de nomes e imagens de suspeitos de crimes deixou de ser feita pela Polícia Civil de Pernambuco desde a entrada em vigor da Lei de Abuso de Abuso de Autoridade (nº 13.869), em janeiro de 2020”, afirma.
“Esse procedimento e alinhamento institucional, ao qual se referiu o delegado Ramón Teixeira, em entrevista coletiva online, no dia 3 de junho, valem para todos, sejam ricos, pobres, brancos, negros, pessoas influentes ou não, homens, mulheres, praticantes de crimes contra a vida, roubos ou corrupção”.
E concluiu: “Por fim, a Polícia Civil de Pernambuco reforça que está trabalhando com dedicação, seriedade e isonomia, e dará respostas à sociedade no momento oportuno”.
A população espera que realmente seja feita justiça e a patroa responda pelo crime cometido, pois sabemos que se a empregada tivesse abandonado o filho da patroa e a criança tivesse se acidentado e morrido, ainda estaria presa. Que a Polícia Civil de Pernambuco realize seu trabalho, pois não estão fazendo mais que obrigação, são pagos com dinheiro dos impostos que sai do bolso de todos nós cidadãos.
Estamos de olho!!!

Faculdade de Integração do Sertão abre inscrições para vestibular digital

A Faculdade de Integração do Sertão (FIS) abriu as inscrições para o vestibular 2020.2, que vem com uma novidade neste semestre: será totalmente digital, por conta da pandemia do novo coronavírus.
As provas online serão de 8 de junho a 6 de julho, com o resultado saindo em até 24 horas. A matrícula já pode ser realizada logo em seguida ou até o dia 20 de julho.
Os interessados podem usar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ainda os benefícios do FIES e do Prouni. São mais de dez cursos de graduação, com professores qualificados e estrutura moderna. A primeira matrícula para novos alunos é gratuita.
“No cenário em que estamos, temos que facilitar ao máximo para quem quer se preparar para o futuro. Vamos disponibilizar o nosso vestibular 100% digital, mas com a mesma qualidade e os mesmos critérios de avaliação. Temos certeza de que tudo isso vai passar e que iremos receber muitos alunos motivados e com o objetivo de serem grandes profissionais. Estamos preparados para ajudar a construir esse novo futuro”, pontua Luis Melo, presidente da FIS
A Faculdade de Integração do Sertão possui nota máxima do MEC e aprendizado em tempo real para aperfeiçoar o rendimento dos alunos. Para conhecer os cursos, se inscrever no vestibular 2020.2 ou obter mais informações, basta acessar www.fis.edu.br.

Blog do Nill Júnior

Dia 20 de junho: Arraiá do Nordeste apresenta live do Forró Casa de Taipa

Próximo dia 20 de junho, a partir das 20h, tem o melhor do forró pé de serra com Vasconcelos De Sertânia e Forró Casa de Taipa em uma live imperdível. Durante a live terá  participação do sanfoneiro Bruno Luiz e do Poeta Galdêncio Neto. Vamos prestigiar mais um artista sertaniense.
Trabalhando na produção da live, Vasconcelos falou sobre a o evento. "Dia 20 de junho a live do Forró Casa de Taipa vai botar pegado, vamos apresentar um repertório recheado com as melhores músicas do tradicional forró pé de serra, para galera dançar bem muito em suas casas. Estamos preparando uma linda apresentação e convidamos toda comunidade de Sertânia, de Pernambuco e de todo Brasil para assistir live. A transmissão será através da página no Facebook 'Sou do Nordeste Mesmo e com Orgulho', do amigo Jhon Melo", disse.
A CDL Sertânia está apoiando a realização da live do Forró Casa de Taipa, e está programando a realização de uma campanha para arrecadar ajudas para a comunidade carente do município que está sendo atingida por os efeitos da Pandemia provocada por o Coronavírus. Nos próximos dias a CDL Sertânia irá divulgar a forma que os empresários e a comunidade poderão ajudar.
Com muita alegria, irreverência e competência em sua musicalidade, o Forró Casa de Taipa vem conquistando um impostante espaço na área cultural em Pernambuco e de todo nordeste, sempre levando o nome de Sertânia por onde passa. 

Sertânia: Hospital Maria Alice Gomes Lafayette recebe quatro respiradores portáteis

A Prefeitura de Sertânia continua reforçando a saúde do município para enfrentar a pandemia da Covid-19. Esta semana, Sertânia recebeu quatro ventiladores pulmonares portáteis, que já estão no Hospital Maria Alice Gomes Lafayette e servirão também para transporte de pacientes em ambulâncias. A aquisição representa um investimento de R$ 100 mil, em recursos próprios.
Os respiradores estão entre os equipamentos mais importantes para enfrentamento da Covid-19, já que em alguns casos, a doença pode causar, de forma grave, falta de ar no paciente, levando-o a precisar dos ventiladores pulmonares para receber suporte respiratório.
A Secretária de Saúde, Mariana Araújo falou sobre a importância dessa aquisição, “Essa é mais uma resposta do Município no combate ao novo coronavírus, com esse equipamento, teremos melhores condições e maior eficiência no atendimento aos pacientes com Covid-19 e outras enfermidades que causam insuficiência respiratória”.
Já havia sido adquirido este ano um respirador fixo para o centro cirúrgico do hospital.
A iniciativa faz parte de um conjunto de ações da Prefeitura de Sertânia para garantir aos sertanienses todos os atendimentos possíveis em caso de necessidade. A gestão adquiriu diversos outros itens durante esta pandemia do novo coronavírus, como as quatro ambulâncias que foram compradas, para atender a demanda de transporte de pacientes, que custaram mais de R$ 450 mil. A administração municipal está adquirindo, ainda, mais 6 ambulâncias.

Pernambuco registra 35 mortes nas últimas 24 horas, menor número desde 3 de maio

Pernambuco confirmou, neste domingo (07), mais 881 casos do novo coronavírus, de acordo com o boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). Desses, 165 se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 716 são quadros considerados leves.  Com isso, o Estado chega a 40.242 casos confirmados da covid-19, sendo 15.861 graves e 24.381 leves. Há casos graves em 165 municípios pernambucanos, além do Arquipélago de Fernando de Noronha e de pacientes em outros Estados e países.
O documento também registrou 35 mortes – 20 do sexo feminino e 15 do sexo masculino -, totalizando 3.305 óbitos pela doença. Este é o menor número diário desde o dia 3 de maio, quando foram contabilizados 24 óbitos. Os registros não correspondem às mortes que ocorreram no dia, mas sim àquelas que foram confirmadas laboratorialmente.
Curados – O Estado teve 21.773 pessoas curadas da Covid-19. Desse total, 5.880 foram casos graves e 15.893, leves.

Em entrevista, Moro equipara PT e Bolsonaro

O ex-ministro Sergio Moro acena pela primeira vez aos recém-criados movimentos que se autodenominam pró-democracia e equipara o PT (Partido dos Trabalhadores) ao presidente Jair Bolsonaro.
Para Moro, o partido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não reconhece erros cometidos durante seu período no governo federal em relação aos desvios na Petrobras. Isso equivale, nas palavras do ex-juiz da Lava Jato, ao discurso negacionista de Bolsonaro sobre a pandemia do coronavírus. “É um erro isso”, diz.
Em entrevista à Folha, Moro diz que está “em aberto” a possibilidade de ele aderir a esses movimentos em defesa da democracia e contra o governo.
Afirma não ver constrangimento em integrar manifestos que possam ter membros críticos a seu trabalho como juiz da Lava Jato, apesar das resistências de alguns setores a seu nome. “Na democracia temos muito mais pontos em comum do que divergências. As questões pessoais devem ser deixadas de lado”, disse. “Não fui algoz de ninguém”.
No dia 23 de abril, a Folha revelou que Moro havia pedido demissão do Ministério da Justiça após ser avisado por Bolsonaro da troca no comando da Polícia Federal.
Ele deixou o governo acusando o presidente de interferência na PF. Na entrevista, disse esperar que o procurador-geral da República, Augusto Aras, atue com independência na investigação que tramita no STF (Supremo Tribunal Federal) sobre o caso.

Ladrão é preso após furtar residência em Sertânia

Imagem ilustrativa
Por volta das 09h30 desde domingo (07), no Sítio Pinhões, Zona Rural de Sertânia-PE, a equipe Rocam com o apoio da GT 3211, conduziram um indivíduo por furtar de uma residência:
02 (dois) basculantes
01 (um) vazo sanitário
01 (uma) pia para lavar rosto
01 (uma) caixa para descarga
02 (dois) cavaletes de madeira
01 (uma) cadeira de balanço
Diante do exposto, o imputado foi conduzido a DPC de Arcoverde, onde foi autuado em flagrante delito, e aguarda por uma audiência de custódia.

Pernambuco zera fila de espera na UTI do coronavírus

A Secretaria de Saúde de Pernambuco informou neste domingo (07) que o Estado zerou a fila de espera de Unidade de Terapia Intensiva para pacientes com coronavírus. Pernambuco chegou a ter 300 pessoas aguardando por uma vaga.
Ao longo do mês de maio esse número foi caindo. Na semana passada, no dia 01, cerca de 60 pessoas aguardavam uma vaga. Na sexta-feira (05), o número caiu para pouco mais de 30, e a expectativa do secretário de Saúde do Estado, André Longo, era que até a próxima segunda-feira (08) todos estivessem num dos leitos. A informação é do JC Onine.
“É importante destacar que Pernambuco, por já possuir uma rede de saúde robusta e com uma condição de suporte respiratório diferenciado, conseguiu garantir a assistência a todos os pacientes, mesmo enquanto esperavam momentaneamente por uma vaga de terapia intensiva. Todas as nossas salas vermelhas das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e das emergências hospitalares contam com suporte de oxigênio e respiradores, que inclusive foi reforçada durante os preparativos da rede para enfrentar a pandemia”, ressalta o secretário André Longo.
Segundo o Estado, a diminuição da pressão sobre a rede de saúde é uma tendência que está sendo observada nos últimos dias pela Central de Regulação de Leitos de Pernambuco. As solicitações de internação, que chegaram a mais 2,1 mil em maio, caíram mais de 30%, e chegaram a 1,4 mil na semana passada. Essa tendência de redução vem sendo observada ao longo das duas últimas semanas.
O Governo também garante que nas 15 UPAs estaduais, que são a principal porta de entrada da rede de urgência e emergência, a redução da curva epidêmica e da taxa de transmissão no Estado já está sendo sentida. Os atendimentos a pacientes com quadros respiratórios apresentaram uma queda de 60% na comparação de junho com maio deste ano, passando de 662 no dia 05 de maio para 269 em 05 de junho.

“Bolsonaro surtou de vez”, dizem técnicos do Ministério da Saúde

Técnicos sérios do Ministério da Saúde, com listas imensas de bons serviços prestados ao país, dizem que o presidente Jair Bolsonaro “surtou de vez” diante dos números cada vez mais dramáticos da covid-19 no país, com mais de 35 mil mortos pela doença.
Para esses técnicos, a decisão do presidente de “maquiar” os dados da doença, inclusive com a recontagem dos mortos, que ele acredita ser em número menor do que o divulgado oficialmente, só explicita o tamanho do descaso do governo em relação à pandemia do novo coronavírus.
Os técnicos são firmes em dizer que, desde a semana passada, Bolsonaro vem pressionando o ministério para mudar a forma de divulgação dos números de contaminados e mortos pelo novo coronavírus. Ele não só conseguiu adiar o horário da divulgação dos dados, que passou para as 22h, como mandou tirar informações relevantes do boletim para dificultar o trabalho da imprensa.
Manipulação
As mudanças impostas por Bolsonaro na divulgação dos dados da pandemia do coronavírus e a informação de Carlos Wizard, futuro secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, de que o governo pretende recontar os mortos pela covid-19 provocaram duras reações do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).
Em nota, o Conselho destacou que, com as mudanças, os dados serão “fantasiosos ou manipulados”. Na nota, o presidente do Conass, Alberto Betrame, afirma que, “ao afirmar que secretários de Saúde falseiam dados sobre óbitos decorrentes da covid-19 em busca de mais ‘orçamento’, o secretário (Wizard), além de revelar sua profunda ignorância sobre o tema, insulta a memória de todas aquelas vítimas indefesas desta terrível pandemia e suas famílias”.
Para João Gabbardo, ex-secretário executivo do Ministério da Saúde, Wizard está completamente desinformado sobre o funcionamento da pasta. “A gestão do ministério é muito mais complexa do que a administração de um curso de inglês”, afirma, em referência à rede de escolas de língua estrangeira fundada por Wizard.
Gabbardo acredita que o Ministério da Saúde terá de rever as determinações feitas por Bolsonaro. Ele diz ainda que, caso haja recontagem dos mortos, certamente, os números serão piores do que os divulgados, devido ao elevado número de subnotificações. O Brasil registra quase 650 mil contaminados pelo novo coronavírus.
Correio Braziliense
© Diário de Sertânia - 2015. Criado por: JH Design. Todos os direitos reservados.